Conteúdo enviado pelo internauta Fabio Junior Firmino dos Santos
Fui para São Paulo receber com a Juventude do Brasil a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude no evento “Bote fé” – iniciando a preparação para a JMJ que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Estavam reunidos, mais de 100 mil Jovens.
Estava com um sentimento de ser Igreja, de experimentar e sentir o calor dos Jovens Católicos. Pude perceber a alegria; a empolgação e o entusiasmo de uma juventude que nasce com a cara do Papa Bento XVI. Pude ver vários grupos de Jovens e várias expressões eclesiais surgindo com as frases do Santo Padre. Isso é incrível! Realmente a Juventude Católica passa por um momento de muito intensidade. “Esta es la Juventud del Papa !” Assim diz a frase.
Logo no ônibus percebi que uma jovem expressava muita alegria em ir para este evento, do seu sorriso me ocorreu de pensar nesta frase: A juventude quer Deus!
Comecei a pensar: Porque essa jovem está tão feliz? Porque os jovens com tantas coisas para fazer em um domingo, faz a opção de ir para este evento passar o dia inteiro em um sol escaldante? Porque dois milhões de jovens se reuniram em Madri para rezar junto com o Papa? – Por uma razão muito simples: A juventude quer Deus!
Sim! A juventude quer algo que fundamente sua vida; que lhe dê sentido e transcenda sua existência. Ela está cansada e fadada de viver na superficialidade de um mundo consumista, egoísta e materialista que não lhe dá felicidade; que não lhe dá um alimento sólido. A juventude quer vida, autenticidade. Por isso ela busca Deus; por isso ela quer Deus.
“O Jovem quer esperança e só poderá encontrar em Deus”
“Onde há Deus, há esperança”.Assim fala nosso querido Pai Papa Bento XVI em virtude de sua viagem para a Alemanha. Mais de 100 mil pessoas estiveram no “Bote fé” para receber a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude.
O Jovem almeja desafios, quer um lugar onde ele possa mostrar todo seu potencial – e a Igreja é esse lugar. Lembro-me de uma frase do Papa: “Jovens, a Igreja precisa de vocês e vocês precisam da Igreja!”
Realmente estamos vivendo e presenciando uma explosão de alegria de uma juventude que quer Deus. É uma Igreja viva e jovem que surge. A Igreja é viva! A Igreja é Jovem! Assim gritava Diego Fernandes no Bote Fé.
Eu fico impressionado como a Igreja tem a capacidade de se levantar diante das dificuldades e perseguições. Quando muitos dizem: A Igreja Católica está morta, ela se levanta como a força de um vulcão, ou melhor, ela se levanta com a força do Espírito Santo! Ela é invencível! – se seus inimigos tivessem um pouco de fé saberiam que é inútil lutar contra ela – é a Igreja que morre no pecado dos homens e ressurge pela força do Espírito Santo, assim ouvi uma vez do fundador da Comunidade Pantokrator (André Luiz Botelho de Andrade). Porém, este mesmo Espírito quer retornar novamente em nossa memória a verdade que a Igreja tem um rosto, e este rosto é jovem!
Encerro este artigo com a frase do Beato João Paulo II. Que a Cruz missionário e o Ícone de Nossa Senhora nos ajude a “fazer discípulos de todos os povos” – (Lema da JMJ Rio 2013) “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Fabio Junior Firmino dos Santos
A Igreja Católica segue na força do Espírito Santo
Obrg Canção Nova .. por noós proporcionar .. essa transmição taão maravilhosa da palavra de Deus’
Jovens do futuro buscam a cristo por meio da Igreja !rnBote Fé 2013 Rio de Janeiro, próxima etapa da Juventude Católica !!
eu tenho muita, mas muita fé mesmo – no bem, nas pessoas, no amor… e sei, do fundo do meu coração, que é lá que Deus está, dentro de nós mesmos, nos nossos corações, não numa igreja, nem num evento.