Astrologia x confiança em Deus

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Thiago Thomaz Puccini (Jovens Sarados - Missão Barra Funda)

Astrologia tende à idolatria. Se somos inteiramente de nosso Deus nossa confiança só pode estar n’Ele

Certamente, todos nós sofremos com a ansiedade. Queremos saber o que está por vir, qual será o destino de determinada situação. Para “resolver” esta angústia, o mundo nos trouxe a astrologia.

Datada aproximadamente do século XX antes de Cristo, a astrologia é considerada a “ciência” da predição. No entanto, John Wheeler, físico teórico americano, prefere chamá-la de “pseudociência”; isto é, de ciência falsa. Em seu artigo “A astrologia considerada à luz da ciência”, o professor Fernando de Mello esclarece que “(…) a dita pseudociência professa uma doutrina ambiciosa sobre uma generalizada e totalitária influência do mundo planetário e estelar sobre o nosso planeta…”. Ele explica que “todos os fenômenos físicos, biológicos, psicológicos e sociais se encontram na dependência dos movimentos dos planetas, do Sol, da Lua, da abóbada estelar, assim como da posição das constelações do zodíaco, dos planetas e das conjunções planetárias”.

Porém, a astronomia e a física derrubaram a ideia astrológica de que os acontecimentos terrestres dependem dos acontecimentos astrais. Andrew Fraknol, professor de astronomia e pertencente à “Astronomical Society of the Pacific”, relatou algumas investigações estatísticas na década passada. Uma delas refere-se aos estudos dos astrônomos Roger Culver e Philip Iana. Eles analisaram 3.000 predições astrológicas publicadas por conhecidos astrólogos e organizações astrológicas durante cinco anos. Essas predições se referiam a artistas de cinema e políticos. Os astrônomos verificaram que apenas 10% das previsões podiam ser aceitas. Portanto, o baixo nível de porcentagem revela que tais predições não obedecem a nenhuma lei de causa-efeito e que até o bom senso é capaz de conseguir este nível de acerto.

Diante disso,  encontramos a Palavra de Deus que nos diz “não imiteis o procedimento dos pagãos; nem receeis os sinais celestes como temem os pagãos. Pois as leis desses povos são apenas coisas vãs” (Jeremias 10,2).

Tertuliano, um dos Padres da Igreja, diz que a astrologia tende à idolatria. É superstição! No antigo testamento está claro: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo ou à invocação dos mortos” (Dt 18, 10-11). “Serás inteiramente do Senhor, teu Deus” (Dt 18,13). Como o Padre Jonas Abib disse, “justamente porque somos inteiramente do Senhor, nosso Deus, a nossa confiança só pode estar nele”.

Deus é amor. Ele nos deu a liberdade para escolher. Portanto, o futuro é construído por nós. Porém, arrisco somente uma previsão: Teremos uma vida maravilhosa, de luta e alegria, se confiarmos nossa vida a Deus.

Confira mais artigos do autor

IDENTIFICAR O ORGULHO

A CASTIDADE NOS ENSINA AMAR

LIDAR COM O SOFRIMENTO

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

5 Comments to Astrologia x confiança em Deus

  1. Alessander's Gravatar Alessander
    10 de janeiro de 2013 21:23 Permalink

    Carl Sagan, astrônomo americano, falecido em 1996, disse que “a astrologia só servia de dar conselhos aos assíduos leitores” que acreditassem tais previsões publicadas nos principais jornais americanos há 36 anos. Ele ficou indagado de como as pessoas comuns se davam tanta importância em astrologia e muito pouco na divulgação das primeiras fotos de Marte tiradas pelas sondas espaciais Vinking I e II, o qual ele fez parte do projeto desenvolvido pela NASA. Daí, ele teve a idéia de revolucionar a popularização das Ciências produzindo o famoso programa COSMOS (que tb rendeu um livro)! Eu diria mais: a escassez de fé (ou até a falta dela!) nas pessoas faz com que muitas pessoas sejam levadas ao ocultismo, como é o caso da astrologia. Afinal, trata-se de uma pseudociência que é contrária à nossa doutrina cristão e que jamais levará a lugar nenhum. Por isso que devemos estar atentos a estas aberrações e nos concentrar na literatura divina, que é a Bíblia!

  2. Luziene Gonçalves Alencar Silva's Gravatar Luziene Gonçalves Alencar Silva
    13 de janeiro de 2013 18:02 Permalink

    Todas as palavras acima são verdadeiras eu acredito plenamente que teremos que ser totalmente do nosso Deus porque somente ele poderá saber o nosso futuro e a nossa vida pertence a ele tenho, acreditar em astrologia e uma idolatria quando Deus tem tanto a nos oferecer, basta colocarmos nossa esperança em Deus ele realiza os nossos sonhos amém.

  3. Celiane Britto's Gravatar Celiane Britto
    31 de janeiro de 2013 20:01 Permalink

    Não acho que a astrologia seja imcompatível com a doutrina cristã.Inclusive,já fui a cartoamante uma vez,por curiosidade fui ha uma cigana que leu minha mão, riu e falou: Você não tem sorte no amor…rnDepois de um tempo começei a frequentar a igreja e em um momento de oração, alguem da intercessão de Deus veio me confirmar aquilo que a cigana me disse. Ou seja,tanto faz a cigana como Jesus… A resposta sempre será a mesma.rnhj eu creio na cigana pois quando ela diz vai acontecer e normalmente com Deus as coisas são muito demoradas e cheias de cobranças.rnSó tenho uma coisa a dizer: eu acredito sim (em astrologia) e acho que tem tudo a ver.rnAo contrário de Deus q de uma hora pra outra pode “puxar seu tapete”rnSem contar q a cigana NUNCA errou uma profecia!rnAbraços a todos

  4. Tereza's Gravatar Tereza
    11 de março de 2013 14:34 Permalink

    Deus é muito claro quando Ele diz: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo ou à invocação dos mortos” (Dt 18, 10-11). “Serás inteiramente do Senhor, teu Deus” (Dt 18,13).

  5. Hamilton's Gravatar Hamilton
    10 de setembro de 2013 01:35 Permalink

    A astrologia era uma prática comum na cristandade medieval.rnNão confundir com a astrologia que é muito comum hoje em dia.rnPessoal, por favor, leiam Santo Tomás de Aquino. Ele falou muito a respeito.