Sexo no namoro

Namoro / Reportagens

O sexo no namoro é uma mentira, porque ele divide o corpo e a alma

A mídia secular tem batido forte na Igreja Católica como se a questão da castidade fosse algo ultrapassado, da “Idade Média”, porque não corresponde aos moldes da sociedade moderna. No entanto, a questão do sexo antes do casamento não deve ser olhada apenas como uma questão de pecado, mas sob a ótica do valor da pessoa, da sua dignidade como ser humano.

A pessoa sempre se pergunta: ‘Será que ele(a) me ama ou está usando o meu corpo?’”, afirma padre Paulo Ricardo em entrevista ao “Destrave” sobre este tema, que, quase sempre, é tratado com superficialidade e descrença, até mesmo por pessoas que se dizem cristãs.

Destrave: padre Paulo, o sexo no namoro é apenas questão de “pecado”? O que a Igreja diz sobre este assunto?

Padre Paulo: este é um conceito que as pessoas precisam aprender a reelaborar: “O que é pecado?” As pessoas pensam que pecado é uma coisa boa, gostosa, legal, mas que Deus a proibiu porque Ele é “chato”. Com se Ele fosse um “estraga-prazeres” que acordou mal-humorado e disse: “Quer saber? Vou proibir um bando de coisas para aquele povo lá na terra!”. Não é nada disso! As pessoas precisam entender que a coisa é pecado porque ela nos destrói. O veneno é mortal porque ele é mortífero. O sexo fora do matrimônio faz mal não porque a Igreja proíbe. Não vai acontecer, mas vamos supor que a Igreja dissesse: “Gente, tá liberado. Todo o mundo agora fazendo sexo!”. Ainda assim estaria fazendo mal porque Deus fez o sexo para quando há compromisso.

As pessoas precisam aprender que o sexo diz para a outro: “Eu me entrego inteiro a você de corpo e alma”. Se o sexo diz isso, que sentido tem eu ter uma relação sexual com a pessoa e depois me levantar e ir para minha casa? Há então aí uma divisão de corpo e alma, e, quando há divisão de corpo e alma nós damos o nome a isso de morte.

Nós temos visto que o sexo no namoro em vez de solidificar a relação, ele a abala, porque fica sempre aquela pergunta: “Será que a pessoa me ama ou está usando o meu corpo?” E aqui é importante os jovens saberem que estas verdades, sobre as quais a Igreja prega, eles não precisam encontrá-las no Catecismo da Igreja Católica ou na Bíblia (elas estão escritas lá também), mas a verdade que a Igreja prega pode ser enxergada em seu interior.

O valor da espera

Se você fizer um pacto de sinceridade com você mesmo, vai perceber que, depois que os hormônios e a excitação abaixam, fica sempre o vazio.

Destrave: nós vemos as pessoas dizendo que “se há amor é o que importa”. O que há de verdadeiro ou falso nessa afirmação?

Padre Paulo: pense que o amor é uma aliança, um juramento “estilo militar”, uma aliança de sangue por meio da qual sou capaz de dizer à outra pessoa: “Eu derramo o meu sangue por você, mas não traio esta aliança!”. E foi isso que Deus fez conosco. Na cruz Jesus fez conosco uma aliança de sangue, foi fiel até o fim. Quando falamos de amor conjugal estamos falando de uma aliança que tem o nome de “matrimônio”. Daí, sim, o sexo ganha um sentido completo de doação e entrega de corpo e alma, porque a pessoa está ligada à outra por meio de um sacramento. Fora disso estamos falando de puro prazer, egoísmo, e não pode haver amor nisso. Pelo contrário, o sexo fora desta aliança de amor, que se chama “matrimônio”, está dividindo a personalidade da pessoa, é é claro que isso não faz bem a ninguém.

Confira a entrevista na íntegra

Veja mais:

Como um jovem manterá sua vida pura?

Castidade nos ensina a amar

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

116 Comments to Sexo no namoro

  1. Susana's Gravatar Susana
    29 de junho de 2011 18:54 Permalink

    A maioria dos jovens acreditam que só praticando imoralidades são considerados do grupo, antenados, “na moda”. A mídia está deteriorando a ideia de que o sexo tem que acompanhar o amor e no momento certo que é o casamento.

    • Julio Ma Alberto Araujo's Gravatar Julio Ma Alberto Araujo
      14 de janeiro de 2016 18:51 Permalink

      Bem isso e oque a maioria faz Tudo pra eles e bom, muitas pessoas hoje em dia dizem ser cristaos. Mas nao fazem nada do que Cristo nos ordenou. O sexo antes do casamento e como bricar com fogao a gas isto e, liberta o gas primeiro e depois coloca o palito enquanto que deve ser o contrario. Eu tambem sentia isso, mas agora que vejo que Deus esta a minha frente nao preciso me preocupar com coisa da terra pra satisfazer a carne, e confiando em Deus que todos os problema se ultrapassam ‘enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos ainda cometer-se-a a imoralidades’, o seu parceiro ficara muito feliz no dia do casamento vosso, se voce disser lhe que se conservou, ou melhor, respeitou o seu corpo para o dia do casamento. Mas muitos nao penca assim, o sexo antes do casamento inunda? As pessoas valorizam mais o sexo do que a dignidade que Deus no concedeu.

  2. GRA's Gravatar GRA
    30 de junho de 2011 14:40 Permalink

    pra tudo a um tempo, e devemos saber viver cada tempo, cada situaçao….
    sexo antes do casamento é como construir uma casa e começar pelo teto, sem fazer o alicerce… não tem jeito vai cair….
    e a melhor experiancia que podemos viver é nos guardar para vivermos o sexo no tempo certo, isso é amor propio, amor a Deus. e falo como jovem que sou, quem ama espera, quem ama de verdade com o amor que vem de Deus consegue viver a castidade…. quem vive um namoro santo prospera e sera muito feliz em seu matrimonio!
    JOVENS NÃO TENHAM MEDO DE VIVER NA SANTIDADE, DE SE CONSAGRAREM, DE CONSAGRAR SEU NAMORO A VIRGEM MARIA, DE VIVER DE MANEIRA AGRADAVEL A DEUS, POIS SO ASSIM, SOMENTE NELE PREENCHEREMOS TODOS OS VAZIOS DE NOSSA ALMA, E SEREMOS VERDADEIRAMENTE FELIZES!!!
    que o Senhor nos ajude e nos fortaleça!!!
    ps: leiam o livro namoro do professor Felipe Aquino
    um abraço!
    Paz e Bem!

  3. EVERTON's Gravatar EVERTON
    30 de junho de 2011 15:29 Permalink

    Eu posso lhes dizer que no meu primeiro e unico namoro da minha vida tivemos duas fases a primeira antes de fazermos SEXO e a segunda depois de fazer SEXO, e nao deu outra o namoro nao durou muito termpo, hoje eu como uma pessoa recem convertida ao plano de DEUS em minha vida vejo o quanto eu ja fiz bobagem na minha vida, ao ponto ate de me deixar a ser escravo por esses falsos prazeres que o mundo prega, hj me sinto o novo Jovem, um cara livre e de bem com DEUS e comigo mesmo, hoje posso lhes dizer que SEXO sem AMOR é somente CARNE e nós nao devemos viver pela CARNE, mas sim pelo ESPIRITO. espirito SANTO de DEUS que vive e haje dentro de nós!

  4. Phelipe's Gravatar Phelipe
    3 de julho de 2011 02:45 Permalink

    Padre, eu entendo tudo o que o senhor disse a respeito do sexo no namoro, mas não compreendi bem porque não pode haver amor. Se duas pessoas se amam acredito que não pode haver egoísmo nisso. Porque o namoro é uma preparação para o casamento… poderia me explicar melhor…????

    • Débora's Gravatar Débora
      17 de janeiro de 2013 12:57 Permalink

      Porque o amor não é só sentimento, é decisão e compromisso, para ser legítimo tem que estar comprometido com o outro, e tem bases firmadas na admiração, na doação mútua e no respeito. De acordo com a Igreja o sexo tem que ter a dimensão unitiva, é uma aliança que é selada pela união do corpo dos esposos. E como posso fazer uma aliança definitiva hoje com uma pessoa, com outra amanhã? O amor ágape, o de Cristo, só pode estar presente numa união sexual ao meu entender que se dá no matrimônio.rnrn+Pax

    • Claudio's Gravatar Claudio
      8 de novembro de 2013 07:42 Permalink

      Prezado!!!rnComo se Diz, a Colega acima..rnQuem ama espera, quem ama de verdade com o amor que vem de Deus consegue viver a castidade…. quem vive um namoro santo prospera e sera muito feliz em seu matrimonio!

  5. Priscila's Gravatar Priscila
    4 de julho de 2011 13:47 Permalink

    Somente quem conheceu o amor de Deus verdadeiramente pode entender o pq do sexo apenas no casamento. É algo que deve ser visto com os olhos do Espírito, pq somente no Espírito é possível viver a castidade.

  6. elisangela's Gravatar elisangela
    5 de julho de 2011 00:29 Permalink

    antes pensava que se o casal se amasse de verdade se cuidasse,o sexo seria normal e sadio,mas hje vejo que realmente é muito sério o se guardar,e como o sexo no namoro realmente deixa o vazio,perde o sentido de ser inteiro do outro,se após a relação cada um volta pra sua casa,como se doar ao outro e pegar de volta,ao mesmo tempo.mas que também só se consegue viver a castidade se realmente os dois decidirem no seu interior que vale a pena,e porque vale a pena,não só porque todo mundo fala que não pode,ou só porque a igreja manda,mas sim porque os dois acham que é importante para o crescimento do relacionamento.

