Namoro pela internet dá certo?

artigos

O Dia dos Namorados está chegando, e quem não gostaria de ter alguém especial com quem comemorar essa data? Muitas vezes, encontrar essa pessoa não é uma tarefa muito fácil devido à falta de opção, de forma que a internet surge como “o mundo encantado das possibilidades” para encontrar o “príncipe encantado” ou aquela “princesa”.

Estamos vivendo na época da cultura digital, e isso significa também novos comportamentos, novas formas de relacionamento, inclusive os amorosos. Não é difícil encontrar, em nossos dias, pessoas que se conheceram pela rede mundial de computadores, começaram uma amizade e esta, por sua vez, se transformou em namoro e até em casamento.

Por outro lado, não é difícil encontrar pessoas frustradas, decepcionadas ou lesadas porque acreditaram em algum tipo de “Dom Juan” virtual. Como é o caso da secretária Janinha Pereira de Freitas, de Montes Claros (MG), que havia marcado um encontro com um homem que ela teria conhecido por intermédio de um site de relacionamentos havia poucos dias. Ela foi encontrada, morta, com marcas de violência e o principal suspeito seria o então “namorado virtual” dela.

“O nosso comportamento nas relações face a face deveria ser o mesmo na internet, ou seja, se você não leva para casa alguém que você acabou de conhecer na rua, dever-se-ia ter o mesmo cuidado na internet”, aconselha a psicóloga Andréa Jotta, do Centro de Pesquisas da Psicologia da Informática (NPPI) da PUC-SP.

“Você não sabe como aquela pessoa que você acabou de conhecer na internet é com o pai, a mãe, ou com as pessoas à sua volta”, recorda Andréa.

Para a psicóloga, na internet, as pessoas mostram a melhor parte delas ou aquela parte que elas querem que você conheça, a melhor foto, o melhor perfil, etc. “Aquilo que você vê da pessoa, na internet, é só uma faceta dela, por trás daquilo há muito mais coisas que revelam quem realmente é aquela pessoa”, conclui a profissional.

Namoro, pela web, pode dar certo, desde que se conheça e se conviva com a pessoa de forma presencial. Nada substitui a presença do (a) namorado (a) ao seu lado, afinal, é no dia a dia que nós descobrimos quem verdadeiramente é ele (a).

Aí vão algumas dicas para quem está de namorico na rede:

  • Pesquise sobre esta pessoa, procure referências sobre ela e jamais marque um encontro-relâmpago com ela sem antes conhecer algo sobre sua vida, como endereço, lugar de trabalho, faculdade, entre outros.
  • Se for marcar um primeiro encontro, leve mais uma pessoa com você. Prevenir é melhor do que remediar. Além disso, ele deve acontecer em lugares públicos como um shopping, por exemplo.
  • E lembre-se: não existe uma pessoa perfeita, é melhor você conviver um pouco com ela para depois dar o seu “sim” para um namoro.
  • Internet pode ser uma janela, um meio de conhecimento, mas não é a via principal de um namoro.

 

Veja Também:

Cyberbullying, a violência na internet

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

21 Comments to Namoro pela internet dá certo?

  1. Camila Silva Fonseca's Gravatar Camila Silva Fonseca
    3 de junho de 2011 19:49 Permalink

    Não é legal namorar pela internet pois vc não sabe se aquela pessoa ao falar algo esta falando realmente a verdade.vc não sabe como é seu comportamento pessoalmente eu recomendo não se inludir com namoros virtuais.

  2. Jackeline Novais's Gravatar Jackeline Novais
    3 de junho de 2011 19:50 Permalink

    Tive muita sorte e até faço uma ligação com Deus, eu ter conseguido vencer as “barreiras” do virtual e já ter completado 1 ano de namoro presencial.
    Namoro virtual pode dá certo, mas o risco é muito grande.
    Temos que ter cuidado redobrado e principalmente ajuda da família.
    As dicas desta matéria são importantíssimas e não custa nada seguí-las. Pois, são para prevenção e não será por causa delas que seu namoro irá pelo ralo; muito pelo contrário…
    Bençãos de Deus para todos!!! E boa sorte para os namorados!!!

  3. Jumar's Gravatar Jumar
    3 de junho de 2011 19:51 Permalink

    Conheci minha namorada no chat da canção nova, hoje já estamos noivos.

  4. Sabrina's Gravatar Sabrina
    3 de junho de 2011 20:22 Permalink

    Concordo com o que foi falado no texto, e acho que se resguardar é muito válido, eu por exemplo conheci meu esposo na internet, nos falávamos praticamente todo dia online, quando marcamos de nos conhecer em um shopping, e pra começarmos a namorar eu fiz questão de conhecer a mãe dele primeiro, eu precisava daquilo pra me sentir segura, e hoje estamos casados, tanto ele quanto eu nos damos muito bem com as respectivas famílias.

