O feminismo e a luta dos sexos

Mulher e sua identidade / Reportagens

Ao longo dos anos, a mulher tem lutado para ter seu espaço na sociedade. Muitas destas lutas vieram dos movimentos feministas que assumiram diversas bandeiras no correr da história. A primeira expressão de reivindicações surgiu quase que de forma simultânea na França, no Reino Unido e nos Estados Unidos, entre os séculos XIX e XX, com as “sufragistas”, movimento que defendia o direito de voto das mulheres.

Ainda nesta primeira onda, o feminismo não apresentava um certo antagonismo ao sexo masculino e à sociedade patriarcal, mas sim a luta pelos direitos da mulher, como o direito ao voto, por exemplo. A partir dos anos 70, começa a surgir um feminismo mais radical, com pautas mais filosóficas e ideológicas, onde a identidade de um passa a ser perigo para o outro.

Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com

Nesta fase onde o feminismo assume uma relação filosófica e ideológica, tenta-se aniquilar, de vez, as diferenças entre homens e mulheres. Surge daí a ideologia de gênero que propõe a tese de que o sexo feminino e o masculino são uma “construção social”. No topo desta questão está a pensadora Simone de Beauvoir com o livro “O Segundo Sexo”, obra que marca o feminismo radical. O livro começa com estas palavras:

“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico, define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino.” 

Nesta perspectiva, a Congregação para a Doutrina da Fé, presidida pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, diz do perigo desta ideologia de gênero que tentou extinguir as diferenças sexuais entre o homem e a mulher:

“Uma tal antropologia, que entendia favorecer perspectivas igualitárias para a mulher, libertando-a de todo o determinismo biológico, acabou, de fato, por inspirar ideologias que promovem, por exemplo, o questionamento da família por sua índole natural bi-parental, ou seja, composta de pai e de mãe, à equiparação da homossexualidade à heterossexualidade, um novo modelo de sexualidade polimórfica” (Carta aos bispos da Igreja Católica sobre a colaboração do homem e da mulher na Igreja e no mundo)

Veja o vídeo sobre o feminismo

“O feminismo foi criando na mulher uma autossuficiência, como se ela não precisasse do homem nem para ter filhos; mas nós sabemos que a grande desgraça da autossuficiência é que ela fecha a pessoa para o amor”, diz Emmir Nogueira, formadora geral da Comunidade Shalom.

Veja a reportagem especial sobre a mulher

Esta onda do feminismo chegou aos anos 60 e 70 com uma forte bandeira ideológica somada às grandes revoluções sociais. Com a pílula anticoncepcional, a mulher passou a colocar, no rol dos seus direitos, o sexo livre, a independência sobre seu corpo e a exigência do aborto como um direito humano.

A legalização do aborto continua sendo uma das principais reivindicações do movimento feminista.

Por que o movimento feminista foi assumindo bandeiras ideológicas ao longo dos anos? Para a doutora em ciências biológicas da Universidade de Brasília, Lenise Garcia Teixeira, o movimento feminista teve papel importante na luta dos direitos da mulher na sociedade, mas foi sendo contaminado ideologicamente ao longo de sua história. “As mulheres que valorizam um feminismo mais feminino e a maternidade deveriam ser mais pró-ativas, pois, muitas vezes, não participam das conferências de mulheres. Neste vácuo, que estas outras mulheres deixam, é que entram as ideias de um feminismo agressivo que, na verdade, não defende os direitos da mulher”, diz Lenise Garcia.

O feminismo possui, ainda hoje, relevante importância na conquista dos direitos da mulher e na luta contra a discriminação dela. Vemos, por exemplo, a luta contra a violência doméstica e sexual, a luta por melhores condições de trabalho e salários dignos; no entanto, bandeiras ideológicas contra a vida e a família ainda fazem parte da bandeira do movimento.

“Eu penso que, agora, muitas mulheres estão acordando para o fato de que o feminismo deve, cada vez mais, assumir um modelo feminino”, diz a doutora em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília.

