“Conceberás e darás à luz um filho…”
Começamos este artigo com uma pergunta: Existe coisa melhor no mundo do que o amor de mãe?
Para muitos não existe nada igual. Nem todo petróleo do mundo compraria o carinho, a ternura, a comida, o colo, o olhar, o cheiro, a lembrança e o amor de uma mãe. No entanto, para outros este amor é um mito, uma construção social.
Por volta dos anos 60 e 70, teve iníciou, na Europa e no continente norte-americano, uma onda de desconstrução da maternidade disseminada pelo feminismo radical. Segundo pensadoras como Simone Beauvoir e Betty Friedan, consideradas as mães – que ironia – deste feminismo, a maternidade, o cuidado com o lar, com os filhos e maridos são verdadeiras “ameaças” para a identidade da mulher.
Aos poucos, essa mentalidade foi tomando espaço não só na cultura, mas, principalmente, na mentalidade das mulheres. Nasceram os métodos contraceptivos, caiu a taxa da natalidade e cresceram os números de abortos; em muitos lugares, inclusive, com o apoio e a legislação do Estado. Resultado: o ser mãe se transformou – para muitas mulheres – numa “ameaça” à liberdade e identidade delas.
No entanto, começamos a perceber, no mundo, os tristes frutos desse pensamento. A Europa já começa a receber o título de ‘continente de velhos’. Sem mão de obra jovem para produzir, os Governos não conseguem arcar com as despesas da Previdência Social, ou seja, não existem jovens para pagar a aposentadoria dos velhos.
Mas, vem cá: toda mulher precisa ser mãe? O futuro da humanidade passa por esta vocação?
“João Paulo II, na carta Mulieres Dignitatem, vai dizer que a mulher tem como vocação a maternidade, física ou espiritual, ou seja, a mulher foi feita para amar, para dar a vida”, diz a cofundadora e formadora geral da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira.
“Se a sociedade começar a enxergar a maternidade como um peso, nós vamos estar condenadas ao egoísmo.”
Segundo Emmir, a maternidade foi se tornando, na mentalidade contemporânea, um peso. “Se a sociedade começar a enxergar a maternidade como um peso, nós estaremos condenadas ao egoísmo, à prisão do fechamento e do não amor”, diz a missionária.
“Ser mãe é um profundíssimo dom de si (mulher). Na maternidade, a mulher vai se doar, pelo resto da vida, ao cuidado, à preocupação da educação e formação”, conclui Emmir.
Segundo João Paulo II, “a maternidade comporta uma comunhão especial com o mistério da vida que amadurece no seio da mulher; a mãe admira este mistério e, com intuição singular, ‘compreende’ o que vai se formando dentro dela”.
Essa maternidade, essência da identidade feminina, não está encerrada num “determinismo biológico” como se a mulher servisse apenas para “dar à luz” – muitos, inclusive e erroneamente, dizem que este é o pensamento da Igreja a respeito da mulher –, mas, antes de tudo, a sua capacidade de gerar vida, biológica e espiritual, por meio do amor.
Quantos testemunhos de mulheres realizadas profundamente pela adoção de uma criança! Mães que não geram a vida no seu ventre, mas já a possuem, por natureza, no coração. Aqui fica um maravilhoso testemunho de que mãe não é apenas quem gera a vida biológica, mas quem cuida, educa e ama.
Uma outra forma deste dom materno se manifestar no mundo é o que João Paulo II chamou de “maternidade segundo o espírito”, ou seja, a virgindade consagrada. O próprio Pontífice disse que “a maternidade espiritual reveste-se de múltiplas formas. Na vida das mulheres consagradas que vivem, por exemplo, segundo o carisma e as regras dos diversos institutos de caráter apostólico, ela poderá exprimir-se como solicitude pelos homens, especialmente pelos mais necessitados: os doentes, os deficientes físicos, os abandonados, os órfãos, os idosos, as crianças, a juventude, os encarcerados, e, em geral, os marginalizados. Uma mulher consagrada reencontra, desse modo, o Esposo”.
Concluímos que qualquer tentativa de eliminar a maternidade e o amor materno na mulher seria um desastre não só para o sexo feminino, mas, antes de tudo, para a humanidade. Se o amor materno é um mito, a mulher também o é, pois sua vocação, missão e realização, ou seja, todo o seu ser, está em doar-se ao mundo num belo, fecundo e genuíno amor de mãe.
