Em nosso dia a dia, somos marcados por perdas e ganhos, quedas e reinícios. Vivemos assim, cercados dessas realidades, mas, no fundo, nunca queremos fracassar. Pensar nas derrotas já nos causa arrepios, além de, muitas vezes, trazer lágrimas, sentimento de culpa, vontade de sumir.
Reduzir a felicidade somente aos “triunfos” da vida é um erro grave, pois fechamos o nosso olhar para nós mesmos, agimos como se fôssemos os autores de tudo e, indiretamente, tiramos Deus da “jogada”.
Saber o nosso lugar, o quem somos diante das derrotas, faz toda a diferença! Ter a consciência de que a nossa felicidade não é pautada apenas pelo sucesso, que não somos o centro do mundo, que o fracasso pode ser o lugar privilegiado para o encontro com alguém maior do que nós e a queda pode ser o início de um novo tempo, muda o rumo da nossa vida.
Quando Jesus foi crucificado, muitos dos que estavam ali, no Calvário, tinham-nO como derrotado, no entanto, na cruz, estava – ao mesmo tempo – nossa derrota e a vitória de Cristo sobre a morte.
Para o cristão, a cruz (sofrimento) não é um fracasso, mas a certeza da vitória de um Deus que, unindo-se aos nossos fracassos, deu-nos a vida por amor. Isso faz e é toda a diferença! Compreender isso é o segredo para entender a nós mesmos e alcançar a felicidade, como afirmou o Beato João Paulo II, em sua Encíclica Redemptor hominis:
“O homem que quiser compreender-se a si mesmo profundamente — não apenas segundo imediatos, parciais, não raro superficiais e até mesmo só aparentes critérios e medidas do próprio ser — deve, com a sua inquietude, incerteza e também fraqueza e pecaminosidade, com a sua vida e com a sua morte, aproximar-se de Cristo. Ele deve, por assim dizer, entrar n’Ele com tudo o que é em si mesmo, deve apropriar-se e assimilar toda a realidade da Encarnação e da Redenção para se encontrar a si mesmo”. (RH 10)
Portanto, quando compreendemos que o sentido do nosso dia a dia não é um balanço entre as perdas e ganhos, quedas e reinícios, abrimos toda a nossa vida para o encontro verdadeiro com Jesus, nosso Redentor. Aprendemos que o Senhor, no mistério de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, assumiu para Si todas as nossas vitórias e fracassos, dando-nos em Sua vida um sentido pleno para nossas escolhas.
O fracassado é, portanto, aquele que não assumiu Jesus como o centro de sua história!
Nós cristãos, portanto, não somos inumes aos fracassos do dia a dia, mas sim chamados para ir além das quedas, reconhecendo em Jesus Cristo uma via de recomeço, cientes de que Ele assumiu para Si todo o nosso fracasso.
Coragem! Não fique parado fazendo os cálculos do fracasso, chorando as lágrimas da derrota, recomece dirigindo-se a Ele, pois quando temos a certeza de que somos homens sujeitos a fracassos – mas não fracassados -, alcançamos a graça da felicidade.
Redirecione a sua vida em busca do imperecível, do troféu daqueles que, apesar de fracassarem em alguns momentos do dia, jamais se tornam fracassados.
Ricardo Gaiotti
Advogado, missionário da Canção Nova
ricardo@geracaophn.com
Veja mais:
Fracasso? Então destrave já, com Cristo!
Parabéns Ric, abração, Deus o abençoe!
Sinceramente tudo o que leio no site da canção nova me motiva que obra linda é a nossa canção nova e como tem pessoa com uma amplitude de conhecimento que Jesus escolheu para passar este conforto para min ou para nos que ja estivemos por um dia por anos afundados na droga no pecado é otimo ter conhecido a canção nova me ajuda a ter Deus no coração que Deus abençoe voces…
Parabéns pelo texto.
Hoje em dia, ou melhor, a partir da década de 80 os filhos daquela geração já começaram a perder muito no que tange ao ensinamento religioso. As cobranças, a falta de diálogo na família, o fato dos pais não irem à Igreja e, conseqüentemente, não levar os filhos; traz reflexos profundos no desenvolvimento social, humano, cultural e de fé. Hoje, vivemos numa sociedade onde, como dizia o saudoso Pe. Léo, de pessoas que não foram ensinadas a ser gente. Pessoas que por diversos tipos de fraquezas, distúrbios, preguiça, necessidade de ser o primeiro ou de ser a “salvação” da família; nunca tiveram uma verdadeira liberdade. Se tornaram escravas do medo, da televisão, da promiscuidade, das drogas, enfim, sequer sabiam que tudo isso tem muito a ver com as ações que não vem de Deus e dos ensinamentos do seu filho, Jesus. Muitos até tentavam e tentam superar problemas, mas como agem de forma individual, muitas vezes não conseguem entender os reais problemas. Não cochecem a si mesmos, pois a falta de fé e de uma verdadeira confiança de que Deus está acima de tudo, os conduz a verdadeiras tragédias e muito sofrimento. Quantos pessoas nascem com problemas que só vão descobrir depois de muito tempo? Quantos passam a enxergar determinados tipos de comportamento e “cegos” praticam coisas que contribuem para um agravamento de sua saúde, da sua condição financeira, familiar, profissional…
A verdade é uma só. Precisamos ter forças para, mesmo na dor, agradecer a Deus pelo dom da vida e para respeitar cada ser que existe neste planeta, independente da deficiência que ele possua. Particularmente, espero poder realizar um sonho: casar e formar família, sem deixar de ajudar o próximo. Sei que tenho uma deficiência que é fruto de uma série de fraquezas: saúde, comportamental e, principalmente, espiritual (família católica não praticante e que se envolveu com o espiritismo, umbanda, outras igrejas). Hoje, mesmo na dor, busco atingir este sonho, sem deixar de ser um instrumento de evangelização na nossa paróquia.
