Castidade, caminho para a vida feliz

Namoro / Reportagens

Conteúdo enviado pelo internauta Aline Bof - Comunidade Oásis

“Eu vos exorto, pois, irmãos, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir que é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12,1-2).

No caminho para a santidade e para a vida feliz temos uma grande aliada. Uma virtude e graça de Deus chamada CASTIDADE. Trata-se da nossa sexualidade e afetividade integradas para o amor.

É importante deixar bem claro que a castidade existe PARA O AMOR. Talvez, quando se fala em castidade, a primeira coisa que venha ao pensamento seja a abstinência sexual, mas ela está muito além disso. Interfere em nosso modo de ser e de nos relacionarmos com os outros, com o mundo que nos cerca. Ser casto é ser puro, ser equilibrado em nossa sexualidade e afetos.

Outra riqueza da CASTIDADE, para aqueles que são vocacionados ao matrimônio, é que ela prepara um homem TODO para uma mulher única, ou, uma mulher TODA para um homem ÚNICO. Sendo casto você poderá dar-se inteiro àquele(a) que Deus preparou para você. Sempre que nos envolvemos com alguém, deixamos um pouco de nós. Por isso a castidade preserva de modo íntegro e inteiro o grande dom do amor em nós.

Confira alguns benefícios da CASTIDADE para a sua vida:

– Domínio de si: a castidade nos leva ao controle de nossos impulsos. O jovem casto não se deixará dominar facilmente pelas pressões externas. Isso também vai ajudá-lo a viver a fidelidade em seu casamento, pois foi “treinado” no domínio de si.
– Amizade: o fruto da castidade é a amizade. Amizades sadias e equilibradas.
-Maturidade: a ciência comprova que a vida sexual precoce pode bloquear o desenvolvimento sexual, emocional e psicológico. O jovem casto caminha, portanto, para a maturidade plena.
– Liberdade: vivendo a castidade você fará a experiência da liberdade do amor. Não precisará esconder os erros do passado. A verdade é que nunca esquecemos um relacionamento que tivemos, mesmo que você tenha “ficado” uma única vez. Levamos conosco a marca. Quem é casto é livre.
– Aumento no nível da testosterona: isso é comprovado pela ciência. O jovem casto aumenta de modo saudável o nível desse importante hormônio, principalmente para os homens. A testosterona é responsável por dar ao homem as características próprias de sua sexualidade. Por isso, a resistência física ao trabalho e às infecções aumentam. A capacidade mental e o vigor intelectual do jovem também melhoram muito.

Esses são apenas alguns dos benefícios da vivência de uma juventude casta. Deus nos fez para o amor verdadeiro. É este amor que perseguimos e a castidade é a virtude que nos encaminha para a linda experiência deste amor.

Aline Bof
Comunidade Oásis

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

8 Comments to Castidade, caminho para a vida feliz

  1. Taynara's Gravatar Taynara
    13 de janeiro de 2012 08:12 Permalink

    Bom dia CN,
    Estou perto de completar 1 ano de namoro, e meu namorado e eu já somos de caminhada (ele até mais do que eu). E sempre que chegamos no assunto da castidade, relacionada a sexualidade (nos dois somos castos), eu falo que quero mante-lá até o casamento e ele discorda, que isso não é necessário, que devemos ter a relação antes, para saber se é isso mesmo que queremos. Eu acho muito estranho isso por que além dele ter mais tempo de caminhada do que eu, a maneira na qual foi criando seria mais propício ainda ele manter essa castidade. Enfim gostaria da opinião de vocês, o que devo fazer, para convence-lo que devemos manter a castidade até se um dia nós nos casarmos.
    Obrigada

    • daniel's Gravatar daniel
      13 de janeiro de 2012 09:24 Permalink

      Olá Taynara. A nossa opinião é a doutrina da Igreja Católica: sexo somente com o sacramento do matrimônio. Sugiro de você ver esta reportagem e saber o ‘por quê’: http://destrave.cancaonova.com/sexo-no-namoro-apenas-questao-de-pecado/
      Agora, se o seu namorado realmente se diz alguém de caminhada e tem esta mentalidade dentro da Igreja, também sugiro que ele tome vergonha na cara e viva o que diz a Igreja, pois com este pensamento ele se torna um inimigo de Cristo dentro da sua própria Igreja. “Os inimigos da Igreja não são os de fora, mas sim os que dão contra testemunho dentro da Igreja” B16. Seja casta, e se ele realmente te ama vai te respeitar e esperar o sacramento. Caso contrário… ele não é a pessoa certa pra você.

      paz e bem!

