Namoro, significado e escolhas

artigos / Namoro / Reportagens

Conteúdo enviado pelo internauta Thiago Thomaz Puccini

Não é novidade para ninguém que no mês de junho comemoramos o Dia dos Namorados, mas será que, de fato, entendemos qual é o significado do namoro?

Namorar é uma oportunidade de aprender a amar de verdade. Só se começa a compreender isso quando a vontade de fazer bem ao outro é maior do que a necessidade de tomá-lo para si. Como São Paulo nos diz: “O amor não busca seu próprio interesse”, (1 Cor 13).

“Ficar” é uma forma alternativa de relacionamento. Ela acontece, muitas vezes, a fim de que haja conhecimento prévio do outro, apesar de a amizade ser o melhor caminho. Contudo, para a maioria dos jovens isso se torna uma forma calculista de experiência amorosa. “Peguei dez ontem…”.

Todos nós temos a opção de buscar o que deseja, mas eu me pergunto: “Ficar com várias pessoas em um curto período de tempo é amor? Será que realmente faz bem, traz paz, preenche nosso vazio? É bom lembrar que amar é mais do que um emoção ou sentimento, é uma decisão! Por isso não é justo que se faça da outra pessoa uma “coisa”. Quantos casos ouvimos e vemos de pessoas que não desejam nenhum compromisso com o seu par!

Confira o especial sobre namoro

O namoro também não é uma busca pela pessoa perfeita, pois “amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido”. E como o próprio ditado diz: “quem tudo quer nada tem”. É um tempo de conhecimento e escolha. É neste período de namoro que se deve investigar se o(a) namorado(a) atende as suas exigências, como saber se os valores de vocês são convergentes, se os objetivos de vida são os mesmos e, obviamente, se o outro deseja construir uma vida a dois mesmo que isso esteja longe de acontecer.

De qualquer modo, o importante é colocar o Senhor sempre a frente do relacionamento, presente ou futuro, para que Ele o guie na direção certa. A religiosidade que contornará o namoro conferirá ao homem e à mulher, ao rapaz e à moça, um tempo saudável,  no qual, conhecendo-se mutuamente, eles irão se descobrindo e fazendo a “grande escolha”, proporcionando também o crescimento pessoal de ambos.

Pode-se ver, caro(a) leitor(a), que para sua vida existem dois caminhos: um deles é fácil, sem compromisso e sacrifício; o outro, mais complicado, é de responsabilidade e de grandes conquistas. Qual você deseja seguir? Faça sua escolha!

Veja mais sobre afetividade e sexualidade

Sexo no namoro: o que fica depois?

Você, a castidade e o mundo pornográfico

Amar com o corpo, espírito e coração

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

13 Comments to Namoro, significado e escolhas

  1. fabiana's Gravatar fabiana
    1 de fevereiro de 2012 12:33 Permalink

    amei

    • Jessika's Gravatar Jessika
      2 de abril de 2012 12:33 Permalink

      Ariane Dantas dos Santos disse:Ola pessual na minha opinie3o acho que o Criste3o Catolico ne3o deve beber nem fumar pois ele tem que dar o empexlo. Por que nf3s ja nascemos do pecado vivemos no mundo de pecado e se estamos em busca da santidade em busca de Deus ne3o devemos fazer isso.

  2. Sueli's Gravatar Sueli
    1 de fevereiro de 2012 13:26 Permalink

    Matéria maravilhosa e veio a cair como uma luva….rnEu li e reli essa matéria e tentei até enviar um comentário, mas tudo o que eu escrevia, apagava…rnAté que em conversa com uma colega de trabalho, ela relatava que seu filho de 17 anos tinha vários relacionamentos com garotas de sua idade, e é claro sem compromisso…então lembrei dessa matéria…comentei com ela que havia lido algo sobre esse assunto então imprimi a matéria para ela e consequentemente também para o filho. Após a leitura o assunto foi abafado pelo silêncio… enquanto eu continuava meu serviço.rnObrigada,Thiago, valeu!!!!rnAbraços

  3. Ana Lima's Gravatar Ana Lima
    7 de fevereiro de 2012 12:08 Permalink

    Interessante essas materias do destrave ,dê uma lida quando puder.OK!!!

  4. Ana Lima's Gravatar Ana Lima
    7 de fevereiro de 2012 12:11 Permalink

    Leia essa materia, muito interessante , e com muito embasamento para quem namora.