  7. Elisangelazinha's Gravatar Elisangelazinha
    5 de julho de 2011 03:18 Permalink

    oOlá pandora! Estava ouvindo uma reportagem na canção nova

  8. ESTIVERSON's Gravatar ESTIVERSON
    6 de julho de 2011 21:14 Permalink

    ESTOU CASADO A 10 MESES, E VIVEMOS A CASTIDADE NO NAMORO..
    SINCERAMENTE VALEU A PENA ESPERAR..
    DEVEMOS CONSTRUIR NOSSA CASA SOBRE ROCHA, E NAO SOBRE AREIA.
    QUE DEUS OS ABENÇOE..!!

    • Deise Santos's Gravatar Deise Santos
      7 de maio de 2012 14:41 Permalink

      Que lindo.. como é bom ver testemunho de pessoas que conseguiram pois me leva acreditar que sou capaz.rnrnrnParabens e que Deus abencoe seu matrimonio

  9. Edson Segate Nunes's Gravatar Edson Segate Nunes
    6 de julho de 2011 22:47 Permalink

    Eu Quero esperar, pois creio que o plano de Deus é melhor que o meu, e tenho certeza que o Espírito Santo, é uma ajuda muito bom para a relação e que deve ser considerado e não deixado de lado para satisfazermos somente nosso egoísmo e prazer.
    ;D
    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!
    Glória a Deus
    /

  10. Thiago's Gravatar Thiago
    7 de julho de 2011 02:28 Permalink

    eu já tive uma fase onde eu vivia para as coisas do mundo, me arrependo do fundo do meu coração, desviei dos Seus caminhos Senhor, perdoa-me Pai por intercessão de Vosso Filho Jesus Cristo. Me mantenha sempre livre do pecado, por atos, palavras ou omissões, e que apareça a pessoa certa na hora certa. Fiquem na Paz!

  11. Amanda Rafaela's Gravatar Amanda Rafaela
    7 de julho de 2011 15:21 Permalink

    Nunca tinha visto uma matéria tão bem explicada, tão ungida como essa! Sempre tive comigo que sexo fora do casamento é pecado, mas nunca compreendi de verdade o porquê, agora compreendo e peço perdão a Deus por ter pecado. Já não quero mais pecar, pois sempre fica um vazio. Lava-me Senhor. Só Tu és a minha felicidade, o meu porto seguro, o meu Pai, o meu abrigo, o meu amigo. Cuida de mim… Não permita mais que eu me desvie do teu caminho. Que meus olhos permaneçam fixos nos Teus olhos.
    Se me desviar, me resgata Pai e leva-me nos teus braços.

    Te amo e Te louvo pelo meu namoro, que seja um nomoro santo e abençoado em nome de Jesus! Amém.

  12. Marielly's Gravatar Marielly
    8 de julho de 2011 00:34 Permalink

    Parabéns pela matéria foi bastante esclarecedora. Eu já tinha lido muitas coisas a respeito da castidade no namoro e por isso decidi vivê-la, não me arrependo porque sei que no futuro eu colherei os frutos. Se todos os jovens tivessem este esclarecimento haveriam menas separações.

  13. Renata Medeiros's Gravatar Renata Medeiros
    8 de julho de 2011 02:26 Permalink

    foi de muita importancia esta formação para os namorados …

  14. Lívia Maria's Gravatar Lívia Maria
    15 de julho de 2011 00:54 Permalink

    Concordo plenamente, digo SIM a castidade durante o namoro, e sei que Deus fica feliz com essa escolha.

  15. Elcivane's Gravatar Elcivane
    13 de outubro de 2011 15:38 Permalink

    as palavras do Pe. Paulo Ricardo me convenceram mais ainda dessa verdade. Quero aqui agradecer vocês do DESTRAVE por terem criado esse site totalmente católico e verdadeiro. acessei hoje e já li muita coisa boa.

    • Julie's Gravatar Julie
      2 de março de 2012 15:51 Permalink

      o meu medo sempre,foi a dor,mais a negrovha sempre vem em primeiro lugar ne3o e9 ? pelo menos pra mim.Bom eu sempre converso com meu namorado sobre isso,ele disse que vai faze os meu gostos,e que nao e9 pra mim ter medo de nada,mais isso me constrage,eu acho que eu sempre vo ter medo,mais agora,eu tive capae7idade de ler,e perceber que nao e9 totalmente o que eu pensava,meu namorado disse que nao adianta marca,tem que deixar rolar naturalmente,e quanto aos meus pais,eu nao sei exatamente a reae7e3o deles,mais com o tempo eu vou ter que conta,porque uma hora ou outra eu vou ter que fazer isso,ne3o pretendo ficar virgem por muito tempo,e o que eu acho mais ingrae7ado e9 que meu namorado acha muito lindo a minha virgindade,bom e9 soi isso por hoje,foi f3timo o que eu li sobre,e quando acontee7e a minha vez,eu concerteza,irei postar no mesmo lugar,qual foi as minhas duvidas,tchau beijooos e me ajudo muito,por isso que eu digo,tudo o que vc tem curiosidade e9 sf3 pesquisa na neet ;}

      • susana porto's Gravatar susana porto
        20 de novembro de 2013 14:17 Permalink

        JULIE que sua virgindade dure até o casamento pois do contrário o sexo antes do casamento leva ao termino do namoro pois as consequencias do pecado é a morte, ciumes contendas galatas 5,13rnrnrnabraço

  16. Dalila's Gravatar Dalila
    21 de outubro de 2011 13:47 Permalink

    Texto lindo, e acho que quando há amor, não se torna um pecado, é claro também se for uma relação que tenha respeito, confiança, fidelidade, e que não nos faça sofrer! Acho que não importa se for antes do casamento,mas, se já houver tudo isso que eu disse e também se for uma relação sólida, não se torna um pecado.
    beijinho Paulinha

  17. Angela Piqui's Gravatar Angela Piqui
    22 de outubro de 2011 00:47 Permalink

    Ola pessoal Destrave
    Tenho uma revista em Bruxelas AB.classificados, onde abordamos varios temas, acho suas materias super Interessantes. Poderia publicar esta materia acima em minha revista? http://www.abclassificadosbelgica.com clique ai e conheça a revista. Ela e impressa e online.
    Preciso urgente se posso publicar ok
    Aguardo resposta

  18. Tha's Gravatar Tha
    31 de outubro de 2011 12:24 Permalink

    Padre eu e meu namorado estamos a 1 ano e 8 meses
    ja tivemos relaçoes sexuais, a diferença e que ele me ama muito msm e eu o amo tbm
    ja estou noiva dele e o amor permanece o msm.
    minha mae que nao aceita isso sei que errei, nos erramos.
    mas minha mae nao aceita o namoro e muito menos o noivado por causa do que fizemos. o que faço padre me ajude por favor

    • Davi's Gravatar Davi
      21 de fevereiro de 2012 16:26 Permalink

      Na minha opinião,o matrimonio purifica o que vocês fizeram no passado, pois o mesmo diz que os dois tornam uma só carne e um só espirito.É um sacramento onde há purificação.

  19. Priscila Mafra's Gravatar Priscila Mafra
    3 de novembro de 2011 19:04 Permalink

    Tem que ser frisado sempre esse tema, colocar para os jovens que nosso corpo é sacrado e não um objeto, tem que ser tratado com carinho. Sexo que dizer compromisso, responsabilidade, e não é um bicho de 7 cabeças, só devemos tratar do assunto com seriedade, cautela e de maneira que todos entendam.

  20. Cristina Maria Dias's Gravatar Cristina Maria Dias
    8 de novembro de 2011 20:21 Permalink

    Eu gostei muito do que o Padre Paulo fala sobre o tema sexo no namoro. Eu concordo plenamente, pois como ele disse, fica sempre um vazio depois. Mas dentro do matrimônio houve uma aliança e o casal está amparado um pelo outro. Eu precisava ouvir isso, pois me trouxe compreensão sobre a Palavra de Deus.

  21. RAVANA 23 ANOS's Gravatar RAVANA 23 ANOS
    2 de dezembro de 2011 17:40 Permalink

    A CASTIDADE NO NAMORO É UMA DAS EXPERIENCIAS MAIS LINDAS QUE UM CASAL PODE EXPERIMENTAR….PENA QUE EU DESCOBRIR UM POUCO TARDE MAIS DEUS ME DEU A CHANCE DE EXPERIMENTAR UM POUCO ESSA GRAÇA MARAVILHOSA..fOI EM UMA ORACAO QUE ELE REVELOU A INTERSESSORA QUE EU E MEU NOIVO NAO VIVIAMOS A CASTIDADE E QUE ISSO PRECISAVA MUDAR …CONVERSEI COM MEU NOIVO E FIZEMOS A EXPERIENCIA NÃO FOI FÁCIL MAS A GRAÇA DE DEUS NOS ACOMPANHOU ….ORACAO ENTRE NOS NAO FALTOR E NOSSO AMOR FOI FORTALECIDO E HOJE SOMOS CASADOS FAZEMOS PARTE DE UMA COMUNIDADE DE ALIANÇA E TEMOS 2 FILHOS MARAVILHOSOS….

    JOVEM NÃO DESISTA POIS OS PLANOS DE DEUS PARA NOS SAO PERFEITOS
    E MARAVILHOSOS….A PAZ A TODOS QUE ESTAO LENDO

    • FABIANA's Gravatar FABIANA
      3 de dezembro de 2011 03:00 Permalink

      Eu particularmente tenho vivido uma castidade rasuavel por causa que nós q ainda somos jovens e vivemos a castidade somos muito criticados.Mas quero só dizer que apesar das criticas não se deixe levar por depois vamos nos arrepender e ai vai ser tarde muito tarde!!!Pois depois de cada prova Deus sempre tem algo bom a nos oferecer.Creia nisso Deus é maravilhoso,peça sempre a intercessão da virgem Maria q ela te ajudará!!
      A paz do senhor Jesus sempre esteja com todos que lerem este comentario. JESUS TE AMA!!!!!!!!!!!!!