  5. Simone Vannucci's Gravatar Simone Vannucci
    3 de junho de 2011 20:23 Permalink

    Acho mesmo q devemostomar muito cuidado. Conheci meu amrido pela internet,mas foram 3 meses de conversas diaria por internet e telefone, antes de nos encontrar confirmei endereco, passando pelo local e no primeiro encontro fui um casal de amigis e sua filhinha q na epoca tinha 5 anos.

  6. Fá's Gravatar
    3 de junho de 2011 22:00 Permalink

    Também estou vivendo o fim de um namoro desse tipo, uma grande frustração, namoramos por 1 ano e 2 meses, aparentemente ele era só um cara meio estranho, meio insatisfeito com trabalho, as vezes, meio grosseiro, sei lá. Mas na verdade ele namorava comigo e saía com outras (não sei em que horários porque a maior parte do tempo estava comigo). Veja bem, OUTRAS, foi um monte de mulheres, uma a cada dia, descobri tudo lendo emails dele que descobri a senha. Conhecia as mulheres num site de relacionamento, pelo que vi, a maioria era casada, já combinava de se encontrar, e tinha o email do dia seguinte ou, em algumas vezes, alguns dias seguintes. Está sendo muito difícil digerir tudo isso, ele foi o pior homem que conheci na minha vida, jamais imaginei que alguém pudesse fazer isso. Ele já fazia parte da minha família, todos aqui o acolheram super bem. Ele tem diversos emails no hotmail, todos tem várias fotos dele, praticamente as mesmas em todos. E nem bonito ele é, mas tem uma excelente lábia, isso sou obrigada a reconhecer.

  7. Bruna's Gravatar Bruna
    3 de junho de 2011 22:28 Permalink

    Eu acho que dá sim para conhecer uma pessoa pela internet, vai levar mais tempo mas é possível. Temos vários exemplos de pessoas que se conheceram pela internet e se casaram.
    Essa questão dos defeitos da pessoa não existe uma pessoa que não tem defeito.Ao longo do tempo vc vai descobrindo os defeitos do outro e é o que eu to fazendo com o meu namorado, estou conhecendo ele, se der certo tudo bem se não der certo também é normal, pois hoje em dia muitos e muitos namoros face a face não dão certo.

    • REGINA CELLI's Gravatar REGINA CELLI
      3 de março de 2012 14:24 Permalink

      Se muitos namoros hoje em dia face a face não da certo,o que dira virtual? não entendo namorar com alguem que não conheça pessoalmente.Isso é um grande risco.

  8. Alexandre Ramos Augusto's Gravatar Alexandre Ramos Augusto
    4 de junho de 2011 00:00 Permalink

    Olá,

    Há quase quatro anos “conheci” uma pessoa pelo portal CN, num blog na época existente. Começamos a conversar como muitos fazem aqui pela internet, sem a intenção de namoro, tudo com muita sinceridade e verdade, sem disfarces ou máscaras. Resumindo hoje somos noivos, ela reside na BA e eu em MG. Estamos rezando e trabalhando para concretizarmos em matrimônio.

    Deus abençoe a todos vocês desta obra, canal da graça de Deus em muitas vidas.

    Muito Obrigado!

  9. Leticia's Gravatar Leticia
    4 de junho de 2011 01:05 Permalink

    Namoro pela internet da certo sim sou prova viva disso… eu e meu esposo nos conheçemos pela site da cançao nova a 9 anos atras….. em julho faremos 4 anos de casados e temos uma filha de 6 meses…… foi com muita dificuldade pela distancia o namoro, mais tinhamos muita confiança no que Deus tinha para nós….. Agradecemos a Deus e a Cançao Nova por fazer parte da nossa historia Deus abençoe a todos!!!!!!

    • Solange's Gravatar Solange
      10 de outubro de 2013 12:07 Permalink

      Mas Letícia, eu assisto a CN. e já fui em Cachoeira Paulista, amo todos de lá, mas vc. deve saber que o chat católico é diferente desses sites de relacionamento, o POF, por exemplo que tem milhões de homens, e não sabemos como eles são. Então temos que tomar cuidado com os de fora, fico feliz por ter encontrado um católico pq. hoje em dia os homens não querem saber muito de igreja, eu espero um assim, felicidades mil prá vc.

  10. Patricia's Gravatar Patricia
    4 de junho de 2011 19:31 Permalink

    Eu acredito que pode existir pessoas bem intencionadas na net, mas claro como foi mencionado é muito importante a presença “real” da pessoa, pois hoje muitas pessoas ficam presas, não saem e buscam conversar pela internet, se abre mais com uma pessoa desconhecida do que com a propria família.Tenho amigos muito importantes pela internet…Mais sei que é um meio muito duvidoso, pois a verdade que se diz nem sempre é completa, e o que esta incompleto seja talvez o que não se pode conhecer…

  11. Rosan da Rpcha's Gravatar Rosan da Rpcha
    5 de junho de 2011 00:54 Permalink

    Conheci minha mulher pela Internet há aproximadamente 8 anos. Conversamos a distância, pois moravamos em Cidades distintas, durante 6 meses e depois nos encontramos pessoalmente. Depois de alguns meses começamos a namorar e após um ano, noivamos e, mais um ano, casamos. Foi uma benção, pois conheci uma pessoa formidável, religiosa, amiga de todas as horas.
    Atualmente estamos programando a vinda de um filho.
    Portanto, acredito que conhecer pessoas pela internet pode ser o início de uma ótima relação, mas começar um namoro tem que conhecer pessoalmente.

