Visita da Cruz da JMJ na diocese de Divinópolis (MG)

JMJ Rio 2013 / Jornada Mundial da Juventude / Reportagens

Conteúdo enviado pelo internauta Luis Fernando

Da noite do dia 16 até a manhã do dia 18, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora passaram pela Diocese de Divinópolis. Foram momentos de profunda espiritualidade que puderam ser vividos por todos aqueles que presenciaram, tocaram os símbolos da JMJ, presentes do Beato Papa João Paulo II aos jovens do mundo inteiro.

Na tarde do dia 16, a delegação oficial para a visita da Cruz foi a Sete Lagoas buscar os estimados símbolos para a nossa diocese.
Participamos da bela celebração presidida por Dom Guilherme , padre Ulysses e demais sacerdotes presentes. Ao final, foi-nos confiado, na celebração de envio a Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora, a peregrinação até a Diocese de Divinópolis.

Cruz JMJ em Divinópolis

A Cruz da JMJ e o ìcone da Virgem Maria em Divinópolis-MG Fotos: Júlio Ferreira (Diocese Divinópolis MG)

Chegamos em Juatuba por volta das 21h30, quando a Cruz e o Ícone foram recepcionados, durante a Missa, por padre Aldair e demais sacerdotes. Ao final da cerimonia, os símbolos foram postos à veneração dos fiéis presentes. Em seguida, foram enviados à cidade de Itaúna.

Na rodovia, por volta de 1h30, os peregrinos se encontraram com padre Carlos Antônio Medeiros, responsável pela peregrinação em Itaúna e uma delegação por ele composta. Fomos conduzidos ao comando do Corpo de Bombeiros para a ornamentação da Cruz e do Ícone, a fim de , em carro aberto, percorrer a entrada da cidade até a igreja matriz de Sant’Ana.

Conheça a história da Cruz da JMJ

Cruz da JMJ no Bote Fé BH

Mais de 3 mil jovens aguardavam a chegada da Cruz. Eles estavam reunidos dentro da igreja e fora dela. A Cruz foi acolhida pelo vigário Forâneo e pelos padres Francisco, Carlos Antônio e João Batista; além do diácono Adriano numa celebração solene. Durante toda madrugada, jovens permaneceram em vigília com terços, louvores e orações. Às 6h30, o momento foi coroado com a celebração da Santa Missa; logo após, foi servido um café comunitário.

A partir das 8h, a Cruz passou em diversos colégios da cidade e foi acolhida com bastante alegria e veneração pelos estudantes. Por fim, com o retorno à Matriz para a última Missa, foi feito o envio dos símbolos para Divinópolis (MG).

Antes da Cruz seguir para a próxima cidade mineira, ela passou na APAC Itaúna (Associação de Proteção e Assistência aos condenados), sendo este um dos momentos mais fortes de toda a visita, pois a Cruz foi recebida pelos recuperandos dos regimes aberto, semi-aberto e fechado com bastante respeito, amor e veneração. Após a visita na Apac, a Cruz seguiu em direção a uma escola pública, onde os alunos também a acolheram.

Chegando a Divinópolis por volta das 14h:30, Cruz e peregrinos foram acolhidos pelo comando do Corpo de Bombeiros para o passeio em carro aberto. O percurso incluiu as avenidas principais da cidade e o Santuário de Santo Antônio.

Cruz da JMJ em Divinopolis

Na catedral de Divinópolis, monsenhor José Carlos, padre Daniel Leão e toda juventude presente conduziram momentos de louvor pelos ministérios de Bethânia e Missão Maria de Nazaré.

Por volta das 19h foi celebrada a Santa Eucaristia, na Catedral, pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Nascentes dos Santos e concelebrada por diversos sacerdotes como Dom Tarcísio que, em sua homilia, exortou aos jovens que sejam protagonistas no anúncio da Boa Nova de Cristo e que assumam verdadeiramente sua missão na Igreja. Após a Santa Missa, na parte externa da Catedral foi feito, pelo Cantor Eros Biondini, um grande show.

A Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora foram conduzidos após o show para Nova Serrana, por volta das 23h30, sendo acolhida pelos jovens com muita garra e fé, percorrendo a praça e volta da Igreja de São João Bosco. Este momento foi realizado com uma Missa às 5h.

Uma procissão foi realizada pelos jovens levando, com muita fé, a Cruz pelas ruas da cidade até o Jardim do Lago, onde foi celebrada outra Missa. Após a celebração eucarística, a Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora visitaram a Fábrica Sandilli e uma escola.

Após as visitas, a Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora foram para seu último destino na diocese. Ao final da celebração foi feito o envio dos símbolos para a Diocese de Oliveira, por meio do padre Ulysses e a delegação da diocese de Divinópolis.

Agradecemos a Deus primeiramente. Agradecemos também o apoio do nosso bispo Dom Tarcísio, especialmente ao padre Ulysses que não mediu esforços nem tempo para estar presente em todos os momento, os jovens que abraçaram este encontro, sendo presença em massa.

Luís Fernando Blog PJ Santanense
http://pjsantanense.blogspot.com/

Fotos Julio Ferreira (Diocese Divinópolis MG)

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

2 Comments to Visita da Cruz da JMJ na diocese de Divinópolis (MG)

  1. Maria das Merces Ferreira's Gravatar Maria das Merces Ferreira
    24 de novembro de 2011 22:11 Permalink

    Aqui em Mariana também ouve uma grande festa, no recebibento da cruz, fiquei muito feliz por ter participado, agradeço a Deus toda hora por ter me dado o previlegio de participar desta grande festa. Uma pena não ter uma reportagem mostrando como foi a nossa festa. Mas só tenho a agradecer, OBRIGADO MEU DEUS E MINHA MÃEZINHA QUERIDA.

  2. 23 de fevereiro de 2012 17:14 Permalink

    O que mudou