  22. Patrick's Gravatar Patrick
    9 de dezembro de 2011 17:43 Permalink

    PADRE SEXO ENTRO DOIS HOMEM É PECADO? OQUE A IGREJA DIZ SOBRE ISSO?
    EU QUERO ME LIVRAR DISSO COMO QUE EU FAÇO?

    NAO AGUENTO MAIS

    • Deise Santos's Gravatar Deise Santos
      7 de maio de 2012 14:35 Permalink

      A paz de Jesus.rnrnè pecado, pois Deus fez a mulher para unir ao homem e não um outro homem. Um é complemento do outro. Um é a metade do outro. Então não é certo um relacionamento de pessoas do mesmo sexo. Para se livrar desse pecado somente com muita oração, confição e Eucaristia.

  23. Penélope's Gravatar Penélope
    6 de janeiro de 2012 16:59 Permalink

    Ninguém nunca fala CLARAMENTE a esse respeito! A canção nova vive dizendo sempre “NAMORO DESREGRADO”; isso confunde a cabeça da gente! Namoro desregrado é sem regras, ou seja, é ter sexo na relação de namoro sim, mas sem muita frequência, é fazer sexo “com regras”. Aí vem o padre dizer o q sempre nos ensinaram: q sexo antes do casamento é pecado. Sexo desregrado antes do casamento é pecado e sexo regrado antes do casamento não é pecado? Eu sinceramente não entendo, e não sei o q é certo ou é errado, fico confusa. Tenho 33 anos e ainda não fiz sexo; fico pensando se eu não perdi os melhores anos da minha vida acreditando e vivendo uma coisa q não souberam esclarecer p mim se era certo ou errado. Mas uma coisa é fato: não me lembro de ter ouvido a canção nova pregar nem uma vez usando a expressão SEXO ANTES DO CASAMENTO; apenas sexo desregrado. Será q dessa vez alguém esclarece??? Ou vai ser só mais uma postagem, como tantos e-mails sem resposta?

    • cláudia silva's Gravatar cláudia silva
      27 de janeiro de 2012 14:06 Permalink

      Oi Penélope! não se sinta assim,é lindo e está dentro dos planos de Deus a castidade. Você não perdeu nenhum momento de sua vida só porque não experimentou o que muitos chamam de amor, o que não é, somente dentro do matrimônio pois do contrário é somente sexo. Acredite que a pessoa certa aparecerá em sua vida e ela vai te amar, não somente ao teu corpo mas a tua alma.rnRealmente sexo antes do casamento não é certo, pois o namoro não é para descobrir o corpo um do outro e sim a alma,as qualidades os defeitos.Se não suportamos os desejos no namoro como vamos suportar no casamento se um dos cônjudes não pode no momento. É por não esperar que há muitas traições no casamento, se espera o momento certo no namoro esperar o tempo certo no casamento. exemplo disso é quando a mulher tem um bebê e estar de resguardo, o homem tem que esperar, se não esperou no namoro como suportará no casamento?

    • Lucas's Gravatar Lucas
      17 de fevereiro de 2012 22:02 Permalink

      Penélope,acho que você está trocando as coisas. Sexo desregrado, pelo meu entender, é essa ao qual Padre Paulo se refere, ou seja, antes do casamento. Pois não há compromisso certo, em palavras simples: não há a jura de fidelidade por toda a vida; e vendo dessa forma, o sexo, mesmo que sendo feito poucas vezes, sempre com a mesma pessoa, mas antes do casamento, pode acabar se desregrando a partir do momento em que o namoro tem um fim, isso é comum acontecer; ou não, pode ser que o namoro termine em casamento (muito melhor assim né!) mas a questão é esse risco que se corre. Num geral, sobre meu ponto de vista (sou só mais um), o que deve ser evitado é uma vida desregrada, para que assim não nos percamos no meio do caminho. Sinceramente, é difícil, penoso, complicado, mas temos que tentar. É algo difícil de ser explicado, tem que ser sentido na alma. E quanto a sua idade, se você acredita ter feito a coisa certa, se guardando até hoje, amanhã,…, então não há por que se arrepender. Fique com Deus, e se me permite um palpite, converse com o Padre da sua paróquia ou algum outro que tenha afinidade. É mais segura e confiável a opinião dele do que a minha (acho que também preciso conversar com um sobre assunto semelhante, mas ainda não o fiz). Uma boa leitura: Buscai as coisas do Alto ! – Padre Léo. Se cuida.

    • Nany's Gravatar Nany
      2 de março de 2012 08:23 Permalink

      Bom, eu nmorao a diste2ncia a um ano e oito meses, vejo meu namorado a cada 30 dias pois ele trabalha e eu ne3o, ente3o ele tem mais condie7oes de vir me ver, pore9m, nas minhas fe9rias da faculdade eu passo o meas inteiro com ele….moramos a uma distancia de 223km um do outro, a distancia e9 inimiga, mas tem seus lados positivos…ja morei com ele tentando um emprego na cidade dele, ne3o deu certo o emprego mas continuamos juntos….minhas amigas tambem namoram a distancia a 5 anos cada uma, seus namorados se3o de outros estados, passam ate9 3meses sem se verem e ambos este3o com a data do casamento marcado….nmorao a distancia da certo sim, mas ambos tem que ter certeza do que querem, porque os dois lados ire3o abrir me3o do que gostam ou fazem por causa do outro…e tambem requer muita paciencia e confiane7a…..

  24. Thiago C's Gravatar Thiago C
    16 de janeiro de 2012 16:43 Permalink

    Tudo que é levado ao extremo é prejudicial.

    Abaixo ás imposições e as verdades perfeitas !!!

  25. Desconhecido's Gravatar Desconhecido
    18 de janeiro de 2012 13:16 Permalink

    O que fazer para suportar os desejos carnais? Somos humanos e fracos e muitas vezes quando a tentação vem, mesmo sem querer nós caímos… Não é questão de escolha, quando a gente vê já fez, já caiu em tentação! como evitar isso?

    • cláudia silva de oliveira's Gravatar cláudia silva de oliveira
      27 de janeiro de 2012 13:53 Permalink

      Caro amigo (a), já experimentou não ficar sozinho durante muito tempo com seu (a)amor)? eu namoro há um ano e estamos noivos, é muito difícil às vezes, mas tem sempre alguém por perto, é claro que não fica nos vigiando, mas fica sempre a apreensão no ar.Há também o pudor de Deus, ele nos revela que o nosso corpo é templo do Divino Espírito Santo, e as impurezas não é para ele.rnReze e peça a Deus paciência e que Ele realize seus planos em sua vida.

  26. Sem nome's Gravatar Sem nome
    30 de janeiro de 2012 23:16 Permalink

    O que pode ser feito quando um dos membros do casal de namorados não concorda em viver a castidade, pois não crê na doutrina católica??

  27. Iza's Gravatar Iza
    17 de fevereiro de 2012 13:05 Permalink

    para “sem nome” minha filho(o) cai fora dessa ! se ele(ela) não concorda com a sua atitude santa em se guardar e viver a castidade, ele(ela) não te ama e sim quer só o seu corpo e isso não sou eu que falo, eu li sobre isso em um tema no site catequisar.com beijos rnpor favor, pela invocação do espeirito santo continue a ser casto(a) peça a intercessao da mãe Santa Virgem Maria e ela te ajudará. Deus ilumine e que Maria te guarde

    • Gi para PENELOPE's Gravatar Gi para PENELOPE
      22 de fevereiro de 2012 18:17 Permalink

      Penelope, entendo a sua duvida, na biblia diz que Deus, daria ao hoje uma companhia ADEQUADA e somente isso. Há varios casais que vivem bem a anos com filhos e sem serem casados, tambem nao entendo, talvez pq vivam longe da igreja, mas sejam excelentes pessoas com relação ao proximo e aos olhos de Deus. De qualquer forma ja passei pela sua duvida, errei e me arrependi, se tivesse continuado sem pecar contra a castidade estaria melhor, hoje sei que Deus é o Deus do impossivel, por varias experiencias vividas. Nao duvide, nem caia, o inimigo é astuto.rn O amor é como vinho, quanto mais tempo melhor e foi esse o vinho sevido nas bodas de Canaa, pode olhar la em João cap. 2, o melhor vinho foi servido depois, foi aquele transformado por Jesus. Queira um casamento santo, decente, tenha fé, acredite e NUNCA se distancie de DEUS. Acho que é melhor se guardar para o verdadeiro amor. A curiosidade, a ansiedade e o mundo geram muitas duvidas. Mas a força de vontade, a fé e o amor juntos são maiores que tudo isso. Um site legal é : http://vidaecastidade.blogspot.com/2009/05/video-testemunho-de-crystalina-evert.htmlrnrnO amor é como vinho, quanto mais tempo melhor e foi esse o vinho sevido nas bodas de Canaa, pode olhar la em João cap. 2, o melhor vinho foi servido depois, foi aquele transformado por Jesus. Queira um casamento santo, decente, tenha fé, acredite e NUNCA se distancie de DEUS. Como diz o pade Reginaldo Manzotti, se voce pedi e desistir é pq a graça pedida nao era tao desejavel assim. Respeite os limites, reze e se aproxime da palavra e nao perca a fé, faça o seu melhor, DEUS É AMOR, ele vai ouvir seu coração.

      • Ly's Gravatar Ly
        5 de junho de 2012 17:47 Permalink

        ola. Achei tudo muito bonito o que você disse para Penelope. rnEU NAMOREI 3 ANOS, A AGORA COM A GRAÇA DE DEUS EU COMEÇEI A QUERER MUDAR O RUMO DO MEU NAMORO, E CHAMEI PRA VIVERMOS JUNTOS ESSE PLANO DE DEUS PRAS NOSSAS VIDAS, ELE NAO ACEITOU, PULOU DO BARCO, TA DUENDO MUITO… POREM A MÃE RAINHA 3 VEZES ADMIRAVEL JA ESTA CUIDANDO. E ATRAVES DA SUAS PALAVRAS ME SENTI MAIS FORTE…rnrnmelhor vinho foi servido depois, foi aquele transformado por Jesus! É LINDOOO, Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao vosso.rnrne eu ja sintoo a minha tristeza indo embora.

