Numa época em que se respira o clima romântico do Dia dos Namorados em tudo, andam dizendo por aí que os solteiros sofrem “bullying”. Brincadeiras à parte, o “estar solteiro” é um assunto que dá o que falar, principalmente numa sociedade em que os compromissos definitivos são relativisados e postos à prova, pois tem muita gente por aí querendo só “curtir a vida”.
Falar sobre o universo dos descompromissados é bem complexo e não caberia em um único artigo, desta forma gostaríamos apenas de abrir a discussão e não dar respostas prontas, porque cada solteiro vive algo bem particular.
Há pessoas, por exemplo, que preferem o ‘estar’ solteiro à faculdade, à carreira profissional, aos amigos, à família, porque estes são os focos do momento. Por outro lado, há pessoas que estão solteiras, porque, de fato, não lhes apareceu alguém. Aí… paciência! Não é o fim do mundo. Mas nem todos encaram isso com tranquilidade e maturidade, pois para alguns a idade vai passando, os amigos vão se resolvendo e aquela história de “ficar pra titia (ou titio)”, somada à pressão social de “ter alguém”, emerge como um tipo de fracasso na vida.
Para falar mais sobre o assunto, fomos conversar com três jovens que tinham tudo para estar namorando, mas estão descomprometidos: Gustavo (25), Glaucia (23) e Karen (19). Por que será que eles estão solteiros?
Confira o bate-papo no vídeo abaixo
Para o Cristianismo, nem todas as pessoas são chamadas ao matrimônio, mas isso não quer dizer que exista uma vocação à “solteirice” – como que equiparado ao matrimônio -, muito menos pode existir, na condição de solteiro, um desprezo ao casamento ou à sexualidade.
Assim nos diz o Youcat (265) [Catecismo Jovem da Igreja Católica] :
Também as pessoas que vivem sós podem ter uma vida plena. Talvez seja da vontade de Deus que ela se preocupe com pessoas que não contam com o apoio de ninguém. Não raramente até, Deus chama tal pessoa a uma proximidade de Si; é o caso de renunciar a um parceiro, ‘por causa do Reino de Deus’ (Mat 19, 12).
Para os que estão abertos e querem encontrar sua “cara metade”, vale lembrar que, na visão cristã, não se busca alguém para ser feliz, mas para fazer o outro feliz. Desta forma, um namoro segundo a vontade de Deus nasce a partir do amor que tenho por mim e que transborda para um outro.
Não existe aquela história de procurar alguém para preencher o meu “vazio existencial”, pois o encontro entre dois vazios certamente acabará num grande nada. Lembre-se de que, por mais que você encontre a pessoa da sua vida, existe em você um espaço que só Deus pode preencher.
Veja também:
estou solteira na espera ,e ja tenho 32anos so o SENHOER mesmo na causa
Achei muito interessante falar sobre isso, pois Deus sabe o que é melhor para nós. Para os solteiros que querem encontrar alguém para fazer feliz, é só esperar em Deus, confiar e rezar, e na hora certa, Deus agirá.
Que DEUS te abencoe
Como tantos falaram que só Deus na causa eu concordo piamente. Sem Deus não somos nada. Mas tem o seguinte, ficar escondido dentro de um quarto ou dentro de casa mesmo sem se mostrar para ninguém nem Deus na causa ajudará. Devemos ter Deus como prioridade mas devemos de participar de algo em comunidade. Grupos de jovens, e se não for mais tão jovens ir a festar, movimentos em fim tudo que se relacione com as pessoas. Ninguém vai saber que voce está dentro de casa querendo arrumar um namorado. Rezar sim, mas tem que ter atitude. Vai, te mostre e enfrente os desafios da vida.
Creio que tudo tem um tempo determinado por “Deus” e hora certa para acontecer !!!!Precisamos viver as coisas do alto que o nos falta com certeza chegara quando menos esperar e estar solteiro(a) não é pior coisa do mundo não vamos viver para Deus,,,
Achei bem interessante a matéria, mas só Deus sabe a hora para cada um ter seu propio relacionamento.
