O que está por trás do consumo do álcool entre os jovens?

Álcool / Reportagens

Por Daniel Machado
Produtor do Destrave

Por trás do consumo, o jovem pode estar escondendo sérios problemas

Quando encontramos um jovem “enchendo a cara”, logo dizemos: “Ah, é coisa da idade, logo passa”. Cuidado! Por trás do consumo exagerado do álcool a pessoa pode estar escondendo sérios problemas psicológicos, de forma que a bebida surge como fuga de tais problemas.

“No aparelho social a gente vê isso: o jovem buscando a bebida como fuga das ‘questões problemas’ que ele encontra ao seu redor”, diz o psicólogo Marcos Ariel. Segundo o profissional, este comportamento pode ser levado também para a vida adulta e transformar o jovem num adicto em potencial.

Já segundo a psicóloga Elaine Ribeiro, o álcool tem a fama de ser aquela droga que deixa a pessoa mais “solta” e “livre”, e isto mexe com a sua identidade. “O jovem quer ser aceito pelo grupo, ele está buscando a sua identidade e o álcool surge como esta forma de inclusão, já que a droga é aceita e consumida pela sociedade”, salienta a psicóloga.

Confira a reportagem especial sobre álcool e juventude

Outro fator que leva o jovem a consumir cada vez mais o álcool é a questão do “socialmente aceito”, ou seja, desde criança o jovem vê seus familiares bebendo e isto surge como um forte estímulo. “A maioria dos jovens que consomem bebidas alcoólicas começa a fazê-lo dentro de casa e cada vez mais cedo. O “beber socialmente”, geralmente dito pelas famílias, tem um efeito muito mais devastador para um jovem de 15 anos que está em pleno desenvolvimento emocional do que para um adulto”, explica Elaine.

“A maioria dos jovens começam a beber dentro de casa tendo os pais como referência”, Elaine Ribeiro

Esta afirmação da psicóloga está de acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual 42% dos jovens entre 10 e 12 anos já experimentaram bebidas alcoólicas.

Geralmente, o consumo exagerado do álcool na juventude aparece na fase da adolescência, por se tratar de uma etapa do desenvolvimento em que o jovem está em plena formação da sua identidade e do seu caráter. Nesta fase, surge a necessidade de romper com as normas impostas pelos pais e pela sociedade e de buscar novas aventuras. Mas qual a atitude que os pais devem ter ao perceber que o filho está ultrapassando os limites?

“É importante que os pais exercitem o diálogo desde cedo com o seu filho e não terceirize a educação.  Se o pai se torna referência de diálogo, é possível que o jovem lhe dê respostas positivas diante do problema com o álcool”,  explica Marcos Ariel.

Não podemos negar que o problema do álcool na juventude também passa pela educação da família. Mas como esta educação tem sido cada vez mais “terceirizada”, temos o aumento de jovens se afundando no mundo do álcool e, consequentemente, no mundo das drogas.

Se você é jovem e gosta de perder as contas das bebidas que toma no fim de semana, pense bem. Será que por trás das “entortadas de caneco” você não está querendo esconder um vazio existencial, uma falta de sentido na vida?  

Veja mais

Como o álcool afeta o seu organismo

Bebida e direção: uma combinação fatal

Profissionais da saúde alertam sobre os efeitos do álcool

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

8 Comments to O que está por trás do consumo do álcool entre os jovens?

  1. josiel alves de sousa's Gravatar josiel alves de sousa
    16 de fevereiro de 2012 15:58 Permalink

    é muito serio este poblema ,já fui um alcolatra sei como é ,a uma ilusão de que estamos feliz.mas é só quando estamos no efeito do álcool,se acaba logo ficamos triste .rn é uma droga que é dificiu de sair dela,mas não é impossivel.já tem um tempo que não bebo,é claro que as vezes sinto muito vontade de bebe.mas é precissiso se policia,pois o vicio que nos domina .rn não fácil ,mas é possivel . rnviva a vida, saborei a vida não perca seu tempo se inludindo com a droga do álcool. rn saborei a vida ,sem o droga do álcool.