      • ly's Gravatar ly
        5 de junho de 2012 17:50 Permalink

        Achei tudo muito bonito o que você disse para Penelope. rnEU NAMOREI 3 ANOS, A AGORA COM A GRAÇA DE DEUS EU COMEÇEI A QUERER MUDAR O RUMO DO MEU NAMORO, E CHAMEI PRA VIVERMOS JUNTOS ESSE PLANO DE DEUS PRAS NOSSAS VIDAS, ELE NAO ACEITOU, PULOU DO BARCO, TA DUENDO MUITO… POREM A MÃE RAINHA 3 VEZES ADMIRAVEL JA ESTA CUIDANDO. E ATRAVES DA SUAS PALAVRAS ME SENTI MAIS FORTE…rnrnmelhor vinho foi servido depois, foi aquele transformado por Jesus! É LINDOOO, Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao vosso.rnrne eu ja sintoo a minha tristeza indo embora.

  28. Fernanda's Gravatar Fernanda
    24 de fevereiro de 2012 14:25 Permalink

    Chamar um padre pra falar sobre sexo…rnUma pessoa que nunca casou, nao tem mulher nem filhos, nao faz sexo…qual a autoridade e experiencia dele pra falar sobre o assunto? Relatos e vivencia dos fieis?? Do que ele aprendeu na Igreja?rnQuanta hipocrisia da Igreja…

    • Isa Metanoia's Gravatar Isa Metanoia
      29 de fevereiro de 2012 00:54 Permalink

      Quem lhe disse que padres não tem experiencias de relacionamentos afetivos? Da onde você tirou isso? Pode ser que uns não, mas alguns ja tiveram como por exemplo Pe. Fabio de Melo. Para seguir esse caminho é preciso se passar por várias etapas para ver se fez a escolha é certa.

  29. Camylla's Gravatar Camylla
    27 de fevereiro de 2012 12:02 Permalink

    Preciso de uma resposta sobre quem já fez sexo antes do casamento, como eu. Sinto que continuamos unidos, nos amando verdadeiramente, e queremos muito nos casar e construir uma vida juntos. Estamos caminhando para isso. Quero ser dele para o resto da minha vida, somente dele. Se nos casarmos, haverá a ‘purificação’ desse erro, de não ter guardado a castidade? Só tive relações desse tipo com meu namorado, que logo será meu noivo. Há diferença entre as pessoas que fazem sexo de qualquer jeito, com qualquer um, e pessoas como eu, que escolhi alguém com a permissão de Deus para amar o resto da vida?rnFico muito agradecida se alguém me ajudar, estou aflita!rnA paz a todos!

  30. LU BASTOS's Gravatar LU BASTOS
    27 de fevereiro de 2012 22:25 Permalink

    O sexo antes do casamento é mesmo destruidor.Estou sentindo na pele esse mal. Estou casada ha 5 anos e ja estamos juntos ha 12 anos. Meu marido sempre achou que sexo resolve tudo, mas agora que ele se deu conta, eu não sinto afeto por ele. tenho uma filha do namoro e um filho do casamento, eu quero me separar e estou me sentindo sem saida porque casei na igreja contra a minha vontade. Esta historia é grande, só digo que é melhor chorar por causa de um namoro que chegou ao fim por causa da castidade do que por uma coisa que se faz sem vontade própria, “só para agradar”. Lutem pela castidade pelo amor de Deus.rnFIQUEM COM DEUS……..

    • Alex Laurindo's Gravatar Alex Laurindo
      28 de fevereiro de 2012 17:11 Permalink

      Lu coloque esse seu problema aos pés da cruz, e não se esqueça que Deus é misericordioso. Mas não se divorcie dê uma chance a misericórdia de Deus, e busque a felicidade sua e de sua família. rnPois se Deus permitiu que vc estivesse onde vc está, é por que vc será fruto de conversão para seu marido e sua família. Tua família te ama e te espera, volta pra ela!

  31. DIEGO's Gravatar DIEGO
    28 de fevereiro de 2012 11:05 Permalink

    PRECISO DA AJUDA DE VOCES NAMOREI VIVENDO A CASTIDADE E JA ESTOU CASADO A 2 ANOS E NAO CONSIGO TER RELAÇOES SEXUAIS COM MINHA ESPOSA NAO SINTO VONTADE NAO SEI PORQUE, HOJE ELA ESTA DESESPERADA VIVENDO COM DEPRESSAO AMEAÇANDO A SEPARAÇAO POR FAVOR PRECISO DA AJUDA DE VCS ME MANDEM RESPOSTAS

  32. Jaciara Cabral's Gravatar Jaciara Cabral
    28 de fevereiro de 2012 12:50 Permalink

    Este tema é excelente, visto que, a modernidade prega uma sexualidade desregrada e dessa forma deixa cada vez mais jovens frustados com o relacionamento amoroso. A vida é feita de fases, e estas são pra serem vividas a seu tempo. A castidade no namoro é uma das coisas mais lindas e encantadoras que existe num relacionamento, sem falar que o torna duradouro, pois é firmado no amor e no dialógo e não no sexo.

  33. rafaela's Gravatar rafaela
    28 de fevereiro de 2012 14:56 Permalink

    muito bom.

  34. Amanda Nóbrega's Gravatar Amanda Nóbrega
    17 de abril de 2012 16:32 Permalink

    padre,gostaria de lhe perguntar se com pouco tempo de namoro apenas dois meses.,é bom ter reaçloes sexual,com o namorada,sendo virgem.obrigado

  35. Natielle Carvalho's Gravatar Natielle Carvalho
    19 de abril de 2012 15:52 Permalink

    Muito bom,as pessoas deviam ter um namoro mais responsavel nos dias de hoje.Avida tem e muito sentido com um namoro saudavel sem sexo,um namoro inteligente.O Pe.Paulo Ricardo é um otimo padre.Érnisso ai,namoro sem compromisso com o mesmo e com Deus nao rola!!!

  36. kelly iana's Gravatar kelly iana
    30 de abril de 2012 14:03 Permalink

    gostei mt dessas respostas ajuda bastante a gente entender melhor o verdadeiro sentido do sexo bjs

  37. Marly Míriam's Gravatar Marly Míriam
    5 de maio de 2012 14:02 Permalink

    Bem,o tema abordado desperta uma serie de dúvidas,porém ao longo da entrevista elas vão sendo bem explicadas,gostei muito,se ele-o ama então ele espera,ninguém força ninguém a nada,só se for o cara errado ele sim espera tudo,menos ficar sem sexo…espero em breve mais palestras,entrevistas e testemunhos sobre SEXO NA ADOLECENCIA…!

  38. Deise Santos's Gravatar Deise Santos
    7 de maio de 2012 14:32 Permalink

    Castidade, Deus quer a gente consegue!!

  39. Gi's Gravatar Gi
    12 de maio de 2012 00:12 Permalink

    Sobre o que o Everton falou “sexo sem amor… mas dentro de um namoro” acontece que quando se está namorando nunca vi ninguem dizer que fazi sexo com o namorado e nao sentia amor, só DEPOIS que termina é que fala que nao tinha amor…estranho.rnDe qualquer forma, concordo que a nossa sociedade inebria desde as crianças até os adultos em uma tematica sexual amplamente difundida em todos os veiculos midiaticos e isso faz com que as pessoas se tornem cegas com relação a castidade e julguem uma bobagem. A castidade é fonte de fortalecimento interior, moral e isso é essencial nao só dentro de uma união que se quer indissoluvel, mas tambem na sociedade em geral, como um veiculo de fortalecimento do “eu” que favorece a resistencia a todas as formas de corrupção, pois a pessoa passa a pautar-se pelo que é retamente correto e nao por permissividades. Dentre outras coisas é por isso que é tao preciosa a castidade.rnAdemais, nada mais bonito em um relacionamento do que a amizade pura, o querer bem desinteressado do prazer que o outro proporciona, o exercicio/sacrifico da espera por aquele(a) que será o (a) companheiro(a) de uma vida inteira, talvez seja isso que todos (homens e mulheres) no fundo da alma almeijam para si, mas diante de tantos apelos à sexualidade, hedonismo e imediatismo, pautam-se pelo aqui e agora.rnEmbora nao entenda como algo que Deus considera pecado, possa ser levado a diante e chegue ate um casamento (às vezes desfazendo/tirando de outros casamentos a chance da reconciliação, para formar uma nova uniao) e que o proprio casamento tem seus desgastes (independente da vivencia da castidade no namoro ou casamentos que dão certo mesmo sem a vivencia da castidade no namoro (e que alguns TEOLOGOS afirmam que “se Deus perdoar” o relacionamento da certo – porque Deus perdoaria alguns e outros nao?) ou ainda ao afirmar que todavia o amor é uma virtude maior que a castidade (o que aparentemente parece ser uma concessão à vivencia do sexo no namoro), acredito que a castidade tenha uma importancia forte na preparação para o casamento pois embora possa haver uma boa comunicação em um namoro mesmo que haja sexo (aí dependendo talvez, mais da maturidade dos envolvidos que de outra coisa, certamente um namoro sem sexo, tem mais espaço para o dialogo puramente amigo, um conhecimento/olhar mais profundo do outro como pessoa humana, uma ampliação nas demonstrações sigelas de afeto e talvez um sentimento reciproco de apoio e menos desconfianças com relação ao outro (pois ninguem deu tudo de si, fora do tempo certo, nem se comprometeu “de corpo e alma” antes de se comprometer definitiva e claramente diante da família, dos amigos e da sociedade, após um período de preparação e conscientização cuidadosa da vida futura). Embora eu tambem tenha muitos questionamentos ainda sem resposta, cada dia mais vejo a beleza da castidade no namoro e sinto como algo que quero para mim, ao mesmo tempo acho que ninguem merece investir tudo de si em um namoro para ele dar errado, porque faltou informação adequada de como e porque vivenciar esse momento tao bonito de uma forma mais pura mas nao menos profunda de amar.

