Álcool, o vilão da juventude

Álcool / Reportagens

Álcool é um assunto que faz parte da juventude em qualquer lugar do mundo. Sair com os amigos, ir à balada, tomar uma cervejinha ou um drink para ficar mais alegre, menos tímido, ou ser aceito em um determinado grupo, faz parte do cotidiano de muitos jovens. No entanto, essa droga – considerada lícita e socialmente aceita – tem sido a principal vilã da juventude.

Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que essa droga é responsável pela morte de 2,5 milhões de pessoas por ano e a segunda principal causa da morte de jovens entre 12 a 29 anos, ficando atrás apenas da violência.

Pensando nesses dados, a equipe de produção do ‘Destrave’ resolveu abordar este tema no próximo mês, para mostrar à juventude os efeitos nocivos do uso indiscriminado das drogas e do vício que pode surgir de uma atitude “social”.

Consequências do álcool

Por serem liberadas por lei, bebidas alcoólicas são as mais consumidas e as que mais resultam em fatalidades diárias, como por exemplo os acidentes de trânsito envolvendo pessoas embriagadas ao volante.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que mortes oriundas da combinação álcool e direção já são uma “epidemia” no Brasil. Só no ano passado foram registradas 145 mil internações de vítimas de acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Números oficiais revelam que este tipo de ocorrência provocou 40 mil mortes.

Outro dado alarmante divulgado pela OMS comprova que o consumo de álcool mata 320 mil jovens e adolescentes por ano. No total são cerca de 2,5 milhões de indivíduos que perdem a vida por ano devido ao consumo exagerado de bebida alcoólica.

Além disso, o alcool é a principal porta de entrada para drogas mais pesadas como o crack e as drogas sintéticas, como o Ecstasy e o LSD.

No mês de janeiro, às vésperas do carnaval, vamos alertar os jovens sobre este mal que está ceifando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Você tem algo a dizer sobre o tema? Foi vítima de forma direta ou indireta do álcool? Tem algum testemunho sobre esse assunto?

Colabore conosco!

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

22 Comments to Álcool, o vilão da juventude

  1. Gabriel Carmona's Gravatar Gabriel Carmona
    12 de dezembro de 2011 18:39 Permalink

    Boa Tarde!

    Parabéns pelo texto, excepcional! É realmente alarmante a situação dos jovens, no que tange ao consumo de álcool. Recomendo conhecerem o projeto de lei 371/11, de autoria do Vereador Floriano Pesaro (PSDB), excelente iniciativa para combater o consumo de álcool, principalmente pela juventude, projeto este que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência e lanchonetes dos postos de gasolina no Município de São Paulo.

    http://www.florianopesaro.com.br/projetos-de-lei/projetos/pl-371-2011.php

  2. JANETE's Gravatar JANETE
    13 de dezembro de 2011 11:32 Permalink

    É ERRADO UMA PESSOA QUE SEGUE OS CAMINHOS DE DEUS BEBER UMAS CERVEJAS NO FINAL DE SEMANA,NA SUA CASA COM SEU MARIDO?NÃO SOU VICIADA MAS NÃO POSSO NEGAR QUE EU SINTO VONTADE.
    FICO COM A CONSIÊNCIA PESADA ACHANDO QUE ESTOU TRAINDO DEUS.PORQUÊ SINTO ISSO??POR FAVOR ME RESPONDA.

    FORTALEZA CEARA

    • Alan Marcos's Gravatar Alan Marcos
      24 de dezembro de 2011 02:50 Permalink

      Ola gente,a paz de Jesus!
      Nao sei se já responderam sua mensagem,mas eu gostria de partilhar com você sobre isso!
      Bom,beber nao é pecado,porém tudo que é exagero faz mal!Talves esse peso e culpa que você sinta seja o medo das pessoas te interpretarem mal.Vivo uma situação semelhante a sua,sou jovem,tenho 21 anos e nao bebo nenhum tipo de bebida alcoólica,pois essa é minha opção de vida,nao bebo pois quem me vê pregar nao pode me ver com um copo de cerveja ou um drink em algum bar ou lanchonete,pois posso ser mal interpretado e meu testemunho vai “por agua a baixo”.
      Talvez nao seja este seu sentimento,mas se você nao se sente bem “tomando uma cervejinha”,pare e ofereça a Deus seu sacrifio ou peça a ajuda de um sacerdote!Espero ter ajudado!
      PAZ

      • Janete's Gravatar Janete
        28 de dezembro de 2011 17:34 Permalink

        Obrigada Alan Marcos por ter me respondido.Entendi o que vc quiz dizer.