Encontrei minha esposa servindo a Deus em um seminário de vida no sepírito realizado pela RCC de minha cidade, estava trabalhando e ela apareceu na fila, foi amor a primeira vista. Sou casado há seis anos e tenho um casamento feliz ao lado de minha ESposa e com Jesus ao nosso meio, o mis importante a receita: Segui o conselho de São Paulo! “AQUELES QUE ESTÃO SOLTEIROS CUIDEM DAS COISAS DO SENHOR” e como diz o salmista:”ESPERA NO SENHOR E ELE TUDO FARÁ”. Deus certo servindo a Deus e esperando nele durante alguns anos, Deus preparou uma SAra para mim, como para Tobias.rnrnEspero que este pequeno testemunho lhes ajude.rnDeus os abençoe e prepara para quem busca um José ou uma Maria.
concordoo irmaoo ……lindo testemunhooo
A pior coisa não é estar solteiro, e sim deixar de perseverar no que Deus reserva para cada um de nós. O “desespero” pode nos custar a felicidade verdadeira. “Deus não demora, Ele capricha”… não é facil esperar, mais vale muiiiiiito apena!
Facil falar quando não é o seu que está na reta!rnSem contar q sabemos perfeitamente q deus privilegia uns e ESQUECE Outros.
Tbm ja tenho 32 anos, mas ainda espero o meu José. Mas para nós mulheres é bem mais dífil estar sozinha, nos dá uma sensação de incapacidade.Eu trabalho e estudo e fico muito em casa, acho que isso me preejudicou em conhecer alguém.Na verdade em casa me faltou uma presença masculina que me desse proteção, então me tornei muito independente, mesmo querendo ter uma família. Por favor compartilhe comigo se achar que estou errada em alguma questão, aceito qualquer observação. Paz e Bem !!!
Patrícia, de onde vc é? estou na mesma, quem sabe conversamos?rnBeijo
patriciarnvejo que essa protecao q vc fala vc deve aprender a si dar pq se conseguir isso de um homem ficara dependendo dele ficara na mao delern esteja frequentando grupos de jovens fazendo programas c os jovens e entregando isso p deus toda momento q vierrnnao é mais dificil p as mulheres vejo que ja é algo em vc p dificultar sua caminhada e vc desistir um processo de recaida.rnbom e isso rnpaz
Olá querida, não acredito que esteja errada, pois compartilho com vc da mesma experiência. Tb tenho 32 e estou solteira. me dediquei a vida toda estudar e trabalhar,ajudar a familia e namoro foi ficando de lado.Não que nunca tenha namorado, tive alguns relacionamentos, mas nenhum deu certo, e olha que já sofri muito. Assim como vc, agora somente trabalho, e procuro concentrar minhas ideias nisso, para não enlouquecer, fico em casa, as vezes sinto um vazio enorme, sou uma pessoa muito religiosa, tenho muita fé em Deus, em desejo enorme de ter minha própria familia, mas tenho a sensação de que isso esta cada vez mais distante das mais mãos. Me sinto sem forças.
Patrícia, impressionante como sua história parece com a minha, tb tenho 32 anos e estou sozinha há 06 quando vivi um relacionamento com o pai da minha filha que não deu certo. Depois dele só uns poucos relacionamentos sem futuro, inclusive um que estou vivendo agora e que só está me fazendo sofrer, quero alguém que queira um compromisso, que me ame, que me assuma e essa pessoa com quem estou não quer nada com a vida e estou sofrendo. Também só estudo e trabalho, minha vida social tem sido zero e acho que isso dificulta muito e é exatamente como diz o artigo, nossos amigos vão casando, vc vai ficando só e vai dando um desespero. Peço tanto a Deus que me dê uma pessoa para eu amar e respeitar, é o que mais quero nessa vida. Amém!!!
pati eu tb estou nesse barco mas vamos ter fe em deus q o mais ele fara amem
tbm ja tenho 32 anos, mas espero o meu José.
Bom tenho 26 anos e tambem to na espera .namorei duas vezes,mais acho que se a gente conseguir ficar feliz sozinho poderemos fazer qualquer pessoa feliz do nosso lado ….na hora certa a pessoa adequada aparece …bom espero.kkkkk
kkkkkkkkkk tbm espero… to na mesma situação… até hj tbm só tive dois relacionamentos… e ver todo mundo namorando e vc ficando sozinha, nao é pra qualquer um não rsrsrs
Bem legal a matéria, eu sei que é necessario esperar e ter paciência, mais é bem dificil, ainda mais quando você é o único que não tem ninguem no seu circulo de pessoas e isso acaba causando uma solidão tremenda, todos saindo em casais ou tendo programas com seu parceiro e em casa… rnA pouco conheci uma pessoa em um curso que comecei a fazer, fomos conversando mas as coisas aconteceram muito rápido, e derrepente ja estávamos juntos, tudo estava muito bom, ela se mostrava interessada e eu ja estava muito apaixonado, mas de uma hora pra outra ela me disse que não poderia-mos continuar juntos, que deveriamos ficar só na amizade. Fiquei arrazado, ela me passou tanta confiança que eu praticamente ja tinha certeza que ela era quem eu procurava mas infelizmente ela me deixou… Hoje voltamos a conversar aos poucos mas tenho muito medo porque sei que ainda sinto algo por ela…rnNossa era pra ser só um comentario e acabou virando um desabafo, desculpa ai pessoal! rsrsrnMas vamos aguardar que o melhor está reservado para nós!rnPaz a todosrnFiquem com Deus!
