Conteúdo enviado pelo internauta Paulo Franklin
Amar e ser amado são as maiores necessidades do ser humano. Uma vida sem amor é comparada a uma bela flor trancafiada num quarto escuro, em pouco tempo perecerá por falta do sol. A necessidade de amar nos faz dependentes uns dos outros e nos mostra que a solidão é o prêmio dos covardes, dos que temem a dor e se privam de experimentar o amor.
Somos carentes de dar e receber amor, mas não podemos obrigar as pessoas a nos amarem. Amor é doação; ninguém pode se sentir obrigado a dá-lo ao outro. O sentimento livre constrói pontes e nos leva ao encontro das pessoas.
Mendigamos amor quando deixamos de ser quem somos para agradar quem exige que nos tornemos a pessoa que ele quer que sejamos. O verdadeiro amor reside no respeito à individualidade do outro. Se é verdadeiro, sabe respeitar a individualidade. Sempre que abandonamos nossa casa interior para habitar a casa do outro, estamos, de certa forma, mendigando amor, deixando de ser aquilo que realmente somos.
Imploramos por afeto quando traímos nossos ideais para abraçar os sonhos frustrados de alguém. É como a jovem com futuro promissor que desiste de estudar para viver uma aventura desnaturada com um homem que diz amá-la. Quem desiste de sonhar com coisas reais para viver um conto de fadas certamente está também implorando amor.
Nós nos humilhamos por amor quando deixamos de lado as pessoas que nos são especiais para correr atrás de um amor desfigurado; belo por fora, mas pobre por dentro. Há muitos que deixam suas casas e partem em busca das caricaturas de amor que o mundo oferece. Confundem prazer com amor, com felicidade. Geralmente, abandonamos quem nos ama de verdade para ir atrás de quem nos vê como objetos.
“Somos carentes de dar e receber amor, mas não podemos obrigar as pessoas a nos amarem.”
Mendigamos amor quando reservamos todo nosso tempo para a pessoa que dizemos amar. Quem deixa de cuidar de si para cuidar de alguém mostra que, na verdade, está precisando mesmo é de cuidados. Desconfie das pessoas que só vivem para ajudar. Atos de caridade são excelentes, mas primeiro precisamos cuidar da nossa casa, para só depois ajudarmos o outro a arrumar a dele também. Mendigar amor é ter tempo de sobra para o outro e não ter tempo para si.
Quando caímos no desespero por termos sido abandonados por alguém que dizia nos amar, estamos mendigando amor. Não é fácil perder as pessoas que amamos, mas é preciso enfrentar a dor sem fingir que ela não existe. Demoramos para aceitar nossas perdas e, por isso, sofremos além da conta. Ficar preso a quem quer que seja é o sinal mais visível de que ainda somos pequenos aprendizes.
Ninguém merece viver uma vida de miséria. O amor que nos espera é repleto de realização, por isso merece ser encarado de forma madura, consciente e despojado de posses. Comumente, vemos pessoas dizendo amar, mas ainda vivem presas ao ser amado. Não sabem fazer nada senão em virtude do outro. Aprendi com a vida que amar é bom, mas para o amor ser verdade é preciso, antes, avaliar se o que sinto por alguém é amor ou desejo de posse. Se a resposta for a segunda, preciso admitir que tenho muito a aprender.
Veja mais
GOSTEI MUITO BOM
Adorei o texto,realmente quando deixamos de nos amar acabamos mendingando o amor do outro.Parabéns pela matéria
Muito interessante, é preciso despertarmos para primeiro cuidar-mos de nós mesmos, para que possamos partilhar com as demais pessoas coisas boas. Despreendermos de todo e qualquer apego que tenhamos, sermos livres de sentimentos ruins, nos enchermos da graça de Deus, para verdadeiramente evangelizarmos com nossa vida. Vida de luta sim, porque a conversão é diária, mas perserverando e seguindo em frente.
Obrigado Senhor por responder aos meu apelos por este texto. Maria muito obrigado pela intercessão minha senhora!rnSeja feliz autor, e continue sendo instrumento de Deus não desanime.