    • Angela's Gravatar Angela
      14 de julho de 2014 12:00 Permalink

      O alcoolismo é uma doença tanto fisica como emocional. É progressiva, incurável e fatal, que pode levar a loucura ou morte prematura de seus portadores. O Ministério da Saúde diz que é doença está no CID numero 10.rnpor ser progressiva eu sentia vontade de beber assim como vc diz sentir, mas foi aumentando a vontade e o consumo tb. No começo não causou problemas mas com o passar do tempo foi só causando desgraças.rnQuanto a pecado ou não nem vou opinar mas sugiro procurar ajuda com quem já passou e passa por essa doença. Em Alcoolicos Anonimos voce encontrará pessoas que com certeza poderão lhe ajudar.rnDeus te abençoe Paz e Bem em sua vida.

  3. Laura's Gravatar Laura
    18 de dezembro de 2011 00:55 Permalink

    Realmente, o alcoolismo é um mal que deve ser enfrentado arduamente. De verdade. É triste ver a degradação de um ser humano quando está alcoolizado, principalmente quando este é seu amigo e está junto de você… É uma experiência muito ruim ver aquela pessoa que você conhece bem, dizendo coisas sem sentido, brigando, chorando, vomitando, dizendo que quer morrer, ou um “por que eu sou assim?”. Há uma dependência, onde pra ‘curtir’ você TEM que beber.. E na verdade, não é nada disso.
    A falta de uma estrutura familiar é com certeza a raiz de muitos problemas com o álcool na juventude.
    Esse é o meu testemunho, pois tenho 17 anos e, infelizmente, já vi muita coisa acontecer ao meu redor com os jovens que conheço, quando na verdade, podia ser diferente.
    Uma pessoa alcoolizada deve ser tratada com carrinho e atenção sim, pois não força maior que vença o amor. O amor é divino, e não há atitude mais bela que amar, principalmente os mais fragilizados. São pessoas que precisam muito de instrumentos de Deus em sua vida. E tudo isso faz com que minha vontade de ser de Deus aumente mais! Pois Ele é capaz de tudo! Com Ele já somos mais que vencedores! Não posso ajudar aqueles que amo verdadeiramente se não for pela graça de Deus.
    Quem como Deus? Ninguém como Deus!

  4. Vivian Carla's Gravatar Vivian Carla
    28 de dezembro de 2011 15:36 Permalink

    Dos 15 aos 32 anos eu fui adepta ao alcool, tudo que fazia era para poder estar com a bebida. Meu salario era para comprar, meus amigos para compartilhar, os locais de lazer para consumir, tudo com a bebida parecia especial. Eu tinha tudo,trabalho, estudo, familia, amigos e Deus, mas sabia que meu amor pela cerveja era exagerado… Foi ai que num belo dia resolvi oferecer a Deus este sacrifício de louvor, mas deixei bem claro que precisaria da ajuda de Deus, porque sozinha nao ia conseguir parar de beber. Daquele dia em diante nunca mais senti vontade de ingerir bebida alcoolica…O que sozinha parece impossivel, Com Deus é muito facil.

  5. Paolo Rodrigues's Gravatar Paolo Rodrigues
    28 de dezembro de 2011 15:42 Permalink

    Sou cristão Catolico Praticante, sempre tomo uma cervejinha e não vejo nenhum problema, nunca usei nenhuma droga, vai da consciência de cada um.

  6. maria oliveira's Gravatar maria oliveira
    28 de dezembro de 2011 15:44 Permalink

    tenho um irmão alcolatra nossa familia sofre muito com isso pois ele não aceita não reconhece e não quer ajuda so deus mesmo.

