O desafio de ser um jovem cristão na modernidade

A Igreja Perseguida / Reportagens

Ser um jovem cristão na modernidade não é nada fácil. Basta você defender valores como castidade, a família tradicional e a vida – desde a sua concepção – para ser insultado e ridicularizado pelo mundo moderno

Jovem cristã é ridicularizada por manifestantes ateus em Madrid (2011)

Talvez muitos de nós jovens já tenham vivido na pele algum tipo de preconceito por ser cristão e, sobretudo, por ser católico. Na faculdade, os professores aproveitam para falar mal do Papa, acusam a Igreja de inquisitora, retrógrada, medieval, homofóbica… e por aí vai. Carregar um crucifixo no peito, andar com um terço ou Bíblia na mão pode lhe custar o título de fundamentalista.

Certo dia, um jovem testemunhou que apresentou um excelente trabalho na faculdade e recebeu honrarias de todos na mesa pelo feito acadêmico. Mas, no final, quando agradeceu a Deus e à Igreja pela inspiração de tal trabalho, sentiu um silêncio ensurdecedor no auditório e um clima de condenação tomou logo conta do espaço.

É verdade! Para ser um verdadeiro cristão, hoje em dia, é preciso muita coragem. Não existe mais nenhum status social para quem quer ser fiel a Cristo. Para nós jovens, falar de castidade, de matrimônio, de família tradicional pode lhe custar o isolamento e a ridicularização.

Confira o especial Cristãos Perseguidos

Não raro, encontramos jovens, de dentro da Igreja, que temem a ridicularização do mundo. Preferem as horarias dos colegas de baladas ao martírio da fidelidade a Cristo e a Igreja. Dizem-se jovens católicos, cristãos, mas aceitam a camisinha, acham supernormal a relação homoafetiva (“o que importa é o amor”, dizem), assistem aos Big Brothers (BBB) da vida, e pouco se importam com o que diz a Igreja sobre tais temas.

Como ser um autêntico jovem cristãos?

“O jovem, hoje, não pode mais viver sozinho, senão o mundo o egole”, diz Felipe Aquino, professor a apresentador da TV Canção Nova.

::Tenha este conteúdo no seu dispositivo móvel
:: Curta nossa página no Facebook 
:: Compartilhe no Google+ 

Para professor Felipe, hoje nós vivemos num mar de iniquidades, no qual o pecado ronda o jovem por todos os lados. No entanto, existem “ilhas de piedade” e são nelas que eles precisam se agarrar.

“O jovem de hoje precisa estar ligado a estas ‘ilhas de piedade’ que são os movimentos, as novas comunidades, as pastorais. Ele precisa, por questão de sobrevivência, conhecer o Catecismo da Igreja Católica, a história da Igreja e estar junto com outros jovens, porque uma única árvore é facilmente derrubada pelo vento, mas uma floresta não”, conclui o professor.

Para padre Carlo Pioppi, professor da Faculdade Santa Cruz de Roma, “ser um jovem cristão, hoje em dia, é difícil, porque Cristo nos liberta de uma série de condicionamentos. O Cristianismo não pode mais ser olhado como uma religião que nos coloca uma série de obrigações, mas sim como uma religião que nos aponta a liberdade.”

Veja mais sobre o tema:

O laicismo e a perseguição à religiosidade do Brasil

O martírio da ridicularização

Os mártires da modernidade

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

7 Comments to O desafio de ser um jovem cristão na modernidade

  1. Zaqueu de Paula Collecta's Gravatar Zaqueu de Paula Collecta
    29 de dezembro de 2012 00:05 Permalink

    Me parece que, a este martírio perpetrado pelo anticristãos (anti-vida, anti-moral, anti-Deus) contra os cristãos, existe um outro que boa parte dos católicos ignora. Trata-se do martírio que católicos infligem a outros católicos. Porque, infelizmente, basta um católico querer que a Liturgia da Missa seja realizada, por exemplo, tal qual determina a Santa Igreja; basta que um católico queira ver um comportamente verdadeiramente sacerdotal em seus sacerdotes e exija (pois é um direito nosso!) que estes ensinem o que ensina a Igreja; basta que um católico se oponha a esta verdadeira enchente de sensualismo (ou seria melhor dizer “sentimentalismo”, “sensismo”?) que domina hoje a juventude católica; basta, enfim, que um católico queira ser simplesmente CATÓLICO, para que este venha a ser ridicularizado, odiado ou simplesmente ignorado por parte de outros que também rezam (ou pensam rezar) o mesmo CREDO.

