Jesus nos ajuda a reescrever nossa história

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Daniel Freire

Uma das coisas boas da vida começa com o prefixo “re”: reencontro, porque nele temos a possibilidade de relembrar fatos anteriores que marcaram nossa história. É o somatório daquilo que já foi bem vivido com a vida presente. Todavia, os fatos ocorridos, no primeiro encontro, é o que marca a nossa vida e se torna referência para o nosso futuro.

Isso mexe com nossos afetos; com isso, vamos nos descobrindo, percebendo ações e reações que, antes, não notávamos. Temos a alegria de nos conhecer ainda mais para sermos melhores. É a vida nos reapresentando a nós mesmos: autoconhecimento.

É salvífico descobrir que, ao olhar para nossa história, podemos reescrevê-la, reordenando nosso passado para o amor e, por meio dele, escrever uma nova história com outros personagens e fatos marcantes, mas sempre seremos e precisaremos ser o protagonista da nossa vida, assumi-la com toda responsabilidade para vivermos um recomeço, uma reinauguração daquilo que somos.

Foi um tombo, não a derrota

O recomeço acontece quando olhamos a nossa vida de outra forma ou, quem sabe, com outros olhos. O segredo de uma boa retomada é tirar o foco dos problemas, daquilo que não deu certo e aprender com eles novas possibilidades para uma vida nova. Sempre aprendemos com as situações difíceis e com elas aprendemos a reescrever uma nova história.

São justamente as possibilidades que nos levam a realizar determinadas atitudes a fim de resolvermos os nossos problemas.

Jesus tem o dom de nos fazer olhar para outra direção, tirando o foco daquilo que não deu certo para o que pode dar. Algumas vezes, precisamos ser radicais ou severos com nós mesmos para sairmos da condição de fracassados e viver o recomeço: a escrita de um novo capítulo da nossa vida. Jesus não toma essa atitude por nós, Ele nos convida a sair dela. O esforço é nosso, o convite à solução vem d’Ele.

“Jesus tem o dom de nos fazer olhar para outra direção, tirando o foco daquilo que não deu certo para o que pode dar”

Os personagens que participam da nossa história nos ajudam a enxergar melhor a nossa vida para tirarmos um bem maior daquilo que não deu certo. Viver bem o presente é ter um futuro bem sucedido.

Reencontrar, relembrar, reagir, reapresentar, recuperar, recomeçar, reinaugurar, realizar, resolver, reescrever, reconciliar: todas essas palavras são verbos, e verbo indica uma ação. Viver também é uma ação. E não há como praticá-las se não exercitarmos a ação maior de viver.

O convite de Jesus é simples e claro: chama-nos a reagir, a recomeçar a nossa vida a partir da nossa reconciliação com a nossa história. Jesus tem o poder de ressuscitar os mortos mesmo quando estes ainda estão vivos. Nós reagimos de maneira pessoal diante da ação de Jesus, e se a nossa reação for de reconhecimento da nossa verdade, pela Verdade maior acontece em nós a ressurreição: o recomeço de uma nova vida, pois Jesus é Aquele que faz nova todas as coisas, dá vida nova no lugar da velha.

A ação de Cristo é fazer com que nos reencontremos, fazendo enxergar vida onde aos nossos olhos só há morte. É nos reconhecermos pecadores, mas também filhos de Deus; é perdoar e amar a nós mesmos pelo fato de o Senhor nos ter perdoado e amado primeiro; é redescobrirmos que, a partir do nosso presente, apesar de termos errado há poucos segundos, podemos recomeçar a reescrever a nossa história.

Nós somos os protagonistas da nossa vida. Jesus é o diretor geral. Como todo filme tem um começo, meio e fim, a nossa vida também os têm. Ela já começou. Estamos no meio do filme, caminhando para o seu final. Mas nossa vida não é uma trilogia com fantasias e magias, muito menos um reality show. Ela é real, com diversas situações difíceis e complicadas, mas com a capacidade de alcançarmos vitórias, porque Deus sempre está presente nela.

Nós somos o redator da nossa vida, mas se seguirmos os passos do diretor, chegaremos à vitória, pois Ele tem um final feliz para cada um de nós: a felicidade eterna.

Confira mais artigos:

Aprender a sofrer as demoras de Deus

Lidar com o sofrimento

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

12 Comments to Jesus nos ajuda a reescrever nossa história

  1. Paula's Gravatar Paula
    2 de julho de 2012 22:16 Permalink

    Muito bom!!! É sempre bom RElembrar o que Deus nos fala através de Seus filhos!!

