Amor: investimento a longo prazo

artigos / Namoro / Reportagens

Quem investe nessa aventura descobre que o amor não é lucro de retorno imediato, mas investimento a longo prazo

Por Janaína Flor

Ah, o amor! Desejado, buscado, ilustrado, encenado em forma de poesia… Em todo canto há amor!

Há mesmo?

O tal do amor é algo que nos move, coloca-nos em movimento. Estamos em constante busca, vamos atrás dos mais variados tipos de amor, seja amor de mãe, de pai, de amigos… E o tal amor da vida! Metade da laranja, cara-metade, príncipe encantado ou qualquer que seja a expressão usada, ela nos mostra que somos sedentos de algo que nos preencha.

Esse texto é para você que está nessa busca do amor, para ajudá-lo a pensar como está vivendo esse momento, para lhe contar como é árduo esse caminho e lhe dizer que é subida de morro! Mas o texto é também para lhe dizer que a vista do por do sol é mais bonita lá de cima.

Foto: 68075743, Klubovy - iStock by Getty Images

Foto: 68075743, Klubovy – iStock by Getty Images

 

Procurar um amor não é simples. Talvez seja para quem não sabe o que procura, para quem somente espera chegar. Quem investe nessa aventura descobre que o amor não é lucro de retorno imediato, mas investimento a longo prazo. Não ceda à tentação de procurar saídas fáceis ou atalhos na vida.

Amar exige coragem. Encontrar o amor da vida quer dizer encontrar alguém para viver a sua velhice. Hoje, seu companheiro de jantares românticos e de fotos na Pedra do Arpoador, postadas no Instagram; amanhã, quem apenas dormirá ao seu lado numa velha cama e achará lindo os seus cabelos brancos e suas rugas que não agregam likes nas redes. Por isso, saiba investir. Comprometer-se a amar alguém a longo prazo é uma aposta alta. Amor é um processo e não um simples substantivo. Deveria sempre ser utilizado na forma verbal, ou seja, “amar”, pois é ação, movimento e envolvimento.

Um padre ensinou-me, certa vez, que amar é morrer para que o outro viva. É morrer nas minhas vontades, esvaziar-me de mim para doar a outrem. É ceder, dar espaço ao outro, ir na contramão do egoísmo que vivemos. Amar é cuidar, é fazer o outro feliz e ser feliz pelo sorriso dele. Parece absurdo? Parece louco doar-se a alguém? Anular-se? Onde já se viu isso! Eu lhe digo.

arte-namoro-artigos

Quem não conhece o Amor Maior não é capaz de amar verdadeiramente, não é capaz de levar o amor às últimas consequências. Eu compreendi o amor ao olhar para a cruz, quando vi que Ele, o Senhor do mundo, Criador de céus e terras, entregou Seu Filho para nos salvar. Esse é o exemplo que tenho de amor. E você?

Para ser capaz de amar, eu preciso investir, antes, em mim. Antes de por-me a buscar, preciso, como bom acionista, fazer cálculos e consultar especialistas. Investir em ações não é um jogo de azar, mas requer envolvimento, experiência, estudo, ousadia e um pouquinho de sorte. É necessário que, nesse tempo, enquanto Deus ainda não me enviou um par, que eu me ponha a crescer, coloque-me num tempo de esperas frutíferas, em autoconhecimento e saiba o que procuro. Aqui não há sorte, há oração. Aqui, há abandono à vontade do Pai.

“Amar, além de ser um sentimento, é uma construção, um investimento contínuo”

Deposite seus sonhos em quem realmente pode realizá-los. Viva a castidade, compreenda a beleza de vivê-la e prepare seu coração para que ele não se entregue a qualquer migalha de amor. Guarde-se para o amor que o conduzirá ao céu. Espere por aquele que zelará pelo seu templo. Aguarde aquela pessoa que o ajudará a viver um namoro santo. Se tiver seus pés firmes em Deus, quando o amor chegar, você saberá, como bom investidor, que o amor atual ainda estará em alta daqui a 20 ou 30 anos, quando vocês se tornarem pessoas diferentes.

Amar, além de ser um sentimento, é uma construção, um investimento contínuo. Dia a dia, hora a hora, acreditando que vai dar certo e trabalhando para adaptá-lo, reorientá-lo e transformá-lo naquilo que os dois conseguirem fazer juntos, com defeitos e qualidades, ganhos e perdas; mas uma relação única, singular. Dois amantes que se transformam também em sócios, parceiros e cúmplices, e apostam todas as suas fichas no desafio de viver um namoro que se torne sacramento tão breve.

