Já em ritmo de Jornada Mundial da Juventude (JMJ), 1.017 jovens italianos concentraram-se na noite desta quarta-feira, 10, no Porto de Civitavecchia, cidade próxima a Roma. Do local, partirão de navio para Barcelona e Valência, onde terão a oportunidade de participar de uma pré-jornada com direito a momentos de convivência, partilhas, música, cultura e, claro, oração. A Canção Nova embarca, literalmente, nesta aventura para transmitir cada momento desta viagem rumo à capital da Espanha, que sediará o evento juvenil a partir do próximo dia 18.
Esta é a primeira jornada de Giulio Valentine, estudante, italiano de Roma, que está ansioso para os momentos que está prestes a viver. “Estou feliz de ver tantos jovens e de viver o Catolicismo com jovens do mundo inteiro”, disse ele.
“Com certeza, será divertido e a viagem longa nos dará a oportunidade de refletir em cada momento!”
A italiana, romana, Cristina Porcacchia, estudante, participou da última jornada, na Colônia. E testemunha que é belo ver tantos jovens viajando com o mesmo objetivo. “O objetivo é encontrar Cristo no outro”.
Padre Estanislau Kapuscinski, que pertence a uma diocese brasileira e está na Itália há 10 meses para estudar, também embarcará no navio. Ele acompanha um grupo de jovens nesta viagem e diz que vê este evento como um grande sinal de esperança para a Igreja e para o mundo: “Estes jovens chamarão a atenção de tantos outros que acompanharão este evento pelos meios de comunicação e os levarão a encontrarem sentido para a vida. É um testemunho forte já que é de jovem para jovem”, comemora o sacerdote.
O padre Estanislau foi quem celebrou o meu casamento. Uma bênção de padre! Ponto pra Canção Nova de tê-lo entrevistado e mais uma riqueza pra JMJ!