Drogas: um problema nosso

Drogas / Reportagens

O Brasil possui uma medalha de prata da qual não deve se orgulhar. Segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), o país é o segundo maior mercado das Américas, com 870 mil usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, com cerca de seis milhões de consumidores. Estes dados foram divulgados em  2005 (ultima pesquisa feita no Brasil sobre a quantidade de usuários de entorpecentes), e de lá para cá as coisas não mudaram muito, pois segundo relatório da mesma entidade (ONU) divulgado em Junho de 2012, o número de usuários, de cocaína e crack por exemplo, vêm crescendo no Brasil.

O problema das drogas é de todos nós

Entre as drogas que mais fazem sucesso entre os jovens – e também que mais matam – estão as drogas “lícitas” como o álcool e o tabaco. No entanto, o Brasil registra altos índices de usuários em todas as outras drogas, sobretudo as chamadas ilícitas como maconha, cocaína, ecstasy e crack. O crack, por exemplo, tem se tornado a droga mais destruidora de vidas e famílias na atualidade.

Por viciar de forma muito rápida e transformar o ser humano em verdadeiro zumbi, o crack já atingiu todas as classes sociais e centros urbanos. O pior dado foi levantado pelo psiquiatra Pablo Roig durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack. Segundo o psiquiatra – baseado nos dados do IBGE – mais de 1,2 milhões de pessoas são usuárias de crack no Brasil, e a idade média para início do uso da droga é 13 anos.

Criança usando crack em ruas de SP

Não há muito investimento do governo em recuperar essas pessoas. O sistema público de saúde não possui infraestrutura para acolher e tratar os viciados em drogas, ficando esta tarefa para clínicas particulares – na sua maioria de cunho religioso – no tratamento de dependentes químicos.

Todos nós, de forma direta ou indireta, já enfrentamos o problema. Não são poucos os testemunhos de pessoas que viveram este pesadelo causado pelas drogas e conseguiram sair. Mas, infelizmente, a história não termina feliz para milhões de pessoas. Todos os dias vemos e ouvimos notícias de jovens que são dizimados pelas drogas; ora pelo próprio vício, ora pela violência gerada pelo tráfico de drogas, ora pela mistura de álcool e direção (esta a que mais mata).

O destrave quer debater com você sobre este problema que flagela a nossa sociedade. Você já experimentou drogas? Teve alguém próximo que viveu o pesadelo do vício? Tem testemunho de como se livrou delas?

Vamos refletir juntos?

Tipos de drogas mais comuns entre jovens:

Álcool

Maconha

Cocaína

Crack

Ecstasy e LSD

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

14 Comments to Drogas: um problema nosso

  1. Julia's Gravatar Julia
    23 de janeiro de 2012 11:23 Permalink

    Oi Bom dia tenho um cunhado que está nesse vício das drogas, é uma pessoa muito boa trabalhadora, tem uma filha linda e agora esta assim, mas há umas duas semanas ele pediu ajuda a meus pais e então começaram ajudar ele, levando no médico que já conseguiu tirar várias pessoas dessa vida, mas ele ja de inicio teve recaida, como agir, como fazer, é dificil pra quem nunca passou por isso, gostaria de algumas palavras, conselhos a seguir. Muito Obrigada.

    • debora sousa's Gravatar debora sousa
      28 de fevereiro de 2013 15:08 Permalink

      deus ama teu cunhado Julia deus vai libertar teu cunhado tenha fe ta tchau

    • EDIVANIA's Gravatar EDIVANIA
      28 de novembro de 2013 15:28 Permalink

      NOSSA JULIA TENHA FE QUE DEUS VAI LIBERTAR SEU CUNHADO

    • Vilson Duarte's Gravatar Vilson Duarte
      16 de maio de 2015 13:36 Permalink

      Meu nome é vilson ,,tive esses problemas ,mas um dia tive o convite de um és osuario de Drogas pra ir no Encontro de uma igreja,
      E lá eu fui liberto pra Glória de Deus
      Hoje já faz quais 5 anos
      JESUS TEM PODER PARA LIBERTAR QUALQUER VÍCIO …
      Hoje sirvo a DEUS ,não fumo não bebo,não uso nenhum tipo de DROGas

