Por Jolina Pedreira de Jesus – Missão Aracaju
A cruz da Jornada Mundial da Juventude chega à cidade do forró e da fé e leva esperança a presidiários.
A cidade de Areia Branca (SE), considerada a capital do forró, se rendeu à cruz de Cristo. Com a chegada da cruz peregrina e do ícone da Virgem Maria muitos jovens se emocionaram ao ver de perto os símbolos do maior encontro juvenil da Igreja Católica.
A jovem Evenny Dias Araújo se sente realizada por testemunhar este momento tão esperado.
De acordo com o pároco da matriz da cidade, padre Paulo Morais Silva, a presença da cruz peregrina da JMJ é também a presença do beato João Paulo II no meio deles.
Em seguida os jovens saíram carregando a cruz pelas ruas da cidade em direção ao complexo penitencário de Areia Branca, onde os presos receberam com muita emoção e alegria a cruz e o ícone de Nossa Senhora.
No presídio aconteceu a encenação de uma peça teatral, conduzida pela Comunidade Shalom, chamada “Life House”. A obra retratou a situação do homem atual, criado para Deus, mas que vai se perdendo nas situações da vida, destacando a luta entre o bem e o mal. Nesse momento muitos se comoveram.
O Arcebispo de Aracaju, Dom Lessa, dirigiu a palavra aos presidiários, lembrando-lhes que estão presos fisicamente, mas que são livres por dentro, pois Jesus morreu na cruz para libertá-los, salientando que a maior liberdade é a interior.
O responsável pela Pastoral Carcerácia da Arquidiocese de Aracaju, Carlos Antônio de Magalhães, falou da alegria e da providência de Deus por contemplar aqueles presidiários com a visita dos símbolos da JMJ.
“Eles que precisam tanto se encontrar com o amor de Deus!”, enfatizou Magalhães.
Ao final da celebração, foi cantada a música “Ninguém te ama como Eu” e, ao som da canção, os detentos foram convidados a se aproximar da cruz e a tocá-la. A emoção tomou conta de todos os presentes, logo em seguida saíram carregando a cruz dos jovens pelo pátio da penitenciária.
Confira o vídeo preparado pela Comunidade Shalom da peça “Life House”.
Veja a galeria de fotos do Bote fé Aracaju.
Leia também: A cruz da JMJ e as novas comunidades
Show do bote fé encerra a visita dos símbolos da JMJ em Aracaju
Fotos e Vídeos: Osmar Rios
QUE GRANDE ALEGRIA RECEBERMOS EM NOSSO ESTADO A CRUZ DA JORNADA DA JMJ,GOSTARIA MUITO DE TER ESTADO LÁ E VIVENCIADO ESSA EMOCÃO,QUE MARAVILHA SABER QUE MUITOS PRESOS E JOVENS FORAM TOCADOS. QUE DEUS SEJA LOUVADO,E QUE POSSAMOS ALMEJAR DIAS MELHORES COM ESSAS CONVERSÕES, ESTOU MUITO FELIZ BOA NOITE.