O martírio dos primeiros cristãos

A Igreja Perseguida / Reportagens

Os primeiros cristãos não tinham medo do martírio, pois sabiam que a morte já não exercia poder sobre eles. Cantavam e louvavam a Deus enquanto eram feitos de objetos de esporte nas arenas romanas

Ao fazermos uma breve leitura das Sagradas Escrituras, sobretudo dos Atos dos Apóstolos em diante, os primeiros seguidores de Jesus tinham claro que a pregação do Evangelho estava intimamente acompanhada da perseguição a Igreja (At 20,23). Esta consciência da perseguição acompanhava todos os cristãos que, naquele tempo, abraçavam a fé.

“As primeiras comunidades cristãs eram pequenas, unidas e fervorosas. Para se tornar um cristão naquela época, era preciso preparar-se muito bem, porque abraçar a fé significava correr grande perigo”, diz padre Carlo Pioppi, professor de História da Igreja da Universidade Santa Cruz de Roma.

Veja o especial sobre os cristãos perseguidos

Diz a história que Nero (64 D.C) colocou fogo em Roma e, ante a revolta da pupulação, culpou os cristãos por tal ato. A partir daí, o Cristianismo foi considerado uma religião ilícita e suspeita. Seus membros estavam sujeitos ao aprisionamento, à condenação e à pena capital por todo o Império Romano. Aqueles que confessavam a fé em Jesus eram jogados às feras, crucificados ou queimados como conta os escritos do historiador romano do século I Tácito:

“Em suas mortes, eles foram feitos objetos de esporte, pois foram amarrados nos esconderijos de bestas selvagens e feitos em pedaços por cães, ou cravados em cruzes ou incendiados; ao fim do dia, eram queimados para servirem de luz noturna.”

Pedro e Paulo, assim como um número incontável de irmãos, foram martirizados sob esta “caça” aos cristãos de Roma. No entanto, esta perseguição se estendeu pelos três séculos seguintes, como nos conta um escrito de Gregório de Tours, que viveu durante o século II:

“Sob o imperador Décio, muitas perseguições se levantaram contra o nome de Cristo, e houve tamanha carnificina de fiéis que eles não podiam ser contados.”

Veja a entrevista com padre Carlo Pioppi

::Tenha este conteúdo no seu dispositivo móvel
:: Curta nossa página no Facebook 
:: Compartilhe no Google+ 

Segundo padre Carlo Pioppi, naquele tempo, a política e a religião eram muito ligadas. O Estado não era sem religião ou laico, como aceitamos hoje. “O Estado antigo era profundamente religioso e o cidadão deveria ser totalmente submisso ao Estado e ao imperador, que era, ao mesmo tempo, a maior autoridade política e também a maior autoridade religiosa, o ‘Pontifex Maximus’. Quando os cristãos declaravam Jesus como Deus e Senhor de suas vidas, estavam, automaticamente, tirando esse poder das mãos do imperador e, é claro, eram considerados inimigos de Roma”, explicou padre Carlo.

Como naquele tempo, declarar-se cristãos, nos dias de hoje, parece ser uma verdadeira ofensa a muitos regimes e governos. Milhares de cristãos são martirizados no mundo pelo simples fato de terem Jesus como o Senhor de suas vidas.

Para padre Carlo, os primeiros cristãos nos ensinam como devemos viver a fé nos dias de hoje. “O que temos de comum com os nossos primeiros irmãos na fé é que para ser cristão, nos dias de hoje, é preciso uma força interior; caso contrário, a pressão que sentimos ao redor esvazia a nossa fé; no sentido que não existe mais uma grande conveniência social em ser cristão nos dias atuais”, concluiu o sacerdote.

Veja mais sobre os cristão perseguidos:

O martírio da ridicularização

A perseguição do século 20 e o terceiro segredo de Fátima

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

6 Comments to O martírio dos primeiros cristãos

  1. Rhany's Gravatar Rhany
    30 de dezembro de 2012 16:25 Permalink

    acho que deveria ser falado mais sobre esse tema ..ainda mais quando vivemos em um mundo ande a fé é vivida de qualquer jeito! mostra aos catolicos que para nós não é pesada perder a vida por causa de Jesus, é um privilégipo!

  2. NEUSA FÁTIMA's Gravatar NEUSA FÁTIMA
    4 de janeiro de 2013 22:52 Permalink

    o MAL DO SÉCULO PIOR É O VAZIO, DESCRETO DA PALAVRA DE DEUS. JOVENS QUE FORAM BATIZADOS, CRISMADOS E HOJE VIVEM NO VAZIO, SEM ESPERANÇA SEM FÉ, SEM NADA, SEM AMOR, INCLUSIVE NA FAMILIA.DI SURGE AS DESAVENÇAS NAS FAMILIA,.. E O FUNDO DO POÇO, AS “DROGAS” CHEGAM DE MANSINHO, PARA DESTRUIR TUDO.rnHOJE EM MINHA FAMILIA O QUE MAIS ME ENTRITECE, É O DESAMOR,O VAZIO.. A RESISTENCIA EM NÃO ASSISTIR AS MISSAS MESMO PELA TELEVISÃO. PRECISO DE AJUDA.TENHO IMPLORADO A MÃE SANTISSIMA. SERÁ que minha fé também está abalada? será que esta situação tem a ver com o segredo de Fátima? A igreja está sobrando muitos bancos vazios.

    • Genaildo's Gravatar Genaildo
      14 de julho de 2015 23:42 Permalink

      Se queres viver de verdade, entrega tua vida somente a cristo, pois nas escrituras em lugar nenhum diz que devemos adorar Deus de pedra ou de madeia feito por sere humanos, diz que a unica salvação é por meio de cristo jesus, quer uma dica? Leia romanos cap 2,que a luz do amor de nosso senhor e salvador jesus cristo, ilumine o seu caminho e abras seus holhos pra que vejas,vou orar por vc minha irma,

  3. maria eunice pedroso's Gravatar maria eunice pedroso
    9 de janeiro de 2013 09:47 Permalink

    verdadeiramente isso esta ocorrendo, as pessoas não querem ouvir falar em jesus pelo simples fato de não quererem ser contrariadas em seus falsos valores e de um pseudo desenvolvimento da humanidade e também pela comodidade de suas pobres vidas, pois não querem dividir o amor, a caridade e tudo que realmente tem importância para o cristão.

  4. Joao Paulo Cruz's Gravatar Joao Paulo Cruz
    7 de maio de 2014 15:33 Permalink

    Gostaria de saber como os primeiros cristaos moravam para se esconder das perseguiçoes.. E porque hoje os Catolicos sao os unicos e verdadeiros cristoaos???..E se os primeiros cristaos evangelizavam falando da devoçao para com a Bem Aventurada virgem MARIA

    • raimundo da cruz's Gravatar raimundo da cruz
      28 de agosto de 2014 16:39 Permalink

      e ia cara tudo show suce no muse eu gostaria de dizer que eu nao sou a pessoa que vai tirar a sua duvida mas uma coisa eu te digo que vc é um cara muito inteligente de desse jeito vc vai longe (maximo até na esquina)muito longe entao fica a dica ;*