Conteúdo enviado pelo internauta Paulo Franklin
O medo de amar pode ter muitas raízes, mas quase sempre é resultado de uma experiência negativa nos relacionamentos.
Muita gente vive um passado sombrio na sua área afetiva. Foram feridos por amores de mentirinha, que apareceram como se verdadeiros fossem e se fecharam para a vida com medo de novas decepções. As feridas de amores mal resolvidos realmente custam a sarar, mas ninguém consegue a realização na sua afetividade enquanto não encara seu passado de dor como uma oportunidade de amadurecimento.
Ninguém está isento de sofrer quando se decide a amar alguém. Alias, custa muito amar da maneira correta. As caricaturas de amor vistas por aí até podem sobreviver por um tempo, mas só o verdadeiro amor resiste ao calor das tensões, pois entende as fragilidades da pessoa amada e, mesmo assim, não desiste do ideal de amá-la.
O medo de amar pode ter muitas raízes, mas quase sempre é resultado de uma experiência negativa nos relacionamentos. Há quem se dedique com todas as suas forças para amar e fazer alguém feliz, e, mesmo assim, experimenta o peso da traição, ou seja, não recebe em troca o mesmo amor que doou para a outra pessoa. Depois da experiência negativa, a pessoa pode concluir que não vale a pena sofrer e se fecha para novos relacionamentos.
Precisamos entender que a vida não é estática. Cada dia é um presente novo que recebemos das mãos do Criador. Problemas passados não podem servir de empecilho para realizações futuras. Aliás, o sábio sempre cresce diante da dor, pois entende que seu projeto existencial não pode ser enterrado quando aparece a primeira dificuldade, já que viver é enfrentar os obstáculos de cabeça erguida, com a certeza da realização.
Se um relacionamento passado não deu certo, não significa dizer que os próximos também não darão. Cada pessoa é um mundo a ser descoberto, e Deus sempre é criativo quando se trata de colocar pessoas ao nosso redor. Esqueçamos ou ignoremos o que passou, pois só assim o novo ganhará importância em nosso coração e abrirá nossa visão para todas as oportunidades de amor verdadeiro que estão ao nosso alcance.
Quem compreende que amar é fazer o outro feliz, já começa em vantagem nesta grande empreitada. Diferente do que muitos dizem, não é proveitoso para ninguém viver só, já que a solidão é a principal amiga da infelicidade. Quem quer construir relacionamentos sadios e satisfatórios precisa cultivar o amor em tudo o que faz, pois estará plantando sementes em terrenos férteis, cujos frutos iluminam os olhos e alegram o coração.
Volte a acreditar no amor. Por vezes, parece muito mais vantagem fechar-se em nosso mundinho, aposentar o coração, jogar fora a chave dos relacionamentos. Mas a verdade é que ninguém consegue ser feliz sozinho. Enquanto teimamos na busca de pessoas perfeitas para só então nos relacionarmos, o mundo vai ficando mais pobre de pessoas que andam de braços dados e lutam pelo mesmo ideal: fazer o outro feliz.
Veja mais artigos do autor:
Amizades que te Afastam ou te levan para mas perto de Deus? Oque fazer ! Queria saber mas sobre o tema amizade
gostei muito e verdade td o que disse gostei dafrase a vida nao e estatica e um presente do criador quese renova a cda dia aprender com as dificuldades vivi um casamento dificil mas teve momentos felizes tambem hoje souviuva tenho outro relacionamento confesso tenho meus medos ….
Não é só isso não, minha esposa faleceu em 2010, e não consigo amar outra pessoa, não tenho e por enquanto não quero ter outro relacionamento e posso garantir que estou muito bem, ser feliz nunca mais vou ser, sei disso e to bem preparado para isso, não é só amor não correspondido que fere o coração a perda de alguem importante também é, só que tem que ser amor e nã paixão, paixões vão e vem, amor de verdade é um só, não tem jeito.
