“Sigam a cruz peregrina”, disse João Paulo II

Jornada Mundial da Juventude / Reportagens

A cruz da JMJ não para na sua incansável peregrinação pelas estradas do mundo. Entre 1992 e 1997, ela se tornou sinal de amor e esperança nas grandes metrópoles, pois assim afirmou João Paulo II:

“Sigam a cruz peregrina, andem à procura de Deus, porque também é possível encontrá-Lo numa cidade moderna”.

 

Em 1992, pela primeira vez, aconteceu o rito de passagem da cruz de um país para o outro

No Domingo de Ramos de 1992, jovens norte-americanos a receberam de jovens poloneses, e pela primeira vez se realizou um gesto simbólico na passagem da cruz, no qual jovens do país que sediou a Jornada Mundial da Juventude a entregaram aos jovens do país que sediaria a próxima edição do evento.

Esse gesto simbólico é realizado pelo menos um ano antes do próximo encontro mundial. A cruz é levada ao país pré-selecionado e na sua viagem preparatória atinge os jovens de várias dioceses, movimentos, grupos e comunidades desse local. Esse objeto revela a fé de todos, movimenta a consciência dos jovens e os chama à conversão e suscita nestes um novo ardor missionário.

Em 1992, a cruz da JMJ peregrinou a Sidney, na Austrália, e os jovens a levaram em procissão nas ruas dessa cidade. E chegou ao Continente Americano entre 1992 e 1993 para mais um encontro internacional da juventude, em Denver. Na ocasião ela percorreu as 70 dioceses norte-americanas cumprindo assim um pedido de João Paulo II aos jovens que participaram dessa edição:

“Este não é o tempo de se envergonhar do Evangelho! É hora de pregar pelos telhados. Não tenhais medo de sair do conforto e da rotina diária para abraçar o desafio de tornar Cristo conhecido”.

Em 1994 a cruz peregrina passou de um continente a outro, das mãos dos jovens norte-americanos para as mãos de um povo generoso e cheio de fé, os filipinos. As distâncias que separam os jovens são grandes, por isso, o saudoso Pontífice polonês insistia em dizer que Jesus Cristo é o mesmo para todos e Sua mensagem é sempre a mesma. Em Jesus, não existe rivalidade étnica nem discriminação social, “todos são irmãos e irmãs na grande família de Deus”, acrescenta o Papa.

 

A cruz chega a grandes metrópoles como Denver e Paris, passando antes por Manila, no maior encontro de todos os tempos: 4 milhões de pessoas

 

Quando chegou a Manila, capital filipina, em janeiro de 1995 para a Jornada Mundial da Juventude, a cruz da JMJ já havia percorrido um longo caminho atravessando as 79 dioceses das Filipinas. Em torno dessa mesma cruz 4 milhões de pessoas testemunharam o que entraria para a história como o maior evento jovem de todos os tempos.

Em 31 de março de 1996, celebração do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, ela passaria das mãos dos filipinos para as mãos dos jovens franceses, que preparariam a Jornada Mundial da Juventude em agosto de 1997 em Paris. Nesse ano, esse objeto, símbolo da fé cristã, percorreu mais uma vez as dioceses da França como testemunha para o Velho Continente de que na fé em Cristo está alicerçada na sociedade europeia.

E assim, de viagem em viagem, essa cruz vai cumprindo a sua missão de ser sinal do amor e do poder de Deus por onde quer que passe. Esta é a sua história, esta é a missão confiada a ela desde 1984.

No próximo episódio a cruz da JMJ chega à memorável jornada do ano 2000 e em 2001 conforta os norte-americanos nos atentados de 11 de Setembro.

Veja os temas anteriores:

O início da peregrinação da cruz da JMJ

Uma cruz que rompe barreiras e gera unidade

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

4 Comments to “Sigam a cruz peregrina”, disse João Paulo II

  1. Jamile's Gravatar Jamile
    4 de agosto de 2011 03:30 Permalink

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE A JORNADA DA JUVENTUDE SEMPRE FORAM REALIZADAS EM 6 DIAS? É SEMPRE DE DOIS EM DOIS ANOS OU DE TRÊS EM TRÊS? O QUE TEM NA JORNADA ALÉM DO ENCONTRO COM O PAPA E COM OUTROS JOVENS? ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE ESTOU POR DENTRO DE ALGUMAS COISAS, LEMBRO-ME SÓ DE ALGUMAS REPORTAGENS FALANDO DA JMJ EM SIDNEY, MAS NÃO ME APROFUNDEI…QUERO SABER MAIS SOBRE.. PERCEBO O QUANTO VCS DA CN NOS AJUDAM A COMPREENDER E ESCLARECER VÁRIAS RIQUEZAS DA IGREJA CATÓLICA!! PAZ E BEM! JAMILE BAHIA POR FAVOR ME RESPONDAM… DEUS NOS ABENCOI

  2. tiago baptista alves's Gravatar tiago baptista alves
    4 de agosto de 2011 11:33 Permalink

    seum cruz nao tem luda nao tem salvação por isso mados pegue a sua cruz e vai nao importa a dor mas siga

  3. valeria's Gravatar valeria
    26 de agosto de 2011 12:31 Permalink

    temos que força e fé com a ajuda de Deus para carregar nossa cruz.
    Contando sempre com a misericórdia divina!
    Um pensar e agir diferente de muitos jovens!

  4. valeria's Gravatar valeria
    26 de agosto de 2011 12:32 Permalink

    Deus abençoe cada um que foi ao jmj
    que estão conhecendo Jesus Cristo