O problema do movimento feminista foi, em primeira instância, tentar sobrepor a mulher ao homem num antagonismo antropológico e, depois, eliminar as diferenças entre homens e mulheres, promovendo uma “guerra dos sexos”.

Desta forma, nos lembra o Cardeal Joseph Ratzinger:

“Qualquer perspectiva que pretenda se propor como luta dos sexos, não passa de uma ilusão e perigo, pois desembocaria em situações de segregação e de competição entre homens e mulheres, promovendo um solipsismo que se nutre de uma falsa concepção da liberdade.”

Veja mais 

A mulher deseja a vida

.

deixar uma resposta para Marina Bonetti

24 Comments to O feminismo e a luta dos sexos

  1. jonathan cunha's Gravatar jonathan cunha
    8 de março de 2012 13:19 Permalink

    oi pow isso e muito ruim

  2. Ka's Gravatar Ka
    14 de março de 2012 10:01 Permalink

    Na minha opinião, esta liberdade toda acaba com a feminilidade da mulher. Eu que trabalho e estudo, preferiria muito mais que esta revolução não ocorrece e pudéssemos fazer nossos papel de esposa e mãe com diginidade.

    • Line's Gravatar Line
      8 de março de 2013 13:21 Permalink

      Eu não entendo por que ser livre tira a feminilidade.E o que tira a sua dignidade de ser mãe e esposa?O estudo e o trabalho?Creio que não!Só acrescenta mais indepedência e mais conhecimento do mundo.

      • Varson Nics's Gravatar Varson Nics
        20 de janeiro de 2016 13:14 Permalink

        O feminismo já é o principal fator de separação de casais, pois o enfrentamento agressivo das mulheres contra os seus maridos em atitudes forçadas só tem como resultado comum a separação. Essa igualdade não funciona quando a coisa se trata de quem é o chefe de família, dois generais para um exercito, significa duas ordens diferentes…alguém tem que ceder…

  3. Edvan's Gravatar Edvan
    14 de março de 2012 10:15 Permalink

    muito bom essa matéria,hoje em dia ta se perdendo o valor dos dois sexos

  4. MADALENA's Gravatar MADALENA
    14 de março de 2012 12:30 Permalink

    SABE-SE QUE ALGUMAS CONQUISAS SAO IMPORTANTES, COMO:rnPODER VOTAR E SER VOTADA, TER TRABALHO E ESTUDO, NAO DEPENDER APENAS DO ESPOSO, TER INDEPENDENCIA FINANCEIRArnMAS NAO CONCORDO COM O ABORTO

  5. Ana's Gravatar Ana
    14 de março de 2012 12:36 Permalink

    Ok, agora falem sobre o machismo!!

  6. almeida's Gravatar almeida
    14 de março de 2012 12:41 Permalink

    Porque esses missionários nunca falam das atitudes violentas que os homens cometem com as mulheres? E a violência doméstica? E as mulheres violentadas todos os dias, ninguém fala nada, só sabem pisar nas mulheres, nunca vi um comentário sobre o machismo!

    • Régia's Gravatar Régia
      14 de março de 2012 18:53 Permalink

      Concordo que foi a viloência contra a mulher que fez nascer o movimento feminista.rnPode estar sendo usado para outros fins, mas foi um movimento de luta pela própria vida.rnNão concordo com muitas coisa que estão sendo apregoadas por aí, mas não colocar o machismo como o fator principal de desestruturação das famílias, não ajuda em nada a solucionar essas questões. rnCorre-se o risco de fortalecer e quiçá incentivar a violência física e psicológica que as mulheres já sofrem.rnTodos nós, mulheres e homens, somos responsáveis uns pelos outros, eu disse, os dois, e não as mulheres somente, ambos são chamados a formarem famílias para Deus, com respeito, diginidade e amor mútuos, só assim para os filhos realmente serem educados para Deus.rnQue o Espírito Santo conceda Sabedoria a todos que se dispuserem a escrever em mídias que são lidas e seguidas por tantos. para que cada palavra seja verdadeiramente semente do Amor de Deus para com todos, mulheres e homens.rnBênçãos de Deus para você Almeida!rnAbraços a todos da Canção Nova, que Deus os abençoe.