“…e Maria disse: ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”
Olá! A Paz de Jesus e o Puro amor de Maria.rnEm Dezembro de 1992 eu engravidei, sem querer, sem planejar, na primeira relação sexual… As pessoas da “minha turma” me abandonaram e quando apareciam era com a intenção de me convencer a fazer um aborto… Eu estava no auge da minha profissão de Técnica de enfermagem,me sentindo muito útil pra Deus e pro meus irmãos… Me apaixonei pela pessoa errada… Tenho uma família extruturada, um pai amoroso, uma mãe zelosa e irmãs (Sete)… PRA ENCURTAR.rnAbri mão de tudo e levei minha gestação até o final, sofri muito preconceito, mas uma MULHER me deu mão e me fez caminhar, essa mulher sofreu, mas se manteve em pé… CONSAGREI a minha criança a NOSSA SENHORA e todas as portas se abriram… CONCLUSÃO: Hoje Minha ANA BEATRIZ tem 18 anos e não à dinheiro no mundo que me pague por todo bem que recebo à cada dia… Ainda estou vivendo a minha CASTIDADE e esperando no SENHOR, o MEU JOSÉ, aquele homem que vai ser o enviado de Deus nas nossas vidas… Somos coordenadoras da CATEQUESE DA CRISMA e muito atuantes na nossa comunidade São José Operário em Belford Roxo / RJ.rnCom carinho, rnIVANISE
Parabéns Ivanise!!!rnIsso mostra a fé que você tem Deus e em Nossa Senhora.rnTenho uma amiga que é evangélica e ela vive me dizendo que não tenho que pedir nada pra Nossa Senhora, pois não somos atendidas temos que pedir direto pra Deus, o seu testemunho tem ser jogado aos quatro cantos do mundo para saber que antes de Jesus veio a mãe dele e que está a nos proteger e abençoar também. rnBjs e muita felicidades pra vc e pra Betriz!!!
sim sempre sonhei em ser maeapesar de estar c 45 anos e estar enfrentando diversos problemas
esquece meu namorado q será melhor p ti .fica c deus,tudo de bom
Acho q/ numca e tarde p/ realizar um sonho ja passei por muitas coisas e tuve de adiar a maternidade agora c/ 42 anos e se Deus quiser vou realizar meu sonho.Maria desatadora de nos desata esse no.
E quem interrompeu e sofre por ter feito isso? Angústia diária
Agradeço a Deus diariamente por não ter me dado a vocação do matrimonio e nem instinto materno pra ser mãe.Não quero ter filhos, não tenho a menor vontade de tê-los e sou super feliz assim. Não acho que filhos são peças fundamentais para que nos realizemos como pessoas. Para mim, realizar-se é ter uma boa profissão, ser independente e estar cercada de pessoas queridas.Levo uma vida muito feliz e descompromissada, sou egoísta por natureza e amo minha liberdade!rnOlhando meus amigos casados que têm filhos, vejo que eles aparentemente eram mais felizes antes de terem filhos. Se divertiam mais, e tinham mais dinheiro para gastar. Eram menos estressados que hoje. Sem contar que a gestação acaba com o corpito.rnGraças ao bom Jesus já estou velha pra ter filhos(tenho 30 anos)e nem sequer namorado (do jeito q anda…desisti disso)rnNão gosto de dar satisfação pra ninguém, tenho o temperamento de um gato, livre e independente!rnObrigada meu Senhor Jesus!
Pois é Christiany, ainda bem que há pessoas que não se deixam iludir pelo véu sagrado que é posto sobre a maternidade. Na teoria é tudo maravilhoso, mas na prática é bem diferente. Infelizmente as pessoas são iludidas e colocam nos filhos todos os seus sonhos e quando eles vão embora se sentem deprimidas. Vai entender o ser humano. A mulher tem direito a escolha e não é porque não escolheu ser mãe que vai contra a natureza, cada ser humano tem sua própria natureza e isso é refletido em suas escolhas. No fim das contas ninguém é melhor que ninguém só porque teve filhos, ou deixou de ter. =)
Só tive identidade como pessoa depois que fui mãe. A maternidade em mim é um dom belíssimo, o Senhor me guia e me dá força. Eu amo ser mãe, e meus filhos são realmente o meu presente de DEUS.
