Por Daniel Machado
Produtor do Destrave
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool mata 320 mil jovens todos os anos e está entre as principais causas de adoecimento e morte no Brasil, segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mais de 60 tipos de doenças estão ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas; além disso, a maioria dos jovens que iniciam sua vida nas drogas mais pesadas testemunham que o álcool foi a porta de entrada para elas.
“O camarada diz: ‘Ah, eu só bebo no final de semana’. No entanto, se ele ultrapassa os limites do seu organismo, também vai enfrentar sérios problemas de saúde”, diz o psiquiatra Nilson Lyrio.
Muitos jovens não sabem, mas o simples fato de ultrapassarem os 30 gramas de álcool no sangue (o equivalente a três copos de chope), já causa danos a vários órgãos, como fígado, pâncreas, estômago, coração e cérebro. “O álcool gera o aldeído acético que é um veneno. Ele mata as células do fígado e mata neurônios”, alerta doutor Nilton.
Além das doenças, as bebidas alcoólicas também fazem vítimas na combinação “bebida x direção”. Estima-se que 75% das causas de mortes no trânsito estejam – de forma direta ou indireta – ligadas ao consumo delas [bebidas alcoólicas] . “As pessoas que bebem perdem, em grande parte, a sua capacidade reflexiva, alterando o equilíbrio e seu senso espacial”, explica a psicóloga Elaine Ribeiro.
Veja como o organismo reage ao álcool
Por que eu bebo?
A pergunta é: por que os jovens estão bebendo cada vez mais cedo e em maior quantidade? O que está por trás do consumo abusivo entre este grupo?
“Muitas vezes, o jovem busca a solução para seus problemas no álcool, numa tentativa de fugir do meio em que se encontra”, conta o psicólogo Marcos Ariel. De acordo com o profissional, é normal a transgressão de algumas regras e limites nessa etapa, mas o consumo abusivo pode estar escondendo a fuga de alguma situação problemática ou conflito interior. É nesta hora que o álcool surge como um “anestésico”.
“O uso abusivo do álcool pode estar escondendo alguma situação problemática ou conflito interior”.
Para a psicóloga Elaine, o adolescente também tem a necessidade de fazer parte de um grupo e de ser aceito socialmente por ele, porque busca uma identidade; assim o álcool surge como uma forma de socialização. Mas a especialista alerta: “muitos jovens pensam que a bebida vai deixá-los mais livres, mais alegres, no entanto, o álcool é um inibidor do sistema nervoso central. Então, depois daquele momento de euforia vem a depressão”.
No ano de 2011, a mundo assistiu ao fim trágico de uma das mais talentosas cantoras da atualidade, a britânica Amy Winehouse. Segundo o laudo a jovem morreu por causa do abuso do álcool e drogas. “Por mais talentosa que esta cantora tenha sido, o que fica é o ‘como’ ela terminou. Querendo ou não estes artistas também são referência para os jovens e, neste caso, uma referência negativa”, destaca a psicóloga Elaine.
O que está por trás do consumo de álcool pelos jovem?
Quando o vício bate à porta
Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 78% dos jovens brasileiros bebem regularmente e, deste número, 19% são considerados dependentes do álcool. “A pessoa que bebe deve procurar saber se, na sua família, há histórico de alcoolismo, porque ela pode trazer o gene da dependência, que vai predispô-la a ser uma adicta em potencial”, orienta o psiquiatra, doutor Nilton Lyrio.
Segundo o psiquiatra, além da questão genética que pode causar dependência, o consumo exagerado e frequente pode viciar a pessoa no álcool. “No fim de semana, o cara diz que ‘bebe todas’. Ele começa assim, bebendo ‘todas’ no fim de semana, mas, depois, passa a beber muito também durante a semana. Quando vê, já está buscando a bebida de forma compulsiva. Podemos dizer que este cidadão já está dependente”.
