Somos milhões: Avançar é preciso, juventude!

Jornada Mundial da Juventude / Reportagens

Conteúdo enviado pelo internauta Eleonora Maria de Queiroz Bondespacho

Ao buscar a etimologia da palavra “fazer”, descobri, como tantas outras palavras do nosso vocabulário, que se trata de uma bem latina (facio-ere), porém, com significados expressivos. Fazer nada mais significa que dar existência, ser autor, realizar, agir com determinados resultados, é ação. E é neste fazer que muitos adolescentes e jovens participam das pastorais nas comunidades de base, atuam imbuídos na construção de uma cultura de paz genuína para uma sociedade de amor e solidariedade.

É neste mesmo espírito que milhares de jovens de todas as nações, desde 1986, se encontram em diferentes partes do mundo para celebrar, participar e partilhar na Jornada Mundial da Juventude, com a missão de chamar a atenção do mundo para a ausência de políticas públicas eficientes e eficazes para a juventude. Diria ser um grito de socorro a tantos jovens exterminados cotidianamente nas grandes e pequenas cidades, reunidos principalmente para dizer ao mundo que a juventude clama por justiça, por fraternidade e que tem sede de se lançar em águas mais profundas e conhecer o verdadeiro Reino em Cristo.

É neste misto de curiosidades e descobertas que a juventude tece sua história, faz e acontece em todos os continentes, busca seu espaço e um novo destino para sua vida, sem esquecer a marca que Jesus deixa em cada um de nós. É nesta sociedade, tramada por mudanças, por constantes transformações, pela busca desenfreada pelo lucro e, principalmente, demarcada por um alto nível de competitividade, que a juventude protagoniza e atua em diferentes papéis, enfim, atores em diferentes cenas.

E neste emaranhado de fazeres que a juventude escolhe caminhar em comunhão com Deus.Pensando nisso, fazer a diferença significa ir além. Jesus nos convida ao compromisso de sermos semeadores de gentileza, de esperança, de amor, de simplicidade, que sejamos “sal da terra e luz do mundo”.

Ser semeadores em diferentes terrenos significa agir acreditando na missão que Ele deu a cada um de nós. Essas ações exigem disciplina e dedicação. Cristo nos convoca a transpor aquilo que vivenciamos na Igreja em prática.

“Fazer a diferença é perseverar”

Constrói-se uma caminhada cristã sólida a partir da nossa habilidade em transformar em realidade aquilo que Jesus nos ensina, lembrando-nos dos valores, da ética (aqui me refiro àquela vivenciada e consolidada no seio familiar, aquela que a gente nunca esquece ou pelo menos não deveríamos esquecer, aquela mesma ensinada nas rodas de conversa, na igreja, nos acertos e tropeços ou mesmo nos bons “puxões de orelha”). Essa busca deve ser contínua, ter sede sem perder a ternura, a essência, enfim, dar aquela contribuição única na construção do resultado, edificando nossas práticas de maneira realista, cristã, participativa, crítica e humana.

Eleonora Maria

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

3 Comments to Somos milhões: Avançar é preciso, juventude!

  1. Soninha's Gravatar Soninha
    19 de agosto de 2011 19:54 Permalink

    tudo esta maravilhoso os jovens voltarão para suas origens modificados amém

  2. Adenir Figueiredo's Gravatar Adenir Figueiredo
    23 de agosto de 2011 16:54 Permalink

    Convoquei minha Comunidade de Santa Edwiges – Paróquia de Na.Sra.do Rosário – Cuiabá MT , a começar a preparar os nossos jovens para em 2013 estarem com o Papa Bento na JMJ , no Rio de janeiro.
    Vamos convocar nossas Arquidioceses , Paróquias , Comunidades a iniciarem a preparação para receber o nosso Pastor maior – o Papa bento XVI .

    • Eleonora Bondespacho's Gravatar Eleonora Bondespacho
      27 de agosto de 2011 03:37 Permalink

      Olá Adenir
      Sou da Paróquia Do Rosário e São Benedito em Cuiabá -MT -Comunidade São Pedro.Parabéns pela iniciativa!!!!