  5. Saori's Gravatar Saori
    7 de fevereiro de 2012 17:57 Permalink

    gostei muito .. pois no dias de hoje em que vivemos e muito dificil vivermos em castidade,pois nos inludimos com o mundo que só nos mostra o errado .. Temos medo do que os olhos vão pensar é ai que comecamos a pecar .. rn Mais gracas a DEUS nós temos em quem contar .. com o nosso grupo de oracao jovens e por voces que nos ajuda a enfrentar a vida ! que é tão conflicado . Adorei er falado isso com voces VALEU !

  6. Lívia Maria's Gravatar Lívia Maria
    8 de fevereiro de 2012 22:23 Permalink

    Acho fascinante estas matérias do DESTRAVE e em especial as que falam sobre relacionamento. São de grande importância, pois transmitem o desejo de Deus em nossas vidas e nos faz acreditar que não é tão difícil fazer a vontade de Deus.

  7. Andreia Pereira's Gravatar Andreia Pereira
    11 de fevereiro de 2012 20:52 Permalink

    Namoro é entrega, somas, divisões é compartilhar a dois respeitando a individualidade de cada um e claro entrega à Deus para que um relacionamento abençoada, um abraço em todos.

  8. Andreia Pereira's Gravatar Andreia Pereira
    11 de fevereiro de 2012 20:53 Permalink

    Estou em busca de um grande amor, espero que Deus ouça as minhas preces.

  9. Gi's Gravatar Gi
    27 de fevereiro de 2012 23:53 Permalink

    Gente, poderiam fazer um post bem legal e aprofundado sobre ‘namoro santo’, como conduzi-lo no mundo de hoje? Pleo que li, ja percebi que nesse contexto ate memso o beijo, ganha um outro significado, pois tudo deixa de ser banalizado, as nossas atitudes são mais conscientes e verdadeiras. Mas acho que ainda falta mais clareza nos detalhes sobre o assunto. Fica aí a minha sugestão.

  10. Maria Valentina's Gravatar Maria Valentina
    19 de março de 2012 14:47 Permalink

    Não sei se é falta de Fe da minha parte, mais não consigo acreditar num besteirol desses. Nada neste mundo me faz acreditar q Deus reservou uma pessoa especial para mim. Por favor, não me venha com esse blá blá blá q toda panela tem sua tampa ou q DEUS lhe esta reservando alguém e que tudo tem hora certa, o momento certo e não sei mais lá o q certo!rnNão estou solteira por opção e não estou assim por acaso, na verdade nunca fui capaz de conquistar ninguém, e, por conta disso, não tento mais nada, desisto, porque sei que sempre ouvirei um NÃO e que a felicidade no amor só bate na porta dos outros.rnSei que estou condenada à solteirice eterna e antevejo meu futuro de vir falecer sem experimentar as delícias do amor, não cheguei a este ponto por vontade própria, mas, por falta de opção. Sei que sempre ficarei solteira e sempre fracassarei na busca de um amor, e por isso, acabei me acostumando com o destino traçado, sem poder fazer nada a respeito. Na verdade, não estou culpando Deus por nada. Acontece que eu desisti de procurar.Sei que sou jovem, mas me sinto como se fosse ficar para o resto da vida solteira. Já estou até me acostumando com isso. Não estou aqui para fazer drama. Mas quando estou com Deus, a minha alma se alegra. Me sinto muito feliz. E não só isso q quero para minha vida, mas quero agradecer por tudo que ele fez. Só gostaria de ter a confirmação de Deus sobre essa possibilidade que Ele pôs na minha vida. Obrigada keridos irmãos.

    • gleydiane lima's Gravatar gleydiane lima
      30 de abril de 2015 10:48 Permalink

      Ola maria sei qe vc nao cupou Deus,pois ah cupa esta em nos
      msm …tiro por mim
      tenho oportunidade de conheser pessoas maravilhosas mas nao
      consigo AMAR…
      JA PERDI VARIAS OPORTUNIDADES
      mas nao perco as esperanças de DEUS COLOCAR uma pessoa
      abrençoada em minha vida qe eu ame

  11. Edison Minami's Gravatar Edison Minami
    12 de junho de 2015 22:41 Permalink

    Thiago,

    Adorei seu texto. De fato, Paulo VI na encíclica Humanae vitae há alertava sobre a amizade que deve existir nos casais.
    Continue assim! Não desanimemos.