Centenas de milhares de jovens estão reunidos, desde as primeiras horas de hoje na Praça de Cibeles, centro de Madri, para participar da celebração de boas-vindas a Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011.
A poucas horas do evento, os peregrinos ensaiam cânticos, dançam e assistem a projeções de vídeo, enquanto procuram o melhor lugar para ver o Santo Padre, que seguirá da Nunciatura até à Porta de Alcalá, próxima à praça.
Bento XVI vai plantar uma oliveira neste primeiro encontro com os jovens, junto à porta, para simbolizar “um sinal visível do enraizamento que é o lema destas jornadas”, segundo indica o guia das celebrações litúrgicas publicado pelo Vaticano.
Veja também: “Vigília JMJ Madri-Rio”
Apesar de várias estradas estarem bloqueadas e de haver uma greve parcial do Metrô de Madri, os peregrinos continuam a acorrer em grande número ao local, onde a animação começou às 14h.
Na Porta de Alcalá, Alberto Ruiz-Gallardón, presidente do município de Madri, vai entregar as chaves da cidade ao Sumo Pontífice.
Segue-se um pequeno momento de oração, no qual vão ser lembrados “todos os perseguidos por causa do Evangelho”, para além dos “pobres e marginalizados”, os que “não têm casa nem trabalho” ou os que “passam fome e sede”.
Esta é a terceira visita de Bento XVI à Espanha, tendo peregrinado por Valência (2006), Santiago de Compostela e Barcelona (2010).
Expectativa dos jovens para chegada do Papa