Gente que erra, mas não é um erro

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Vinicius Sampaio

Somos frutos de nossas escolhas, e como nos diz a Palavra de Deus, “o que alguém tiver semeado, é isso que vai colher!” (Gl 6.7) Logo, a única forma de colher um final feliz é semeando boas escolhas. Não há outra forma.

As pessoas podem até achar que você não tem mais jeito, que é um caso perdido, um atraso na vida de todos. Porém, cabe a você acreditar no que dizem a seu respeito ou ter a coragem de se levantar, sacudir a poeira, dar a volta por cima e provar para si mesmo que você nasceu para ser feliz, que é muito mais do que os olhos podem ver. Você pode assumir o papel de ator principal ou de coadjuvante da sua própria história de vida. A escolha é sua!

Somos frutos de nossas escolhas, mas dependemos completamente da graça de Deus. Na verdade, escolher certo é optar por aquilo que Ele escolheria para nossa vida. Mas, assim, onde entraria aquele famoso “livre-arbítrio” de que tanto falamos se só escolhêssemos as escolhas de Deus?

Primeiro, precisamos entender o que é liberdade e para que ela existe. Para esclarecer essa dúvida, vamos pedir um “help” ao Catecismo Jovem da Igreja Católica, o “YouCat”,  um item que não pode faltar na nossa mochila. Vejamos o que ele diz: “A liberdade é a possibilidade, concedida por Deus, de poder agir totalmente por si próprio; quem é livre não age por determinação alheia. Deus nos criou como pessoas livres e quer a nossa liberdade para podermos optar, de todo coração, pelo bem, pelo mais alto bem, ou seja, por Deus. Quanto mais praticarmos o bem, mais livres nos tornaremos. [286]

“Uma pessoa é livre quando diz ‘sim’ ao bem, quando nenhum vício, pressão ou hábito a impede de escolher e praticar o que é correto e bom”

Tudo bem! Mas você pode estar se perguntando: “Liberdade não consiste, precisamente, em poder escolher o mal? O YouCat também nos ajuda nessa dúvida. “O mal só aparentemente é vantajoso, pois optar por ele só nos liberta aparentemente. O mal não dá felicidade; ele furta-nos do verdadeiro bem; liga-nos ao nada e, por fim, destrói toda nossa felicidade. Conseguimos ver essa realidade no vício: nele o ser humano vende a sua liberdade a algo que lhe parece bom. Na verdade, porém, ele torna-se um escravo. Uma pessoa é livre quando diz ‘sim’ ao bem, quando nenhum vício, pressão ou hábito a impede de escolher e praticar o que é correto e bom. A opção pelo bem é sempre uma opção por Deus”. [287]

Em outras palavras, liberdade não é fazer tudo que se quer, mas fazer o que convém. Portanto, somos livres para escolher o que quisermos, inclusive, para fazer as escolhas de Deus.

Felicidade é fruto de constantes boas escolhas. Para alcançá-la será preciso muita luta, muito suor e muito trabalho. Como você reage às quedas que sofre na vida? Como lida com seus fracassos e suas frustrações? Sem dúvida, procurar as respostas para essas perguntas tira-nos o sono e a paciência, não é?

Infelizmente, não existe uma lâmpada mágica, à qual só é preciso esfregar, fazer um pedido e pronto! Tudo resolvido! É vida real, meu amigo, não há mágica, o que existe é atitude. É preciso tomar a decisão de não parar no erro e mudar a situação.

O ‘X’ da questão está em aprender a administrar bem os problemas, não permitir, em hipótese nenhuma, que o contrário aconteça. Se você não dominar seus problemas, eles dominarão você. E eu nem preciso dizer onde isso vai parar.

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

24 Comments to Gente que erra, mas não é um erro

  1. Paulo Franklin's Gravatar Paulo Franklin
    13 de outubro de 2014 09:14 Permalink

    Parabéns ao autor. Excelente texto.

  2. Mayara's Gravatar Mayara
    13 de outubro de 2014 17:54 Permalink

    Muito bom o texto, gosto muito do DESTRAVE porque ele possui conteudos que me fazem reletir!!

  3. Dayse's Gravatar Dayse
    23 de outubro de 2014 01:00 Permalink

    Difícil mesmo é acreditar que não sou um erro,quando diversas situações e pessoas me provaram ao contrário…até pensei que poderia mudar isso, mas não adiantou nada…olha a vida é muito triste e se torna mais triste, quando as situações ruins continuam a acontecer…minha vontade?ir embora daqui….

