Deus se esconde na rotina

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Francivaldo da S. Sousa

Deus se manifesta sempre de forma surpreendente. Sua maneira de se revelar, frequentemente, contradiz a lógica humana. Se me perguntarem: “Onde Deus costuma se esconder e se manifestar?”, eu lhes respondo: “na rotina”; é nela onde menos esperamos encontrar o Senhor. Ele gosta de nos surpreender!

Embora haja uma presença constante de Deus na vida de cada um de nós, há momentos em que essa presença se exprime por meio de “eventos” teofânicos: uma imprevisível manifestação divina que marca a vida do indivíduo, bem como a transforma. E essa teofania costuma acontecer dentro do cenário cotidiano.

A oração é um exemplo. Rezamos comumente à mesma hora, no mesmo lugar; às vezes, fazemos até a mesma oração quando se trata da liturgia. No entanto, em um dado momento, uma Palavra bíblica ou a compreensão de algo, que até então permanecia velado, “salta” aos nossos olhos com uma novidade jamais prevista. Daí, a necessidade da perseverança.

Moisés foi um homem que presenciou diversos eventos teofânicos em sua vida. O primeiro deles aconteceu na “montanha de Deus, o Horeb” (Ex 3,1). No costumeiro gesto de apascentar o rebanho do seu sogro, ele é, por assim dizer, apanhado de improviso pelo próprio Deus. Percebam que o profeta não foi à montanha para rezar – isto ele fará depois –, mas a trabalho. O que é algo intrigante.

“Deus se manifesta sempre de forma surpreendente. Sua maneira de se revelar, frequentemente, contradiz a lógica humana”

Deus, em circunstâncias diversas, “mostra-se” a pessoas que estão em oração no Templo, lugar habitual da epifania divina. É o caso, por exemplo, de Zacarias (cf. Luc 3, 8-14) e Samuel (cf. I Sam 3, 3-11) para citar alguns. Com Moisés é diferente! Deus se manifesta na rotina. Isso, certamente, foi determinante na vida do genro de Jetro.

Mais adiante, Moisés fará a experiência de passar quarenta anos no deserto à frente de “um povo de cabeça dura”, mas com a certeza de que “cada dia foi feito pelo Senhor” (Sl 118, 24). Fico imaginando o quanto deve ser desgastante passar quatro décadas vendo, todos os dias, a mesma coisa: uma vastidão infinita de areia. Contudo, o homem “tirado das águas”, durante sua peregrinação, foi testemunha de acontecimentos que transcenderam a mesmice do deserto e tornaram seus dias mais cheios de esperança. Afinal, Deus se revela sempre e de forma inédita.

O profeta não chegou a tomar posse da Terra Prometida; entretanto, não o consigo imaginar chegando, ao fim da vida, frustrado ou decepcionado com Deus. Ao contrário, quando morreu, “sua vista não havia enfraquecido e sua vitalidade não o havia abandonado” (Dt 34,7), certamente, porque havia compreendido e atestado que Deus se esconde e se revela na rotina.

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

9 Comments to Deus se esconde na rotina

  1. RODRIGO MENDES PEREIRA's Gravatar RODRIGO MENDES PEREIRA
    21 de março de 2014 12:31 Permalink

    Deus abençoe e continue iluminado o irmão!! Vou continuar lendo este mesmo texto para me aprofundar! Saudações em Cristo!!

  2. silmar miranda soares's Gravatar silmar miranda soares
    22 de março de 2014 08:33 Permalink

    excelente artigo, obrigado por compartilhar estas palavras, realmente Deus se esconde na rotina.

  3. Irla Frenandes Bitencourt's Gravatar Irla Frenandes Bitencourt
    23 de março de 2014 12:27 Permalink

    Realmente Deus se manifesta em nossa rotina diária. Senhor, te peço, me devolva a vitalidade física. Amém.

  4. Francielli's Gravatar Francielli
    29 de junho de 2014 02:23 Permalink

    E é incrível como há diveeersas maneiras Dele se mostrar para nós. Desde situações singelas, como perder um ônibus para acabar encontrando alguma pessoa especial daquela igreja que vc não vai a tempos haha. Qualquer coisa, assim como encontra-lo em Seu próprio templo! rnDeus está presente em tudo que ocorre conosco diretamente e basta abrirmos nossos olhos pra sentir todo esse amor Dele 😉

  5. aila's Gravatar aila
    3 de agosto de 2014 10:50 Permalink

    Senhor, conceda-nos a graça deTe reconhecer no ordinário da vida . Amém

  6. Luíza Roberta's Gravatar Luíza Roberta
    25 de agosto de 2014 12:32 Permalink

    Adorei a formação, que o Senhor te guarde e te ilumine sempre. Amém.

  7. maria Jose de Jesus Dewnani's Gravatar maria Jose de Jesus Dewnani
    11 de novembro de 2014 03:15 Permalink

    Gostei do tema serve para uma boa reflexao na nossa vida,nos ajuda a sermos melhor.obrigada Deus abencoe.

    • José Divaldo Guimarães's Gravatar José Divaldo Guimarães
      25 de julho de 2015 22:08 Permalink

      Oi irmão Maria a Paz de Cristo. Que Deus continue edificando a irmã e toda sua família em Cristo.

  8. mansueldo Alves lula's Gravatar mansueldo Alves lula
    16 de fevereiro de 2016 10:01 Permalink

    Deus não se oculta, porque Ele não é gente.Ele apenas não se deixa perceber para nos perceber como fez com ezequiel, e nos provar e observar as nossas reações a seu favor(Ezequiel 45). Contudo a finalidade (ocultar-se) é nos enriquecer(jó. 23.8).