Muito bom o texto. Infelismente às vezes achamos que estamos fazendo o bem nos dedicando totalmente aos outros, mas na verdade não queremos parar para pensar e refletir sobre nossa vida, pois muitas vezes o silêncio nos apavora. O Verbo se encarnou no meio de nós. Por isso temos necessidade de cuidar também do corpo assim como da alma…rnrnDeus abençoe o trabalho de vocês
Matéria excelente. Parabéns.
Genial!
acredito que eu até antes de ler o texto estava mendigando amor dos irmãos(a) e cunhados(a)do meu esposo, pois deixam claramente que ão me aceitam principalmete pelas diferencias financeiras, eu sofro e choro por causa disto…mais de hoje em diante ão quero mais mendigar o amor das pessoas. vou ama-las. e orar por elas
Muito bom o texto realmente mendigar amor só nos faz sofrer ainda mais. Deus nos fez para amar e ser amado. Quando exigimos isso de alguém ja não é mais amor e sim sofrimento.
Mt verdadeiro td isto pra se viver um grande amor precisamos nos amar por primeiro!
Verdade que liberta! (cf. Jo 8, 32)
Estou aprendendo a amar. Ainda não fui correspondida como mereço e preciso, mas sei que esse amor existe e espero pois ele há de acontecer assim como o sol numa manhã depois de uma noite de chuva.
a resposta que procurava…
Veio ao encontro da minha realidade… Muitas vezes sofri perdas e me deixei abater, ficando a mercê dos sentimentos desenfreados. Mas graças a Deus não permaneci caída e nesse tempo descobri que o verdadeiro amor é focado em Deus… Tenho aprendido que os meus relacionamentos em família, com amigos, afetivos eles devem ter como referência o amor de Deus. Se não for assim, não é amor.rnA paz de Jesus a todos.
Muito bom o texto, me fez refletir muito! parabéns!!!
Amei o texto, ja deixei de mim amar e até mesmo amar ao senhor e viver para uma outra pessoa,mais graças a Deus mim libertei hoje mim amo verdadeiramente e mendigar pelo amor do outro não quero mais em minha vida pq tenho amor maior que é o amor de Deus.
quando uma pessoa mendiga, esta não consegue amar a deus e mem a si proprio.
parabens, era o que eu realmente precisava ouvir, pois sei que erro quando mendigo o amor do meu namorado, peço que orem por mim pois nao quero mas ser assim, quero amar e ser amada sem cobrança.
Muito bom, é uma gramde reflexão e hoje estava precisando dessa reflexão para lembrar que existe um Deus que me ama, e não devemos mendigar o maor das pessoas mas as vezes por termos limitações caimos em situações de fraquezas e mendigamos amor de quem não tem para dar ou não sabe o verdadeiro sentido de amar afinal Deus é amor.
Maravilhoso! pois sou uma pessoa que ama muito, e, por conta da minha doação acabo sufocando àqueles que estão ao meu redor, e por consequência estou só. Amo intensamente, gostaria de me sentir amada e ter alguém para partilhar comigo a vida.
ACHEI ESTE ARTIGO RIQUISSIMO, PASSEI POR UM SOFRIMENTO E A DOR DA PERDA EM UM CASAMENTO DE 10ANOS E CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE ESTAVA MENDIGANDO AMOR A ESTÁ PESSOA E DEIXANDO DE ME AMAR E VALORIZAR O ESPIRITO DE DEUS QUE HABITA EM MIM. rnHOJE POSSO DIZER QUE O AMOR DE DEUS É O UNICO COM O PODER DE SUPRIR NOSSAS CARENCIAS MAIS PROFUNDAS E NOS CURAR E LIBERTAR PARA AMAR LIVRES DE AMARRAS. LOUVADO SEJA DEUS.
Gostei muito.Parabéns,pelo tema foi muito bém abordado.