    • Pedro's Gravatar Pedro
      27 de novembro de 2014 21:04 Permalink

      Seja firme irmã, Deus só quer o teu bem. Apoie-se Nele e todas as outras coisas acontecerão conforme a vontade D’ele.

    • Sayra Oliveira's Gravatar Sayra Oliveira
      4 de fevereiro de 2016 13:32 Permalink

      Querida, espero que esteja bem. Não, você não é um erro !

  4. Carlos Eduardo's Gravatar Carlos Eduardo
    5 de novembro de 2014 11:45 Permalink

    Muito bom o texto, precisamos verdadeiramente á cada ida nos dar conta disto: q somos mais q vitoriosos, desde o momento em q fomos gerados, pelo amor de Deus. Nada, nem ninguém pode mudar isto.

  5. Leandro Faes's Gravatar Leandro Faes
    10 de novembro de 2014 17:46 Permalink

    Ótima reflexão! Não podemos deixar que o mundo comande nossa vida, que os vícios nos escravizem e muito menos seguir aquela famosa frase: “Deixa a vida me levar”. Deus nos criou para liberdade, para que de coração livre possamos escolher o Seu amor. Nossa vida aqui é uma passagem, o céu é nosso lugar e deve começar a ser vivido aqui na terra. Apesar dos erros, somos filhos muito amados de Deus!

  6. Ysa's Gravatar Ysa
    1 de dezembro de 2014 16:35 Permalink

    Maravilhoso texto!

  7. Leandro José Marinho's Gravatar Leandro José Marinho
    1 de dezembro de 2014 17:12 Permalink

    Gostei desse texto! rnDurante uns dias atrás estava me perguntando, porque o ódio esta vencendo o amor ?rnOuvi algumas pessoas e em cima desse texto, pode-se notar que a falta de DEUS no coração das pessoas, estão deixando elas mais fixadas com bens materiais.rnE hoje esta assim se você esta bem, muitas pessoas estão em sua volta, quando você esta na pior, a maioria vão se embora. rnAí nessa hora temos que Perserverá em Deus, mesmo nas tribulações temos como refletir. E nunca desanimar e seguir em frente, pois somos filhos de Deus e ele quer ver seus filhos felizes.rnrnParabéns a autor e a canção nova por este trabalho de evangelizar.

  8. Alex Gonçalves Fac's Gravatar Alex Gonçalves Fac
    2 de dezembro de 2014 17:01 Permalink

    Maravilhoso o texto, tirei muito conteúdo para formação! E continuem fazendo mais! ;D

  9. Denis's Gravatar Denis
    16 de janeiro de 2015 11:59 Permalink

    Eu sei e é isso mesmo que devemos fazer, dominar o problema!rnMas como?rnPrincipalmente se o seu problema vem de outra pessoa como uma esposa que não se controla emocionalmente e no desíquilibrio desconta tudo em vc, mesmo sem vc fazer nada, ela se revolta com vc.rnComo controlamos esse problema que não está em nós e sim em quem amamos.rnNão podemos abandonar a pessoa pq assim fugimos do problema e não enfrentamos pra resolve-lo.rnA pessoa tb não quer ajuda, pois não enxerga seu próprio descontrole e desíquilibrio perante as dificuldades, não assume que precisa de um tratamento psicológico.rnAcredito e tenho fé que pelo amor e através de orações isso se acaba, mas até acabar, como controlamos?

    • julierme's Gravatar julierme
      26 de junho de 2015 10:03 Permalink

      Denis primeiramente que Deus continue te abençoando . o melhor que vc faz e dar exemplo nao querer debater de mas , seu exemplo pode ser copiado leia como Jesus venceu os mau feitores pra ele ser seu exemplo e continua firme com sua familia,

  10. Larissa's Gravatar Larissa
    16 de fevereiro de 2015 18:42 Permalink

    Ótimo esse texto!rnrn”É vida real, meu amigo, não há mágica, o que existe é atitude.”

  11. Luciano Vidal's Gravatar Luciano Vidal
    21 de abril de 2015 12:33 Permalink

    Paz e bem!

    Olhar e querer um mundo que todos sejam perfeitos, é ilusório, esta realidade só será possível quando o Senhor voltar e estabelecer o Seu Reino no meio de nós, pois, o pecado será extirpado do nosso meio (interior).
    Devemos nos perguntar: Quem era, quem foi e onde atuava São Paulo Apóstolo, antes e depois de sua conversão? Quem era, quem foi e onde atuava Santo Agostinho, antes e depois de sua conversão?… E como tantos outros Santos(as) da Igreja Católica Apostólica Romana.

    Shalom!

