Em 1984, durante o encerramento do Jubileu da Redenção, uma cruz diferente se destacou ao lado do altar principal da Basílica de São Pedro. Foi o Papa João Paulo II que a quis ali, para que todos pudessem vê-la. Trata-se de uma cruz de madeira, medindo 3, 80 metros de altura, que foi entregue aos jovens logo após o Papa fechar a porta santa do jubileu daquele ano.
Ela é conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, mas muitos a chamam de “A Cruz dos Jovens”, porque lhes foi dada para que a levassem a todo o mundo, em cada local e em cada tempo, atravessando gerações, fronteiras e limites geográficos, políticos e de fé, proporcionando a muitos jovens um encontro pessoal com Cristo.
Ao entregá-la aos jovens, João Paulo II pronunciou estas palavras:
“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Rapidamente, o público juvenil atendeu o pedido do Santo Padre e começou a levá-la em viagem pelo mundo. Em 1984 ela faz a sua primeira peregrinação a Mônaco, a Alemanha e, no mesmo ano, os jovens a levam para Lourdes, Paray le Monial, Paris e outras cidades da França e depois de novo à Alemanha.
Ouvindo a notícia de que a cruz estava peregrinando em vários países, o saudoso Pontífice polonês declarou: “É preciso que ela vá a Praga, ao Cardeal Tomasek”. Nesta época a então Tchecoslováquia estava sob o poder do Comunismo, sendo considerado um dos países mais fechados do planeta, fazendo parte da chamada “Cortina de Ferro”.
Em 1985 um grupo de jovens alemães conseguiu introduzi-la para além da “Cortina de Ferro” entregando-a ao Cardeal Tomasek, tornando-se assim o símbolo da comunhão com o Papa e sinal de que não há portas fechadas para o Evangelho.
Em 1985 a ONU anuncia o Ano Internacional da Juventude, e João Paulo II convoca mais uma vez os jovens a Roma para a celebração do Domingo de Ramos desse mesmo ano. Na presença da Cruz do Ano Santo, João Paulo II dirigiu estas palavras a mais de 300 mil jovens:
“Nesta Cruz, vemos a nossa redenção, vemos a vitória do amor sobre o ódio, vitória da paz sobre a guerra, sobre a violência, vemos a ressurreição”.
No decorrer desse ano da juventude de 1985, os jovens atenderam mais uma vez o pedido de João Paulo II e a cruz começou a peregrinar em diversas partes da Europa, como Itália, França, Luxemburgo, Irlanda, Escócia, Malta e Alemanha; e em cada um desses países, sendo protagonista de vários encontros juvenis.
Este é o início da história da Cruz dos Jovens, a Cruz Peregrina, sinal da esperança ao público juvenil e a toda a humanidade. A cruz está cumprindo o seu papel de lembrar ao mundo que só em Cristo há salvação e redenção.
Saiba mais sobre a Cruz da JMJ
O início da peregrinação da cruz da JMJ
Uma cruz que rompe barreiras e gera unidade
“Sigam a cruz peregrina”, disse João Paulo II
O ESPIRITO SANTO NOS RENOVA E NOS IMPULSIONA A TODO TEMPO,E VEMOS ISSO HOJE NOS JOVENS,ATRAVES DESTE MOVIMENTO JMJ TÃO VIVO E PACIFICADOR,LEVANDO ATRAVES DA PALAVRA O CRISTO ENCARNADO A TODOS OS JOVENS QUE SE DEIXAM SER CONTAGIADOS.PARABENS JUVENS VIVOS E SADIOS EM CRISTO.JESUS TE AMA E CONTA COM VOCE!
Lindo esse gesto do Santo Padre o Papa, demonstra seu amor ao jovens e o desejo que os mesmos busquem Cristo como o centro de suas vidas.
A Cruz é o sinal da nossa salvação e redenção, palavras bem ditas pelo nosso saudoso Papa João Paulo II. E os jovens se sentem tocados, e com gestos e acões levam adiante a misão que lhes foi dada de evangelizar e transformar o mundo, que precisa tanto de Jesus Cristo.
O Amor do saudoso João Paulo, nosso eterno papa que ate hoje nos faz lembrar da sua humildade e simpatica com todos os povos, ele tb lembra dos jovens, o futuro do nosso mundo conturbado e sofrido, AS suas Bençãos João de Deus
Que nós,os jovens,possamos carregar esta cuz que um dia os jovens alemães carregararam . Para que possamos dar testemunho da verdade em que vivemos , sendo o nosso único e maior salvador, o Nosso Senhor Jesus Cristo , que deu a vida para cada um de nós . Obrigada Senhor .
Faça-se em mim a Vossa Santa vontade .
A paz de Jesus e o amor de Maria, eu peço ao Espirito Santo que suscite no coração desses jovens cada vez mais o amor, porque só por amor a Jesus é que esses jovens estão fazendo esta peregrinação, que maravilha. Obrigada Jesus por resgatar esses jovens das mãos do inimigo, e eu tenho fé que um dia meu filho também vai fazer parte desse grupo que seguem a cruz de cristo.
Amém
A cruz é para todos nós cristãos uma lembrança viva onde o Nosso Salvador, Jesus Cristo, morreu pregado, pagando assim todos os nossos pecados e dando-nos condições de sermos os prediletos de Deus. abrece sua cruz e siga-me… disse o Mestre. amém.
Senhores,
Boa noite!
Afinal qual o ano 1984 ou 1985??? o ínicio da peregrinação??? Nesse mesmo, tem os dois anos…
Não é para criar confusão mas ESCLARECER…
Um abraço,
João Paulo
A cruz e o ícone chegarão em Ouro Branco, MG, na Paróquia Sagrada Família, bairro Pioneiros, 01 hora da manhã desta terça-feira, 22, e ficarão expostos na vigília que acontecerá durante toda a madrugada finalizando as 06h30 com a Santa Missa.
Participe deste grande momento!!!!!!!
O Nosso irmão Moisés Azevedo, fundador da comunidade católica Shalom,prega sobre a Cruz da Redenção para mais de trezentos jovens na sede do shalom em fortaleza. A pregação está sendo transmitida pela rádio shalom am 690 nete exato momento. Sua pregação tem a unção do alto. E com o poder da palavra de Cristo, Moisés levanta os jovens para tomarem consciência de seus verdadeiros valores. Que vai além das propostas que o mundo oferece. Parabéns Moiés. Paz e bem.
Eu recebi a benção de poder toca-la aqui em são paulorne rezar junto com irmãos numa caminhada de fé.
Estarei a espera da Cruz aqui em Cuiaba/MT.07,08 e 09/06.
vlw me ajudo a fazer um trabalho =P vlw ae muito bom!