A imprensa da Espanha, da Itália e de outros países comenta, admirada, a Jornada Mundial da Juventude. Fala de um Papa de 84 anos que atraiu dois milhões de jovens; fala da vitória da Igreja sobre o governo esquerdista e anticlerical da Espanha de Zapatero, fala do Papa que sabe falar aos jovens, fala da força da Igreja que renasce na Espanha…
Meu querido Leitor, é a mesmíssima imprensa que já afirmou repetidamente que Ratzinger não tem carisma algum, que a Igreja já não tem credibilidade nenhuma, que o escândalo dos padres pedófilos colocou por terra o período triunfalista de João Paulo II, que a Igreja entrou numa decadência sem fim e sem cura… A mesma imprensa que tinha certeza de que, sem João Paulo II, os jovens não mais se reuniriam em tamanha multidão…
Que lições devemos tirar de tudo isto? Aquelas que tenho recordado constantemente: os cristãos não devem nunca interpretar as coisas de Deus a partir dos critérios do mundo, particularmente aqueles da imprensa! Nossa visão tem que ser a partir do Alto, a partir da cruz e da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Pense um pouco: (1) Os jovens não foram a Madri por causa de Bento XVI – como no passado não foram por causa de João Paulo II: os jovens foram por causa de Cristo, foram para encontrar Jesus! Um Papa nunca é, nunca pode ser uma atração: não dança, não canta, não requebra, não é sarado, não faz pirueta e não aparece sob efeitos especiais! E se fizer isso, não é o Papa, é a Xuxa! Os jovens foram, vão e irão sempre a esses encontros pela sede que consome seus corações: por causa de Cristo, vida da nossa vida e saciedade da nossa esperança!
(2) Um Papa não tem que ser “carismático” no sentido mundano. Todo Papa é carismático, porque, uma vez eleito, recebeu o carisma, isto é a cháris, a graça própria do ministério petrino. Pode ser o comunicativo João Paulo II, o simpático João Paulo I, o bonachão João XXIII, o hierático e angelical Pio XII, o feioso Bento XV, o valente Pio XI, o melancólico Paulo VI ou o tímido Bento XVI. O verdadeiro católico não ama um Papa, não ama esse Papa, ama o Papa, escuta o Papa, obedece ao Papa – exatamente porque é o Papa, seja ele quem for! Para o católico todo Papa é Pedro, e basta!
(3) Essa multidão reunida não é, não deve ser e não pode ser uma prova de força da Igreja! Nossa força está unicamente na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo – é a mesma força da Semana Santa do ano passado, quando a imprensa acusava a Santa Igreja de Cristo de ser uma rede internacional de pedófilos e se diziam misérias contra o Santo Padre! Nossa força é Cristo, nossa vida é Cristo, nossa certeza é Cristo, nossa alegria e esperança é Cristo!
(4) É verdade que Zapatero, adversário ferrenho do cristianismo, está passando – como passaram outros e passarão tantos outros. Ficará a Igreja, a Mãe católica amabilíssima, porque Cristo assim o quis e assim o prometeu! Mas, não devemos pensar aqueles jovens como um triunfo da Igreja sobre ninguém. O único triunfo que devemos buscar é o triunfo sobre o pecado nosso e do mundo inteiro! Se Zapatero é um inimigo externo da Igreja, também nós a prejudicamos com nossos pecados e egoísmos, com nossa tibieza e falta de amor… Os piores inimigos da Igreja estão dentro dela!
(5) Quanto ao renascimento da Igreja na Espanha ou em qualquer parte do mundo, ele não pode ser medido por números, por multidões ou eventos… Somente o Senhor da Igreja conhece o número dos seus, somente ele sabe do vigor e da fraqueza de sua Santa Esposa, nossa Mãe católica! No entanto, se aquela multidão de jovens na casa dos vinte anos estava lá, significa que nas paróquias, nos grupos, nos movimentos, nas novas comunidades, nas congregações há uma Igreja viva, crente, orante, disposta a testemunhar o Senhor! Lembra do fermento na massa, do grão de mostarda, do tesouro escondido? Pois é, Jesus não erra nunca; Jesus sabe o que diz e sustenta o que fala!
(6) Quanto aos elogios a Bento XVI, que sabe falar aos jovens, ele fala de Cristo com simplicidade, clareza e a convicção de quem experimentou o Senhor ao longo de toda a vida. Isto basta! Mais impressionante que aquela multidão escutando o Papa de 84 anos, é vê-la, junto com o ancião pontífice, silenciosa, contida, piedosamente reverente, ante um pedacinho de pão que esses católicos bobos afirmam ser o próprio Jesus imolado e ressuscitado, realmente presente neste mundo! Basta ver isso para perceber a força da fé, a atuação da graça e a esperança do mundo.
(7) Para terminar, repito, mais uma vez: se fossem somente vinte jovens a comparecer a Madri, ainda assim Cristo estaria ali, vivo, atuante, potente, matando a sede de todo aquele que dele se aproxime.
