Ser voluntário não é status

artigos / Jornada Mundial da Juventude

Mais de 30 mil pessoas se colocaram à disposição para atender, de modo voluntário, os dois milhões e meio de peregrinos que participaram da 26ª edição da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu de 16 a 22 de agosto em Madri, Espanha. Esses voluntários, originários de 30 diferentes nações, ajudaram os peregrinos nos serviços de tradução, informações gerais sobre o evento e atividades paralelas, ordem, auxílio nos pontos de metrô, ônibus, ruas e entradas dos principais eventos da jornada, entre outros. 

O brasileiro Lucas Monteiro, de São Luís, Maranhão, fez parte desse grupo de benfeitores como responsável pelas informações divulgadas pelo Twitter oficial da JMJ Madri em língua portuguesa. Uma experiência diferente e enriquecedora, que nos foi relatada por ele abaixo.

Destrave: O que é ser um voluntário na Jornada Mundial da Juventude?

Lucas: Ser voluntário não é apenas um status, é uma missão. É como diz a trecho da letra da música “A Barca”: ‘Meu cansaço que a outros descanse’. É a renúncia da peregrinação para que outros peregrinem. Não tem um motivo claro para ir como voluntário, penso que a caminhada e a construção do projeto de ir [como voluntário] foram acontecendo de uma forma tão natural que não vi outra possibilidade de ir a Madri senão como voluntário. É uma experiência única e inesquecível. Numa das últimas falas com o meu chefe do setor, ele escreveu na minha bandeira: ‘Continuemos a fazer história?’. Essa pergunta revela tudo o que foi a minha experiência.

Destrave: Como foi o trabalho na JMJ?

Lucas: Fomos a primeira equipe de redes sociais de uma JMJ e foi uma JMJ 2.0, na qual, pelas principais redes sociais, os peregrinos que não foram a Madri recebiam informações, fotos e vídeos daquilo que acontecia na cidade. Além de terem a oportunidade de compartilhar suas expectativas.

A grande missão era levar uma nova imagem da Igreja. Como fazer com que a juventude tomasse consciência da missão de suceder uma nova geração? É possível que os futuros governantes, empresários, profissionais liberais tenham passado por uma JMJ e tenham tido suas vidas transformadas.

Destrave: Qual foi sua experiência pessoal?

Lucas: Passei quase um mês em Madri e vivi uma mudança radical. Por vezes me pegava pensando: “Estou trabalhando por puro voluntariado para pessoas nas redes sociais que talvez nunca conhecerei pessoalmente, mas que estão próximas recebendo essas mensagens da JMJ e peregrinando juntas!”

O voluntariado depois de Madri não termina. No dia a dia você também acaba sendo voluntário, seja na pequena ação, seja respondendo ao chamado de uma grande missão. Tudo acaba fazendo com que o voluntariado continue acontecendo.

Com tudo isso passei a olhar mais para o outro com a abertura da novidade, no sentido de conhecer uma cultura nova, de entender a construção do caráter e do comportamento a partir do local onde a pessoa vive e suas origens. Estar aberto ao novo é um requisito fundamental para o peregrino que for à JMJ colocar no seu mochilão.

Destrave: Para quem quer ser um voluntário na JMJ deixe uma dica:

Lucas: Seja qual for sua condição, dedique-se à missão e a ame. O serviço do voluntariado exige muito física e espiritualmente. Por isso, viva cada dia do voluntariado de forma intensa e sempre faça uma reflexão do dia daquilo que pode melhorar e o que está bom. Os frutos desse voluntariado serão colhidos no final.

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

10 Comments to Ser voluntário não é status

  1. Fernando Fantini's Gravatar Fernando Fantini
    31 de agosto de 2011 18:59 Permalink

    Querido Lucas, eu tb trabalhei mto na JMJ pelas redes sociais da CN, mas a diferença é q eu estava aq no Brasil, recebendo informações dos correspondentes e postando… Acompanhei tanto o seu trabalho q até parece q nos conhecemos. Inclusive, foi minha namorada Cristiane Viana (@vianacn) quem gravou esse video com vc http://goo.gl/mlHpo Deus te abencoe. Possivelmente nos conheceremos em breve 🙂

    • Lucas Monteiro's Gravatar Lucas Monteiro
      2 de setembro de 2011 17:02 Permalink

      Fantini, agradeço de coração o teu comentário!

      As redes sociais conseguiram diminuir tanto os impactos das barreiras físicas que, em alguns casos, conseguiram quebrá-las!
      Muitos foram os comentários de pessoas que se sentiram na JMJ, principalmente na noite da vigília em Cuatro Vientos, para mim, a mais emocionante de toda a JMJ (o anúncio da JMJ Rio é hors concours!).

      A Cristiane Viana é uma pessoa muito esforçada, tivemos um dedo de prosa lá no pé da escada do Bus 2.0, e eu vi a dedicação dela em realizar um bom trabalho! Deus abençoe o relacionamento de vocês!

      Sim, breve nos conheceremos, e compartilharemos os pontos, as visões e as opiniões dessa JMJ 2.0! Abraço! =D

  2. Fernando Fantini's Gravatar Fernando Fantini
    5 de setembro de 2011 10:08 Permalink

    Lucas e irmãos em Cristo, Deus abençoe todo nosso esforço, empenho e ações evangelizadoras… com isso nossa vida será abençoada consequentemente!

  3. Pâmella's Gravatar Pâmella
    6 de setembro de 2011 01:31 Permalink

    Sou do Brasil moro em Franca no estado de São Paulo da Diocése de Franca.Queria agradecer todos os voluntários que trabalharam tanto para que essa Jornada fosse tão especial e inesquecível para tantos peregrinos.Sabemos que para que tudo acontecesse renunciaram a sua peregrinação deixando até mesmo suas famílias.
    Não tenho palavras para agradecer.Um abraço todos os volutários um especial para os voluntários e moradores que nos acolheu no Polidesportivo em Torres de la Alameda.Sentimos muita saudade mas esperamos vocês aqui no Rio de Janeiro.Abraços dos 426 peregrinos de nossa cidade.

  4. Vilma's Gravatar Vilma
    18 de setembro de 2011 17:52 Permalink

    Muito legal, como faço pra ser uma voluntária?

  5. carlos moraes's Gravatar carlos moraes
    19 de setembro de 2011 12:52 Permalink

    como é bonito ver jovens que ainda se interessam por
    Cristo e por sua Igreja!!!! como posso ser um vonlutario?!!!

  6. Jailson's Gravatar Jailson
    19 de setembro de 2011 20:09 Permalink

    Boa Tarde, quando começa a inscrição para o voluntariado da JMJ 2013? sou de São Paulo, seminarista da congregação filhos da caridade…e trabalo com a juventude…abraço o site esta muito bom….Deus abençoe vcs..e vamos lá ..jmj 2013!!!

  7. livia's Gravatar livia
    7 de novembro de 2011 21:48 Permalink

    Quero me escrever para ser voluntario mais não estou conseguindo! como faço?

  8. Karina's Gravatar Karina
    22 de novembro de 2011 10:28 Permalink

    Muito belo este trabalho… ser voluntario realmente é uma missão!!! Continue Lucas respondendo a este chamado e levando com seu testemunho de disponibilidade e amor as pessoas para mais perto de Deus.

    Que ele te abençõe!

  9. Antonio Monteiro's Gravatar Antonio Monteiro
    31 de março de 2013 21:32 Permalink

    Parabéns!rnrnLucas continue nesta missão de voluntariado e da igreja, ficamos felizes por vc e por todos os jovens que estão encarando este projeto com toda esta dedicação.