Louvo e agradeço a Deus todos os dias pela minha filha, ela tem 06 anos é uma benção, um presente de Deus dentro da minha casa, a minha maior satisfação é participar com ela de tudo que a faz feliz…Pra mim e meu marido não há liberdade que seja maior do que nosso amor por ela..Obrigada Jesus por ter feito sua obra em nós…
MUITO OPORTUNO O TEMA. TENHO 7 ANOS DE CASADA E ESTOU NA 8.ª SEMANA DE GESTAÇÃO, FOI UMA GRAVIDEZ PLANEJADA E MUITO QUERIDA, POR MIM E MEU MARIDO. AGRADEÇO MUITO E LOUVO A DEUS POR ESSA BENÇAO. ESCUTAR O CORAÇAOZINHO DELE(A) BATENDO DENTRO DE MIM, ENTAO NAO TEM PREÇO. SÓ DEUS MSMO PRA REALIZAR UMA MARAVILHA DESSA NA VIDA DA GENTE. AGUARDO O NASCIMENTO PRA OUTUBRO, QUE COM A GRAÇA DE DEUS HÁ DE DAR TUDO CERTO.
TENHO DOIS LINDOS MENINOS, GEMEOS QUE VÃO COMPLETAR 5 ANOS MES QUE VEM!!! SEMPRE QUIS SER MÃE E JESUS ME ABENÇOOU MUITO!! TENHO VONTADE DE TER UMA MENINA! PEÇO A JESUS QUE TIRE O MEDO QUE EU TENHO DE ENGRAVIDAR DE NOVO! OS MEUS MENINOS SÃO AUTISTAS, E NOSSA VIDA,É BASTANTE CORRIDA!TENHO MEDO DE NÃO DAR CONTA DE UM BEBÊ E DOS GEMEOS AO MESMO TEMPO!ESTOU COM 33 ANOS E NÃO QUERO DEMORAR MUITO A ME DECIDIR!PEÇO A JESUS QUE ME DÊ A GRAÇA DE NÃO TER MAIS MEDO! MEDO NÃO É DE DEUS!
Aguardo a realização de um sonho que é ser mãe. Sinto no fundo do meu coração que realizarei esse sonho em breve. Quando assim for darei as boas novas aqui no site da canção nova.rnSer mãe é ser doação…
desde que me tornei mae, mudei na maneira de pensar, agir, fiquei mais adulta principalmente espiritualmente. Agora creio que ser Mae e caminho para a santidade.
Eu sempre pensei que não teria filhos, pois sempre tive medo de passar pela dor do parto, enfim destas dúvidas que toda mulher tem. Porém Deus tudo sabe e tudo pode hoje tenho 28 anos e estou grávida de uma menina que chama Amanda então só posso dizer que ela está sendo uma benção em nossas vidas.rnEla é um presente de Deus para toda a nossa familia, Deus sabe o dom que é ser mãe, mas também temos que fazer por merecer esse milagre.rnNós não nos imaginamos sem filhos, um casamento sem bençãos parece como arvores sem ter frutos.
tenho muita vontade de ser mae,apesar d ter muito medo… axo tao bonito as maes cuidando dos seus filhos,vejo o amor incodincional na minha mae…rnmas tenho tantas duvidas tantos medos sou tao insegura… peço ao nosso Senhor que mude meus pensamentos e que m conceda o dom d ser mae
Ser mãe é tudo.rnQuando descobri que eu ia ser mamãe,a minha consiêcia pessou muito eu não sabia nem o que pensar e muito menos o que fazer,eu parei e pensei; meu Deus me dê uma luz e muito amor no coraçao pois eu não sei como agir,conversei com meu namorado que hoje é o meu marido a principio ele ficou pior do que eu mas nos conversamos colocamos a cabeça no lugar e foi quando tudo mudou na minha vida,pensamentos,atitudes eo jeito de ser,rnHoje em dia eu me surpeendo comigo mesma como eu era e como eu sou hoje uma excelente mãe e mulher.rnE dou graças a Deus de ter um filho maravilhoso e lindo,a coisa mas preciosa que eu tenho na vida.te amo meu filho.