A religião como fator preventivo
A religiosidade vem ganhando destaque quando se trata da prevenção e da recuperação de jovens adictos de drogas lícitas e ilícitas. Dados publicados pelas PubMed e Scielo (Revistas de Medicina da Saúde dos Estados Unidos da América), revelam que pessoas que seguem uma religião ou dão importância à espiritualidade apresentam baixos índices de consumo de drogas como o álcool. Outro dado é que adictos que se tratam em comunidades terapêuticas de cunho religioso apresentam uma recuperação mais satisfatória do que aqueles tratados em clínicas médicas convencionais.
“Às vezes, pensamos que o recuperando não tem jeito, mas é neste momento que Deus age e muda a vida dessa pessoa”, ressalta Márcia Hoenhe, da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Lorena (SP). Para Márcia, que trabalha na Casa Ágape (uma comunidade terapêutica), é notável a recuperação da pessoa que crê em Deus e participa das atividades de espiritualidade da casa de recuperação, diferentemente daquelas que não acreditam e não participam.
“Eu tenho 32 anos de idade e metade da minha vida eu passei nas drogas. Elas só me deram euforia e eu não sabia o que era felicidade verdadeira, mas coloquei Deus na minha vida e Ele está me abençoando”, testemunha Douglas, que se recupera do vício na casa Ágape.
Veja também
O Alcool é realmente um grande vilão,é bom estarmos atentos pra que essa realidade tão triste não invada nossas casas e nossas familias,rezar a Deus …
Queria que todos oa jovens lesem essa materia.Me preocupo muito com o futuro deles, porque cada vez o numero destes, estão aumentando e eles não estão tendo noção das consequencias.Só Deus para liberta-los.
Ol amigo Jos . Excelente texto aponcamhei seu modo de responder est de parab ns. s vezes demoro a d resposta, mas n o por queira que fazem coment rio em mensagens antigas e s vou ficar sabendo muito depois. Sinto-me muito mal, pois se a mensagem continua no blog bvio que a tend ncia que algu m v l -la e se gostar e o assim quiser far uma an lise do que achou parabenizando , e responder seria-a muito educado. Enfim acho que deve responder n o importando quando foi escrito, mas a inten o de quem comentou louv vel merece respeito e o direito de resposta.. Abra os ternos. Kaoma
Linda a matéria, me emocionei com cada testemunho. Sou agente da Pastoral da Sobriedade em Várzea Grande/MT e posso dizer que realmente a caminhada é longa, mas a recompensa é bem maior. Como disse nossa irmãzinha Márcia Hoenhe, só Deus é capaz de fortalecer, resgatar e reinserir, esses que são excluídos da sociedade. rnTambem ja dizia nosso saudoso e querido Beato João Paulo II: “Peço às famílias tocadas pela provação que não se desesperem! Mas sim rezem comigo, para que se multipliquem esses bons samaritanos que atuam na estrutura pública. Bem como os grupos de voluntariado, entre os cidadãos comuns e os responsáveis pelo povo, e que se forme assim uma frente compacta que se empenhe sempre mais não só na prevenção e na recuperação dos toxicodependentes, como também em denunciar e perseguir legalmente os traficantes da morte e em desbaratar as redes de desagregação moral e social”,rnSobriedade e Paz só por hoje graças à Deus!
Excelente reportagem. Vou postar no blog do nosso Ministério. Abraço e paz!! Ana
Infelizmente o alcool destroi a pessoa que bebe e também atinge as pessoas que convive com as mesmas,é por conta desse maldito vício que as familia estãi sendo destuidas.
Quero parabenizzar a equipe que expressivamente contribui para a nossa formação pessoal e intelectual. Este tema é de suma importancia e potencialmente esclarecedor pela forma como ele é abordado. Ao mesmo tempo que os senhores nos apresentam estas tristes estatísticas, que creio, são reais; os senhores nos alertam e nos conscientizam sobre a nossa responsabilidade pela vida e incclusive pela vida do proximo. Paz e bem.