REalmente quando nos deixamos nos levar pela pessoa,nós ficamos presas a ela e começamos a pensar que exatemente essa pessoa é pra minha vida toda, mas o que estamos sentindo por ela é só apenas uma pose!
ola e agora depois que li esta materia estou um pouco confusa mas tenho fe que Deus pode me ajudar pois Ele tudo pode sou casada a 8anos meu marido dis que me ama muito mas nao me sinto livre para ser realmente o que sou pois ele tem ciumes ate qd vou na minha mae tento agrada-lo nao dar motivos para tal ciumes mas nao sei o que acontece sera que estou agindo errado?rezem por mim obrigada
Aprendi a cuidar de mim mesmo e me dar valor ao invés de pedir e mendigar amor. “Deus me ama, sou amado”.
belíssimo,muito rico e profundo parabéns.
belíssimo,muito rico e profundo parabéns.Vi que estou aprendendo amar e agora que esta reflexão vai ser melhor porque vou pensar mais e ver como estou agindo.muito obrigada!!!
belíssimo,muito rico e profundo parabéns.Vi que estou aprendendo amar e agora que esta reflexão vai ser melhor porque vou pensar mais e ver como estou agindo.muito obrigada!é sempre muito bom poder contar com pessoas que tem pensamentos voltado para o amor,pois é o sentimento mais nobre de todos,falar de amor é falar do próprio Deus.
Foi muito bom este artigo para mim. Eu estava precisando exatamente ouvir isso. Muito Obrigada. Deus abençoe e que vocês continuem sendo esse instrumento na vida de tanta gente.
Esse é o sinônimo de amor sadío e verdadeiro, não enganador. Se assim não for, não há que se falar em amor saudável e verdadeiro.
Excelente matéria! Me identifiquei em cada vírgula, sempre me doei muito nos relacionamentos que já tive e no final acabo percebendo que quem precisa de afeto sou ”eu”. Obrigada Senhor por abrir meus olhos e coração com estas palavras. Amém!
nossa eu amei essa matéria é verdade quando nao nos amamos nao sabemos amar…….
Esse artigo é maravilhoso, como eu gostaria que pessoas com quem convivo pudessem ler e absorver todo esse conteúdo. Me fez repensar no contexo com muita atenção, desejando melhorar cada vez mais. Parabéns e muito obrigada por nos transmiterem tantas preciosidades.
Artigo muito bom!!!!!
Eu não gostei dessa parte: “Desconfie das pessoas que só vivem para ajudar. Atos de caridade são excelentes, mas primeiro precisamos cuidar da nossa casa, para só depois ajudarmos o outro a arrumar a dele também. Mendigar amor é ter tempo de sobra para o outro e não ter tempo para si”.rnrnOlha, ajudar é próprio de quem ama. Quem ama serve. E o amor nunca fez mal pra ninguém. Na sua frase do artigo, que citei, deu a entender que até o amor fraterno/ajudar não é algo bom…fiquei pensando então Madre Teresa de Calcuta foi uma mendiga de amor?? Confesso que achei um tanto estranha essa sua colocação.rnTanto que nem deu pra entender qual ligação havia com castidade…rnDesculpe o desabafo…mas acredito que seja uma crítica construtiva.rnrnTermino tal comentário com um trecho da homilia diária de Padre Bantu Mendonça: rn”Quem ama serve, e quem serve se faz pequeno perante os homens, mas grande diante de Deus.rnQue nosso coração possa se abrir mais e mais para amar a Deus no próximo.rnrnJesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso. Pai, transforma-me em servidor dos meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que Vosso amor chegue até eles”. (Padre Bantu Mendonça).
Oi, Ana Paula. rnO autor quis dizer, nesse trecho, que é importante também que a pessoa tenha tempo para cuidar de si e de amar a si próprio, pois esse é um grande passo para amar e servir o outro. Podemos provar isso ao lembrarmos do primeiro mandamento: “Amar o próximo como A SI MESMO”.rnSe eu não me amo, não tenho a capacidade de amar alguém. Devo amar o outro na mesma medida com a qual me amo. Se eu amo, a mim e ao outro, sou livre para servir.