  40. Neusa L.'s Gravatar Neusa L.
    4 de junho de 2012 18:17 Permalink

    Concordo e acho bonito, decente e romantico o sexo só depois do casamento; mas, infelizmente os jovens de hoje não vêem isso com bons olhos, ou melhor: os olhos deles vêem outras coisas mais – mais atraentes, mais quente, mais atual, mais interessane e mais, sempre mais: satisfazendo apenas seus desejos do momento. Porque nos dias de hoje, para muitos, o que interessa mesmo é a curtição do momento. Eu só sei que, no meu tempo as coisas eram muito mais complicadas; pois eu não tinha acesso as informações que se tem hoje. Mas, que Deus tenha misericórdia de todos nós. Que os jovens despertem para as coisas mais verdadeiras, consistente, edificante. E que sejamos felizes com a paz de Jesus Cristo… Amém!!

  41. Juliana's Gravatar Juliana
    4 de junho de 2012 18:25 Permalink

    Iniciei na caminhada agora e como ouvi numa palestra do Monsenhor Jonas, to no processo de purificação, mais especificamente na moenda. Devido a muitas marcas na vida afetiva e sexual, fiz uma consagração a Nossa Senhora e desde entao tem sido uma batalha. Nao me relacionei com ninguem desde entao, mas imagino que deve ser dureza passar por isso quando se há abraços, carinho, trocas de afeto, enfim viver a castidade no namoro mesmo. O objetivo que nos é passado atraves da Igreja Catolica e da Canção Nova que tem sido essa canal de Deus para mim, parece muitas vezes impossivel, porque viver um nomoro casto numa comunidade como esta me parece facil, sei que aí os jovens encontram os mesmo desafios, mas pra quem vive solto nesse mundo é bem dificil, pois geralmente o outro que encontramos nao esta vivendo o mesmo processo de purificação que voce, daí o negocio fica mais dificil ainda. Enfim, ninguem disse que seria facil, só nos resta continuar caminhando e acreditando e esperando em Deus. Pois o impossivel a nós, Ele vai realizar

  42. Meire's Gravatar Meire
    4 de junho de 2012 19:28 Permalink

    muito bom espero alguem.

  43. Mônica's Gravatar Mônica
    5 de junho de 2012 00:05 Permalink

    Eu fico lendo pessoas um pouco desesperadas dizendo que fazem sexo, namoram há pouco tempo e já estão noivas, querendo saber como farão para viver a castidade.rnImaginem eu então: namoro há mais de três anos, eu e ele nunca fizemos sexo, e ainda não estamos sequer noivos, pois somos pobres e estamos estudando ainda!rnPara completar, não pensem vcs que ele é virgem, ou é daquele tipo cristão fervoroso que vive mto bem a castidade… Ele se converteu depois que me conheceu… Ele era do mundão mesmo e, ainda, tido pelas pessoas como galinha… rsrnMas… Podem acreditar, ele mudou… Eu tenho certeza, inclusive, da fidelidade dele… Muitos irão rir disso que eu tô falando e me chamarem de trouxa… Mas o segredo é: oração e comunhão com o Espírito Santo. Quem duvida do meu testemunho e do meu namorado, então tb duvida de Cristo, pois Ele disse que tudo que pedirmos, se for conforme a vontade dEle, nos será concedido…rnPortanto, vcs que estão querendo viver a castidade e não sabem como, primeiramente, orem! Clamem o Espírito Santo todos os dias, pq o Senhor nos prometeu que qdo clamarmos seu Espírito, este nos será enviado. Além disso, orem vcs dois juntos (o casal) e fujam das ocasiões de intimidade, como ficarem totalmente sozinhos, assistirem a filmes ou programas de TV que contém sexo explícito etc.rnQuem está noivo, e diz ter muita dificuldade com a castidade, case-se de uma vez oras, peça a Deus a condição de se casarem o mais rápido possível, “pq é melhor casar que abrasar-se”, disse São Paulo aos Coríntios. O amor exige luta, fé e coragem!

  44. ALINE's Gravatar ALINE
    5 de junho de 2012 00:10 Permalink

    Ouvi o padre falando de aliança, de amor, etc. Antigamente muitos dos casamentos eram arranjados pelos pais. Com isso acabavam se casando com alguém com elas não amavam.E tinham que cumprir com suas obrigações de mulher. Acabavam fazendo isso superficialmente, sem se sentirem felizes, sem acharem uma coisa boa. As pessoas doavam somente seu corpo mas a alma muitas vezes estava atrelada a outra pessoa que – aos olhos dos pais – não tivesse condições de dar uma vida que os pais gostariam que dessem. Por isso que nem sempre no matrimonio há entrega do corpo e da alma.

  45. Fabricio's Gravatar Fabricio
    5 de junho de 2012 08:20 Permalink

    Muitos criticam o Pe. Paulo Ricardo por achá-lo radical. Mas se não formos radical conosco o mal tomará conta de nós. Claro! Precisamos ser prudentes com qualquer coisa na vida, inclusive com a radicalidade, para não nos tornarmos um androide, e essa não é a vontade de Deus para nossas vidas.rnrnPrecisamos buscar a retidão na vida cristã, impondo limites a nós e ao nosso próximo em relação a nós.rnrnParabéns à Canção Nova por sempre nos proporcionar questionamentos e ao Pe. Paulo Ricardo por nos ajudar a encontrar resposta para nossas dúvidas.rnrnDeus os abençoe sempre!

  46. Elton correia's Gravatar Elton correia
    5 de junho de 2012 08:52 Permalink

    Quando o casal marido e mulher se ama o sexo sem o interesse de gerar filho é considerado como pecago ou não?rnrnO casal que se ama e pratica o sexo varias vezes na semana. faz bem o faz mal para o casamento?

  47. andrelino majeski's Gravatar andrelino majeski
    5 de junho de 2012 09:14 Permalink

    hipocrisia, acho certo e correto o texto, mas penso que a realidade de cada ser humano é diferente. Todos nós temos erros sendo padres, pastores ou simplesmente leigos.

  48. Jair Barcelos's Gravatar Jair Barcelos
    5 de junho de 2012 17:33 Permalink

    Namorei durante dois anos e com minha esposa, e com muita luta e oração conseguimos viver a castidade.Posso dizer que valeu apena esperar, tivemos nossa primeira relação na terceira noite,pois nas outras duas nos entregamos a oração e ao louvor ao nosso Bom Deus.rnObrigado canção nova, por ser sinal de Deus em nossas vidas.

  49. André's Gravatar André
    6 de junho de 2012 03:58 Permalink

    Desde pequeno vivi a castidade, mas depois de um tempo, não sei ao certo porque, comecei a não achar ou sentir que fosse tão importante assim, então aos dezoito (18) ou dezenove (19) anos já não vivenciei essa castidade, admiro a quem cultiva em seu coração esse “dom”, mas acredito que não sou mais tão digno assim.

  50. LIDIANE's Gravatar LIDIANE
    6 de junho de 2012 08:59 Permalink

    BOM DIA!rnrnONTEM POR COINCIDÊNCIA ESTAVA ASSISTINDO O P.H.N COM O DUNGA E ESTAVA FALANDO DESSE TEMA, TINHA QUE UM CASAL PRESTES A SE CASAR E FALANDO SOBRE UM NAMORO QUE ELES VIVERAM SANTO, JÁ PARTICIPEI MUITO TEMPO EM GRUPO DE ORAÇÃO E NAMORO Á 3 ANOS E MEIO E PERCEBO QUE O NOSSO RELACIONAMENTO NADA SÓLIDO, SOFRO MUITO POR ISSO E SEI QUE ELE TAMBÉM SOFRO…. ONTEM QUANDO O DUNGA FALOU QUE QUANDO UM CASAL JÁ TEM A RELAÇÃO SEXUAL NO NAMORO OS MESMOS BRIGAM MUITO E ISSO QUE ACONTECE CONOSCO. REZO TODAS AS VEZES QUE BRIGAMOS MAS SOZINHA NÃO CONSIGO.rnrnFIQUEM COM DEUS!