Obrigada por esta matéria!rnVenho de uma família católica e tenho um irmão de 17 anos que é alcólatra e minha família toda sofre muito com isso. Vou imprimir este texto e levar para tentar conversar com ele, mostrar que a vida deve ser bem vivida e não desperdiçada como ele está fazendo. A princípio peço a interceção de vocês e peço que rezem pelo meu irmão JOSIEL DOMINGUES SENA para que ele se liberte deste vício e que rezem por toda minha família pois é muito difícil manter a calma nesta situação.rnJESUS CRISTO NÃO BRINCAVA QUANDO NOS MANDOU AMAR. E QUANDO MORREU, AMANDO NOS DEU A SUPREMA LIÇÃO: “NÃO SE AMA POR SER FÁCIL, AMA-SE PORQUE É PRECISO”!rnrnDeus abençoe!
É MUITO TRISTE PARA TODOS NÓS CRISTÃOS, CONVIVER COM ESSE PROBLEMA DENTRO DE CASA, TENHO 2 FILHOS E ELES GOSTAM DE BEBER, VEJO QUE BEBEM PRA NÃO PERDER O CONTATO COM OS AMIGOS, PARECE QUE SÓ FICAM A VONTADE DEPOIS DE BEBER, QUERIA QUE ELES LESSEM ESSA MATERIA, TENHO PENA DESSA JUVENTUDE DE HJ, QUASE TODOS VAZIO, NÃO CONHECE O AMOR DE DEUS.. PRA NÓS PAIS É UMA SITUAÇÃO MUITO DIFICIL, PARECE QUE ESTAMOS FRÁGEIS DIANTE DE TD ISSO, PORTANTO O MAL CONTINUA A PERDURAR DENTRO DE NOSSAS CASAS. OTIMA MATERIA, PARABÉNS!
Celma, boa tarde! Me desculpe a intromissão, mas seus filhos são adolescentes também? Te pergunto isso pq como ja disse no comentário acima do seu (tenho um irmão de 17 anos) que começou assim: bebendo por causa das amizades e agora ele está totalmemte preso a bebida, não consegue largar, está viciado mesmo em álcool. Te digo uma coisa: O QUE VC PUDER FAZER PARA EVITAR QUE ELES BEBAM FAÇA! é muito triste ver uma pessoa que amamos tanto completamente no fundo do poço, sem vontade de seguir em frente. Não me interprete mal pelo amor de Nosso Senhor, só quero ajudar as pessoas a não passar pelo que eu e minha família estamos passando pq não é nada fácil É MTO DOLOROSO! A paz de Cristo pra vc e sua família!
Deus me curou desse mal há alguns meses. Eu vivia exatamente assim como foi descrito no texto e hoje em dia a minha verdadeira felicidade está em Jesus Cristo. rnGostaria que meus amigos conseguissem enxergar também isso, mas infelizmente a salvação é individual. rnO que posso fazer é rezar muito por eles para que um dia também experimentem o amor verdadeiro que Deus nos dá.rnObrigada, Pai Amado.
Boa tarde,trabalho com a Fazenda da Esperança Guaratingueta SP coordenador do GEV Guarulhos SP junto com um ex-depedente e esta comprovado que a espiritualidade e fundamental para todos os tipos de doença principalmente para os recuperandos de Drogas.rnGrande abraço e parabens pela materia.rnPedro Gomes.rnSou socio Cançao Nova graças a Deus.
Realmente hoje são muitos jovens perdendo o sentido da vida,por causa do álcool. não contando que são tantas vidas ceifadas por que bebem e vão dirigir. A Lei seca no nosso país parece que não entrou em vigor, pela quantidade de acidentes envolvendo motoristas embriagados. E cada dia que passam os jovens começam a beber com menor idade e dirigirem…
Q linda materia.Mais um vez a cn arrebenta.rnMeu nome é Lucivania,e graças a Deus´sou jovem e ñ bebo.Mas infelizmente,tenhos pessoas na familia q bebem e mts amigos.rnVamos lutar juntos repoassando essa materia e orandos para essas pessoas q talvez so querem ser amadas verdadeiramente.