Lembre dessas coisas, meu Leitor, quando daqui a pouco, por algum motivo, nalguma dificuldade, a imprensa novamente decretar que a Igreja está no fim, que o cristianismo passou, que a religião é coisa do passado… Então: firmes na fé, com os olhos fixos em Cristo!
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Titular de Acúfica e Auxiliar de Aracaju
Confira o blog de Dom Henrique: Visão Cristã
MEU CORAÇÃO ENCHE DE ALEGRIA QUANTO LEIO ARTIGOS COMO ESSE QUE NMOSTRA O AMOR DOS JOVENS A CRISTO VIVO, AO PAPA QUE PARA NOS E PEDRO (ROCHA), A IGREJA QUE MESMO DEPOIS DE PASSAR POR TANTOS ADVERSARIOS TRIUNFA. E CONVIDAR AOS JOVENS DO BRASIL A MOSTRAR PARA O MUNDO QUE AQUI NÃO É SÓ O PAÍS DO FUTEBOL E DO CARNAVAL, MAIS UMA NAÇÃO QUE ADORA A JESUS CRISTO VIVO.
concordo em tudo! excepto no seguinte: Zapatero é um governante democrata e e leito pelo povo, fazer dele um Diocleciano é exagero!
Cristo está muito acima de querelas imediatas! Ele vive ontem, hoje e sempre! e nós católicos vivemos no mundo! como Cristo falou no evangelho… devíamos ter um pouco mais de acção e iniciativa pragmática, como os do mundo tem!
Gostaria de exaltar o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo! pois Ele é e semre será o Nosso Senhor. A Ele toda honra e toda glória agora e para sempre viva o Nosso Senhor Jesus Cristo para Sempre seja louvado! Viva a igreja de Cristo.
Sem palavras Dom Henrique, que belíssimo texto que enche nossos corações de esperança e de fé. Quanto mais eu conheço nossa SANTA Igreja, mais eu a amo, e mais eu tenho vontade de segurar a minha pesadíssima cruz e seguir Jesus, em baixo de cuspe, de vaias, de pedras, espinhos, raios e perseguições; mas sei que a ressurreição espera a quem é fiel. Louvado seja O Senhor Jesus! Santos Padres: Roguem pela Santa Igreja! Aleluia Amém! Pax Domini!
Nossa,quando terminou a jornada mundial e vi algumas matérias falando da igreja católica,do papa, pensei logo comigo ,que povo besta e sem Deus,pensa que o mundo e igual a eles,e esquecem ou talvez nem saiba que existe jovens adoradores e que ama Cristo Jesus!e nos vemos no Rio 2013 #JMJ
O encontro que o papa faz com a juventude do mundo inteiro,é um ato de grande gratidão da parte dele e da igreja porque os jovens são o futuro do amanhã.A igreja necessita desse ardor juvenil como Cristo foi.O que a midia prega muitas das vezes é uma falsa mensagem que deturpa toda a história originial.Somos livres para expressar o que pensamos mas infelizmente nao podemos cair no erro de seduzir certas pessoas com pensamentntos que não nos convém.SOMOS LIVRES é muito importante frisar isso.Creio que os dois milhôes de jovens que foram para esse encontro pessoal com o papa e principalmente com o cristo eucaristico,nao foram forçados masi por livre e espntania vontade
ESTIVE LA NA JMJ E FOI UMA AUTENTICA DEMONSTRAÇAO DE FE DE JOVENS DE TODO MUNDO.GLORIA A DEUS!!!!
Andrea Leite estive lá em Madrid também e percebi quanto o jovem tem fé, assim dizia o Beato inesquecível, criador da JMJ: SE O JOVEM SOUBESSE A FORÇA QUE TEM DENTRO DE SI, COLOCARIA FOGO NO MUNDO. Aí resume tudo que passamos na Pré-Jornada e em Madrid, Espanha em 2011, vai ficar pra sempre na nossa memória e na nossa vida.
Gerson Emídio
Monte das Gameleiras
Rio Grande do Norte
Isto nos enche de esperança e sabemos que ainda temos pessoas boas neste mundo. Não é só a imprensa de Madrid que ofuscou a informação não, aqui no Brasil, por exemplo o site Uol não fez nenhuma cobertura a não ser sobre os protestos, o R7 nem se manifestou e o g1 colocou pequenas matérias irrelevantes em relação ao tamanho do evento. Pensem nisso pessoal, estamos sendo vítimas de uma imprensa que não fala a voz do povo, que quer instituir valores que passam. A mazela do nosso país é a imprensa sensacionalista que só mostra o lado podre dos acontecimentos.
foi muito bom o tema da jornada, eu fui pela primeira vez para jornada da juventude, foi um canal de muitas benção para os jovens, muito obrigado benedito, papa bento XVI
Entendo perfeitamente as palavras de vossa excelência, pois vivo na Europa, sou Catequista, sinto e vejo uma imprensa avassaladora nos comentários de situações menos felizes, mas que fecha os olhos para as maravilhas que a Igreja Católica Apostólica Romana realizou na história da Europa e que as realiza hoje e que sempre as realizará. A Igreja de Jesus Cristo está Vivíssima!!!!! Embora custe muito a alguns governantes espalhados pela Europa…E não só…Será a Igreja Católica Apostólica Romana que “Salvará” novamente o mundo! Já se nota isto cá na Europa.