  7. Letícia Carneiro's Gravatar Letícia Carneiro
    28 de dezembro de 2011 15:46 Permalink

    Eu não me considero alcoólatra, porém me sinto mais necessitada do alcool do que deveria. Sou católica praticante,tenho 20 anos, sou universitária e tento levar o evangelho até pros bares enquanto bebo com amigos e enfim. Não quero me justificar, pois estou tentando parar de me embriagar para beber moderadamente, mas sempre que estou no bar fico imaginando como a palavra de Deus chegaria ali se eu e outros amigos católicos praticantes não estivéssemos ali, participando de igual pra igual, com outros amigos que não aceitam Deus(ainda). Gostaria de ter começado a beber mais tarde, nós do interior de sp sabemos que aqui beber cedo é muito comum, mas como não podemos nos basear no passado fica a vontade de não deixar que o álcool seja foco em nossas vidas, mas nosso Deus e nossa fé. Beber não é pecado, mas nós temos tendencia geral pro exagero, o que é preocupante(pelo menos pra mim).

    • Camila's Gravatar Camila
      28 de dezembro de 2011 19:55 Permalink

      Amada Letícia. O nosso testemunho precisa condizer com as nossas açãoes para gerar bons frutos.
      Ser católico praticante é se fortalecer comugando do Corpo e Sangue de Cristo, e tb de sua palavra.
      Se você é tentada a beber além do limite, ofereça isto à Deus e Ele te dará força necessária para que você seja sal e luz no mundo.
      Só assim as pessoas verão que nós jovens católicos não precisamos de nunhuma bebida para nos sentirmos melhores e mais “alegres”. O seu testemunho de vida irá tocar bem os corações.

      Abraço, fica com Deus

  8. Carlos Pinedo's Gravatar Carlos Pinedo
    28 de dezembro de 2011 16:02 Permalink

    Há tempos não é mais permitida a propaganda de cigarro em qualquer tipo de mídia, nem na Formula 1.
    Entretanto, a propaganda de bebida alccolica é livre e massacrante, principalmente no verão. Quando poderá haver um movimento público pra obrigar o Governo Federal a legislar sobre a proibição da propaganda de bebida alcoolica.
    Vemos também que os filmes e novelas raramente mostram um persopnagem fumando, sem que seja acompanhado de uma informação positiva sobre o perigo do fumo. Entretando a bebida corre solta em todas as cenas. Ora vamos lá gte !!! Vamos fazer um movimento popular contra a bebida !!!

  9. Alexsandra Denise's Gravatar Alexsandra Denise
    30 de dezembro de 2011 19:47 Permalink

    Considerando esses dados, considero-me muito feliz, pois estou com 16 anosde idade e, ao contrário de todos meus conhecidos, nunca fiquei bêbeda, e as únicas bebidas que contém álcool que tomo em algumas ocasiões são vinho tinto e espumante. Graças a Deus nunca tive vontade de esperimentar algo diferente de meus costumes, e tenho consciência de que devo sempre rezar pelos jovens que sofrem dos males das diferentes drogas existentes.

  10. Alexsandra Denise's Gravatar Alexsandra Denise
    30 de dezembro de 2011 20:00 Permalink

    Por este meu jeito de ser, sempre que tem festas ou churrascos em meus amigos, eu não sou convidada, porque não bebo, e os convidados destes encontros saem ttodos embriagados do local. É muito difícil ver conhecidos da escola, tão novos, contarem tão alegres que beberam tanto que não conseguiam nem ficar sentados, pois passavam muito mal. Eles contam como se fosse divertido o que fizeram, e se eu falo em Deus eles me chamam de tonta.

    • VIVIAN CARLA's Gravatar VIVIAN CARLA
      30 de dezembro de 2011 21:20 Permalink

      Ola Alexsandra

      QUANDO EU PAREI DE BEBER, MEUS AMIGOS TAMBEM PARARAM DE ME CONVIDAR PARA AS FESTINHAS, FOI UM PERIODO DE READAPTAÇOES, ASSIM, PUDE VER QUEM REALMENTE QUERIA MEU BEM E GOSTAVA DE MIM E OS FALSOS AMIGOS DE BUTEKO…
      PENSO QUE O TEU PAPEL É IMPORTANTISSIMO NA VIDA DOS TEUS AMIGOS, NAO TE PREOCUPES SE ELES VAO ESCUTAR TEUS CONSELHOS OU NAO, ISSO É COM DEUS, TUA PARTE ESTAS FAZENDO MARAVILHOSAMENTE BEM, SENDO DIFERENTE E MOSTRANDO QUE É LIVRE E PODE ESCOLHER NAO BEBER E PRINCIPALMENTE NAO TEM VERGONHA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

      SAUDAÇOES DE PAZ E BEM!