Que Deus abençoe a todos!
Se você disser como é que se faz, poruqe eu não acho que o simples fato de você ir para reuiniões e ficar la orando e pedindo não vai cair do céu, e vc não mudara da água para o vinho,como vc deve saber as pessoas precisam querer profundamente de coração não precisam estar la de corpo presente. É muito dificil você naõ sentir prazer em nada que faz,é algo psicologico isso tem que ser trabalhado com a pessoa, elas não assim porque querem, saiba que é muito triste.
Ricardo, o artigo escrito por você, é tudo que meu filho preciza para esse dia de hoje. Ele, Gabriel ainda jovem está passando por uma crise depresiva por motivo de um descontrole financeiro, está se sentindo fracassado. Vou imprimir agora para que ele possa ler. Continue deixando seus artigos, pois assim estará levantando muitos irmãos que estão precisando de ouvir palavras e encorajamnto. Grata, sua irmã em Cristo. Zélia.
Muito obrigado canção nova iso era tudo que eu precisava ver hoje!!!!!!!!!
qUE JESUS ME DE ESSA GRACA DE RECOMECAR COM TANTA QUEDAS E FRACASSOS DE MINHA VIDA TANTO RECOMECOS MAS SINCERAMNETE SENHOR JESUA ATE ONDE VAI MEU LIMITE?TO CANSADA DE SER DEMITIDA DOS EMPREGOS DE SER PERSEGUIDA NOS GRUPOS DE ORACAO EM CASA NO MEU TRABALHO OU JESUS ME TIRA DESSE MARASMO DA TIBIEZA PRECISO DE TI ME AJUDA A LEVANTAR A RECOMECAR
ENTREGUE NO ALTAR, DEPOSITE AO PAI O TEU CORAÇÃO. JÁ ESTOU EM ORAÇÃO POR TI JUNTO A TANTOS IRMÃOS. TUA É A HISTÓRIA HOJE. OUTRO DIA ELA ERA MINHA, RECORDO DE EU DIZER AS 4:00 DA MANHÃ EM UM LIGAÇÃO PARA MINHA IRMÃ, REZA POR MIM MANA,AJUDA-ME A DAR CONTA.
LOGO ERAM 7:00 E EU LHE ENVIEI ESTA MENSAGEM:”DE JOELHOS, JUNTO AO PAI, ENTENDI QUE EU PRECISAVA ENTREGAR MINHAS MISÉRIAS A QUEM AMO. E O PAI, ENTREGOU-ME O PARÁCLITO.ESTOU BEM”
VÊM ESPÍRITO SANTO E FICA CONOSCO, NO PENSAR, NO FALAR E NO CAMINHAR. OREMOS JUNTOS POR MAIS ESTA TUA GRAÇA ALCANÇADA.O AMOR DE CRISTO NOS UNIU, PAZ E BEM!DEUS TE ABÊNÇõA.
Muito obrigada por esse e tantos outros artigos, Canção Nova. O trabalho de vocês traz esperanças, fé e luz à vida de muitos de nós em momentos diversos de nossas vidas.
O que vocês fazem não tem preço, ou obrigados que bastem para agradecê-lo.
E parabéns pelo maravilhoso texto!
Agradecer é mera formalidade. Iluminar o coração das pessoas é algo valioso. Corações presos pela dores incuradas e pelo sentimento de perca. Perca da autoestima, do amor pela vida em suas diversas formas e pelo amor próprio.Que Deus ilumine os servos de obra.
e disto que eu precisava irmão;que DEUS te abençõe seaesmpre
Só tenho que agradecer pela motivação do texto e elogiar as pessoas como o Sr., precisamos de elogios, as coisas boas precisam de elogios. As pessoas por mais que reconhecem a boa pessoa, um bom trabalho e etc, elas não libertam do medo do elogio… Elogiar faz bem pra alma e o coração, tanto pra quem recebi e para quem faz…
Parabéns.
é verdade nós seres humanos temos ainda muito o que aprender com as perdas em nossas vida,principalmente em uma sociedade que sempre quer nos impor um modelo de “super humanos”,e não nos reconhecemos seres limitados,pouco jesus pode fazer por nós e então nossa vida será somente quedas e frustrações.que jesus nos erga de cada queda que tivermos em nossa vida.
É um tema muito complexo e que for abordado de forma maravilhosa. Parabéns Ricardo!