Ana Paula, rnrnTalvez vc nao tenha entendido bem mas é a pura verdade…rnAntes de querermos ajudar ao proximo e preciso estarmos bem conosco mesmo,com a nossa familia, com a nossa casa.rnExistem pessoas que despendem tempo cuidando dos outros por ate mesmo por falta de amor. Elas querem cuidar do outro para receber um elogio, uma atençao, um agrado, por medo de serem abandonadas e abandonam a si proprias. conheco pessoas que sao feras em ajudar o proximo enquanto a propria familia, filhos, marido, esta se acabando aos poucos… filhos se suicidando, depressao tomando conta de todos. Ajudar e nobre mas e preciso cuidar de nos mesmos em primeiro lugar e quem esta mais proximo de nos.
INTERESSANTE!
Nossa amei este texto, é realmente como estou vivendo. `Perdi meu namorado e me sinto presa a isso, chorro muito, vivo distante, de mim mesmo, este texto serviu para mim refletir e tambem para perceber que ainda preciso crescer muito como pessoa, e espiritualmente;
Isso me ajudou e muito. Namorava a apenas 4 meses e achava que o que eu sentia era amor de verdade, e ainda acho, mas hoje faz 3 semanas que acabou e eu fico me perguntando e perguntando a Deus porquê acabou. Hoje eu encontrei a resposta, foi porque eu falei a Deus: Senhor, eis aqui a minha vontade, mas faça em minha vida somente a sua vontade, e Ele fez.
Muito feliz por ver meu singelo texto publicado!
muito maneiro caraca meu loko de mais to até chorando de emoção!!!!!
na verdade as vezes a gente lendo consegue enxergar mais dentro de nos mesmos,tendo eu que admitir que me vi neste texto,mas de qualquer forma foi de muita ajuda obrigado
SOU UMA MULHER DE 50 ANOS DE IDADE, SOLTEIRA, SEM FILHOS, ADVOGADA, INDEPENDENTE FINANCEIRAMENTE, TEMENTE A DEUS, AMIGA FIEL, LEAL, FRANCA, CATÓLICA PRATICANTE, AVESSA A TUDO QUANTO SE OPÕE À PALAVRA DE DEUS,CAPAZ DE DAR A MINHA VIDA POR AQUELES A QUEM AMO, MESMO SENTINDO NÃO SER AMADA. SEMPRE AMEI AOS MEUS PAIS, ESPECIALMENTE À MINHA SAUDOSA MÃE, AOS MEUS IRMÃOS E SOBRINHOS DE MANEIRA EXAGERADA, TUDO FAZENDO PARA AGRADÁ-LOS, DIZENDO-LHES “SIM” MESMO QUANDO A VONTADE ERA PRONUNCIAR UM “NÃO”, PORQUANTO O RECEIO DE PERDER O “SUPOSTO” AFETO QUE PUDESSSEM TER POR MIM ERA TERRÍVEL. HOJE SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE SOLITÁRIA E VEJO QUE MUITO ESTOU DEVENDO A MIM MESMA E A DEUS, QUE ME CRIOU PARA A FELICIDADE PLENA, SOU IRMÃ DE QUATRO IRMÃOS E TIA DE OITO SOBRINHOS, VIVO LHES MENDIGANDO GOTAS DE CARINHO, DE TERNURA, DE AMOR, DE COMPANHEIRISMO, ENFIM, DE CARIDADE CRISTÃ, MAS DESPREZO É O QUE RECEBO…SEI QUE PRECISO MUDAR RADICALMENTE, OLHAR O ESPELHO E ME ENXERGAR COMO UM SER HUMANO QUE PRECISA RESGATAR A DIGNIDADE PERDIDA DURANTE O MEU VIVER MEDÍOCRE, REESCREVER A MINHA HISTÓRIA E DEVOTAR AMOR A MIM MESMA, E COM A GRAÇA DE DEUS CONSEGUIREI!!!
Mas como vou saber se o amo de verdade?
