Conteúdo enviado pelo internauta Daniel Figueiredo Ometo
Às 15 horas do dia 27/9/2011 os símbolos sagrados da Jornada Mundial da Juventude chegaram à Diocese de Santo André, trazidos pela comitiva da Diocese de Santos.
Após a montagem da cruz e do ícone de Nossa Senhora, com muita alegria, os jovens de Santos levaram esses objetos do salão paroquial até a Catedral Nossa Senhora do Carmo, cantando que a juventude do mundo inteiro vai se encontrar no Rio de Janeiro, com o refrão da música “Nova Geração”.
Mais de mil fiéis acolheram os símbolos da JMJ com viva emoção e puderam acompanhar as palavras do Bispo Diocesano, Dom Nelson Westrupp, SCJ: “A cruz só é pesada para quem vive distante de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo”.
Às 17 horas foi exibido um vídeo sobre a espiritualidade e a história da cruz e logo após, às 18 horas, saímos em procissão às ruas de Santo André. Durante o trajeto da procissão, a cruz parou diante de algumas escolas, onde nós, jovens católicos, rezamos pelos estudantes e professores. Durante a procissão ficou clara a emoção dos jovens católicos e das pessoas que estavam passando nas ruas e pelas quais nós rezávamos. Depois desse ato de fé, os objetos-símbolos da JMJ retornaram à catedral e terminamos nosso dia com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Nelson Westrupp.
Na homilia, Dom Nelson recordou que a cruz é a armadura, o escudo contra o príncipe das trevas. Santo Agostinho dizia que a cruz é o navio e que ninguém poderia atravessar o mar deste mundo sem embarcar nele. Citou também São Francisco de Assis que afirmava que a cruz é o grande livro no qual devemos meditar todos os dias.
Na quarta feira, 28/09/2011, a cruz saiu da catedral e foi até a sede da Milícia da Imaculada, no Bairro Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, no carro do corpo de bombeiros. Passando pela Paróquia Santíssima Virgem, o carro onde estava a cruz foi seguido por aproximadamente 100 carros até seu destino final. Houve um pequeno atraso nesse percurso, e a Santa Missa presidida pelo nosso bispo, que começou antes mesmo de a cruz chegar ao Santuário da Imaculada Padre Kolbe. Chegando lá, o prelado acolheu os objetos sagrados, fez uma breve explicação sobre a cruz e deu a bênção final da Santa Missa.
Durante o dia, a cruz dos jovens ficou exposta para a visitação dos fiéis e a rádio Imaculada Conceição exibiu uma programação toda especial voltada à Jornada Mundial da Juventude, com jovens que foram a Madri. Eles falaram sobre as experiências que viveram e qual a expectativa para a JMJ do Rio de Janeiro em 2013.
Logo depois a cruz e o ícone seguiram para a Diocese de Santo Amaro.
Daniel Figueiredo
Muito boa a Materia . . .!!!
Curti . . . rs rs
“Que a Santa Cruz possa Toca muitos Corações” . . .
Abraços . ! @leandroescopeli