  12. Leonardo's Gravatar Leonardo
    5 de junho de 2011 16:15 Permalink

    JUMAR
    JUNE 3, 2011 7:51 PM PERMALINK
    CONHECI MINHA NAMORADA NO CHAT DA CANÇÃO NOVA, HOJE JÁ ESTAMOS NOIVOS.

    Fechou a discussao, se nao dá certo, entao como o casal estao noivos através da INTERNET?

    O q nao dá muito certo é só namoro virtual, e nao se conhecer no real, apesar de ter casos de ter dado certo depois de anos.
    Nao da p afirmar essas coisas, se dá ou não dá certo.

  13. Tábata Piera's Gravatar Tábata Piera
    5 de junho de 2011 19:46 Permalink

    Em fevereiro de 2007, aceitei o “wagon” como meu amigo virtual. Na época ele tinha acabado de se mudar para a Argentina, a trabalho e estava “fugindo” de um casamento fracassado. Ele só precisava de uma amiga para bater papo, pois se encontrava sozinho, solitário. E eu gostava de fazer amizades e não imaginava o que o destino estava preparando pra gente. Em janeiro de 2008, sua esposa morre, de infarto, na Argentina. Ele estava tentando recuperar seu casamento e sua esposa falece.Ficamos amigos e só depois que ele se encontrou desempedido, “viuvo”, começou a me paquerar. Ainda era só virtual… era uma amizade sincera atraves do computador. Em 9 de agosto de 2008, ele veio pro Brasil para o dia dos pais, e eu o convidei pra ir no show do Roupa Nova e ele foi. Nesse dia começamos a namorar. Ia para a Argentina até o contrato de trabalho dele acabar. Hoje ele mora com os pais em Jacarei e eu em Sao jose dos Campos, e estamos juntos a 2 anos e 10 meses. E estamos pensando num futuro a dois! Vamos a missa juntos todos os domingos e a Canção Nova sempre que possivel. Eu o amo muito! e sei que tudo que passamos juntos é de Deus.

  14. Nic's Gravatar Nic
    7 de junho de 2011 08:08 Permalink

    Por que todas as pessoas que comentam gritando aqui (usam capslock)? Hahaha Não dá pra entender..

  15. Geisa Sampaio's Gravatar Geisa Sampaio
    24 de maio de 2012 15:20 Permalink

    Eu acredito muito que namoro virtual pode se tornar real e pode ate acabar em casamento. Eu falo por experiencia propria. Conheci meu marido ha dois anos atras atraves de um site de relacionamento que minha melhor amiga me indicou. Ela tambem achou sua cara metade neste website. Foi tudo muito perfeito, nos falamos por dois meses e quando nos conhecemos pessoalmente ja estavamos apaixonados um pelo outro. Nos casamos ha 6 meses atras. Encontrei minha alma gemea. To muito feliz!!rnFica a dica do website que conheci meu marido: http://www.bomcupido.com.br

  16. Diih's Gravatar Diih
    10 de novembro de 2013 00:19 Permalink

    Conheci Uma Pessoa pela Internet, Mais vivo com aquela Duvida Realmente devo me arrisca Com alguem que Aparentemente parece serrnUma pessoal maravilhosa, A gente conversa por Face, whats Skype.rn Parece Valer a pena Mais Não Sei, Se alguem Puder Me ajuda, Dar algum Conselho eu agradeço. Obrigado

  17. maria helenamoya@hotmail.com's Gravatar maria helenamoya@hotmail.com
    20 de novembro de 2013 14:43 Permalink

    gostaria de saber como entrar no site de relacionamento, cristão.

  18. Cristina's Gravatar Cristina
    30 de janeiro de 2014 19:23 Permalink

    Claro que sim!rnConheci meu marido no MSN INTERNET há 8 anos. Nos casamos e nos amamos muito até hoje!!!

  19. Cristina's Gravatar Cristina
    30 de janeiro de 2014 19:47 Permalink

    Conheci meu marido em 2006 no MSN, naquela época nem havia facebook. Não sabia como era sua face, etc.rn No entanto marcamos um encontro na calçada da praia Ponta Verde/ Maceió/AL. Combinamos um horário e como estaríamos vestidos. E tudo deu certo. Estamos casados há 8 anos e nos amamos muito! Só lamento não residir mais em Maceió, mas, se Deus quiser daqui a seis anos voltaremos para lá.