“Uma em cada cinco crianças batizadas no ano de 1997 e, que hoje são adolescentes, foi crismada em 2010”. Essas são as palavras do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer numa mesa-redonda que aconteceu nesta quarta, 21, na Paróquia da Imaculada Conceição no bairro do Ipiranga (SP), durante a visita da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude.
A peregrinação pela cidade de São Paulo continua e nos leva a questionamentos a respeito do perfil dos jovens brasileiros que receberão o Papa Bento XVI, em 2013, na cidade do Rio de Janeiro.
O cardeal da maior arquidiocese brasileira chegou à seguinte conclusão: “Olhando para estes números só posso pensar que as pessoas hoje não se casam na Igreja, não batizam seus filhos e não os iniciam na catequese. Será que teremos uma geração de ateus?”
Um questionamento que nos chama à responsabilidade de uma missão evangelizadora começando pelos que estão mais próximos.
É preciso refletir: Quais são as causas disso? Será que já não acreditamos mais?
Dom Odilo mostra, com vivacidade, a realidade atual sem medo de enfrentar os desafios. Ele continua: “Façamos uma reflexão, tudo o que falei parece assustador, mas preciso ser realista e apresentar as consequências do quadro que nos é apresentado hoje.”
O prelado fala das dificuldades vividas pela Igreja nos tempos atuais, as quais, levadas a público pelas mídias, trouxe insegurança e dúvida dos fiéis com relação à instituição criada por Cristo: “A santidade acompanha a fragilidade da Igreja. Mas paremos de olhar para os pecados, a Igreja tem muita beleza a nos oferecer. Recordo-me da chegada da cruz no ‘Bote Fé’, no último domingo, daqueles jovens que tocavam nela e a aplaudiam. Vi bispos se emocionarem, vi jovens com lágrimas nos olhos”. Neste momento, emocionado, afirmou que “o século XX foi o século que mais mártires deu para a Igreja. Não permitamos que o século XXI seja ateu!”
O Cardeal de São Paulo também falou da responsabilidade das famílias em conduzirem um lar cristão mesmo diante dos desafios que são apresentados: “Estamos numa cultura que não favorece a família. Vamos parar nisso? Não, de forma alguma. Continuemos acreditando na família, lutemos pelas nossas casas!”
E nos alerta sobre realidades ainda muito vivas em nossa memória e que foram palco da visita da cruz peregrina: “Quem é cobrado quando um filho é usuário de drogas? De quem é exigido quando uma filha se prostitui? Eu lhes digo: a família é responsável. É nossa parte!”
Veja as + comentadas sobre a Cruz da JMJ
‘Aqui é lugar de prostituição. Não rezem!’
O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer encerra este momento com uma palavra de ordem: “Vamos incentivar e encorajar a família a fazer sua parte!”
Sendo aplaudido de pé, Dom Odilo deixa a igreja, mas suas palavras ficam gravadas em nossos corações e nos conduzem a uma decisão firme diante dos desafios que nos são apresentados.
Temos, todos, como Igreja, a missão de preparar os jovens do Brasil para a JMJ 2013. Não podemos esmorecer! É preciso que cada um faça a sua parte. Você vai assumir esta missão?
Após a mesa-redonda, houve a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Júlio Akamine, Bispo auxiliar na Região Lapa, logo após, a cruz e o ícone foram enviados ao Arsenal da Esperança, que faz um belo trabalho com a acolhida de 1.150 homens que se encontram em dificuldades, devido, na maioria das vezes, à falta de trabalho, casa, alimentação, saúde e família. Você quer saber como foi a passagem dos símbolos da JMJ por lá? Dê uma olhada na próxima matéria.
Cruz da JMJ chega ao Arsenal da Esperança
É a equipe do Destrave na cobertura da visita da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora na Arquidiocese de São Paulo.
O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer celebrou mais um ano de vida. Parabéns!
Parbéns Dom Odilo, Louvado seja Deus pela sua vocação e eleição.
Minha sugestão é que os bispos da Igreja Católica sejam mais exigentes, “obrigando” as Paróquia a ter Adoração ao SS.Sacramento, muitos não querem e não permitem, acredito que antes de prepar os joven é PRECISO, conscientizar o Clero a sair e dencunciar os fanáticos da TL e ou TH (?), especialmente aqui no RS, é notório que predomina essa situação, então só pela ADORAÇÃO ao SS.SACRAMENTO,com vigilhas,e desagravo ao Sagrado, que poderemos reverter todo o estrago da TL e o relativismo, veem fazendo em especial no clero…Só Jesus nessa causa, primeiro devemos arrumar a casa, depois levar a verdade aos jovens com coerência…”O bom evangelizador é aquele que anuncia e denuncia’, em especial nos dias de hoje , que o Bom Deus nos ajude, e a Mãe de Deus interceda por nós, Ela que é a Esmagadora da Serpente…CONFIO!
Neila Guterres.