  12. Edvaldo do Espírito Santo's Gravatar Edvaldo do Espírito Santo
    3 de junho de 2015 20:13 Permalink

    Artigo bem produzido e esclarecedor. Muitas pessoas deveriam ter acesso a essa leitura.
    Por outro ângulo, vejamos o conceito de do verbete “medo”: O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

    É também uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

    A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que possa lhe causar algum mal. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.

  13. kRISLAINE TOMÉ's Gravatar kRISLAINE TOMÉ
    25 de junho de 2015 15:35 Permalink

    Leia e reflita

  14. waleska frota-escritora's Gravatar waleska frota-escritora
    9 de julho de 2015 01:56 Permalink

    Errar todos erram,agora ocultar o erro é pior que tudo.Pro-
    curar uma vida em Cristo requer mais disciplina e aceitação
    para com o outro.

  15. Danilo Queiroz's Gravatar Danilo Queiroz
    22 de julho de 2015 14:26 Permalink

    Excelente texto Vinicius Sampaio, é sempre bom encontrarmos palavras assim em nosso dia a dia. Palavras podem mudar a vida uma pessoas. Deus abençoe! Abraço

  16. Francisco's Gravatar Francisco
    5 de novembro de 2015 10:49 Permalink

    Cometi um erro antes do meu namoro, eu comecei a conversar com uma garota quando eu já estava me envolvendo com a minha namorada. Não foi algo complexo, eu conversei com uma garota, comentei que achei ela bonita e perguntei se estava solteira e se iria numa festa “x” (que aconteceria em 1 mês), fim de conversa. O Tempo passou e aquilo morreu.. eu não gostava daquela pessoa! Foi uma atitude totalmente errada, admito, porém eu tentei e me libertei do erro. O tempo passou e chegou o dia da tal festa… não sei se a garota foi ou não, pra mim não faz diferença alguma…. mas eu fui com a minha namorada que, até então, ainda não namorávamos… pedi ela em namoro no sábado seguinte à festa.
    O Tempo passou e hoje, 1 ano e 2 meses após o início do namoro a minha namorada descobriu através da conversa antiga no Facebook que eu conversei com a garota. E ela não consegue me perdoar, ela acha que eu sou um traidor e eu sempre escondi isso dela. Porém eu posso ter de certa forma traído ela, mas eu me libertei do pecado. Se eu fosse de fato um traidor teria ficado com essa garota, com outra garota, nessa festa ou em qualquer outro dia… e quanto a conversa eu não escondi dela, na verdade eu esqueci dela, de verdade, então eu nao tenho como esconder algo que eu não lembrava….
    Agora estamos brigados por um erro, um vacilo que cometi! E agora, como faço para ela ver que saí do erro, e hoje sou uma pessoa muito melhor? Como eu posso restaurar a confiança no nosso amor depois desse grande choque, dessa grande dor?

    • Marcelo Dias's Gravatar Marcelo Dias
      23 de janeiro de 2016 20:45 Permalink

      Francisco converse e mostre a ela com boas atitudes que você mudou e que sempre viveu para ela e se quer você nem saiu com essa garota pessoalmente, se ela gostar de você ela te perdoa, fale a ela que o único perfeito morreu crucificado pelos pecados da humanidade inclusive dos pecados dela e de suas imperfeições pois se fosse perfeita não estaria aqui na Terra. Um abraço, boa sorte.
      Marcelo Dias

    • Marcelo Dias's Gravatar Marcelo Dias
      23 de janeiro de 2016 20:53 Permalink

      Francisco entrega na mão de Deus, diga que o perfeito morrei crucificado de braços abertos por nossos pecados inclusive o dela se ela não perdoa Deus pensará na jovem de coração arrogante, se ela não tivesse defeitos ela não estivesse aqui. Se ela te perdoar ótimo se não Deus está tirando da tua vida um problema que estava entrando na sua vida.

      Boa noite e sucesso.

  17. AGNALDO MAURICIO's Gravatar AGNALDO MAURICIO
    23 de janeiro de 2016 15:58 Permalink

    PARABÉNS! muto obrigado.

  18. anderson c mendes's Gravatar anderson c mendes
    23 de janeiro de 2016 16:19 Permalink

    muito boa mesmo a materia escrita é isso ai, a vida não é uma maravilha e só acertos e sim tem muita agua pra rolar em baixo da ponte, as escolhas podem ser la na frente erradas mas nada que deus não ajude !!!

  19. lucivania ribeiro's Gravatar lucivania ribeiro
    22 de março de 2016 09:32 Permalink

    Adorei