“Mantém o teu coração firme e sê constante (…), e não te afobes no tempo da contrariedade. Suporta as demoras de Deus, agarra-te a Ele e não o largues, para que sejas sábio em teus caminhos. Tudo o que acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; na tua humilhação tem paciência, pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação os que são agradáveis a Deus” (Eclo 2,1-6)

Eis o segredo da perseverança e da vivência das demoras de Deus: permanecer firme e constante na oração, estar agarrado a Deus. Esse é o segredo para saber investir, para entender que o investimento é a longo prazo.

Que a gente não canse; ou se cansar, encontre forças para continuar e restaure as forças.

Que a gente não desista antes de ver o sonho de Deus se realizar.

Que a gente tenha paciência nessa espera.

Que a gente aprenda a tornar frutífero esse tempo de investimento.

Que, em breve, a gente encontre alguém para partilhar a beleza de um amor casto.

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

6 Comments to Amor: investimento a longo prazo

  1. Carolina's Gravatar Carolina
    29 de outubro de 2015 14:09 Permalink

    Que lindo esse texto, com certeza foi inspiração do senhor,foi ele quem falou com todos nos através de você Janaína,e bom ver o quanto vale a pena esperar o amor de nossa vida em Deus e ter a certeza que ele nunca falha com nos,não e fácil mesmo essa espera pois e muito árdua e chega a doer muitas vezes,mas esse texto vem nos mostrar que SIM vale a pena essa espera no senhor e demora mesmo, pensei varias vezes em desistir e viver por mim mesma, mas nunca deu certo,pois Deus não permitiu nem que eu errasse,tem dias que da vontade de desistir,mas esse texto veio como uma confirmação do que Deus tem pra mim, o melhor com certeza!!

  2. Carol's Gravatar Carol
    14 de janeiro de 2016 08:16 Permalink

    Vejo tantas pessoas apostando os sonhos em quem não pode realiza-los. Se contentando com migalhas só por medo de ficar sozinhas.
    Que Deus abençoe o autor, que inspirado pelo Espírito Santo, descreve esse maravilhoso texto.

  3. Juliano Barreto's Gravatar Juliano Barreto
    14 de janeiro de 2016 10:02 Permalink

    Realmente um lindo texto, palavras ditas de forma leve e suave, mas com firmeza,e sem ser agressiva.
    O texto diz muito para quem espera em Deus a pessoa amada, e tbm aquele que já encontrou e “aposta” na espera, acreditando e confiando nos desígnios de Deus.
    A doação é parte do que se esta recebendo, pois a pessoa amada tbm esta fazendo esse papel de entrega, por isso os dois se tornam um, estão juntos e serão um para o outro.
    Parabéns pelas palavras e colocações neste texto, tenho certeza que muitos que buscam em Deus a pessoa amada, saberá entender o tempo do Senhor.

  4. Alberto's Gravatar Alberto
    14 de janeiro de 2016 13:36 Permalink

    Sou divorciado, pensei que seria o amor da minha vida, mas enganei-me. Antes de casar, todos deveríamos colocar nas mãos de Deus as nossas dúvidas, e perguntar-Lhe sinceramente qual a Sua opinião. E ir em frente no que Ele nos disser. Porque pelas nossas forças, estamos sempre entregues ao engano. Mas o amor deve ser sempre, a partir daí, alimentado, todos os dias! Com sinceridade, respeito pelo outro (mas também por nós), paciência… Deus esteja convosco!

  5. Yuri da Silva's Gravatar Yuri da Silva
    21 de janeiro de 2016 18:02 Permalink

    Meu nome e Yuri, tenho 23 anos. Realmente encontrei o verdadeiro amor de Cristo. Uma experiência linda, faz 2 anos e alguns meses que estou solteiro apos um relacionamento mundano, baseado em sexo e desejo. Tudo isso devido a não colocar o relacionamento no colo de Deus. Essa decepção trouxe um enorme buraco e comecei a viver no mundão, onde aprontei bastante escondendo na felicidade do errado, aquela sensação de ilusão que o pecado traz para nossa vida. Reencontrei meu lugar ao lado de Deus com seu amor me curou de todos os sofrimentos passados. Agora encontrei um amor, uma pessoa que tem os mesmo propósitos, esse artigo e outros sobre relacionamento, amor, tudo que liga a afetividade e de suma importância para nosso crescimento no namoro, noivado e casamento. Hoje em dia entrego minha vida a Jesus, e aguardo o meu Kairos, o tempo de Deus. Com muita oração estou iniciando esse investimento no amor com a graça e a bença de Deus vai se concretizar com o casamento. Que agente não desista de ver o sonho de Deus se realizar, que agente tenha paciência nessa espera, que a gente aprenda a tornar frutífero esse tempo de investimento.

  6. Dione's Gravatar Dione
    1 de fevereiro de 2016 12:44 Permalink

    lindooooo