  7. kate's Gravatar kate
    14 de março de 2012 12:42 Permalink

    Viva o machismo!!

  8. almeida's Gravatar almeida
    14 de março de 2012 12:47 Permalink

    excluiram meu comentário porque falei a verdade? E quanto a violência contra a mulher?

  9. Bruna De Carvalho R. Camarinho's Gravatar Bruna De Carvalho R. Camarinho
    14 de março de 2012 13:53 Permalink

    Acho que alguns direitos foram importantes sim, como o voto, e a opção de trabalhar ou não, mais acho que morreu um pouco um pouco em cada mulher o valor verdadeiro que Deus sonhou pra nos, o de mãe que cuida, esposa que zela e se orgulha do marido que trabalha pela sustento da casa, falta tempo, falta paciência, falta amor e sobra ambição de ser independente demais, é isso que acho, digo por mim mesmo, tenho 23 anos, casei faz 6 meses, e o que mais queria era ficar em casa, ainda não tenho filhos, mais pra cuidar da minha casa, o simples fato de cozinhar com calma e não ter que me virar no horário de almoço do serviço, poderia sim trabalhar em casa, fazendo artesanato que gosto, mais se falo isso hoje, que dizer que sou preguiçosa, que não quero trabalhar, que estou explorando o marido, é isso que conquistamos? que triste, mais sabe de todas as coisas, tenho uma forte vontade de fazer um movimento para resgatar tudo isso, espero em Deus

    • Régia's Gravatar Régia
      14 de março de 2012 18:31 Permalink

      Sim Bruna, concordo com você e se você viu a fala do Papa, vai ver que ele também não concorda com que a mulher trabalhe em detrimento dos cuidados com a família. Porém, quantas mulheres são abandonadas pelos maridos, que as deixam sem nada, com filhos e sem perspectiva nenhuma, porque estão sem emprego, sem progredirem em seus estudos, ficaram paradas no tempo, amando o marido, os filhos, a família, cuidando, zelando, sendo solícitas, amorosas, se doando e por fim terminaram tendo que virar pai e mãe dos seus filhos, se sustentaram, darem exemplo e ai daquela que não conseguir todos esses verdadeiros milagres, essas não honram serem mulheres e mães. Não foi o feminismo que fez isso, isso já acontecia e muito. rnNão foi o feminismo que trouxe isso, foram os próprios homens, e por temor de tanta violência física e psicológica, muitas mulheres decidiram se previnir, se cuidarem, para que não sejam pegas de surpresa, nem elas, nem seus filhos. rnrnQuanto as críticas em relação as mulheres não trabalharem, pense bem, eu já vi discussões em programas católicos dizendo que a mulher tem sim que trabalhar fora para sustentar a casa, porque senão vai sobrecarregar o marido. Pense? Essa fala é de um homem católico. E a mulher fazer tudo em casa, administrar, zelar, limpar, lavar, cozinhar, cuidar, organizar, ser solícita, educar, ser conselheira, gerar paz e harmonia… e ainda acham pouco, ela tem que trabalhar fora para pagar as contas porque senão o marido fica sobrecarregado. Beira ao absurdo essa fala. Daí a mulher escuta esse absurdo, vai trabalhar, paga a empregada, a babá, paga as despesas da casa…não tem tempo nem de respirar, final do dia está “morta”de cansaço e ainda tem que estar que nem uma princesa, porque senão o marido ainda acha que tem razão de reclamar, pr exemplo: se a unha não está feita, o cabelo não está perfeito, o corpo não está malhado, as olheiras enormes e a paciência por um fio em escutar todos esses absurdos. E se o filho der alguma má resposta? Se for mal na escola? A culpa ainda é da mãe. Pense?rnrnEu confesso, estou cansada de ouvir coisas como um padre tentou me convencer: a mulher veio ao mundo para sofrer, nasceu para isso, não viu Nossa Senhora? Ela só sofreu e assim é toda mulher, veio ao mundo para sofrer. Ele ainda me mandou continuar sendo amável e prestativa com meu marido, isso tudo depois de ouvir da boca do próprio, os pecados absurdos que ele tinha sido capaz de fazer. ( eu não tinha falado nada sobre o comportamento do meu marido, mas ele tinha confessado antes de mim).rnDetalhe, esse padre tornou-se sacerdote depois de ficar viúvo. Ou seja, foi casado. Tire suas conclusões.rnLógico eu mudei de confessor e a fala do outro sacerdote foi completamente diferente. Disse para eu tomar providência e me cuidar para não adoecer com um marido desses, porque Deus não quer esse sofrimento para nenhuma mulher, me encheu de bênçãos e que Jesus fosse meu psicólogo, meu guia, que Jesus cuidasse de mim. Esse sacerdote ungido de Deus foi quem renovou minhas forças. Um sacerdote de 90 anos e com o coração cheio da sabedoria de Deus e não contaminado pelas doutrinas do mundo. Obrigada para sempre Padre Aleixo.rnE eu acredito que Deus não quer esse sofrimento para ninguém nesse mundo, porque Ele nos ama, não nos fez para a morte, mas para a vida! Dignos de amor e cuidado uns para com os outros, homens e mulheres e não só mulheres para com os homens. rnCuide de você, cuide do seu amor por Deus e que o Espírito Santo guie a você e seu esposo na edificação da família de vocês! Confie no que Deus colocar em seu coração! Confie em Deus e Ele tudo fará! A alegria do Senhor seja a vossa fortaleza!rnAbraços