Tenho 31 anos, estou solteira e pra mim está sendo dificíl, mas estou buscando, me conhecer, ficar mais perto da minha família, fazer novos amigos, mesmo pq meu coração está aberto sim, mas ainda está doído. Então acredito q estou precisando desse tempo pra mim e Deus com certeza vai colocar um homem bom na minha vida, no momento certo, na hora em q eu estiver prota. Amém.
tenho 21 anos sou solteira e nao tenho pressa de ter um namorado,mas tanbem nao estou fechada a isso so quero dar importancia a minha profissao estudos e me conhecer melho pra depois deixar que outro faca parte da minha vida e eu da dele.rnbasicamente e isso.
os solteiros precisam de cura como eu que sou solteiro e estou trilhando este caminho, sem cura não voce nao consegue dar passos, pode ate dar mas cheios de feridas só ter namorada ou namorado por ter:entao devemos estar alertas a esta realidade.
Não concordo com isso Ivan…Não é questão de cura,os solteiros precisam ABRIR os olhos e enxergar que esse papinho feio de “esperar em deus” ou “esperar a pessoa adequada” já está ULTRAPASSADO e fazendo tantos jovens sofrerem e perderem a oportunidade de serem felizes. Ficar esperando deus mandar alguém q não existe. Acredite…No mundo em que vivemos infelizmente prevalece aquilo q vc TEM. Se vc tem NAMORADO vc é bem visto, caso contrário…Você é julgado até o ultimo fio de cabelo.rnO q deus propoe é totalmente FORA de realidade! E convenhamos q CONTOS de FADAS não EXISTEM!
Essa semana um amigo perguntou se eu já tive namorado e eu respondi olhando nos olhos dele que não,disse que já fiquei com alguns rapazes mas nada que passase de uns bjs. Ele olhou pra mim e fez uma cara de velório que me deixou boba sabe ele disse vc é uma morena tão bonlta eu nao sei se conseguiria passar 21anos assim sem curtir a vida eu segurei nas mãos dele e disse que eu tenho os meus motivos o primeiro é que eu tomei a decisão da castidade aos 12 anos e desde senpre pesso que Deus conserve os meus pensamentos e atitudes e o segundo motivo é que eu ainda não encontrei o cara certo sabe eu não quero o mais bonito o mais bem sucedido eu só quero alguem que tenha os mesmos objetivos que eu que me enxergue além da minha aparência que saiba conversar sem que o assunto termine sempre em sexo. rnDesses ficantes que eu tive alguns pediram para me namorar e eu disse não porque não la dar certo até pelo jeito que eles se comportavam quando estavamos ficando. enfim hoje eu arco com as consequências de uma decisão que tomei ha alguns anos não me arrependo mas sei que se não fosse essa minha decisão eu já teria bastates namorados afinal nem todos querem viver um namoro santo.
É bom ver que ainda existem garotas com esses pensamentos, que realmente querem algo sério e que não se deixam levar pelos outros e tem a força pra se guardar. As vezes parece que nós que queremos um relacionamento sincero e sadio estamos todos distantes uns dos outros pq todos estamos sozinhos, tanto homens como mulheres…
achei muito interessante, mais deus sabe a hora q vemos encontra apessoa certa
Ser solteira não é a pior coisa do mundo mas é muito difícil até porque no mundo perigoso em que vivemos fica complicado a gente se expor em busca de um amor. Seja numa balada ou na internet, andar por aí sozinha nos torna vulneráveis aos perigos. Espero encontrar logo um amor prá minha vida.
tenho 20 anos ,Sou solteira e nunca namorei ,aprendi que ao invez de ficar se lamentando por nao ter encontrado o cara certo devo colocar DEUS em primeiro lugar. e que ele é meu Amor maior. pois ele e nosso criador e sabe o que e melhor p/ nos , E que devemos aprender que a essencia do amor e se doar ,pois jesus nos ensinou que devemos servir e nao ser servido,esperar o proximo nos preencher sera frustrante pois somos responsaveis pelas nossas carencias .
Estou separada há 5 anos, tenho 38 anos e concordo que temos que buscar alguém para fazer o outro feliz e não para preencher o vazio que sentimos dentro de nós, que só Deus pode preencher.
