Assuma sua própria identidade

artigos / Ideologia de gênero / Reportagens

Conteúdo enviado pelo internauta Rodrigo Stankevicz

Uma das características mais importantes concedida por Deus ao homem foi a sua identidade. “Homem e mulher, Deus os criou” (Gn 1,27), afirma a Sagrada Escritura. Deste modo, a antropologia cristã entende que o ser humano é composto por dois gêneros distintos: masculino e feminino, segundo suas claras diferenças anatômicas. Interessante que essas diferenças, devido à técnica avançada da medicina, são notadas já no ventre materno por meio da ultrassonografia morfológica, podendo, desde poucas semanas, constatar o sexo do bebê para a alegria dos pais, os quais já dão sentido àquela realidade definida pela natureza, presenteando com o que é próprio do gênero esperado.

Foto: Wesley Almeida by Canção Nova (direitos reservados)

Foto: Wesley Almeida by Canção Nova (direitos reservados)

Especial sobre ideologia de gênero

Podemos ir além: “façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26). Percebemos, nestas santas palavras, a alta dignidade à qual Deus elevou o homem e a mulher. Somos mais que uma mera matéria que, um dia, entrará em estado de decomposição; somos imagem e semelhança do Senhor. O salmista afirma sobre o homem: “Pouco abaixo de um deus o fizestes, e o coroaste de glória e esplendor.” (Sl 8,6). Não sei se você consegue perceber tamanho esplendor e dignidade com o qual o homem é coroado pelo Criador; porém, não poucas vezes, o próprio homem, instintivamente, reduz-se à sua sexualidade, às suas ideologias, aos seus instintos, etc. Necessita de domínio de si e amor pela verdade para não deixar esses elementos o rebaixarem.

Uma das características mais importantes concedida por Deus ao homem foi a sua identidade. “Homem e mulher, Deus os criou”

Infelizmente, nos últimos anos, tem-se divulgado amplamente a Ideologia do Gênero. Os adeptos desta corrente ideológica afirmam uma “construção” da sexualidade do homem a partir de suas experiências sociais e culturais, ou seja, a grosso modo, podemos dizer que a identidade biológica adquirida pela natureza não mais é tão relevante, visto que o ser “homem” e o ser “mulher” já não tem seu papel determinante na identidade do homem moderno.

Assim sendo, em meio essa evolução caótica, o homem segue sua vida sem ao menos conhecer-se. Permanece um desconhecido para si mesmo, pois não valoriza sua dignidade, não assimila, conscientemente, a grandeza de seu papel na criação. Parte deste caos se deve pelo fato de o homem não buscar conhecer Jesus como relatou o Beato João Paulo II: “O homem que não conhece Jesus Cristo permanece para si mesmo um desconhecido, um mistério insondável, um enigma indecifrável”. (Redemptor hominis). Portanto, o ser humano caminha às escuras, sem sentindo em sua vida, desconhecendo Jesus Cristo, plenitude da revelação de Deus. Ao contrário daquele que reconheceu no rosto de Cristo como seu mais alto ideal, este é cheio de sentido, sua vida é configurada a dinâmica da revelação divina.

Enquanto o homem moderno persistir em manter-se alheia às coisas de Deus, embora a “sede de verdade arda em seu coração” (Bento XVI), continuará cada vez mais distanciando-se de sua essência genuína, e do chamado a construir uma relação plena com seu Criador.

Veja mais artigos do autor:

AMOR EXIGE RESPONSABILIDADE

PERMANEÇA EM DEUS

Atalho, caminho do inimigo

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

4 Comments to Assuma sua própria identidade

  1. Adriana Gonzalle's Gravatar Adriana Gonzalle
    14 de novembro de 2012 18:21 Permalink

    Realmente, a mulher e o homem são semelhança de Deus e perfeita quando não se tem pecado. Vejo isso a exemplo de Nossa Senhora. Quer ser humano mais perfeito como Nossa Senhora? Somente ela e Jesus, o Deus que se fez homem para nos salvar.

  2. Francisca's Gravatar Francisca
    25 de novembro de 2012 22:44 Permalink

    Infelismente constatamos preocupados , a explosão da desvirtualização quanto a sexualidade do ser humano, e com isso a desvalorização da familia conforme os padrões cristãos. E preciso nos voltarmos urgente aos ensinamentos e aos exemplos que o Senhor nos deixou, para evitarmos mais tarde chorarmos pelos nossos filhos e netos perdidos nos descaminhos mundanos.

  3. Mariana Miranda Nascimento's Gravatar Mariana Miranda Nascimento
    15 de dezembro de 2012 15:01 Permalink

    “O homem que não conhece Jesus Cristo permanece para si mesmo um desconhecido, um mistério insondável, um enigma indecifrável”. Gostei muito dessa frase! Beato João Paulo II, rogai por nós!

  4. Gustavo Reis's Gravatar Gustavo Reis
    17 de novembro de 2013 17:47 Permalink

    Recentemente escrevi um texto sobre o assunto. A quem interessar, deixo a seguir o link. Abraço!rnrnhttp://symposium-veritatis.blogspot.com.br/2013/11/por-uma-ontologia-do-feminino-notas.html