    • ROBERTO MARCOLINO's Gravatar ROBERTO MARCOLINO
      16 de fevereiro de 2012 17:09 Permalink

      BOA TARDE!rnVC ESTA FALANDO COM UM ALCÓOLATRA ,POIS ALCOLISMO NÃO TEM CURA,BASTA VC TOMAR ALGUNS GOLES HOJE E PODE NÃO ACONTECER NADA ,MAS LOGO-LOGO A DOENÇA SE MANIFESTARÁ POIS ESSA DOENÇA É PROGRESSIVA.ELA É EMOCIONAL,ESPÍRITUAL,E FISICA PORTANTO TENHAMOS CUIDADO COM O PRIMEIRO GOLE SEMPRE POIS A VCOLTA É QUESTÃO DE TEMPO.CASO VC VOLTE UM DIA A BEBER.SÓ QUERO LHE AJUDAR.ABS

  2. g's Gravatar g
    17 de fevereiro de 2012 02:53 Permalink

    meu esposo atravez do trabalho comecou a beber isso faz uns 14 anos atras primeiro socialmente, depois passou a ser uma constante chegando ao ponto de nos abandonar em casa e ficar em biroscas mesmo, chegando em casa muito alterado inclusive de motocicleta muito bebado me xingando e nos abandonando sos, fui obrigada a pedir o divorcio e que se afastasse de casa pois eu e meu filho ficavamos aterrorizados e ele me clpava poof isso.hje estamos em processo de divorcio e ele nao se acha alcolatrata

  3. juliana's Gravatar juliana
    17 de fevereiro de 2012 09:29 Permalink

    Infelismente, os jovens de hoje se encontram com inúmeros problemas, e tentam justifica-los nas bebidas, causando assim transtornos familiares, onde as familias não conseguem se posicionar de maneirar adequadra!!

  4. ROSANIA CL A DE SOUZA's Gravatar ROSANIA CL A DE SOUZA
    18 de fevereiro de 2012 15:32 Permalink

    MUITO BOM EU TENHO FAMILIA COM ESSE VICIO E´ MUITO TRISTE SO O AMOR PODE CURA-LOS

  5. sonia aparecida m martins amaro's Gravatar sonia aparecida m martins amaro
    18 de maio de 2012 18:30 Permalink

    hoje depois de 22 anos de casados perdas financeiras absurda,saúde debilitada 2 avc 2 cirurgia torácica,tuberculose sendo diabético meu esposo em nome de JESUS é um novo homem, eu e m eu nossos filhos há cinco anos participamos do G.DE APOIO AA e ao mesmo tempo do G.O e da mossa paróquia, vida em comunidade! Hoje ainda temos ,mais de 30 mil reais p/ pagar das consequência que ficaram MAS GRAÇAS A DEUS A PAZ REINA NESSA CASA EM NOME DE JESUS

  6. Alana's Gravatar Alana
    5 de junho de 2012 02:17 Permalink

    gostei muito da abordagem do tema mas gostaria de deixar uma dica sobre o tema festa balada como é conhecida é pecado ir ou podemos ir desde que tenhamos boa conduta? um grande abraço para todos:)

  7. Délio Max's Gravatar Délio Max
    7 de setembro de 2013 22:46 Permalink

    “A maioria dos jovens começam a beber dentro de casa tendo os pais como referência”, Elaine Ribeiro rnrnTENHO UM FILHO DE 20 ANOS – EU NUNCA BEBI, NÃO TENHO NENHUM FAMILIAR DENTRO DA MINHA CASA QUE TENHA BEBIDO E MESMO ASSIM MEU FILHO ENTROU NUMA DE BEBER EXAGERADAMENTE E ESTOU SOFRENDO MUITO COM ISSO, POIS CRESCI DENTRO DA IGREJA, MEU FILHO TAMBÉM ATÉ OS 17 ANOS ONDE RESOLVEU POR SI SÓ A BEBER E TEM CIDO UMA GRANDE TRISTESA PRA MIM; TENHO UMA FILHA DE 15 ANOS QUE CHORA MUITO COM ISSO E MAIS NOVINHO DE 9 ANOS QUE SEMPRE QUESTIONA AS ATITUDES DO IRMÃO..TENHO PEDIDO MUITO A DEUS PRA ME DAR FORÇAS POIS ELE NÃO ACEITA CONSELHO DE NINGUÉM, NEM DA MÃE.rnNÃO SEI MAIS O QUE FALAR..SO PENSO NAS CONSEQUENCIAS QUE PODEM SER DRASTICAS, MAS MESMO ASSIM ELE NÃO QUE OUVIR..PASSEI AQUI PELO SITE PRA DAR UMA LIDA E APROVEITEI ESTOU DEIXANDO MEU DESABAFO..DESCULPE.