  11. Claudionor's Gravatar Claudionor
    31 de janeiro de 2012 17:31 Permalink

    Meus irmãos e irmãs meu nome e claudionor tenho 23 anos e já ingerrir durante um bom tempo bebida alcoolica, pois achava que desse modo ficaria mais feliz,mas foi quando jesus cristo e nossa senhora entrou na minha vida e me mostraram o verdadeiro sentido de felicidade. agora sou catequista de crisma e sou vice coodernado da liturgia em minha comunidade,amém. fiquem com deus e um forte abraço.

  12. Ana Lima's Gravatar Ana Lima
    7 de fevereiro de 2012 12:17 Permalink

    ANA envie para seu irmão eu não tenho o email dele. Envie junto uma mensagem pedindo a ele que lei. Obrigada, BJS!!!!

  13. Ana Lima's Gravatar Ana Lima
    7 de fevereiro de 2012 12:17 Permalink

    ANA envie para seu irmão eu não tenho o email dele. Envie junto uma mensagem pedindo a ele que leia. Obrigada, BJS!!!!

  14. Maria Célia's Gravatar Maria Célia
    9 de fevereiro de 2012 22:41 Permalink

    Achei muito oportuno esse assunto, sobre o álcool, pois estournvivendo esse problema na minha casa. Parabéns pela forma comornabordarão o tema.

  15. NILDA ADELIA's Gravatar NILDA ADELIA
    10 de fevereiro de 2012 12:44 Permalink

    ESSE TEMA É MUITO IMPORTANTE, EU ESTOU UM POUCO TRISTE, POIS MEU FILHO DE 18 ANOS JA ESTA COMEÇANDO A BEBER, ELE FALOU PRA MIM QUE NÃO IRIA MENTIR,E QUE NÃO ERA DIFERENTE DOS OUTROS,EU FIQUEI TRISTE PORQUE ELE SEMPRE FOI MUITO SÉRIO NAS DECISÕES DELE,MIM DE ALGUMA PALAVRA, MANDE PARA O MEU IMAIL.

  16. Rafael Lopes's Gravatar Rafael Lopes
    17 de fevereiro de 2012 11:37 Permalink

    A Paz de Jesus irmãos!rnBom eu sou totalmente e abertamente contra o consumo de bebidas alcoolicas, mesmo que seja como dizem “socialmente”. Se é considerado droga e se tem matado tanto assim, não só a carne mais também o espirito e as Familias, fica claro que não deve ser algo aprovado por Deus. As bebidas alcoolicas, suas propagandas e consequencias geram se não totalmente quase todos os pecados capitais. Acho que a cada “gole” que você da, você vai pouco a pouco abrindo a porta para o demônio e fechando para Deus e sabemos muito bem que o demônio com apenas uma pequena brecha já faz muitos estragos. Portanto é essa a minha opnião, não beber nada, procure outras coisas, não precisamos nos misturar com essa obra que para mim é diabólica e muito impura. rn”Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?rnE que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?rnE que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.rnPor isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada impuro, E eu vos receberei;rnE eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. rn2 Coríntios 6:14-18

  17. Diego Detoni's Gravatar Diego Detoni
    5 de março de 2012 00:19 Permalink

    Qual a graça de ficar bêbado e tomar más atitudes? Não é bem melhor estar consciente do que faz? Não há nada de belo em em ficar embriagado e ainda por cima fazer bobagens, passar mal. Não deve começar a beber. Experimentar drogas é a porta de entrada para os vícios. Os jovens são pressionados a fazerem diversas coisas, mas tal pressão social não justifica cair no pecado. Tentações podem vir, nós devemos ser fortes de modo a não ceder a elas.