Não é a pior coisa do mundo, mas é muito difícil. Tenho 34 anos e ainda sou solteira, estou sozinha a 6 anos. Sei que neste tempo Deus está me purificando e me preparando para que um dia eu possa viver um relacionamento santo e verdadeiro, essa é a minha esperança. Mas confesso que as vezes dá vontade de chutar o balde, então eu peço que Deus me guarde e me ajude a seguir os seus planos. Deus abençoe a todos
realmente qundu confiamos em Deus ele nos manda a pessoa por quem tanto esperamos, e isso e maravilhoso!! só em Deus msm!!
Olá!Tenho 31 anos, sou formada, pós graduada e ainda estou solteira. Muitas vezes me sinto extremamente triste por não estar com alguém, a maioria dos meus amigos e amigas já encontrou alguém especial e eu continuo sozinha. Claro que tento aproveitar a minha vida, curtindo a liberdade que a vida de solteira pode me proporcionar,procuro sair, me divertir… mas de repente sinto uma tristeza muito grande pois ainda encontrei a pessoa que tanto espero. As vezes a minha tristeza chega ao desespero…e choro muito. Tive algumas tentativas que não deram certo…e a cada tentativa frustrada me sinto péssima, pois fico pensando: o que eu tenho de errado? Por não posso ser uma pessoa especial p/alguém? Não sei o que fazer…sei que cada coisa acontece no tempo certo, mas este aspecto da minha vida me entristece muito…
bem meu casamento acabou por causa do ego quando uma pessoa nao sabe esperar em deus nao se conforma com que tem e acha que tudo tem que ser da forma dela nao da ouvidos a palavra de deus mais vive na roda de escarnecedores porque ele tem bastante poder aquisitivo que dizer que e obrigado ter mais nao e da forma que a gente quer quem nao queria ser bem financeiramente mais sera se tive se tudo agradaria a deus
Eu também tenho 32 anos e sou solteira. Descobri que ao longo da vida, eu não procurei verdadeiramente o namoro como aqui é ensinado, mas a adrenalina do “flirt” e da conquista..foram paixonetas que passaram. Contudo, tudo é minério e da experiência muito se aprende. Hoje, estou trabalhando dentro de mim mesma, o pensamento e a atitude perante o desejo grande que trago dentro de mim de partilhar a minha vida com um homem (que ainda não encontrei) e a vontade de o fazer feliz.. Foi uma grande pérola deste post, para mim!
Meus queridos irmãos em Cristo no 2012 eu gannhei um livro glorioso encontro é um livro muito bom começa ler o livro depois vc ler o livro tobias,so que me caso foi assim li o livro e não encontrei a pessoa certa mais não de deixe de livro tobias,mas encontre depois que li o livro desculpe foi 2011 eu estava na porta da igreja depois de reuniao encontrei um amigo que ele esta separado depois disso não consego esquecer dele peço oraçoes que esque ele.Porque so DEus pode preencher este espaço.Mas eu quero que ele seja muito feliz e nos todos tambem Amém
Lê não sinta se triste por não estar com alguém. A culpa não é sua, a culpa é dessas igrejas q gostam de alienar seus fieis com ideias ULTRAPASSADAS e fora de realidade. Não tem nada de errado com você, tenho CERTEZA disso. Tenho certeza que você é especial e que breve encontrará uma pessoa especial também. Não espere namorado de um deus q não liga para vida sentimental de seus seguidores.rnContinue aproveitando a sua vida, curtindo a liberdade de ser solteira e não esqueça de fazer sua parte (Se cuidar, por dentro e por fora (amadurecer as emoçoes e cuidar da parte fisica tb)E principalmente…Atitude!
Eh boa tarde, acho que ganhei de todas, nao eh uma competição eu sei,so uma foram de me expressar e dizer, se tudo nesta vida tem o tempo certo, entao eu nasci toda errada, mas nao perco a fè, mas me desilludo toda quando vejo voces falrem das suas idades.Completarei meus 52 anos agora dia 17/02,e ate hj nao tive e nao vivi um relacionamento se quer. E isto me deixa muito sem esperança. Entao voces ainda sao novas e tem tudo pela frente pra ter um novo amor, relacionamento. Eu com a idade que estou ja nao vejo mais graçs de ter u relacionamento isto me deixa triste, as vezes querendo saber porque comigo as coisas nao vigam, e estando e sendo uma pessoas que nao tem maldade com ninguem. Veja se orna hoje me dia uma mulher aos 50 anos que nunca teve q vevveu esta maravilha de ter um relacionamento, eh muito frutante pra mim estou ate doente de tanto pensar porque comigo nao vingou.. Bjs a todos, vivo sem estar doente vegetando neste mundo.. A vida toda esperand acontecer e nada.