  51. Yuguslav's Gravatar Yuguslav
    3 de julho de 2012 15:17 Permalink

    pq é cada vez+ dificil resistir ao sexo? e pq as coisas divinas as veses tornam-se muito incompreensiveis? PADRE

  52. Amada de Deus's Gravatar Amada de Deus
    26 de julho de 2012 21:18 Permalink

    É possivel voltar a ser casta,após ter vivido em adultério?Ido a moteis com mais de um homem,ter se deixado tocar por praticamente desconhecidos,levada apenas pelo grande desejo de sentir prazer?Ainda é possivel alguém que vivenciou isto e muitas outras coisas,passar a viver em castidade,já que vivenciar virgindade não é mais possivel?rnObs Me responda padre,me sinto a pior mulher do mundo,não me sinto amada,e me sinto como objeto…

  53. gi's Gravatar gi
    27 de julho de 2012 01:41 Permalink

    Fica igual a quano a pessoa se separa ou se divorcia, porque namoro hoje e em muitos casos é na verdade um mini casamento, tem gente que namora 8 anos, noiva , casa e vive casado 1 ano aí se divorcia, daí fala, fiquei casado só um ano! E os oito anos de namoro foram o que? E em boa parte quando isso acontece é entre o povo de 20 a 30, porque depois o egoismo tende a diminuir, pois as pessoas vão tomando consciencia da brevidade da vida e que ela nao é perfeita, dai ou aceita com mais paciencia as imperfeições do outro até ele ir querendo mudar (e entendendo que é amado de verdade)ou pode ficar só! Tai o segredo. = perdão, paciencia e amor. Pecado é nao agir com o coração. Ninguém tem fórmula de perfeição para a vida, nem a igreja. Casamento em Jesus da mais certo porque o povo ja vai “armado” de paciencia e perdão, é questão ate de lógica. Como a gente so ama o que conhece ou que tem muito a ver com a gente por isso que para a maioria precisa de um tempo de convivencia, pra conhecer e o amor nascer, e ir quebrando a cara aos poucos e aprendendo a perdoar, só isso. Mas tem gente que de cara ja se da bem, só que é minoria…

  54. V.'s Gravatar V.
    27 de julho de 2012 16:25 Permalink

    Nossa, vendo vários comentários, eu me vejo em vários deles. Estou namorando a pouco mais de uma mês mas já estou sentindo na pele a responsabilidade de manter a castidade. Tenho 30 anos, e ainda não me deixei ser seduzido totalmente a esse pecado, mas confesso que não é fácil. Mas tem horas que me pergunto: se Deus me deu força pra resistir a essa tentação, porque ELE iria me abandonar agora? Eu sei que jamais irá me abando, talvez esses momentos onde parece que eu não vou resistir, é pra testar se eu sou obediente a ELE. E acredito que sendo obediente a ele eu vou preservar o corpo da minha namorada, porque se eu tenho a consciência que meu corpo é TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, o corpo dela também é! Peço a DEUS que dê forças para nós dois, mas também para todos os casais que vivem essas provações. Se o ouro e a prata são provados no fogo, nós também precisamos ser provados para sermos exemplos para aqueles precisam seguir os propósitos de DEUS!! rnFiquem na paz de JESUS e no amor de MARIA!!

  55. Guilherme's Gravatar Guilherme
    10 de agosto de 2012 12:48 Permalink

    Padre, gostaria de saber se to em pecado pois estou em um relacionamento sério com minha namorada prometia ser fiel a ela, e tudo mais .. E acabei tendo relação sexual com ela eu estou em pecado de fornicaçao … ? Estou querendo casar com ela e tudo mais quando eu me formar daqui 2 anos ..e eu estou em pecado de fornicaçao ou não ? Eu amo muito ela e não desejo outra pessoa a não ser ela podemos dizer que somos praticamente noivos só to esperando eu me formar .

  56. Erick's Gravatar Erick
    17 de janeiro de 2013 02:28 Permalink

    Salve Padre,rnrn Não quero fazer papel de contra a Igreja, pois não sou contra.rnrn Apenas quero registrar minha crítica, na argumentação que você faz, quando diz: ” A pessoa sempre se pergunta: ‘Será que ele(a) me ama ou está usando o meu corpo?’”,”rnrn Padre pouquíssimas pessoas pensam assim, pelo menos aquelas que estão fora da caminhada.rnrn Esse tipo de argumentação para converter o pensamento de um jovem que vive o sexo fora do casamento é muitíssimo fraco, pois quando a pessoa está na vida de sexo com alguma namorada, e, os dois se gostam, os dois dificilmente duvidam que o outro está “abusando” de seu corpo.rnrn Padre, minha crítica, com todo respeito, é que muitas vezes as pessoas evangelizam baseadas em fatos que não ocorrem ou pouco ocorrem na realidade e daí a pregação se torna fraca e pouco eficaz.rnrn Sou um cara que infelizmente posso lhe dizer que conheço bem sobre o amor, porque infelizmente conheci o que é o desamor na vida sexual, com prostituição e tudo mais.rnrn Acredito que as PESSOAS PRECISAM ENTENDER EM PRIMEIRO LUGAR QUE, SEXO SEMPRE VAI SER ALGO BOM PARA FAZER, ALGUMAS DEIXARAM DE SENTIR ESSE DESEJO NA CARNE SE BUSCAREM MUITO O DESEJO PELO ESPIRITUAL, mas que o problema n é o sentimento sobre a coisa em si, mas o que fazer com tal sentimento.rnrn O Cristão precisa entender que sua oração deve ser uma busca para amar os sentimentos que Deus quer nos dar, sentimentos novos. O ataque e a luta n deve ser contra o mal da nossa carne, mas sim focar o bem da nossa vida com Deus, daí o mal some por si só.rnrn Não acredito na força do não posso, E, QUE O DUNGA ME PERDOE, mas apesar de Deus fazer muito sobre o PHN, e, ter bons resultados, prefiro acreditar no PHS, por hoje sim, por hoje vou buscar numa pequena coisa a Vontade de Deus, e, assim a cada dia melhorar em algo, gastando tempo a mais em alguns itens.rnrn N se negocia e nem se briga com a tentação, pois somos fracos demais para isso, e, a única cura e força real e profunda só acontece por meio do alto, por meio de Deus e da Eucaristia.rnrn Ás vezes prega-se mais sobre o mal do que sobre Deus.rnrnChega de ênfase sobre itens do mal, chega de pregadores que falam com satisfação sobre seus passados, Jesus não quer que falemos sobre o passado. E n me venha dizer que é testemunho que edifica e tal. Para mim 99% dos casos é vaidade, passados que deveriam sentir vergonha e n se portar como super-heróis.rnrn Isso incentiva os cristãos da caminhada a pecar, passa a ideia que bons pregadores e ministros de música são aqueles (as) com passado pesado e sujo. Não.rnrn As pessoas sabem muito sobre o pecado e caso n saibam, n precisam aprender sobre ele na Igreja, ponto final.rnrn As pessoas precisam ser apresentadas às coisas do alto e a Excelência do que há lá em cima, nos foi dado de presente ter aqui na terra: a Eucaristia.rnrnEUCARISTIA pessoal, acreditem, EUCARISTIA muda tudo, muda você, limpa você, muda seu pensamento, muda seu querer, muda seu desejo, seus anseios, limpa fundo, cura você sem que vc perceba, EUCARISTIA galera, EUCARISTIA.rnrnPazrnrnaulamatematica@hotmail.com

  57. Anônimo's Gravatar Anônimo
    17 de janeiro de 2013 09:56 Permalink

    Queria ter esse tipo de problema agora… kkk Mas é verdade mesmo. Há muitos anos tive um namorado que amava meu corpo. Então eu engordei e ele me disse isso em tom de crítica. Aí pensei: “Peraí, ele me amava ou amava meu corpo?” Vi que o amava muito mais que ele a mim, pois ficaria com ele mesmo se ele ficasse tetraplégico, na época. Enfim, como ele realmente não me amava, depois graças a Deus descobri várias traições dele que culminaram com o fim do relacionamento de 7 anos. Já estava com casamento marcado na igreja e salão de festas reservado e tudo. Depois de menos de um ano ele engravidou uma moça e se casou, filho dele deve ter uns 4 anos, acho. Já tem uns cinco anos que terminamos, tive uma depressão profundíssima e mesmo hospitalizada em CTI e ele nunca me deu um telefonema pra saber meu estado de saúde, nem nunca procurou saber. Nem a minha ex-futura sogra fez nenhum contato com ninguém da minha família e ela dizia que eu já era uma filha pra ela. Sei que já fugi do tema, mas, Deus ouviu minha prece: “Livrai-nos do mal”… O chato é que nunca mais namorei também… “Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!” Desculpe o desabafo. Obrigada. Rezem por mim!

  58. Cecília's Gravatar Cecília
    17 de janeiro de 2013 10:56 Permalink

    Olá! Tenho muitas dúvidas e nesse momento estou sem direção.rnNamoro a 5 anos 1 que estou noiva. Sempre segui firmemente aos mandamentos, mas infelizmente nesse tempo cai em tentação. Foi dificil manter a castidade, pois o meu noivo não tinha paciencia. E por medo de perde-lo permiti que acontecesse. Agora a minha pergunta é: Vivemos juntos, não casamos na igreja ainda, mas já está marcada a data para 2014. É pecado viver junto sem casar, mesmo sabendo que a pessoa que está com você é sincero e quer ter uma família juntos?rnMe ajudem, pois faz tempo que estou distante da igreja e não sei o que fazer.rnrnObrigada

  59. Ilza de Fatima Amaral's Gravatar Ilza de Fatima Amaral
    17 de janeiro de 2013 20:45 Permalink

    Tem todo sentido, exelente explicação.Todo jovem deveria ouvir e ler, abrir o coração e aceitar, pedir a Deus que os ajude na caminha. Pois é muito real e verdadeiro o que o Padre Paulo explicar.

  60. Laerte's Gravatar Laerte
    12 de fevereiro de 2013 20:43 Permalink

    O que posso dizer, já disse tudo vivi momentos assim, embora com minha ex namorada eu a amo até hoje e vivi momentos intensos e maravilhosos com ela, pois ela passa o dia comigo e nós não queriam largar um do outro. Parece que vivíamos uma alinça sem a bençao da igreja e devo adimitir que quando ela ia embora aí sim ficava um grande vazio dentro de mim como se minha alma gêmea estivesse partido até depois de um bom tempo ela retornar para mim.rn Viver em masturbação é o caminho que nos leva o vazio interior, pois nos dar prazer por pequenos instantes e uma depressão por um grande momento.