Muito obrigada! Sinto-me mais livre e mais alegre depois de ter lido este texto!
fjf
Preciso de ajuda.rnEstou mendigando um amor.rnNão tenho um pingo de amor propio.rnPreciso que me ensinem a me amar.Sou uma mulher bonita,inteligente,independente mas de nada adianta.Me separei a 12 anos e depois da separação tive 4 relacionamentos que todos no final eles terminam comigo e eu fico sofrendo quase 1 ano para esquecer.Não quero isto não posso ficar assim.Me ajudem por favor.
OBRIGADA POR COLOCAR A SERVIÇO O DOM DA CIÊNCIA E DO CONHECIMENTO QUE DEUS DEU A VOCÊ DE GRAÇA.rnVOCÊ NÃO IMAGINA O QUANTO ESTA MATERIA CONSOLOU E CUROU MEU CORAÇÃO, QUE BELEZA!!!!rnEU LOUVO A DEUS PELO DOM DA SUA VIDA! DEUS LHE PAGUE!
REALMENTE O QUE ACONTECEU COMIGO MAS CRIEI CORAGEM METI O PÈ NO BALDE APREENDI A ME AMAR PRIMEIRO ISSO È O QUE IMPORTA OBRIGADO ADOREI.
SAIBA O VALO DE CADA COISAS QUE VC FAZ PARTE EM CRESCIMENTO ESPÍRITUAL ,TEMOS MUITO CONHECIMENTOS DE COISAS QUE NÃO SABEMOS ADMISTRAR E A VIDA É O MELHOR BEM QUE TEMOS, AMOR MESMO NA MINHA VISÃO É DE FAMÍLIA MAS AS DEMAIS COISAS VEM POM ACRESCIMODE APRENDISADO DE ESCOLHAS E DE VIDA EM UM SÓ DEUS
O amor é o sentimento mais belo e verdadeiro que existe e pode ser encontrado sob muitas formas. Antes de amar alguém, necessitamos amar a nós mesmos, pois o amor próprio é o único que nunca será traído. Podemos ser enganados por todo mundo (inclusive pelos pais, pois ser pai e mãe não dá passaporte de santidade para ninguém e muitos o são “porque deu certo” e não por amor ou vocação!). Um amor não correspondido sempre traz tristeza e frustração, sobretudo em se tratando de relacionamentos amorosos. Nesse caso, não vale a pena amar, melhor não amar ninguém. O amor de um verdadeiro amigo, no meu entendimento, é o mais fácil de existir reciprocidade pois o amigo (desde que seja verdadeiro, conforme citei acima) dificilmente terá interesse de trair ou magoar o outro. Enfim, acho que para diminuir as chances de frustrações e tristezas, o melhor é fazer as coisas para as pessoas sem criar expectativas ou esperar nada em troca. O que você quer ofertar aos outros, oferte, seja um presente, um carinho, uma palavra, qualquer tipo de gesto, mas não espere nada em troca. Faça tudo gratuitamente, independentemente de algum tipo de gratidão ou retorno! No meu entendimento, a vida fica mais leve desta forma e as chances de mágoa ou revolta com alguém ou uma situação diminuem, e muito! Boa sorte a todos e um grande beijo!
Que maravilha de raciocícnio sobre o Amor Mendigado! Deus te abençoe.
Poxa o pai da minha filha me deixou no quinto mes de gestação, hj estou no oiotavo, ainda esperava a volta dele,mais hoje decidir seguir minha vida e deixar meu coração cicatrizar……e pedir a Deus que me ajude a encontrar um homem de Deus abençoado para formarmos uma família feliz.
As palavras que precisava, obrigado! Agora me reconheço como uma aprendiz, parabéns e obrigado pela reflexão.
E quando é vc que ama, entretanto a outra pessoa soe sta usando vc para algum fim escuso, como fazer cimues noe x-dela. Passei por esta situação, é horrivel, destroe o corpo e a alma, a fe e a crença em Deus. Vc acaba sentindo-se um lixo, o pior dos seres.