A mesma sociedade que fica estarrecida com crimes sexuais contra as crianças aplaudem a erotização infantil promovida pela mídia
Foi-se o tempo em que as crianças escolhiam bonecas comportadas e inocentes brincadeiras de rua como as principais atividades da infância; e até os programas preferidos na TV eram, no máximo, os desenhos animados. Hoje, a sensação é que não temos crianças, mas pequenos adultos que preferem programas tipo sex appeal, com ídolos cada vez mais sensuais, com o mínimo de roupa e músicas que são verdadeiros contos eróticos, deixando qualquer adulto de boca aberta.
A pergunta é: que modelo de sexualidade estas crianças apresentarão no futuro? Segundo a psicóloga infantil Paula Pessoa, estamos vivendo um momento muito crítico em relação à educação infantil, ou seja, a erotização precoce das crianças, das quais a mídia tem sido a grande educadora – ou deturpadora – quando o assunto é sexualidade. “Por mais que a criança tenha visto um ídolo com uma saia supercurta, uma unha vermelha, a mãe tem de estabelecer a regra: ‘você é criança e não pode’. Criança não namora, criança não usa salto , criança não dá beijo na boca… criança não faz estas coisas”, diz Paula Pessoa.
Sexualidade faz parte da educação infantil
A mesma sociedade que fica estarrecida com os casos de abuso sexual, pedofilia e exploração sexual infantil, aplaude os programas, as novelas, as músicas e os artistas que valorizam a erotização de seus filhos.
“A nossa sociedade diz: ‘ah, que bonito de salto, de bolsa, de saia curta!’. Não, isso não é bonito. Temos de entender que criança é criança e deve se comportar como tal”, diz a psicóloga.
Quem educa?
Um fenômeno, cada vez mais comum na sociedade, é a terceirização da educação dos filhos. Não é novidade nenhuma que muitos pais não conversam com seus filhos, sobretudo quando o assunto é sexualidade. Mas quem assume este papel? “São os próprios pais. Eles devem falar sobre estas coisas com seus filhos, porque quando a criança assistir na TV ou ouvir alguém falar sobre sexo, ela vai saber o que é certo, porque o pai e a mãe já explicaram. Então, ela não fica fantasiando nada sobre esse assunto”, conclui Paula.
No vídeo abaixo, a psicóloga Paula Pessoa fala sobre os perigos da erotização infantil e como as crianças devem se vestir:
Veja mais:
Boa Tarde.rnrnAcedito muito na importância de anunciar a verdade das consequencias odiada por todos, mais as raizes aplaudida, como inocênte e não tem problema, é ” bunitinhu” fiz questão de escrever assim, por que as pessoas trocaram o ser feliz e sorrir, por apenas dar rizada, não pensam mais para fazer as coisas, andam correndo atráz da criação do homem(dinheiro) abandonam a criatura mais preciosa de Deus(nós). Como a palavra diz em Ezequiel capítulos 2 e 3 devemos anunciar para nosso povo mesmo rebelde, para não sermos cobrados depois, e não por medo disso, e sim por reconhecermos o amor com qual nós fomos amados, somente assim, tendo compromisso e respeito com nosso Deus, poderemos ser fiéis, assim o Amor pleno de Deus e o louvor pelas suas maravilhas será natural e verdadeiro. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, e Amada sua santa mãe MARIA.
Gostei muito de encontrar este tema aqui, pois tenho 2 filhas e esta é uma realidade que tenho vivido com a de 5 anos. Hoje parece que tudo é mais difícil, devido mesmo à mídia e a influência dos amigos e de pessoas da própria família que às vezes acham que não tem nada demais uma criança fazer ou usar certas coisas… Foi muito bom ouvir este vídeo e ler o texto sobre este tema. Obrigada Senhor! Obrigada Paula Pessoa, obrigada Canção Nova! Deus ilumine os pais e proteja nossas crianças!
Concordo que a midia, inundando nossas casas com AS Avenidas Brasil , BBBs filmes e novelas bastantes sensuais, está mesmo causando um sacrilégio em nossos lares. Pior ainda é a internet que tem um poder ainda maior nesse aspecto. Urge que os pais retomem com exemplos programações de fundo religioso e cultural, orientando os filhos sobre a sexualidade, sem ser um “general”, mas com carinho e paciência.
SIM, MUITO VÁLIDO POIS ESTAMOS INSERIDOS EM UMA SOCIEDAE QUE TUDO O QUE É ERRADO É NORMAL E O QUE É NORMAL PASSA A SER ANORMAL, COMO FICA O PSICOLÓGICO DAS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLECENTES? CADÊ OS VALORES, A PUREZA, INOCÊNCIA? OS PAIS ENSINANDO O CERTO, ELAS VÃO ENTENDENDO E VALORIZANDO A CADA DIA. O SENHOR DISSE: “VINDE A MIM AS CRIANCINHAS, PORQUE DELAS É O REINO DO CÉUS”, SERÁ QUE ESTAMOS PASSANDO PARA AS CRIANÇAS E ADOLECENTES, O VALOR QUE TEMOS AOS OLHOS DE DEUS?
Que maravilha a preocupacao da nossa Cancao Nova…realmente temos todo tipo de informacao que nos cabe para podermos educar nossos filhos e netos, gracas ao Bom Deus.
Bom dia, meu nome é Lívia. Sou estudante de jornalismo e estou dando início ao meu TCC, que tem como tema a adultização e sexualização da criança, na mídia e por consequencia da mesma.rnrnSe for possível gostaria de obter mais informações, onde posso encontrar dados e pesquisas sobre o assunto. Até mães e filhas que ja participaram de alguma campanha publicitária ou desistiram por achar muito adulto. POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO!rnrnAdorei o texto!!!!!rnrnAtt,rnLíviarnrnliviaib.0511@gmail.com
Olá, Lívia, desculpe mas vou ser bem direto e desagradável com você. Se você faz Jornalismo e adorou esse texto como disse, eu te aviso que você vai se decepcionar muito em sua carreira futura, por quê? Porque eu já estudei Propaganda e não sei se jornalismo também terá alguma relação com o que eu passei mas te digo que infelizmente, o que você vai encontrar no mercado atual, são empresas e mídias querendo propagandas cada vez mais erotizadas muitas vezes fui contratado para fazer propagandas muito erotizadas, eu desisti dessa profissão, esta profissão e algumas como o jornalismo é que contribuem para este problema.
Não quero dizer que o curso em si que é o problema, mas neste sistema onde o lucro vai acima de valores humanos, um sistema onde para o dinheiro, preferimos jogar fora a inocência das crianças e transforma-las em pequenas adultas prontas para o consumo de conteúdo adulto. Não quero dizer que seu curso é errado, mas alertar que enquanto existir este sistema tão horrível e desigual, nunca extinguiremos esse mal.
Qual a diferença entre a erotização infantil e o abuso infantil? O que fazer quando a erotização é estimulada pelos pais?
Bom dia!!
Achei muito importante o tema abordado, tenho uma filha de 2 anos e 6 meses e ela não tem muito contato com crianças a não ser na escola, observo que ela gosta de fazer tudo que eu faço, pintar unha, usar batom, escovar o cabelo etc, pergunto: eu deixo ela pintar unha com esmaltes apropriados para criança e batom somente os infantis, desta forma eu estou erotizando minha filha? eu explico a ela filha esse esmalte é de adulto não pode, este batom é de adulto não pode, ela entende porque sempre ela me pergunta, mãe esse aqui é de criança ou de adulto? bjs espero que me ajudem.