Estou vivendo esse momento também, e para mim as vezes é ainda mais angustiante, porque apesar de querer e acreditar que Deus tem um tempo certo para cada coisa que acontece em nossa vida, gostaria muito de ter um relacionamento, porque nunca namorei e já tenho 21 anos, e em parte também porque me sinto diferente das pessoas próximas a mim e que já tem seus namorados e namoradas. O fato de ser extremamente tímida também não ajuda muito, mais as vezes me sinto infeliz por isso mesmo querendo estar alegre por todas as outras coisas que Deus me oferece.
Bom dia! Já postei em outros temas relacionados à namoro e casamento neste mesmo site. Não vou repetir tudo aqui, pois fica cansativo e com certeza alguns devem ter lido meus posts anteriormente. Tenho 40 anos, passei a vida “esperando em Deus” e estou aqui, solteira. Fiz uma escolha pela solteirice, pois não quis enterrar o resto da minha beleza e juventude com uma espera infrutífera e mais decepções. Enquanto você espera e a esperança te faz bem, é legal e reconfortante, a partir do momento que isso gera tristeza e frustração, precisa ser revisto e ver até quando (e se) vale a pena continuar insistindo em uma determinada situação. Beijos!
muto bom… muito bom mesmo.
Estar solteiro é a pior coisa do mundo?rnNão…Não é a pior coisa do mundo. Mas enquanto a sociedade hipócrita, falsa e que vive de aparência e status “obrigar” as pessoas a namorarem desde tão cedo e valorizar somente as histórias de amor, sim estar solteiro será a pior coisa do mundo. É uma pressão idiota. Que desperdício de neurônios e de vida ver gente tão jovem já sofrendo tanto. Não é certo. rnA impressão que tenho e que todo mundo que namora, e eu vejo que isso está muito ligado ao status e aparência, você tem que ter um namorado do seu lado, nem que seja um pangaré, mas tem que ter, só pra mostrar para os outros, que você tem um namorado, que você não é diferente e que tem alguém.rnA grande maioria das pessoas vive insistindo em relacionamentos fracassados, terminando, voltando, pois o medo de ficar sozinha é maior, embora saibam lá no fundo, que o relacionamento não tem o menor futuro, mas mesmo assim, insistem em tentar.rnSolteiros não são pessoas emocionalmente incompletas por não possuírem um parceiro. Essa ideia de que precisamos ser completados pelos outros é errada, porque tira da gente a responsabilidade pela nossa felicidade.rnCada um tem que achar seu caminho. Como eu costumo dizer, o primeiro passo é admitir que o problema existe. O segundo, é querer mudar. E o terceiro, é atitude. Espero que cada um encontre seu caminho, não existe uma regra de como dar certo. Mas precisa existir vontade e atitude.rnNa verdade, acho que seria sensato da parte das igrejas [qualquer uma] pararem de alienar e enganar seus fieis com essa conversinha feia que ”deus prepara”, ”esperar os caprichos de deus” e isso ou aquilo. Existem certas situações que dependem mais de nós mesmos do que de deus. CN como sugestão mais uma vez, por favor, coloquem um professor, um psicólogo ou teólogo capacitado na área. E soluções viáveis que não dependam tanto de milagres ou alienações. Obrigada :- P
Srta. Cris, bom dia! Somos “velhas conhecidas” nesse blog, rssss…Também sugiro a mesma coisa, que coloquem alguém capacitado para conversar com estes jovens, que estão perdidos e deprimidos com toda essa situação. E que também, porque não, façam um site de relacionamentos, de “paquera” virtual, para que esses jovens possam ir se conhecendo, um canal, afinal de contas, são todos cristãos e estão buscando a mesma coisa! De fato, cada um tem que procurar seu caminho e a sociedade (e também a Igreja), precisam, como eu já disse em outro comentário que fiz nesse blog (mas em outro tópico)parar de valorizar somente quem conseguiu se casar, ter filhos, enfim, tem a famosa “família de margarina”, pois até os que se casam, mas optam em não ter filhos ou não os tem porque não podem, são discriminados. Repito, mais uma vez: TODOS OS SERES HUMANOS SÃO IMPORTANTES E AMADOS, INCLUSIVE AOS OLHOS DE DEUS E DEVEM SER VALORIZADOS PELO QUE SÃO E NÃO PELO SEU ESTADO CIVIL OU SE TEM OU NÃO, FILHOS! JOVENS, ACIMA DE TUDO: VIVAM, SEJAM FELIZES, SENDO OU NÃO SOLTEIROS!!! BOA SORTE À TODOS!!! Beijos!!!!