Amei o texto. Deus continue te abençoando !
Como é difícil fracassar. E mais difícil ainda é se manter firme. Eu sei que Deus dá a vitória a quem espera. Eu conheço as demoras de DEUS, confio e espero mas, ás vezes a pancada é duríssima e cambaleando consigo chegar aos pés do meu Senhor com lágrimas nos olhos e a alma machucada. Nessa hora, tendo a decepção com o mundo escondido meu sorriso, choro até dormir nos pés do meu Senhor.
Nossa maravilhoso!!!
Tenho passado por alguns problemas e por isso, às vazes até questionado a Deus e sua presença em minha vida…Obrigado pela força com suas palavras…Valeu por me fazer entender que posso estar sujeito ao fracasso, mas que não sou um fracassado!!!
Glória a Deus por essa matéria,pois hoje mesmo estava me sentindo fracassada,mas ao ler isso tudo, o Espírito Santo me impulsionou a um recomeço.
Deus abençoe a todos nós. Amém.
Fracasso faz parte para o nosso proprio crescimento , porem fracassados jamais pois temos Deus para nos levantar,nos amar e proteger.Senhor jamais permita que eu saia da sua presença.
hoje eu estava me sentindo assim totalmente derrotado queria desistir de tudo..
porque hoje derramei lágrimas, sentimento de culpa, vontade de sumir.depois que li o tema me senti aquele que não assumiu Jesus como o centro de minha história!agora vou carregar minha cruz…
e te coragem de assumi o senhor porque serei uma vitoriosa obrigada pela mensagem..
ESTE ARTIGO ME DEU ÂNIMO E, DIANTE DAS DERROTAS QUE O MUNDO ME OFERECE, ACREDITO QUE EM CRISTO SOMOS MAIS QUE VENCEDORES. A PAZ DE JESUS PARA VOCÊ.
Muito bom!!!!!!!!!!!
Era tudo o que eu precisava, Deus abençoe a Cnção Nova!!!
Só queria saber se sou um deles, só porque não quero fazer nada e ficar em casa de bobeira é ser um fracassado? Sentir desanimo, sozinho em so querer ficar com a familia, já que seus pensamentos e suas vontades não devem ser atendidas e sim a vontade de Deus só falta saber qual é ela?
linda mensagem!
agradeço a Deus pois de meus fracassos aprendi que não sou derrotado.Deus nos da a vitória até nas dificuldades. José Eduardo
precisava de ler algo assim , estou passando por isto por derrotas perdas perdi meu pai ao 14 anos e perdi minha mae a 1 ano meu casamento esta acabando ja nao sei o que fazer
Com Cristo tudo pode ser transformado. É necessário que nós depositemos n’Ele tudo aquilo que vivemos… Se existem pessoas que se deixam levar pelo fracasso não sabem ainda que por meio deste caminho de cruz conseguiremos a Vitória que é certa. Não nascemos para ficarmos chorando nos caminhos da vida, nascemos para sermos vitoriosos como Cristo assim o foi. Muitos pensaram que o sucesso de Cristo foi passageiro, mas, bem sabemos que a sua Vitória foi conseguir trazer para nós a Boa Nova do Reino.
Obrigada!!
Maravilhoso………
MARAVILHOSO……
Eu estava me sentindo um jovem fracassado triste, angustiado pelo fato dos meus amigos não dar valor na minha amizade, e tambem por tudo que eu faço as vezes parece que não resolve nada, mais depois desse texto Lindo eu to me sentindo bem melhor rs
Quantas palavras bonitas Senhor… Obrigado Pai!
Amei, esta mensagem de encorajamento, de entrega e de total confiança no Senhor Jesus. Os depoimentos também me ajudaram muito em meus questionamentos. Estou me sentindo em paz comigo mesmo e espero um dia poder testemunhar para muitas pessoas o que estou passando no momento. Peço orações e agradeço a Deus peça existencia da comunidade Canção Nova.
precisava ler isso. estou passando por um período muito difícil na vida. me sinto um fracasso em tudo, minha vida parece toda errada. Essas palavras me dão força para continuar lutando. obrigada!!!!
AS VEZES ME VEJO ME SENTIDO FRACASSADA , MAS QUANDO OLHO PARA JESUS O SENTIMENTO MUDA, AGORA COM ESTE TEMA ME SINTO MELHOR , POIS VEJO QUE TODOS TEMOS MOMENTOS DE FRACASSO…OBRIGADA cANÇÃO NOVA POR PREPARAR PESSOAS , ESSES ANJOS AKI DA TERRA PARA NOS AJUDAR A CHEGAR MAIS PERTO DE DEUS.
“Vaidade meu pecado predileto” ( filme Advogado do d. )rnrnNinguém precisa saber da tua profissão meu caro. Vai por mim, Cristo cresça e eu e vc desapareça.rnrnPazrnrnObs.: Ah, se isso importa para vc, Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações Puc Minas ( espero q minha exortação tenha eficácia sem precisar ler a obs. Desconsidere a obs. rnrn Os cristãos precisam renunciar à vaidade enrustida.rnrnPaz