  10. LILIAN CRISTINA DE CLARIS's Gravatar LILIAN CRISTINA DE CLARIS
    14 de março de 2012 14:02 Permalink

    ASSINEM NOS AJUDEM:rnrnhttp://www.peticoesonline.com/peticao/representacao-criminal-contra-juizes-que-autorizam-aborto/371rnrnExcelentíssimo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da VidarnDeputado Federal Salvador Zimbaldi (SP)rnrnSolicito que Vossa Excelência protocole uma representação junto ao Procurador Geral de Justiça do Estado de Goiás solicitando oferta de denúncia contra os juízes de direito que vêm autorizando ilegalmente a prática do aborto de crianças deficientes.

  11. silvana Aparecida B. de Assis's Gravatar silvana Aparecida B. de Assis
    14 de março de 2012 17:48 Permalink

    Sou a favor da vida e nao da morte de crianças. Jesus disse vinde amim as crianças pois delas é o reino dos céus

  12. A.R.'s Gravatar A.R.
    28 de março de 2012 13:00 Permalink

    Tem gente que acha que só porque o texto critica a parte negativa da revolução feminista então é porque o autor é machista. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Se o tema do texto é esse, então é disso que se trata. É claro que o machismo é uma coisa ruim, mas esse não é o tema do texto.rnA revolução feminista começou com boas intenções, mas com o passar do tempo foi abraçando causas imorais, é o caso do aborto e a autossuficiência. Acontece que Deus criou o homem e a mulher para viverem em santa harmonia. O homem precisa da mulher e a mulher precisa do homem. E no caso do aborto num é preciso nem ressaltar o quão é imoral e pecaminoso.

  13. Eliane FB's Gravatar Eliane FB
    15 de agosto de 2012 14:55 Permalink

    Julgamos que não se fala em machismo, e todas as conseqüências de um homem que não toma sua posição de tal, o de proteger a mulher; são por defesa e resgate da feminidade, que não nos tornamos tão homens.rnO que dizemos que eles nos fazem, estamos fazendo a todos com salto. E salto não é diferença suficiente. rnFeminina sim, feminista (machismo) não.