Prefiro a solidão
Eu acredito no amorrnEspero em DeusrnPois não quero esta com um rapaz pq tem dinheiro ou pq e Lindo.Quero esta com uma pessoa que busque a Deus,que eu o ame de verdade.Pq so o amor suporta as dificuldade do cotidiano.As pessoas a minha volta me critica de eu da fora nao ficar.Pois não sou de enrolo e sim relacionamento serio.Não quero sofrer nem fazer ninguem sofrer.As vezes me bate o medo de ficar para titia tenho que confiar em Deus.As pessoas fakla ficarei so se quiser pq pessoa me querendo tem mas ninguem meche meu coração.A pessoa mecheu meu coração o relacionamento não deu certo.rnO tempo de Deus não e o mesmo que o nosso.Alegria do e nossa força.Aceito concelho ok se quiser me add no facebook Jessica Souza JJ.
amizade vira namoro
Eu achei importante esse artigo pois eu estou solteiro até hoje,estou com 30 anos de vida,e não estou namorando ainda,mas fica a dica é preciso tomar consciência e refletir sobre esse assunto,é preciso romper as barreiras que invadem o coração do ser humano,na Bíblia diz que Deus criou o ser humano a sua imagem e semelhança (cf.Gn 1,26).
Sim, eu sou homem e estou à procura por uma namorada desde 20 anos e.
Em todos os meus relacionamentos que tive no final eu descobria que a garota era casada, tinha namorado ou estava sozinha em outras palavras no final sempre aparecia um homem que a tirava de mim e no final eu ficava sozinho.
Gente,Vocês estão novos.Estou sozinha á 5 anos…Quando optei em ficar sozinha
foi muito bom, agora já não aguento mais.
Estou com 36 anos,embora ninguém diz Eu ter essa idade;estou a esperar.
oi, sou a Ju, tenho 38 anos sou solteira e queria ter um amigo católico de verdade.
Olá, comecei a rezar aos meus 20 anos de idade pela pessoa certa em minha vida! Fiz inúmeras novenas como, a de nove meses do Sagrado Coração de Jesus e a outra do Imaculado Coração de Maria, tinha o hábito de rezar um rozário por dia! Frequentava missas todos os dias, participava na igreja onde frequentava. Digo que Deus ainda não colocou em meu caminho a pessoa certa pra mim, de lá pra cá eu tive relacionamentos, mas com os homens errados! Eles não eram da escolha de Deus. Hoje estou na casa dos trinta, e ainda não me apareceu a pessoa certa, mas só aparecem os errados! Tenho cuidado da vida, estudado, cuidado da profissão… Mas até agora, nada! Acho que de um modo geral os homens não estãoienteressados em um relacionamento sério…!
Olá, pessoal, eu tô com 36 anos (fazendo 37 em alguns meses), e tô solteiro. Na minha vida, sempre dei mais valor para cuidar das amizades. Já tive alguns relacionamentos mas terminava pois percebia que não seria o matrimônio o final da história (então, se sabes que não terminará em casamento, pq continuar numa relação afetiva). Hoje, fico com receio de não encontrar ninguém (até pq todos os meus amigos já estão casados… e o tempo vai passando). Bom, mas percebi uma coisa importante esse ano: eu percebi que trago na minha história feridas afetivas que necessitam ser curadas. Percebi tb que Cristo está cuidando de mim; mas que eu preciso me abrir para ação do Espírito Santo. Percebi que preciso olhar pro meu passado e me perdoar e me amar. Eu preciso aprender a olhar pra história da minha vida e ter um olhar (igual o de Cristo) com compaixão e perdão! Aí sim, aprendendo a me perdoar e me amar estarei pronto pra amar o próximo (amai ao próximo como a si mesmo). Mas uma coisa eu aprendi nesse ano de 2015: buscai as coisas do alto! Não importa o meu estado civil hoje (ou amanhã)… importa que eu cuide das coisas de Deus (e Ele cuidará das minhas)… Ser casado ou ser solteiro, o importante é estarmos em comunhão com a vontade do Pai (pois só quando nossa alma se voltar pra Deus seremos verdadeiramente felizes – seja casados ou solteiros)! Jesus, eu confio em VÓS!
