Identificar o orgulho e andar em humildade

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Thiago Puccini (Jovens Sarados - Missão Barra Funda)

Cada pessoa é atormentada por determinados pecados que representam uma fraqueza a ser superada. No entanto, todos lidam com o orgulho, porque, como disse o escritor Steve Gallagher, “é uma parte inevitável da natureza caída do homem” e que difere daquilo que é Deus, portanto nos afasta d’Ele. Então, como percebê-lo?

Peço ao Senhor, assim como Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139, 23-24). Também a Maria, exemplo de humildade, que auxilia como mãe que é a enxergar tal erro.

A paciência tudo alcança

Ao mesmo tempo, reflexões são necessárias. Um exemplo: há situações em que se sente superior aos outros (altivez)? Busca e deseja conquistar, invariavelmente, a admiração das pessoas (vaidade)? Resiste à autoridade de Deus (rebeldia)? Ofende-se com facilidade e acha que os outros são uma ameaça e prejudicariam sua imagem (autoproteção)? Não aceita correção, tornando-se inacessível ou aquele que “sabe tudo”? Há momentos em que se acha “mais santo” que os outros, só porque tem determinadas atitudes corretas (soberba espiritual)? E lembre-se, como muito bem observou o escritor Spurgeon, “ninguém tem mais orgulho do que os que sonham que não têm nenhum”.

Após esse momento de autoconhecimento, agradeça a Deus, porque, se agora as coisas são mais claras, é porque o coração abriu janelas para a graça de Jesus iluminar os lugares antes escuros.

Quando puro de coração, a miséria se torna evidente e surge o arrependimento e a necessidade incômoda de reconciliar-se com Deus. O sacramento da confissão fica à espera da pessoa. A oportunidade de começar de novo a aguarda, mas isso é só um passo para onde se pretende chegar.

É hora de mudar, de tornar-se mais humilde! Com suas palavras, Paulo orienta: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superior a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual para o que é dos outros” (Flp 2,3-4). Ou seja, o próximo não deve ser visto como rival, mas alguém a ser amado, com quem se pode dialogar, envolver-se e exaltar como Filho de Deus único e que tem tanto a nos ensinar.

Por fim, falo de mim mesmo. Confesso que a busca pela humildade tem me ajudado a enxergar minhas atitudes erradas em casa, no trabalho, na minha participação na Igreja, no relacionamento com o próximo e, principalmente, com Deus. Tento ajustar-me nem acima nem abaixo, mas no lugar certo. Como é difícil! Contudo, não é impossível, ainda mais com o Senhor ao meu lado.

Que tal você fazer esta experiência também?

Veja mais:

A castidade nos ensina a amar

Quem quer ganhar tem que perder

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

4 Comments to Identificar o orgulho e andar em humildade

  1. Lucia Maria Pinheiro Sardenberg's Gravatar Lucia Maria Pinheiro Sardenberg
    20 de agosto de 2012 12:04 Permalink

    Muito boa a reflexão sobre o orgulho; leva-nos a refletir e nos recolocar-mos diante do verdadeiro Amor; pois o orgulho é caricatura para embassar o Amor de Deus. O orgulho deforma o Amor em nós.O orgulho nos deixa desfigurados no Amor.rnO caminho da santidade é a Humildade.rnQue o Senhor nos dê a graça de sermos purificados e todas as vezes que o orgulho quiser levantar suas cabeças: apropriações; soberbas; vaidades, etc. sejam cortadas pelo poder do Nome de Jesus. Amém

  2. Bruna Marta's Gravatar Bruna Marta
    16 de setembro de 2012 11:06 Permalink

    Nossa, que super galera! Amei o texto, verdadeiramente foi voz de Deus pra mim… existem coisas que nós não percebemos, e que é necessário que o outro com humildade nos mostre! Muito bom, parabéns! Deus abençoe 😉

  3. Lissa's Gravatar Lissa
    4 de outubro de 2012 11:01 Permalink

    Disse tudo de mim e tudo que mais me aflinge. O que fazer? Por onde começar?

  4. Carolina's Gravatar Carolina
    2 de outubro de 2014 18:17 Permalink

    Ola, as vezes fico em duvida dos meus sentimentos, procuro falar com Deus para esclarecer, sou muito arisca com as pessoas, tenho dificuldade de manter amizades, na maioria das vezes penso que elas sentem inveja ou querem se mostrar melhor do que eu, já aconteceu com 2 pessoas que eu no principio gostava muito, mas no meu interior as vezes fico pensando que o defeito pode estar em mim…isso pode ser falta de humildade da minha parte?