      • Camila's Gravatar Camila
        23 de fevereiro de 2012 13:12 Permalink

        Cara, vc foi demais!rnrnTaynara, não se deixe enganar. Ele é mesmo da caminhada como vc acha? Primeiramente ele teria consciência de que sexo antes do casamento não é viver como cristão.rnQue Deus te abençoe e te iluminado nos caminhos dEle!

  2. jeferson patrick kamanski's Gravatar jeferson patrick kamanski
    19 de janeiro de 2012 10:56 Permalink

    Parabéns adorei!!!

  3. Fernanda's Gravatar Fernanda
    24 de fevereiro de 2012 14:47 Permalink

    ”Amizade: o fruto da castidade é a amizade. Amizades sadias e equilibradas.”rnrnNunca precisei ser ”casta” para ter amizades sadias e equilibradas. Quem tem amizade com ”gente que nao presta” e pq escolheu por si so ou deve ser igual a elas. Isso nao e desculpa. Nada e desculpa para as ”besteiras” que vc faz na vida.rnrnSempre namorei e me relacionei sexualmente. Nao sou nenhum pouco ”traumatizada” ou tive meu desenvolvimento ”atrapalhado” por causa disso. Na minha vida afetiva tive pessoas sadias e normais que nunca me prejudicaram em nada.

    • Samira's Gravatar Samira
      14 de junho de 2012 16:08 Permalink

      E você procurou o site por que motivo mesmo, Fernanda? rnSó Deus pode preencher este vazio que existe no seu coração.rnrnDeus abençoe.

  4. MUNDANA's Gravatar MUNDANA
    8 de fevereiro de 2014 17:21 Permalink

    Nunca paro de me surpreender com o embotamento mental de grande parte das pessoas. São tão liberais com coisas que exigem mais firmeza e implicam com outras completamente corretas/naturais/normais. Além de ser normal, é uma atividade necessária para o bem estar sexual. É com a masturbação que o jovem aprende a conhecer seu corpo e assim se preparar para o relacionamento sexual com seu parceiro. Você não pode esperar que seu cônjuge adivinhe onde você sente mais prazer ou onde não sente. É VOCÊ QUEM DEVE SABER! Esse tipo de tabu só faz com que as pessoas fiquem reprimidas e não sejam felizes realmente na cama. O que ai sim gera a insatisfação e a separação. rnIsso é uma necessidade humana assim como a sede a fome e muitas outras isso é humano.. Onde já se viu?! Uma pessoa se proporcionar prazer, sem ferir ninguém, sem roubar ou sem se entregar à promiscuidade (que seria bem pior), onde já se viu considerar isso como pecado?! rnEu acho mais seguro você fazer com você mesma diante de tantos assassinos, doenças e tanta violência sexual. Sem ofensas, disse isso só aos solteiros. No meu ponto de vista, pecado é molestar crianças, roubar, matar, enganar pessoas para enriquecimento próprio.

    • JAQUELIEN's Gravatar JAQUELIEN
      10 de julho de 2014 16:22 Permalink

      se você vive para as coisas do mundo e não as de Deus,você irá colher os frutos , quem busca a Deus, sabe muito bem os frutos da castidade em sua vida. Se você não sabe para o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: QUALQUER FORMA DE SEXUALIDADE FORA DO CASAMENTO, SEJA ELA QUAL FOR, MASTURBAÇÃO, SEXO FORA DO CASAMENTO ,ETC, É CONTRA OS MANDAMENTOS DE DEUS E DA IGREJA. ESTA NA SANTA PALAVRA DE DEUS A BÍBLIA, EXORTANDO SOBRE A CASTIDADE ,ENTÃO NÃO CONDENE AQUELES QUE QUEREM VIVER SUA VIDA NA MISERICÓRDIA E SANTIDADE…..