Meu filho não sei a quanto tempo você está viúvo mas o tempo e o melhor remédio para tudo não se preocupe com o tempo você vai conhece outra pessoa e vai volta a amar.
tudo na vida tem um explicação…pode acreditar.Conheço uma pessoa que
perdeu o noivo nas vésperas do casamento mas hoje encontrou outro alguém,formou família e tem uma ótima vida! Se vc se fechar vai ser impossível encontrar o sentido de tudo isso.
Tenho 41 anos. Sou fruto de um casamento onde quarenta anos nunca soube o que é ser feliz no amor..brigas, traições, desrespeito, gritarias…cresci vendo e vivendo nesse ambiente triste e desesperador…tudo isso me causou sequelas que trago até hoje na minha vida…medos, frustrações, uma desarmonia interior que me assola a cada dia….mas sempre acreditei no amor…e sonhei em viver aquilo que meus pais não viveram e também não souberam me proporcionar…até hoje meus relacionamentos não deram certo…só me frustrei e estou chegando num ponto que estou desacreditando que posso ser feliz no amor..estou vivendo uma solidão que me aterroriza…sei que basta o amor que Deus tem por mim…mas não estou nem conseguindo sentir nem mesmo esse amor de Deus por mim…Será que Deus tem alguém preparado para mim? porque essa demora??? O que Deus quer de mim???Só posso dizer que não quero ficar sozinha!!!
Medo de sofre
Acabei de passar por mais um relacionamento cheios de mentiras e traições. É muito triste um estar disposto a amar e o outro, que se dizia disposto, não é fiel, não é verdadeiro, usando apenas as “palavras” (eu te amo virou algo bem banal) e sem nenhuma atitude. Então vieram as mentiras, das pequenas as mais sérias, depois as humilhações, discussões, com palavras nada carinhosas… Logo ficava furioso, jogava a culpa pra cima de mim, invertia os joguinhos; sumia, na semana seguinte, aparece para conversar… e assim foi durante dois anos bem tortos… e eu ali, perdoando, acreditando que (um dia) mudaria algo e… nada! No inicio tudo era lindo, falava-se em casamento, queria um filho comigo (ele já tinha uma menina, e eu não), comprar um imóvel, morar em outra cidade (só palavras)… na semana do dia das mães, ele aprontou mais uma vez (pela enésima), se distanciando, me tratando friamente, o celular viva desligado quando estava em casa, respondia mensagens escondido… até que há (quase) uns 20 dias, mais uma vez, ele saiu sem me dizer nada… é muito ruim mesmo fazer papel de idiota. Na semana passada, ele me ligou e me enviou um SMS, não atendi e nem respondi… cansei… vou correr atrás do meu amor próprio e mais uma vez, deixar aberta para um novo amor! Me fechar, JAMAIS!
Texto produtivo e rico em informações que podem ajudar muitos casais que vivem ou não relacionamentos sérios. Sempre visito esta página, pois aqui encontro um poço profundo de conhecimentos e sabedoria.
Deixo minha opinião para contribuir. Na vinda do Papa ao Brasil, em uma de suas homilias, a santidade menciona: “está faltando a cultura do diálogo entre as pessoas”. Com essa expressão podemos perceber que na prática muitos casais conflitam relacionamentos, justamento por que está faltando além da presença de Deus, o diálogo como forma de entreter o romance.
Ouvir o outro é tão importante quanto dá opinião que não seja ofensiva. Onde há amor, Deus se faz presente!!!!
Excelente. Preciso de muita formação
e quando se perde a pessoa amada para a morte. então nem sempre é resultado de experiencia negativa.
Para Amar de Verdade tem que ser puro. Depois muita humildade. Bondosa uma criança é. Sedes como ela. Não é fofocar. Tem que ser antes de querer ser. Trabalhe você primeiro. Depois vai ser com os outros. Servir aos outros sem amar, não funciona. Cumprir obrigações é horrível. E ainda faz muita gente pecar. Com coisa que Deus não sabe de tudo. Pra que isto. Sabe o que dá é um desgaste e uma canseira, em que está assistindo. Amar sem prazer natural, gera desprazer. Não funciona. Não cativas. Cristiane.