  61. Priscilla's Gravatar Priscilla
    8 de março de 2013 13:01 Permalink

    Desculpem, não concordo… há uma generalização. Isso não é algo que possa ser imposto regras do que é certo e o que é errado. Cada caso é um caso, cada pessoa (casta ou não) sabe o que levou ela a tomar esta decisão! Frequento a igreja católica e há certas ‘regras’ que não concordo, infelizmente…

  62. Aline's Gravatar Aline
    5 de junho de 2013 14:41 Permalink

    Conheci uma pessoa que é 14 anos mais velho que eu. E sempre temi muito encontrar alguém não-católico e numa faixa maior que a minha, pois saberia que em uma hora o pedido ia acontecer. E eu já tive experiências de não ceder e a pessoa me abandonar o que me machucou muito. Sempre sonhei em me relacionar com alguém da igreja, mas isso nunca aconteceu. Infelizmente cedi as vontades desse meu parceiro, só que não estou feliz, pois sei o quanto é errado diante dos olhos de Deus. Todavia, estava me sentindo sozinha e ele é super de bem, muito companheiro por sinal, mas ainda não me completa e eu sei bem porque. Ainda estou com ele, por não conseguir terminar. Atualmente eu não comungo, mas ainda estou ativa na minha comunidade. Gostaria de um conselho para terminar com ele da melhor maneira sem magoa-lo tanto.

  63. Fagner Alves da Costa's Gravatar Fagner Alves da Costa
    11 de junho de 2013 10:09 Permalink

    ótima explicação do Padre Paulo, eu tenho 4 anos de namoro, e vivo a castidade em meu namoro, exatamente não somente pelo pecado, mas pelo compromisso, vou me casar o ano que vem, e tenho comigo q se eu tivesse feito sexo com minha namorada, 99% de chance eu não estaria com ela mais, pq assim como o Padre Paulo disse, não solidifica, mas destrói, é difícil? sim muito difícil, mas nos momentos de tentações, a melhor coisa a fazer é, ajoelhar-se os dois(namorado e namorada) e rezar.

  64. Anderson Henrique Mereu's Gravatar Anderson Henrique Mereu
    11 de junho de 2013 15:47 Permalink

    muito constritivo gostei muito só me fez abrir mais minha mente sobre a questão de sexo no namoro quem ama espera a hora certa de acontecer

  65. Fabiola's Gravatar Fabiola
    11 de junho de 2013 23:15 Permalink

    Obrigado pelo esclarecimento sobre o assunto.Tem muitas coisas que não tem como não se perguntar porque fazem parte da vida, mas Deus espalha anjos em todas as partes do mundo para ajudar nos e vocês podem se considerar anjos de Deus!

  66. Maquiesse Mendes's Gravatar Maquiesse Mendes
    25 de junho de 2013 04:01 Permalink

    Senhor padre, mas se não há condições para a realização do casamento e nós pretendemos ficar juntos para sempre e ter nossos filhos tambem há um mal nisto?

  67. Letícia's Gravatar Letícia
    2 de agosto de 2013 10:44 Permalink

    Eu e meu já fizemos sexo, mas esses dias paramos para conversar e sabemos que é errado perante a igreja, pensamos em agora nos guardamos para o casamento, sabemos que agora já está feito, por isso temos duvidas, tem algo que podemos fazer neste caso?

    • Luciana's Gravatar Luciana
      6 de novembro de 2013 18:44 Permalink

      Letícia, pelo seu testemunho percebi que se arrependeu. Agora só resta uma boa confissão e continuar vivendo a Divina castidade.

  68. silvana santos's Gravatar silvana santos
    6 de novembro de 2013 12:29 Permalink

    Esse é sem dúvida um assunto muito complicado, é difícil se seguara, as emoções, a vontade, o desejo que está sempre falando mais alto,ea modernidade do mundo que vivemos hoje, de tudo ser normal, de tudo ser liberal, de que isso é coisa do passado, torna ainda mais complicado lhe dar com esse assunto. e os homens não querem mais só namorar, beijar, abraçar, e conversar, a maioria sempre tem a msm intensão ter relação,msm que não venha dar certo, acham o fato da mulher falar não muito antigo,e se a mulher não segue a modernidade, acaba ficando só, pq são as próprias mulheres que se adapitaram a aceitar que seja normal ter sexo no namoro.

  69. Edu's Gravatar Edu
    6 de novembro de 2013 13:59 Permalink

    Alienação detectada! O que um padre sabe sobre um matrimonio? A igreja te proíbe de questionar,ter ideia e senso critico, será que ” Deus” quer que fechemos os olhos as tantas outras questões do mundo para seguir algumas “leis” que foram feitas a 2000 anos atras? E as outras “leis” da igreja católica feita por Velhos Fascistas e extremistas? Ps: Não sou evangélico, sou Deísta acredito em Deus mas tenho opinião própria, afinal ética e o saber do bem e o mal só teremos certeza quando morrermos certo? Só vê Deus quem morre, e só terá certeza do bem e o mal quando morrer!

  70. DAIANA MARIA MONTEIRO's Gravatar DAIANA MARIA MONTEIRO
    6 de novembro de 2013 15:24 Permalink

    Olá Família!!rnEu tenho 28 anos vivo a castidade e sempre vivi e por isso já perdi mais de 20 oportunidades de namoro quando os rapazes sabem do meu proposito arrumam outra pessoa já até desanimei acho que não vou encontrar a pessoa certa. Pois muitos dos que tocam cantam e pregam na igreja não vivem esse princípio e também não querem esse tipo de compromisso o que eu posso fazer?rnEstou extremamente decepcionada com o pessoal da igreja não foi um foram vários que também não vivem a castidade e fugiram de mim!!!!rnfico no aguardo de respostasrnrnabraçosrnbeijos

  71. rodrigo's Gravatar rodrigo
    6 de novembro de 2013 16:09 Permalink

    Eu particularmente, discordo da explanação do Padre Ricardo mas a respeito. Quero aproveitar o espaço democrático para propor uma nova reflexão. Padre Ricardo diz que o sexo é uma entrega de corpo e alma, e ao levantar e ir embora quebra-se essa união. Se pensarmos que o casal de namorados, se amam, se gostam, se querem bem, querem ter uma vida juntos, mas que naquele momento não podem por questões financeiras, o fato de terem relações sexuais, não irá fazer mal ao casal, pode até unir mais. Eu penso que a questão a ser pensada não é o ato sexual em si, mas o sexo sem uma vinculação de compromisso com a outra pessoa. Se há vínculo, se há respeito, se há o pensamento de perpetuar aquela união, o sexo confirma isso tudo. Agora se não há respeito, se não há compromisso, mesmo estando casados o sexo pode ser uma forma de usar a outra pessoa para seu próprio prazer. Eu gosto de discutir democraticamente assuntos , então por favor me mande a resposta no meu email. Agradeço a oportunidade

  72. Luciana's Gravatar Luciana
    6 de novembro de 2013 18:40 Permalink

    Atualmente com 39 anos fiz a promessa de voltar a ter relações sexuais somente após o casamento. Quando falei isso ao meu namorado, muito triste esperei que ele fosse terminar nosso namoro. Ele me supreendeu, após algumas horas sem falar nada, respondeu que ficaria comigo mesmo assim e hoje entende, aceita minha promessa e me respeita muito. Sou muito feliz por isso!rnJesus, eu confio em Vós!

  73. Fabio's Gravatar Fabio
    7 de novembro de 2013 15:40 Permalink

    Acho errado a igreja dizer essas coisas, por isso que está perdendo cada vez mais fiéis. Vai da consciência da pessoa se é pecado ou não, se as duas pessoas estão felizes fazendo sexo e não fazendo mal a ninguém não é pecado. Se duas pessoas se amam, porque não fazer sexo? Se o amor acabar, e um dia amar outra pessoa, porque não fazer sexo com a outra pessoa? Igreja ultrapassada…

    • Susana's Gravatar Susana
      8 de novembro de 2013 07:57 Permalink

      Se você acha que a igreja é ultrapassada deve achar que o amor verdadeiro também é…não tem como amar uma pessoa hoje e outra amanhã e dizer que é um amor verdadeiro pois amor não é sentimento e sim decisão!!!! Deus nos amou por inteiro e deu seu corpo e sangue por nós… se Ele diz que algo é pecado é porque não quer nos ver sofrer nas mãos do inimigo. Devemos confiar nesse amor!! E a igreja não se intromete na vida de ninguém apenas da o direcionamento, se vc não concorda é direito seu mas por favor respeite-a, todos devemos respeitar as diferentes opiniões. Que Deus o abençõe e o faça experimentar o amor de DelernrnFique com Deus e não se revolte irmãornJesus te ama mesmo assim!!!

  74. diegos2jhs's Gravatar diegos2jhs
    7 de novembro de 2013 21:50 Permalink

    eu concordo com vc suzana o sexo eh um fruto e eh um dom do ESPIRITO SANT0 cujo o qual muitos estao desperdiçando com qualquer pessoa sendo depois que DEUS PEDIRA JUSTIÇA e entao nao saberam dizer se cometeu tal coisa ou nao

  75. Fernanda's Gravatar Fernanda
    7 de novembro de 2013 22:47 Permalink

    Muito bom. Penso que a igreja precisa ser firme e persistente nisso. Infelizmente muitos jovens não compreendem isso, que futuramente pesará em suas consciências. Precisamos desde pequenos saber que Deus abita em nosso corpo, verdadeiramente somos templos do Espírito Santo de Deus. Com tantas coisas que existem na face da terra, infelizmente muitos não sentem, ou não sabem, ou não querem mesmo saber.

  76. Priscilla's Gravatar Priscilla
    8 de novembro de 2013 00:23 Permalink

    Incrível, o Padre Paulo Ricardo disse tudo em poucas palavras. Eu bem sei a verdade sobre esse assunto. Todos esses questionamentos existem e assolam nossa vida. Vivo um namoro moderno e sei que essas condições de pecado não me fazem feliz, não é da minha natureza de filha de Deus viver dessa maneira. Eu sinto essa divisão entre corpo e alma na minha pele e sei que isso não é só doutrina e leis, isso é a nossa alma gritando por libertação e desejando nossa vida para Deus, porque é só numa vida em Deus que seremos plenamente felizes. Fora de Deus não há felicidade! O resto é ilusão e ilusão passa!