Eu acredito que a igreja é como uma mãe,e mãe no sentido integral,amorosa que ama,orienta e proteje seus filhos,tem que cada veis mais divulgar os males que o àlcool já fez e vem fazendo em nossos jovens todos os dias,eu sou católico mais quero convocar o povo cristão para sempre denúnciar que àlcool é a droga que abre as portas para as outras dogras.
Adorei essa reportágem,sou jovem tenho 22 anos moro no rio de janeiro passo pela mesma dificuldade o alcool aparece nas nossas vidas e é dificil de sair,contudo temos quer ter fé.. acho que to virando dependente.Recebi dia 4 e hj dia 10 já to sem nada.. logo no dia 4 gastei com bebida e cigarro.mais tenho fé que vou parar,essa reportágem me ajudou bastante e espero que possa tocar mais jovens como meu tocou.. ” Hj livre sou.. tenho sede da tua graça cada dia mais .. sou mais forte e vou mais longe quando aqui está..com palavras de amor.. te adoro senhor ” quem quizer conv e tal meu e-mail fernando_sagaty@hotmail.com ….
q bacana q vc reconhece q tem algo de errado… mas seja reflexivo com vc mesmo sobre sua conduta! há caminhos! há mudanças! veja o q t leva a esse quadro, e tente contornar a situação de qual forma eu não sei pois é uma questão a ser formada!
Adorei a matéria e já estou colocando no facebook!
Sou mãe de um casal de jovens (21 e 16 anos), um dia, qdo tinha 15 anos, meu filho bebeu. Qdo ele se recuperou, falei p ele: Meu filho,se vc seguir esse caminho, saiba q mesmo te amando, nunca terás o meu apoio,SOU CONTRA A BEBIDA, SEMPRE SEREI, nunca bebi, nunca beberei.Ele calou e nunca mais bebeu. Acredito na força do exemplo, Rezei mto, pus joelho no chão, entrego meus filhos no coração de Jesus em cada Eucaristia q participo. Meu filho (hj c 21 anos), é universitário, um jovem responsável, dedicado. Minha filha ( 16), uma linda menina. REZE, CONFIE NA INTERCESSÃO DE NOSSA SRA.Dê bom exemplo.DEUS ABENÇOE!
ser radical para um jovem talvez não seja a solução… pois eles ja vivem no extremo. mas que bacana q funcionou com seus filhos… parabéns!
Eu bebo muito com o estomago vazio,entao eu fico dias com muita dor,sem vontade de comer,sem forca para ir trabalhar,bebendo agua e vomitando agua as vezes com riscos de sangue.Estou pedindo a Deus que me de forca para parar ou entao fazer um descanso prolongado.Que o Senhor ajuda a todo aquele que esteja em situacao parecida.
lembre-se q tem grupos q podem ajudar…
muito legal esse tema, posso confirmar que eu me vejo muito nessa situação, onde eu e meu namorado saíamos e sempre estavamos tomando cerveja. eu sentia que aquilo ali nao estava sendo bom nem pra mim e nem pra ele. e começei a pedir ajuda de Deus em nossa vida pois nos amamos muito. entreguei tudo nas mãos do Nosso Senhor. entao de repente começou a aparecer os sinais, primeiro teve um jovem que parou meu namorado em frente a uma igreja onde era caminho de sua casa, e o jovem parou meu namorado e mais dois amigos e falou pra ele: me dê um minuto de sua atenção: você sabia que Deus nao fica bravo de vc tomar uma cerveja, Ele fica triste quando vc se embreaga e sai de sí deixando de ser vc mesmo e trazendo consequencias a sí proprio. depois apareceu um problema de saúde onde teve que fazer uma cirurgia e ficar sem consumir alccol por dez dias, tudo isso levou ele a refletir o que ele fez em toda a sua vida hoje com 30 anos gastou seu salário tantas vezes nos barzinhos. e tambem na missa o Padre falando sobre o dízimo que o Senhor nos dá 90% para administrarmos e nos pede somente 10% para sua obra . eGraças à Deus ele decidiu não mais beber nenhum tipo de alcool e todos os dias ele fala pra mim : Márcia por hj não vamos beber. eu estou muito feliz com isso pois o Senhor conhece minha fraqueza e eu só parei de beber porque ele deu o primeiro passo.por isso eu agradeço e dgo à todos os jovens como dizia o salmista : na minha fraqueza na minha angustia Clamei ao Senhor e Ele ouviu meu clamor e me libertou aleluia, aleluia.