  14. Yume's Gravatar Yume
    24 de novembro de 2012 18:31 Permalink

    Acho curioso esta alegação que o feminimos criou a “guerra dos sexeos”..é mesmo? quem comoçou nos oprimindo?quem criou uma sociedade que nos reduz á mercadorias sexuais? quem disse que esta feminilidade baseada na servitude,resignação,auto-sacrifício apesar de todos os abusos masculino nos é saudável? rnSinto muito,mas a nossa luta é contra todas estas fantasias masclinas que os homens criaram sobre nós e nos obrigam a ser,em especial esta takl “feminilidade”.Se o home reclama da nossa “autossuficiência”,então,passe a nos tratar como seres-humanos oa invés de serviçais.

  15. Ana Karolina R. Costa's Gravatar Ana Karolina R. Costa
    22 de janeiro de 2013 10:11 Permalink

    Adorei este site. É o q eu estava procurando… Há muitas conquistas que as mulheres conseguiram e que deveriam ser passadas para aquelas que ainda não conhecem a história. Peço permição para pegar informação para minha página…

  16. dany's Gravatar dany
    16 de novembro de 2013 17:33 Permalink

    “Eu penso que, agora, muitas mulheres estão acordando para o fato de que o feminismo deve, cada vez mais, assumir um modelo feminino” – Quando que o feminismo não foi uma ideologia feminina? As mulheres acordaram? Quando? Onde? Nunca o feminismo foi tão odiado por homens e as próprias mulheres que se dizem femininas hoje.rnO que significa realmente ser feminina? Tudo volta para o inicio do texto família e maternidade. rnAs mulheres é quem principalmente deveriam enxergar que o seu papel na sociedade não esta atrelado a isso. Mas como enxergar se até mesmo seu pensamento não é independente? Vivem como maria vai com as outras, e quando a ovelha se desvia do caminho sofre as consequências.

  17. Lindalva Lopes's Gravatar Lindalva Lopes
    6 de fevereiro de 2014 22:48 Permalink

    Penso que deve haver igualdade nos valores cristãos: ambos preservando a castidade antes do casamento, ambos sendo fiéis no casamento, ambos se vestindo com decência e não realizando o culto ao corpo. Educar filhos e filhas de forma igualitária, por que se não permito a filha dormir com o namorado em casa, vou permitir o filho. Esse negócio de “homem não pega nada” é pura balela, o homem precisa também preservar seu corpo e sexualidade, pois é templo do Espírito Santo. A mulher para ter igualdade não precisa cair nos pecados dos homens, no que a grande maioria faz de ruim, mas trazê-lo para a decência e pureza cristã.

  18. Anonimu's Gravatar Anonimu
    16 de outubro de 2014 23:23 Permalink

    esse é o mal, o feminismo não quer igualdade quer sobrepor a mulher sobre o homem

  19. Marina Bonetti's Gravatar Marina Bonetti
    24 de novembro de 2015 15:17 Permalink

    Realmente é algo muito ruim de se ver, principalmente para as mulheres. Posso dizer isso com toda certeza, uma vez que o feminismo radical representa a minoria delas. Acredito que foi um movimento muito bem formulado, porém foi sendo contaminado ao longo do tempo.
    Foi tudo isso que o texto demonstrou, parabéns! Que Deus continue abençoando vocês e essa comunidade maravilhosa!

  20. maria inez leão figueiredo carvalho's Gravatar maria inez leão figueiredo carvalho
    24 de novembro de 2015 16:39 Permalink

    Boa tarde
    Gostaria se vcs poderem nos esclarecer sobre essa ideologia, norma, cartilha que se chama neoliberalismo, que é impostas aos países latinos americano (aqui conhecido como “ajuste” ou “reajuste”. Além da economia (seu foco principal), ela é cercada de normas que não respeitam nossa cultura, religião,defendem a ideologia de gênero, estado laico, aborto, casam,casamento gay ….
    não sei se soube me expressar…gostaria de um artigo que esclarecer a nos cristãos, ate para termos um pensamento político e critico.
    um alguns estudos, encontrei o neoliberalismo chamado de nova ordem mundial??????????