A importância da autoridade paterna

Crise da Masculinidade / Reportagens

Por Daniel Machado

“A autoridade dos pais é que vai conferir segurança aos filhos”

A autoridade dos pais é, sem dúvida, um elemento fundamental no desenvolvimento de uma criança e na constituição de sua personalidade. Em tempos de grandes transformações e da universalização da educação, há quem diga que essa autoridade paterna entrou em crise. Prova disso é o fenômeno que especialistas chamam de “terceirização da educação” dos filhos, quando os pais transferem para a instituição – ou parentes mais próximos – a responsabilidade de colocar limites e sociabilizar esse sujeito em desenvolvimento.

Confira o especial sobre a Crise da Masculinidade

“Filhos que ficam à mercê de suas vontades e seus próprios critérios se sentem, ao mesmo tempo, poderosos e perdidos”

“Houve uma época em que as pessoas desejaram superar os pais autoritários que tiveram. A própria ditadura dos governos representaram esse ‘pai coletivo’ autoritário. Acontece que, na tentativa de superar esse entrave, os pais inverteram a situação, ou seja, para não serem autoritários eles deixaram de ser autoridade”, diz o psicoterapeuta, doutor em psicologia, Alberto Pereira Lima Filho.

Segundo o psicólogo, os pais não estão dispensados de ser autoridade para os seus filhos, pois é justamente a autoridade paterna que imprime segurança à personalidade da criança ou do adolescente.

“Filhos que ficam à mercê de suas vontades e seus próprios critérios se sentem, ao mesmo tempo, poderosos e perdidos. E eles vão usar esse poder da mesma forma que um dinossauro usaria a força que lhe foi conferido por sua natureza. Os pais não percebem que aos se esvaziarem de sua autoridade paterna conferem um poder desastroso para o filho”, afirma Alberto.

Confira a entrevista no vídeo abaixo

Veja Também:

A tristes consequência da ausência paterna

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

2 Comments to A importância da autoridade paterna

  1. paulo albergaria's Gravatar paulo albergaria
    2 de novembro de 2014 10:36 Permalink

    Emoções Vs Razões. Que difícil que é descobrir o caminho certo!

  2. John's Gravatar John
    4 de fevereiro de 2016 08:51 Permalink

    Resumindo crianças criadas com o pai e mãe presentes, aliado de uma boa educação, amor, crescem com uma auto estima maior, uma psique saudável, vão melhor a escola, e a consequência disso é se tornarem pessoas de bem, uma probabilidade muito maior de se alcançar uma formatura acadêmica, contribuir com a sociedade, quanto a crianças abandonadas em orfanatos, sem a presença do pai da mãe, ou simplesmente com pais irresponsáveis, criados em ambientes perturbado, negligenciado, as probabilidades de se tornar um assassino em série, um predador social, de não terem uma formação acadêmica, por ter uma mente perturbada dês de muito jovem são enormes, principalmente se tiver agravante de abusos, no fundo muitos, psicopatas tem razão de serem exatamente como são, como exigir amor, empatia, respeito desses indivíduos, um bom convívio social, se eles não tiveram isso ?