  2. Walter Martins de Oliveira's Gravatar Walter Martins de Oliveira
    3 de julho de 2012 09:13 Permalink

    Obrigado por essa injeção de animo logo nessa manha de terça feira eu realmente estava precisando de ouvir isso de Jesus, reescrever a nossa história quando não deu certo.E vamos fazer isso junto com Jesus.rnrnrnWALTER MARTINS DE OLIVEIRArnBABAÇULANDIA- TOCANTINS.

  3. Jósea de Araújo da Silva's Gravatar Jósea de Araújo da Silva
    3 de julho de 2012 10:27 Permalink

    Me ajudou bastante, gostei muito, de verdade mesmo. Obrigada por este tema que Deus derrame sobre vocês uma porção redobrada do seu amor inabalável!Jósea de A. da Silva Manaus – Am

  4. Michelle Abrantes's Gravatar Michelle Abrantes
    3 de julho de 2012 11:43 Permalink

    Muito bom artigo………rn Esse meu amigo…. Instrumento perfeito nas mãos de Deus!!!!!rnQue venham outros…… para esse site!!rn Com carinho e orações,rn Michelle Abrantes

  5. ana maria melo noger's Gravatar ana maria melo noger
    3 de julho de 2012 12:46 Permalink

    Daniel,irmão,jesus,faz parte do cenário das nossas vidas,só quem não percebe sua presença visível e ao mesmo tempo escondida,se sente indiferente a esse clima amoroso,misericordioso,acolhedor!rnQuem se doou na cruz,vertendo seu próprio sangue,pagando um preço alto,cheque,amoroso,mas feito de sangue para nos salvar,resgate esse que resultou sua morte e ressurreição!rnO mundo ,caótico do jeito que se encontra,como dizia o saudoso pe léo,entregue ao encardido,está envolto às trevas,cego,paralítico!rnRezemos,também o terço,pois,o encardido abomina a mãe de jesus e nossa,foge,de onde se reza!rnjesus nós confiamos,esperamos,descansamos em vós!

  6. Adailsa's Gravatar Adailsa
    3 de julho de 2012 13:43 Permalink

    O que dizer de palavras tão sábias e necessárias para nossa vida. Com certeza não passarão de meras palavras para mim, mas um aprendizado que vou sempre lembrar não, quando necessário vou recorrer a este texto novamente, mas espero que fique gravado para sempre no meu coração e posto em prática.rnPaz e Bem!

  7. Daniel Freire's Gravatar Daniel Freire
    8 de julho de 2012 10:03 Permalink

    Já descobri que os textos que Deus me inspira também querem me dizer algo. Estou vivendo o recomeço, é tempo de eu reescrever a minha história.

  8. Edna Laize's Gravatar Edna Laize
    9 de julho de 2012 23:40 Permalink

    Obrigado por essas palavras, obrigado pela iniciativa deste site. Obrigado por cada artigo e que Deus abeçoe cada um que colabora na mensagem ds Boas Novas em nossas vidas. Dias se passaram e muitas cores vieram, se foram em menos de um segundo. Mas só o Senhor pode oferecer as tintas certas, pela vocação.rnrnUma prece a todos que buscam a sua missão.rnrnObrigado Senhorrnrn@ednalaize, ssa – BA

  9. Mauro Domingos's Gravatar Mauro Domingos
    23 de julho de 2012 18:47 Permalink

    Obrigada por esta linda catequese, eu estou ou seja depois de ter lido esta reflexão,vou reescrever a minha história, uma vez que sinto falta de ânimo para continuar a viver.

    • Allan's Gravatar Allan
      31 de outubro de 2012 21:29 Permalink

      Nunca desista, tente fazer o correto sempre com Fé no Senhor, e ele te guiará, para o teu real caminho.rnDeus Esteja Contigo

  10. Dulce Raab's Gravatar Dulce Raab
    25 de julho de 2012 05:36 Permalink

    Querido Daniel,mesmo sem conhecer-te pessoalmente ouso chamá-lo assim. Obrigada pelas palavras tão profundas e gratificantes. Elas me chegam hoje como uma resposta sobre muitas perguntas em aberto. Vou REescrever também, quem sabe os textos que até agora produzi sirvam de ajuda para alguém. Que Deus continue te abençoando e protegendo em tudo que pensar, falar ou fizer a cada novo dia. Fraternal abraço, Dulce Raab

  11. Emilio Trentin's Gravatar Emilio Trentin
    21 de setembro de 2012 16:30 Permalink

    Estas orientações