por experiência própria, quando a pessoa imagina que está por cima, que pode beber todas e, não acontece nada, que é o ‘fortão’, é neste momento que está se tornando dependente, um ‘viciado completo’, pois já não tem domínio sobre si próprio, está totalmente entregue ao vício.
EU PERDI MEU MELHOR AMIGO POR CAUSA DO ALCOOL ELE SOFREU UM ACIDENTE E DEPOIS DE ALGUNS DIAS ELE VEIO A FALECER ,ESTAVA EMBRIAGADO DIRIGINDO UMA MOTO.DOI SABER QUE NUNCA MAIS VOU VE-LO E QUE ISSO PODERIA SER EVITADO SE NAO FOSSE O ALCOOL.PO ISSO PEÇO A TODOS VOCES PRINCIPALMENTE JOVENS SE VAI BEBER NAO DIRIJA VOCE PODE PERDER A SUA VIDA POR NADA.
q bacana o texto, percebi q ele toma direção para o abuso… e as pessoas q consomem álcool de maneira sustentável, q não trás danos a sáude… queria ler um pouco mais sobre isso principalmente depoimentos
o alcool é uma desgraça em todos nós ele caba com nós e acaba prejudicando quem não bebe pessoal vou dar um palavra(nunca bebam e não deixe ninguem que vc ver beber por que pode acabar com vc e tambem pessoas inocentes.o que que as pessoas acham de bom em bebida eu não sei eu acho que é só para fazer graça mas pra quem bebe olha isso não tem graça)nossa essiste tantas pessoas bobas bebe só para fazer gracinha mas eles estãó perdendo tempo por que isso nunca vai ter graça e quem bebe já faz tempo é doente e começou claro fazendo gracinha eu sei que algumas pessoas queram para mas aquele negosso não deixa pessoal mas voceis tem que ser forte para quem bebe seja forte e (pare)
isso faz muito mal
o alcol e muito prejudicial as pessoas principalmente os jovens e como as bebidas tem alcol isso tbm e uma droga que matam as pessoas meu nome e kassey tenh 9 anos e quando crescer pretendo nao beber tchaau
quero saber mais coisas sobre as prejudicacoes q o alcool tras a nossa saude muito obrigada pela informacao
O tema é intresante e actual. a sociedade precisa destes temas que tocam a realidade de povos. eu estou interessado porque a minha intenção é de defender este tema e a do cosumo das drogas.
sou membro de A.A, estou atualmente fazendo um trabalho entrernos jovens na escola.rnprecisava alguma matéria mais profunda sobre o uso abusivo do álcool entre os jovens, desde imagens e documentários, se puderem me enviar fico muito agradecido.rnnova hartz,19 de maio de 2013rnobrigado; mauro
A PubMed e SciELO não são revistas americanas de saúde. A Pubmed é uma ferramenta de pesquisa pra acessar resumos e artigos científicos em ciências biológicas e medicina, e a SciELO é uma biblioteca de periódicos científicos, e é brasileira.
Adorei tudo que vi euto que li,sou doentealcoolatra evito o primeiro gole há doze anosatraves do A.A
Bom dia, Daniel,
Primeiro, quero parabeniza-lo pelo belo trabalho aqui produzido.
Por segundo, informo que sou advogado em S. Paulo e pretendo me engajar de alguma forma contra este vício odioso.
Peço a sua ajuda : você sabe informar o número estimado de viciados em álcool no Brasil? Não obtive esta resposta na rede.
Muito grato,
Orlando
e verdade
quero uma reportagem sobre alcoolismo