Será que teremos uma geração de ateus?
Espero que sim.
Leandro S., infelizmente você é mais um fraco que sem Deus está caindo nas mãos deste modismo que não leva a nada. Mas só de você estar neste blog abençoado, é sinal de que Deus te chama a todo momento, não resista! Rezarei por ti meu irmão!
Um futuro ateu chegará, mas infelizmente não está proximo. Primeiro teremos um futuro evangélico, e te digo: a ditadura evangélica é mais perigosa do que a ditadura católica.
De qualquer jeito, cedo ou tarde, todos os deuses morrem. Vide todos os deuses romanos, egipcios, indigenas e afins.
Ditadura evangélica, deusses mortos! rá se tá lendo muito gibi brou
Precisamos rezar, rezar muito, somente as nossas orações, como pede Nossa Senhora em suas aparições, serão eficazes nestes tempos em que caminhamos cada vez mais para a vinda última de Nosso Senhor e Salvador.
O apelo é que nos unamos cada vez mais em oração, jejum e adoração por aqueles que não o fazem.
Lindas palavras do Dom Odilo. Não podemos fraquejar com o modismo que vem tomando conta desta geração. As pessoas precisam perceber o que realmente tem valor nesta vida. E quem já descobriu deve permanecer firmes na fé, por mais que as heresias queiram tomar de conta. Deus está conosco e nos fortalece!
Leandro S., infelizmente você é mais um fraco que sem Deus está caindo nas mãos deste modismo que não leva a nada. Mas só de você estar neste blog abençoado, é sinal de que Deus te chama a todo momento, não resista! Rezarei por ti meu irmão!
O inimigo da Igreja esta disfarçando dentro da Igreja, mas será expulso pela Ação e Mover do Espirito Santo de Deus, não sejamos tolos, verificamos as estrategicas de guerra, é melhor se disfarçar como um bom Cristão do que se declarar inimigo da Igreja e de dentro tenta-la derrubar.
PARABÉNS DOM OLIDO, LOUVADO SEJA DEUS PELA SUA VIDA E VOCAÇÃO. QUE DEUS O ABENÇÕE QUE QUE A VIRGEM MARIA TE PROTEJA COM O MANTO.
É só denunciar o diabo que ele se manifesta, vamos lá tomem Coragem e a Armadura de Efesios. Em oração não ficaremos atribulados com tudo que esta acontecendo mais em Deus o Unico Salvador.
Ué.. será ateu se não for católico? E se a pessoa quiser acreditar em Deus e Jesus de outra forma? Não pode? Tem que ser dentro da Igreja?
A resposta é SIM.
Simplesmente porque Deus confiou a verdade, a fé, para a Igreja, pela autoridade de Pedro, o Papa.
“Apascenta as minhas ovelhas.”
Foi o que disse Nso. Senhor à S. Pedro. Como São Paulo nos diz, A Igreja é o corpo místico de Cristo; sendo Ele a cabeça e nós o corpo. O corpo continua vivendo mesmo sem algum corpo, mas a alma não vai junto com aquele membro. Assim, o Espírito Santo não está com Eles, e para estarem em comunhão com Deus é necessário estar em comunhão com a Igreja, pois estando fora podem cair no erro, como os protestantes.
Daí entendemos a verdade de fé: Fora da Igreja Católica não há salvação.
Então as pessoas que não tem religião, os protestantes, os budistas, os muçulmanos e todos que não professam a fé católica já estão condenados ao fogo do inferno?
Mesmo que sejam pessoas bondosas, caridosas e pratiquem a mensagem do Amor anunciada por Jesus?
Não creio.
Quero parabenizar a canção nova pela cobertura a chegada da cruz e do icone de nossa senhora para o JMJ. E parabenizar Dom Odilo pela coragem e vivência de sua vocação com amor e fidelidade a DEus e a sua santa Igreja. Obrigada pelo seu testemunho de pastor e de cristão. Deus o abençoe!
Por que o meu comentário foi apagado?
Não acham que estão cultuando demais um símbolo?
Não precisamos preparar a juventude para a JMJ 2013, precisamos sim preparar para a vida, para a missão e para o trabalho na igreja.
Os jovens estão morrendo, pela bala, pelas drogas, pelo consumismo, pela ignorância, pela falta de esperança..
a juventude tem vigor, tem vontade de trabalhar, de mostrar-se ativo e atuante em uma causa mas não tá encontrando isso..
Precisamos fomentar a AÇÃO. Quantos jovens não estão por aí pelo Brasil atuando em ong’s, lutando pelo bem, ajudando os necessitados e ninguém fica sabendo?
vamos ficar cultuando a cruz que veio de Roma e só falando de fé? Não precisamos MOSTRAR essa fé?
Tenho 22 anos, participo de grupo de jovens, sou de Salvador – BA e tb estou ansioso pela jornada em 2013, mas não podemos tirar o foco do que é mais importante, a prática do evangelho de Jesus Cristo.