Olá, escrevi neste site há algum tempo atrás e hj retorno para comentar o que aconteceu comigo. Tenho 42 anos (faço 43 daqui a poucos dias) e até o início desse ano minha vida sentimental não dava certo. Quando adolescente, fui bem tímida, mas a idade e as experiências de vida (trabalho, estudos, vida social e familiar) fizeram com que eu fosse melhorando. Hoje não sou a mulher mais desinibida deste mundo, mas consigo fazer amizades e conviver bem com as pessoas que fazem parte da minha vida. Pois bem, até os meus 25 anos, eu não me julgava preparada para o casamento. Me sentia imatura, incapaz de dar conta de lar, marido e filhos. Sem falar que não tinha um emprego muito bom e recebia um salário que julgava não ser dos melhores. Portanto, além de amadurecer, achava que tinha que estudar mais e conseguir um emprego melhor, para somente depois pensar em encontrar alguém para casar. Não sei se tivesse me casado bem jovem se teria dado certo, poderia ter me adaptado, ou não. Enfim, não tenho como saber como teria sido o que não aconteceu. Os anos foram se passando, chegaram os 30, 35 anos e nada dessa pessoa aparecer. Todos os relacionamentos e tentativas foram dando errado, alguns por erro de ambas as partes e outros por erro de uma delas. Aos 33 anos tomei posse num emprego público, ganhando bem melhor, conforme almejava quando mais jovem. Enfim, a parte profissional e financeira havia dado certo, mas a sentimental, nada. Em 2010, com 37 anos de idade, fui ao casamento de um primo e lá conheci um rapaz, amigo do primo que se casava na ocasião. Conversamos bem pouco, mas ele logo foi embora da festa, inclusive sem que eu percebesse e acabamos perdendo contato. Na época ele residia em outra cidade por motivos de trabalho. Depois desse episódio, mais anos se passaram e fiquei algum tempo meio triste e deprimida, até com episódios de revolta (graças a Deus não cheguei a entrar em depressão), outros ficava mais animada e assim fui tocando minha vida. Afinal de contas, eu via os anos passar, as amigas e familiares se casarem, constituir família e para mim nada de bom acontecia. Passei a viajar mais, ter mais oportunidades de passear com amigos e familiares e isso foi fazendo com que me sentisse mais tranquila e em paz. Havia riscado o casamento e relacionamento amoroso da minha vida, pois isso ao invés de me dar força e ânimo para tentar, me deixava pior e frustrada, já que estava com mais de 40 anos e nada dava certo mesmo. Sempre que conhecia alguém, algo dava errado e eu não queria mais isso para mim, não queria mais tentar, me animar e depois sofrer novamente. Sempre fui Católica, fiz e faço alguma coisa na Igreja, mas não sou e nunca fui daquele tipo de pessoa que “vive na Igreja”, minha atuação sempre foi mais discreta. Inclusive lá passei a me sentir até mal, pois encontrava os casais e famílias e me sentia um “peixe fora d’água”. Pensei até em deixar de frequentar, acho que não fiz isso pq gostava do trabalho voluntário que fazia e acabava acompanhando minha mãe, que é viúva, as missas. Nunca deixei de acreditar em Deus, mas na Igreja não me sentia mais bem. A sensação que eu tinha era que somente quem é casado e tem filhos era valorizado e eu não tinha nada disso (todas as religiões focam muito nas famílias e não dão a mesma ênfase a quem é sozinho – me parece que agora isso está começando a ser mais pensado – na Paróquia que frequento organizaram um encontro de pessoas sós). Já em janeiro do corrente ano, acessei o Facebook e meu primo (o que se casou em 2010) havia postado uma foto falando daquele atentado que ocorreu na revista Charlie Hebdo, em Paris. Alguns amigos e amigas dele começaram a debater o assunto e resolvi participar. Dentre esses amigos, estava um rapaz que me chamou a atenção pela Inteligência e educação. Começamos a conversar no tópico do atentado, nos dias seguintes passamos a conversar pelo bate papo e alguns dias depois saímos para conversar. No início eu fui com cuidado, somente para me distrair e passear, pois não queria sofrer mais. Conversa vai, conversa vem, descobrimos que ele era o rapaz que eu havia conhecido em 2010 no casamento do meu primo. Ele voltou a residir na mesma cidade que eu, pois havia saído da empresa que trabalhava quando foi ao casamento. Estamos há dez meses juntos e vamos nos casar ano que vem, quando eu já terei 43 anos. Ele é quatro anos mais jovem que eu, mas não ligou para a diferença de idade (que apesar de ser pouca, existe). Como comentei, não estava procurando