Conteúdo enviado pelo internauta Rodrigo Stankevicz
Sem dúvida, todos nós precisamos de pessoas inspiradoras, que instiguem nosso modo de viver por meio do seu testemunho. Ansiamos por modelos autênticos de homens e mulheres, cujo olhar esteja voltado somente para Deus, e por um exemplo íntegro, apontem-nos o caminho a seguir, semelhantes a luzeiros que iluminam a estrada durante a noite. Pessoas que, muito além das palavras, mostrem com atitudes o amor ao próximo, que vivem incendiadas pelo fogo de amor vindo do Espírito Santo. O exemplo dessas pessoas é de singular importância, pois não poucos pautam suas vidas neste “outro Cristo”, que passa as mesmas angústias e aflições do Senhor, mas é notória a confiança depositada n’Ele para vencerem todo o obstáculo pela fé.
Desta maneira, urge a necessidade de modelos de fé tangíveis a nossos olhos, sobretudo para a juventude, tão carente de testemunhos cristãos. Por isso é imprescindível para um crente a vida coerente com os valores evangélicos, capazes de transformar a maneira de viver num atrativo testemunho de fé em Jesus Cristo, em meio à atual sociedade, a qual, cada vez mais, apresenta uma cultura de contra valores baseada na decadência moral e ética.
Desafio de ser um jovem de fé na modernidade
Percebendo a grande necessidade da época por modelos de fé arraigados na crença em Cristo, São Paulo, numa convicção intrépida, põe a si mesmo como modelo a se imitar e diz aos coríntios: “Tornai-vos os meus imitadores, como eu o sou de Cristo.”
Todavia, não há testemunho verdadeiro sem luta cotidiana pela santidade, e podemos afirmar que ela é o passaporte para o testemunho cristão. Almejar uma grande conquista sem desafios e dificuldades, sem perdas e sacrifícios, é margear um precipício de olhos vendados. Quem deseja o prêmio oferecido por Jesus – a salvação -, deve saber a direção e por qual caminho seguir, sem o qual a frustração é certa.
“Urge a necessidade de modelos de fé tangíveis a nossos olhos, sobretudo para a juventude, tão carente de testemunhos cristãos”
Santo Agostinho nos lembra algo relevante sobre o testemunho, “as palavras convencem, porém os testemunhos arrastam”. Seria maravilhoso ver jovens e adolescentes serem “arrastados”, evidentemente pelo testemunho de outros moços e moças, à vivência da Celebração Eucarística e dos demais sacramentos na convivência fraterna em comunidade. Percebemos, assim, que o exemplo de vida fala muito mais alto do que as palavras. No mundo contemporâneo, talvez, o testemunho de vida cristã seja a forma com maior eficácia na evangelização.
Sendo assim, com perspicácia rara de um pastor, o Papa Bento XVI alarga nossos horizontes acerca da força do testemunho cristão e nos assegura: “Como um pequeno fogo pode incendiar uma floresta, assim o testemunho fiel de alguns pode espalhar a força purificadora e transformadora do amor de Deus numa comunidade ou nação”. O vigário de Cristo não fala de uma grande chama, mas de ‘um pequeno fogo’ que, de maneira nenhuma, é diferente em relação ao testemunho dos cristãos, ou seja, não precisa mais que poucos anunciarem o Evangelho de Cristo com a própria vida para que se possa incendiar o mundo com a chama viva do amor de Deus.
Enquanto não entendermos que a lógica do mundo segue contrária à de Deus, desejaremos ver quantidade em vez de qualidade; portanto, entendamos: Deus anda por caminho diverso do homem, pois assim a Sagrada Escritura nos exorta: “Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus” (I Coríntios 3, 18-19). Deus faz proveito do que é fraco neste mundo para confundir os fortes. Desta maneira, quer o Senhor apenas um coração simples e disponível, sem muitas indagações, que Lhe dê livre acesso. Então, logo se iniciará uma obra admirável aos olhos dos homens e alcançará, sem maiores alardes, uma comunidade ou nação.
@FilhodaIgreja
Veja mais artigos do autor
Amém, Eu Creio profundamente que temos a chance de um mundo novo, fales e não te cales jovens, não tenham vergonha de quem foram, muito menos de quem são hoje, testemunhas do Amor de Cristo, por que assim as pessoas verão a glória de Deus em quem você se tornou pela graça do sangue e sacrifício eterno de nosso senhor e salvador Jesus Cristo.
Abençoada seja suas palavras!Meu amigo,vc é merecedor da gloria de DEUS.
Realmente o testemunho arrasta. Eu sou uma pessoa de caminhada na Igreja, porém não vivia minha fé corretamente, até que um dia passei por uma depressão pós-parto grave, com tentativa de suicídio. Foram 4 meses muito sofridos, mas foram o suficiente para fazer uma reflexão de vida. Quando Jesus me libertou me senti uma pessoa livre, morria ali a antiga Andréia e renascia uma nova pessoa. Hoje percebo que me tornei uma pessoa muito melhor e através do meu sofrimento pude tirar muitos pontos positivos. Talvez se eu não tivesse passado por isso, continuaria levando minha “vidinha” e achando que estava tudo certo. Mas Deus é MARAVILHOSO, e a Ele rendo toda honra e toda glória, pois tirou a venda dos meus olhos que estava me atrapalhando a caminhar. Louvado seja Deus por toda eternidade! Amém.
O que acontece se a pessoa dar um testemunho contra D/us?rnNa hora de dar o testemunho falar que D/us não cumpriu o que prometeu?rnPor favor, sem respostas ilusórias, o mundo já está cheio de SOFRIMENTO.
Deus é fiel, e isso n é ilusão!Deus só tem compromisso com quem tem compromisso com Ele!
E outro se vc fosse ler a bíblia n estaria perguntando isso. Pq nada nesse mundo acontece sem que Deus n permita. Se n aconteceu foi vc q errou em algum lugar, Deus n é brinquedo e nem qualquer coisa que vc possa faltar com respeito!
Eu tenho uma dúvida…rnO que acontece se testemunhar contra D/us?rnD/us prometer algo na vida da pessoa e de pirraça não cumprir?rnO que eu digo? Que tudo não passa de uma mentira e ilusão?