  77. Juliene Alves Simões Freitas's Gravatar Juliene Alves Simões Freitas
    8 de novembro de 2013 09:13 Permalink

    Eu mesma me arrependo muito de não ter continuado com o meu voto de castidade.Enquanto estava na caminhada,no grupo de oração jovens eu era forte,depois sai ,e ai,parece que enfraqueci,aconteceu,no inicio você se sente super amada,cuidada,depois parece que você perde o valor.Se pudesse hoje faria tudo diferente;apesar que aconteceu tudo com meu marido,mas eu sabia que estava pecando.E hoje acho que as tribulações que tenho passado no meu casamento está sendo resultado disso,pois meu marido me fala barbaridades…

  78. Marcos César's Gravatar Marcos César
    8 de novembro de 2013 16:29 Permalink

    Excelente entrevista, minha esposa e eu tivemos a alegria de vivenciar essa espera em nosso namoro e hoje colhemos os frutos! Benção de DEUS!rnE para ilustrar nada melhor que esta música do The Flanders com participação da Adriana Arydes…rnhttp://www.youtube.com/watch?v=kv1tvoHu7YI

  79. tatiane's Gravatar tatiane
    8 de novembro de 2013 22:01 Permalink

    gostei muito do tema, sim todos pessae assim, seria muito bom

  80. rafael's Gravatar rafael
    9 de novembro de 2013 01:41 Permalink

    Sou católico, ainda não me entreguei a ninguém, ou seja ainda sou virgem, sei que a igreja condena o sexo antes do casamento, mas o modelo atual de mundo fica muito dificil se manter casto. Meu pais acredito que casaram virgens(nunca toquei no assunto), mas na época se casar era facil, pois manter uma familia era facil, hoje precisamos de passar muito tempo em universidades, arrumar um emprego, e depois poder conseguir alguém para dividir um vida, por minhas contas casarei com uns 30 e pocos anos isso se conseguir alguém. Nesse caso como esperar, essa dificuldade maior do model de vida moderno, torna nossa vida um pouco mais dificil nesta questão, já que meus avós casaram com menos de 20 anos e meus pais com menos de 23. Eu queria que alguém me respondesse isto.

  81. Adriana Françoso's Gravatar Adriana Françoso
    21 de novembro de 2013 11:57 Permalink

    Castidade: Deus quer, você consegue!

  82. Caroline's Gravatar Caroline
    15 de janeiro de 2014 20:11 Permalink

    E se já tiver feito sexo com seu namorado,e estiver firme e forte com ele,o que fazer?

  83. Gustavo Henrique's Gravatar Gustavo Henrique
    3 de fevereiro de 2014 19:09 Permalink

    Olá, pratico sexo com minha namorada.. e na verdade eu não vejo problema nisso, minha sogra diz q é pecado aquilo que te faz mal, e eu não me sinto mal com isso, e há algum tempinho atrás a minha namorada também não se sentia. Mas desdo mês passado ela anda estranha depois da relação, e hoje ela veio conversar comigo e disse que acha que é Deus, e acha que devemos esperar até o casamento. Amo a minha namorada, e tenho certeza que ela sente o mesmo.. Mas isso, de alguma forma me deixou meio confuso, e com medo de perde-la, alguém pode me dizer o que fazer? grato.

  84. valeria souza's Gravatar valeria souza
    27 de março de 2014 09:23 Permalink

    sim preciso tirar uma duvida ,não sou casada , mas namoro com a mesma pessoa a mais de dez anos ,eu sou fiel a ele , fazemos sexo, é pecado

  85. vitoria silvestre da paz soares's Gravatar vitoria silvestre da paz soares
    30 de abril de 2014 09:31 Permalink

    a maioria das pessoas fazem isso com os homens mais fortes e mais elegante que gosta da mulher

  86. Ma's Gravatar Ma
    29 de dezembro de 2014 22:57 Permalink

    Eu e meu namorado temos 18 anos, nos arrependemos sempre do sexo antes de nosso casamento, mesmo se demorarmos 5,6 ou 7 anos para nos casarmos, invisto nessa espera, nesse fato de não ter mais sexo ate lá?

    • M's Gravatar M
      3 de julho de 2015 13:50 Permalink

      Investe, guria! Vivo no mesmo barco, mas estamos conseguindo viver a continência agora.

      Por amor a ele, por amor a Deus.

    • Polliana's Gravatar Polliana
      19 de julho de 2015 14:19 Permalink

      Queridos, sejam firmes e vivam a castidade no namoro! Eu tive a experiencia de ter relações durante o namoro e este camuflou os problemas da relação. Hoje tenho um filho de 2 anos, a relação não vingou.Sou mãe solteira. Digo a vocês: não há nada pior do que nos sentirmos como um objeto de prazer para o outro, pq vc descobre que não havia amor ali, e sim uma busca do prazer carnal.

  87. Josiane H.'s Gravatar Josiane H.
    23 de abril de 2015 23:50 Permalink

    Estou a 3 anos com a mesma pessoa, perdi minha virgindade e minha puresa com ele na segunda semana de namoro e agora iremos nos casar. Estamos mto bem nos amamos mto. Isso tbm é pecado?

  88. Thaisa's Gravatar Thaisa
    12 de agosto de 2015 22:18 Permalink

    Padre eu namorei 4 anos e meio,antes de morar junto. No do inicio do namoro pretendia viver a castidade, pois frequentava a igreja…mas passei por varios problemas familiares que fez minha vida perde o rumo. faz 10 meses que to morando junto com meu namorado, ou seja ja faz quase 6 anos de relacionamento. eu pensei que morando junto a gente ia se casar depois. Mas meu namorado não me considera como esposa ( e na verdade ele ta certo).Ele fala pra todo mundo que sou só sua namorada e eu tenho vergonha disso. Mas minha dúvida é o que devo fazer, pois me afastei muito da igreja ja faz muito tempo. Eu amo ele por isso penso em ir embora e morar sozinha novamente e tentar viver a castidade novamente. Mas tenho medo de não conseguir e ficar namorando de uma forma errada. Tenho 21 anos e ele 24.

  89. Mary's Gravatar Mary
    29 de agosto de 2015 12:51 Permalink

    DEUS conheçe o coração de todo mundo , é muito dificil namorar e não sentir desejo , é muito dificil passar 3 anos com uma pessoas sem ter relação com ela por que vc ta com ela a muito tempo vcs ja tem uma intimidade muito grande e é por isso que eu axo que DEUS entende essa parte não que ele aceite essa pratica por que ele escreveu que tem que casar , mais que ele sabe o quanto somos carne as vezes mais carne q alma e espirito as vezes mais espirito e alma que carne , mais quando estamos mais carne , ai é quase inevitavel pecar mais na biblia diz , que Deus nao nos dar tentação a qual nao podemos vencer por que pra toda tentação ele dar uma forma de escape! Que deus abençoe a todos e que ele nos der força!

  90. Aline's Gravatar Aline
    25 de novembro de 2015 11:50 Permalink

    Eu preciso fazer isso por AMOR e nada mais!

  91. Maria Helena's Gravatar Maria Helena
    26 de dezembro de 2015 21:58 Permalink

    “As pessoas precisam aprender que o sexo diz para a outro: “Eu me entrego inteiro a você de corpo e alma”. Se o sexo diz isso, que sentido tem eu ter uma relação sexual com a pessoa e depois me levantar e ir para minha casa? Há então aí uma divisão de corpo e alma, e, quando há divisão de corpo e alma nós damos o nome a isso de morte.”

    Eu realmente não entendi essa afirmação, sei que é pecado, só não estou conseguindo entender muito o por que. Alguém poderia me explicar essa afirmação? Quero muito poder entender

  92. Luiz's Gravatar Luiz
    12 de janeiro de 2016 06:03 Permalink

    Tenho 23 anos, nunca fui de religião, e tenho relações com varias garotas desde os 16, agora namoro uma garota de igreja, e amo muito ela e ela ta me fazendo esperar, mas eu to ficando louco já, to indo pra igreja tudo, tento, mas a “carne” ta sendo mais forte .

  93. Marina's Gravatar Marina
    25 de janeiro de 2016 18:24 Permalink

    Tenho 20 anos.Estou nesse site para buscar uma mudança em minha vida namoro a 1 ano e três meses gosto mto do meu namorado e já tentei viver minha sexualidade com ele, por curiosidade por achar q era bom e sobre tudo para descobrir pk falam tanto de sexo e se é msm algo tão maravilhoso, mas todas as vezes em q tentamos uma aproximação diferente algo dentro de mim me dizia sempre q devia esperar e q eu ainda não estava preparada sempre passo dos limites do nnamirl e demoro pra tomar a decisão de parar e fiko confusa sobre qual caminho seguir meu grande sonho de menina era me casar virgem e construir uma família como tem q ser vivo minha vida toda participando na igreja mto incentivada e na infância até obrigada por minha mãe ..rs mas isso fez crescer sentimentos diferentes em mim e sempre sonhei em me casar virgem mas achava q essa escolha era mais fácil de seguir e de algumas formas ja fracacei muitas vezes, mas ja falei com meu namorado e estou buscando mudar nossa postura e acredito q isso vai ao acrescentar pra gnt é vai nos aproximar mais em busca desse objetivo viver nossa vida dentro e igreja e com nada nela … peço a qm ler esta msg q por favor não deixe de rezar por mim e por meu namorado para q possamos com a graça de Deus alcançar nosso objetivo desse ja mto obg

  94. 25 de março de 2016 10:55 Permalink

    I just want to tell you that I am new to weblog and really loved you’re blog site. Almost certainly I’m going to bookmark your website . You definitely have amazing writings. Thanks for sharing your webpage.