Gostei do artigo mas percebi um pouco de agressividade…. esta um pouco pesado de se ler.
Nossa!! Que texto! Que mensagem!! Fiquei emocionada com a força das palavras de Dom Henrique. São destas palavras e desta Verdade que o mundo e os cristãos precisam.
Louvado seja Deus!
Cristo vive e reinará por toda a eternidade.
Louvo a Deus pelas sábias palavras expiradas ao nosso Sacerdote.
Devemos amar a Cristo, a sua Cruz e a sua Igreja.
ALELUIA, SENHOR! QUE IGREJA LINDA, ME ORGULHO DE SER CATÓLICO. GLÓRIA A DEUS!!!
Muito bom!!! Gostei muito do texto, pura verdade!
Me orgulho de ser católico, e, lendo esta matéria belíssima de Dom Henrique, fez reavivar mais ainda minha fé de cristão católico. Nossa igreja é muito rica, e proporciona a todos os católicos através de pessoas santas e cultas, catequese como esta: Rica em espiritualidade. Parabéns para todos os jovens brasileiros que tiveram esta esperiência de fé com o Papa Bento XVI.Moro em Surubim (PE) e participo da Paróquia de São José.
Que belo texto!!
Pra mim está na pré-jornada e na JMJ foi uma experiencia inesquecivel de amor a Deus, aos jovens e a Igreja.
Shalom!!
Nos vemos no RJ!!
Dom Henrique, o senhor falou tudo! Divulguem este texto nas redes sociais. Ele também evangeliza!
Louvado seja nosso “SENHOR JESUS CRISTO”, para sempre seja louvado. A ele toda honra e toda glória, busquemos somente neste CRISTO, filho de Deus VIVO,somente ele nos consola perante este mundo tão infiel.Sábias palavras de Dom Henrique inspíradas pelo Espírito Santo. Devemos renunciar as “verdades” deste mundo principalmente essas mídias anti-católicas. disse jesus:Eu sou o caminho a verdade e a vida.
Que artigo maravilhoso, nos enche de alegria de sermos católicos e ver que nossa igreja está viva, atuante. Somos duma cidade pequena, onde a fé é muito cultivada e importante para as famílias.
Vivenciamos muitas catástrofes por todo lugar, entretanto no nosso município não tem ocorrido tais fenomenos, temos certeza que o povo está com Deus e Deus está com o povo, sendo uma cidade abençoada.
Estamos com o Papa na igreja de Cristo, sempre.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual tantos jovens demonstraram o seu “sim” e pela Santa Igreja Católica que, queiram ou não, demonstrou ser mais de que nunca uma Igreja Una, Viva e em movimento. Obrigado Senhor!
Fiquei impressionado com esse artigo, ele vem com muita clareza animar a todos aqueles que uma vez se deixaram levar pela incredulidade, meus irmãos temos que ter um olhar, coração alma e espírito voltado para o alto, deixemos as coisas terrenas e buscamos as coisas que vem do ceú, e eu possa testemunhar como jovem que foi a JMJ 211 em Madrid, que não fui por conta do Papa, e sim por conta de um Deus que não abandona os seus,que Jesus e Maria nos ajude em cada batalha espiritual.
todos amam a cristo e asua mae
todos amam a cristo e a nossa mae maria
AO CONTRÁRIO DA IMPRENSA BRASILEIRA, EM MADRID, TINHA UM CANAL DE TV ESPECIAL PARA A JMJ E NO METRO, AS TELEVISOES SÓ PASSAVAM NOTICIAS DA JORNADA O TEMPO TODO! GRAÇAS A DEUS!
Li texto e me emocionava com cada linha e me perguntava sobre quem o escrevera, pois eu sentia uma força que saia de dentro de mim e desconstruia as ideias de uma mídia fatalista e anticlerical. Aqui, vamos receber tbm a Cruz e o Ícone da Virgem e afirmaremos nossa fé nas palavras do Cristo: “O poder do inferno nunca poderá vencê-la”.
Obrigado Dom Henrique.
Olá amigos:
Este continuará sendo o exemplo de FÈ de todos os cristãos no mundo cético em que vivemos.Tudo na vida passa,pois a única coisa que jamais passará é a palavra de DEUS em nossos corações.
Portanto sejamos fiéis à palavra e á nossa crença cristã para que nos tornemos espelho para os jovens e filhos amados de JESUS. Paz e bem! Edmar Olympio-Vitória- ES.
Estive em Madrid, foi um momento muito rico e proveitoso para aqueles que foram fazer que Cristo Vivo e Real podesse falar ao mundo pela voz do Santo Padre o Papa Bento XVI. A JMJ é um momento de união, comunhão e verdadeiramente fraternidade entre os irmçaos jovens, foi um momento inesquecível.
ADOREI TER PARTICIPADO DA PRÉ-JORNADA EM CIUDAD REAL-BOLAÑOS e em MADRID NA 27ª JMJ.
Gerson Emídio
Monte das Gameleiras
Rio Grande do Norte