  2. Eudes Lima's Gravatar Eudes Lima
    11 de janeiro de 2013 23:21 Permalink

    Muito interessante o assunto, realmente tudo que você está falando, ser cristão Católico nesse mundo está cada vez mais difício,quando você agradece pelo o dia e por tudo na vida, pois tudo pertence ao nosso Deus, muitos que se dizer seus seus amigos já não lhe olham mais com o olhar de antes, porque nós não queremos mias ser aqueles de antes e sim de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amem

  3. DIEGO's Gravatar DIEGO
    12 de janeiro de 2013 09:05 Permalink

    SENHOR JESUS CRISTO OBRIGADO POR TUDO PELA MINHA FAMILIA PELOS MEUS IRMAOS MEUS PAIS E DIGO-TE AINDA TU ES REI E SEMPRE SERAS ABITAI AS NOSSAS CASAS SENHOR JESUS SEI QUE EU TE VEJO PELA CANCAO NOVA MAS MESMO ASSIM MARANATA EU QUERO TE VER TE OLHAR TOCAR EM TI POIS MINHA VIDA ANDA MUITO AGITADA MAS COMO EU TE DISSE NO INICIO OBRIGADO JESUS POR TUDO OQUE SOU E TENHO E DIGO-TE BENDITO SEJAIS SENHOR PELOS SECULOS INFINITOS AMEM.

  4. Maria da Penha's Gravatar Maria da Penha
    21 de setembro de 2013 00:51 Permalink

    CONCORDO COM RELATO DA IRMÃ. UMA LABAREDA NÃO COMEÇA DE UMA VEZ.PRIMEIRO SAI A FUMAÇA DEPOIS O FOGO, ASSIM SÃO AS LEIS QUE TRAMITAM NO NOSSO PAIS. LEIS ESTAS QUE A TODO MOMENTO ESTÃO TENTANDO IMPLANTAR LEIS CONTRARIA ÁS DE DEUS E NÓS NÃO PERCEBEMOS A GRAVIDADE ENQUANTO CRISTÃOS VIVEMOS NO COMODISMO

  5. daniele's Gravatar daniele
    22 de maio de 2014 17:57 Permalink

    Bom primeiramente parabéns pelo tema .rnRealmente ta difícil ser cristão no mundo tao cheio de hipocrisia ,onde ninguém pode ter sua opinião respeitada por pessoas que se dizem,”modernas”ao ponto de aceitarem coisas contrários ao valores da igreja e que por trás eles mesmos não aceitam essas mesmas opinioes.rnFingem aceitar para não ser chamado de precoiceituoso ou para não perder talvez alguma amizade …ou para não ser Humilhado pelas pessoas que convivem.rnMas nos jovens cristão temos q perseverar no que a igreja nos fala,temos q nos basear naquilo que e as importante do que a opinião dos outros .temos que estar em CRISTO ate o fim !!!! Temos q ser a mudança dessa sociedade hipoccrita !!!!!!

  6. Roberto jose gonga's Gravatar Roberto jose gonga
    4 de junho de 2015 18:54 Permalink

    foi muito bom

  7. simone ap.de aguiar's Gravatar simone ap.de aguiar
    26 de agosto de 2015 11:42 Permalink

    sim,…realmente os cristão…vivem martirizado…..desde no século passado……vivamos martirizado,zombado,e sofremos por amor de cristo e pela fidelidade da fé…..assim morreremos em cristo…assim ressuscitaremos em cristo………….