“…Marta, Marta, andas inquieta e agitada com muita coisa, quando uma só é necessária. Maria escolheu, na verdade, a melhor parte, que não lhe será tirada!” (Lc 10, 38-42)
Como você quer agir, se não pode meditar nas coisas da fé? As obras sem fé, são mortas.
Aprenda antes a ser reservatório da graça, para depois ser fonte.
Não há cristianismo sem ação.
Jesus não ficou parado ensinando ao povo e sendo adorado, pelo contrário Jesus andou, atravessou cidades, rios, subiu montanhas.
Acredito muito mais em quem se mobiliza pra fazer a mudança acontecer, pensa no próximo, mesmo sem nunca ter ouvido falar em Jesus, do que em certos católicos que só fazem ficar aos pés da cruz rezando e esperando sua própria salvação.
Acho louvavel reforçar e retomar a família como um valor essencial para um Lar Sagrado, um local onde a criança, o jovem, o esposo e a espoça sintam prazer no convívio familiar. Mas diante de tanta tecnologia,é preciso repensar e capacitar melhor os catequistas que vão preparar crianças, jovens e adultos em Cristãos encorajados a enfrentar os desafios da vida. Há de haver formação para catequistas de forma sistemática, com responsabilidade e compromisso. Direcionar as aulas de acordo com a faixa etária, crianças de 1 a 4 anos, crianças de 4 a 7 anos, crianças de 7 a 10 anos, crianças de 10 a 12 anos, e jovens, enfim cada faixa etária vai descobrir o prazer de estar dentro de um ambiente católico através da motivação e do despertar para a necessidade de perceber a presença de Deus em tudo e em todos, de forma dinâmica e atraente, temos que estar atento às mudanças do “tempo,mas, é preciso ter pessoas preparadas para conduzir o futuro das gerações vindouras.
Se dependêssemos de padres que escancaram as portas da Igreja para a modernidade, para o secularismo, que vivem como se fossem um outro homem qualquer, que preferem ser tratados como iguais e gostam mais de cantar. Concerteza estaremos perdidos!
Ora, precisamos de padres santos, que sejam fiéis, FIÉIS A DEUS, A IGREJA, FIÉIS AO PAPA; não precisamos de padres FIÉIS AS SUAS VONTADES ridículas.
Os jovens precisam conhecer a FÉ CATÓLICA DE SEMPRE, SEM MAQUIAGEM.
Precisamos da fé que formou Santa Terezinha, São Domingos Sávio, São Tarcísio, São Geraldo Magela, Santo Agostinho, são Vicente de Paulo, São João da Cruz… e tantos outros. Basta de heresia maquiada de catolicismo! Basta de pastorais do evangelho aggionato! Basta de invencionismo! Basta de criatividade!
Não é muito que o mundo preciso, É APENAS A FÉ CATÓLICA.
Não é “balada católica”; não é bateria; não é missa “alegre”; não é guitarra; não é padre cantor; não é pastoral da juventude; não é nada do mundo disfarçado de católico que irá atrair os jovens ou qualquer pessoa.
É NOSSO SENHOR CRUCIFICADO QUE ATRAI AS PESSOAS, É A VERDADE QUE ATRAI AS PESSOAS, “pois quando EU FOR LEVANTADO ATRAIREI TUDO A MIM”. É simples! É católico! É a vontade de Deus, não a vontade dos homens soberbos.
O dia em que seu mundinho perfeito ruir, você verá que Deus está além da Igreja. E por favor, não fique colocando trechos da bíblia para justificar sua sandíce.
lindo isso! uashauhsas
se vamos ter um futuro ateu eu não sei, mas bem que as instituições travestidas de cordeiro podiam acabar né?? se é que me entendem! rs
ps.: Deus é multiforme, e contra religiosidade! #fato
Se há pessoas deixando de ter a crença em deus é devido as informaçoes de hj disponíveis e as frágilidades dessa afirmação de um ser divino. Se a nova geração não tera crenças religiosas eu não acredito mas que serão mais questionadoras quanto a suas crenças isso sim serão. Cristãos se preparem é hora de pois acho, que a queda de deus esta chegando e o aparecer de pessoas que pensam, ao invés de apenas sequir regrinhas, está chegando….
Anunciai isto à casa de Jacó, proclamai o que segue à terra de Judá”Não temes a Minha Face”(jer.5.20…
sim estamos no tempo do fim dias dificeis viriam a igreja tem a funçaõ de divulgar a palavra de Deus só a palavra pode derrubar os muros nas pessoas consolar e edificar o corpo de cristo.
Mateus 16 diz quem quiser vinr após mim tome sua cruz e siga-me
o senhor nos da liberdade de escolher como o nosso senhor da vida , mas o homem hoje corre atrás de sustento religiaõ e pecado
Permitamos que o século XXI seja ateu!rnrnA humanidade já acreditou em tantos deuses, está na hora de dar uma “pausa para reflexão”, não?