    • Maria Lucilene's Gravatar Maria Lucilene
      12 de janeiro de 2016 09:23 Permalink

      Tem várias maneiras de ajuda-lo, como por exemplo:
      – Grupo de apoio NA – AA -Amor Exigente e a Sobriedade, mas precisa alguém ir com ele, para sentir sozinho;
      – Internação em Comunidade Terapêutica, surge com o objetivo de promover a qualidade de vida em situação de uso problemático de drogas lícitas e ilícitas,existe para ajudar a reabilitar dependentes e codependentes químicos. Necessita da presença da família para visita-lo;
      – Ir ao médico para uso de medicamentos e procurar um terapeuta.

  2. Teresinha Oliveira's Gravatar Teresinha Oliveira
    3 de setembro de 2012 21:28 Permalink

    dependendo do grau de dependencia o usuario pode ter tratamento rnem clínica ou medicamentoso com psiquiatra e psicoterapia para se conhecer melhor e mais grupos de apoio NA AA AMOR EXIGENTE….. que ajudam a perseverar PHN

  3. Nadir's Gravatar Nadir
    22 de setembro de 2012 18:48 Permalink

    Creio haver passado já da hora de se cobrar dos atuais candidatos à prefeituras de cidades como SP e Guarulhos, para saber deles quais os planos que eles tem para debelar este problema que se arrasta na nação a mais de três décadas.rnNão se pode continuar esperando que a presidência da Republica continue investindo milhões na tentativa de recuperação enquanto a erva maldita continua a ser plantada, vendida e comercializada livremente. rnE ouvir sobre alguns políticos que querem legalizar tal genocídio para com milhares de novos usuários em potencial.rnUma reportagem recente diz que 4 milhões foram investidos na montagem de novos postos para acolher drogados.rnQuando proibir o plantio e comercialização da erva maldita, que ceifa milhares de vida e esfacelando lares desde a época da ditadura militar. Instalando-se assim outra ditadura. A ditadura das drogas?

  4. debora sousa's Gravatar debora sousa
    28 de fevereiro de 2013 15:12 Permalink

    eu tinha um primo que ele estava nas drogas ele devia para pessoas mas mataram ele por causa das drogas e isso foi muito triste pra mim e pra minha família e vc que esta nas drogas saia porque vc pode morrer ou ser preso ta xau xau

  5. adelvan's Gravatar adelvan
    25 de maio de 2013 13:23 Permalink

    muto bom e legalrnporque ajuda vários jovens a ñ entrar no mundo das drogasrniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissssssssssssssssssooooooooooooooo ai

  6. Chorão's Gravatar Chorão
    29 de outubro de 2013 15:18 Permalink

    Ultimamente as Drogas valem mais que os Professores !

  7. Aretha oliveira's Gravatar Aretha oliveira
    25 de novembro de 2013 15:28 Permalink

    eu esto estudando sobre esse assunto .fiquei feliz ao ver este texto me ajudou bastante na hora de fazer minha redaçao,deveria ter mais programa para poder tirar os jovens e adolescente desse meio que e um posso sem fundo …

  8. Pedro's Gravatar Pedro
    18 de março de 2014 11:15 Permalink

    Para aqueles que já estão viciados,é preciso um apoio maior dos governos.Porém, é necessário de forma urgente atacar o mal pela a raíz. De onde vem as drogas ? Quem comercializa ? Como chega nas pessoas ? É importante também, que existam punições para os consumidores.

  9. gabriela ferreira batista's Gravatar gabriela ferreira batista
    4 de março de 2015 01:03 Permalink

    o tema drogas é muito complicado porque fala sobre família, amigos, emprego,razoes pessoais e conflitos com a própria pessoa.porque ela se sente perseguida e acaba tentando se matar ou acabar com a propria vida, e etc.

  10. wesley's Gravatar wesley
    2 de maio de 2015 03:53 Permalink

    durante tempos naminha pouca idade tive problemas com maconha e cocaina hoje eu sou livre dessa maldiçao