Maternidade…É engraçado sabe? As vezes eu me pergunto porque Deus permite que mulheres que não querem ter filhos, consigam engravidar tão facilmente?! Não pode ver uma cueca e PIMBA! Tá lá mais uma criança no mundo e enquanto isso outras mulheres tentando engravidar com dificuldade , lutando contra o tempo Aonde que estas mães que querem engravidar e não conseguem erraram? Será que essas mulheres que desejam ser mães não são merecedoras? Pq D’us é tão injusto?rnTem algo errado nas coisas de D’us
Tem nada de errado com as coisas de DEUS. Simplesmente , o fato de estarem ansiosos de mais para terem filhos, tanto o homem como a mulher, dai vem a demora. O dia que vocês relaxarem e curtirem melhor o namoro e os momentos, o neném lindo e abençoado vira. aproveitemmmmm
tenho o senhor de mim torna mae sei que na hora de deus vai acontecer tenho ja umas filha de 18 anos a 6 tento ter outro deus esta no controle de tudo eu creio
Evitar ter filhos com o uso de métodos contraceptivos é uma coisa, bem diferente de interromper uma gravidez através de um aborto. Embora eu não me ache no direito de julgar as mulheres que abortam, se eu engravidasse, eu não abortaria, pois sei que eu iria me sentir culpada o resto da vida. Não pretendo ter filhos, o que não significa que eu seja a favor do aborto. Hoje em dia só engravida mesmo a mulher que quiser, não existe a desculpa de que aconteceu, pois existem preservativos e anticoncepcionais em postos de saúde pra quem não tem condições de comprar. O problema de muitas mulheres é achar que com elas não vai acontecer. Quem não quer ter filhos como eu , deve ser responsável e se prevenir .Do que adianta ter uma penca de filhos e não poder dar uma condição de vida digna pra eles? Uma coisa é ter filhos, outra coisa é ser mãe. Ter filhos e deixar alguém cuidando é muito fácil, difícil é cuidar da criança sem ninguém pra ajudar. Não preciso ser mãe pra saber que ser mãe exige muita responsabilidade. Não preciso ser mãe pra saber que não quero isso pra mim e por isso tenho que me prevenir .Mas respeito quem quer ser mãe e sabe dar educação, amor e tudo que um filho precisa. Não é porque não quero ter filhos que toda mulher tem que pensar como eu. Só não admito que queiram me impor ser mãe sendo que não é isso que quero. Cada pessoa sabe o que é melhor pra si e deve ter o direito a escolha do que quer para sua vida e ninguém tem nada a ver com isso. Infelizmente tem pessoas que não têm o que fazer que adoram se meter na vida uma das outras.
Sempre sonhei em ser mãe, e tive a graça de ser mãe de três filhos, quando engravidei do terceiro, já tinha um casal e recebi algumas críticas: “um casal tá bom, filho dá muito trabalho”. Porém, meu terceiro filho foi muito desejado, e todos são uma bênção, para mim os três são sinônimo de alegria e realização. Conforme minha mãe diz: “a lã não pesa para o carneiro”. O amor da minha mãe me deu o modelo para amar meus filhos, sempre digo: “quero ser para eles um pouquinho do que ela foi e é para mim”. Talvez se quando tive o meu terceiro filho tivesse a mentalidade de hoje não teria feito laqueadura e teria mais filhos. Amo crianças e me realizo muito como mãe, meus três lindos presentes. Por isso sempre digo para as mulheres que se casam: tenham filhos, a maior graça que pode ocorrer na vida de uma mulher. Se Deus te concedeu esse dom, não desperdice, pois muitas gostariam de gerar a vida e não podem. Meu caçula é coroinha, um filho carinhoso, inteligente, lindo (sou coruja), já pensou se não o tivesse concebido, quantas alegrias teria perdido. Glória a Deus por meus três filhos.
Bem,o tema é o mais belo possível,amor de mãe!
Sou casada a 3 anos,a exatamente 2 anos,tento engravidar,e todas são tentativas frustantes,me doi muito,porque sem explicação alguma,nunca dá certo,vejo todas as minhas amigas,elas engravidam com pouco tempo de casadas,somos todos de caminhada,e só tenho as minhas lágrimas pra ofertar pro Senhor!