mais ninguém, inclusive tinha riscado relacionamento amoroso da minha vida. Acabei “baixando a guarda” pq, de fato, ele foi me mostrando que era diferente de todos os outros que havia conhecido antes e que valia a pena investir. Hj somos maduros, ele teve experiências de relacionamentos (não tão boas também) eu tive as minhas (como já frisei, nada animadoras), mas acho que isso acabou amadurecendo ambos e fazendo com que ficássemos mais conscientes e fortes para enfrentar a vida juntos. Não sei se teremos filhos, gostamos de crianças, mas tudo vai depender, principalmente, da minha saúde, só vamos decidir isso depois de fazer os exames pertinentes. Se vier, será bem vindo, caso contrário, vamos cuidar um do outro. Virá uma vida nova, com adaptações, desafios e dificuldades, pois relacionamento nunca é fácil. Tanto o homem, quanto a mulher, tem que amar demais, saber ceder, renunciar a certas coisas e compreender o outro, pois ambos vem de criações distintas, com hábitos e personalidades diferentes. Enquanto estamos solteiros, em algumas ocasiões, nos sentimos a pior pessoa do mundo, somos vítimas de piadas, chacotas, e outras conversinhas chatas. Para a mulher, por mais que falem, é bem pior. A idade vai passando e td fica mais complicado e chato de enfrentar. O mundo melhorou, mas ainda existem pessoas preconceituosas, infelizmente. Apesar de ter encontrado o homem da minha vida, não consigo esquecer e deixar de compreender quem está atravessando um “deserto”, pois sofri isso dos 25 até 42 anos de idade. Continuo orando e torcendo pelos que estão nessa situação, para que Deus encaminhe o melhor para a vida de cada um. Aos mais jovens e também aos mais maduros que estão passando por esta fase muitas vezes difícil e complicada: procurem ignorar os preconceituosos e chatos que passam pelas vidas de vcs. Como eu já disse em outros textos que escrevi aqui: a vida não é padronizada, não é igual para todos e as pessoas tem que parar de rotular e prejulgar quem não se casou, não teve filhos ou as duas coisas. Vivam suas vidas, façam o que gostam, se respeitem, respeitem as pessoas que estão ao seu redor e se for da vontade de Deus que se casem, isso acontecerá, mesmo que mais tarde. Se assim não for, não se sintam piores, vcs não são menos amados por Deus por não se casarem ou não terem filhos. Infelizmente, gente para dar palpite e prejulgar, existe aos montes. Até agora, quando já sou noiva, tive que aturar uma pessoa dentro da própria Igreja que se surpreendeu ao saber que eu e meu noivo não morávamos juntos e nunca havíamos casado. A tal pessoa disse “nossa, achei que vcs já morassem juntos, já tinham muito tempo de relacionamento”, deixando transparecer, pelas palavras e expressão facial que achava isso devido à nossa idade. Portanto, sejam felizes e não deem ouvidos a falas inúteis, venham de quem vier. Beijos!
Lenise, fico muito feliz em saber que você finalmente encontrou alguém.
Eu acompanho o canal Destrave há uns dois anos e vi vários comentários seus, inclusive você já respondeu a comentários meus (eu não usava meu nome real em meus comentários, utilizava pseudônimos – “Garota”, “Anônima”).
Fico bastante feliz por você, de verdade!
Seu testemunho me deu ânimo, me encorajou.
Tenho 23 anos de idade, nenhuma experiência em relacionamentos e espero alcançar a mesma graça no futuro.
Faço votos de muitas felicidades e muitas bençãos em seu relacionamento!
E um dia, nem que isso leve 60 anos, voltarei aqui também para testemunhar. rs
Um abraço!
Oi Alessandra, boa tarde!
Desculpe minha demora na resposta.
De fato, estou muito feliz, mas cheguei mesmo a pensar que não havia nascido para o casamento, pois os anos iam se passando, e nada.
Vc ainda é muito jovem, tem uma vida toda pela frente e, com certeza, encontrará alguém.
Relacionamento requer muita paciência, boa vontade e conciliação, pois ninguém é perfeito e todos temos o que ensinar e aprender.
Requer também muita humildade para reconhecer os erros e procurar melhorar.
Mas, quando encontramos a pessoa certa, td se ajeita e se acerta e é tudo muito bacana.
Felicidades e um grande beijo!
Hoje em dia se não tiver a benção de Deus!Nada dar Certo,Se não tiver Amor.Pois Porque? estar Havendo Tantos Divórcios? E porque? A Esposa Não Quer O seu marido? E O marido não quer a sua Esposa? e em casos de separação porque a esposa não sente mais falta do marido,ou O marido não sente mais falta da esposa? ASUMIR RESPONSABILIDADE NÃO É PRA QUALQUER UM(A) E eu gora fico em silencio.