Conteúdo enviado pelo internauta Pe. Flávio Sobreiro
Há momentos em nossa vida que os sonhos e ideais se despedaçam; tudo parece sem sentido e, no labirinto de nossos problemas, não conseguimos achar solução. Com certeza já tivemos, em algum momento, este sentimento: “Não vou conseguir me reerguer. Tudo está perdido!”. Em meio à desilusão, nossas manhãs são sempre sombrias. O sol de um novo dia se esconde atrás de nossas frustrações e decepções. Nossas noites não são mais estreladas e o inverno que chega parece não mais querer partir.
Somos tão frágeis como um vaso de barro; quebramos com facilidade. Um olhar de indiferença, uma ajuda negada ou uma expectativa não realizada pode partir nossa alma em mil caquinhos. Mas nossa fragilidade humana nos põe diante d’Aquele que nos renova e restaura.
O que é restaurar? É consertar, recuperar, deixar em bom estado. Com o tempo, muitos objetos vão perdendo suas cores naturais; o processo de restauração de algum objeto ou imagem é algo de extrema delicadeza. Conheço uma imagem de um santo que sofreu inúmeras pinturas por pessoas que desconheciam o valor histórico dessa imagem. Com certeza, a pintura original desta era bem diferente das tintas que foram usadas nela ao longo dos anos. Cada pessoa deve ter pintado a imagem a seu gosto.
“Jesus é o grande restaurador de corações” Pe. Flávio
Com o ser humano acontece o mesmo processo. Ao longo do tempo, vamos pintando nossa alma de inúmeras cores, desejos e sonhos. Chega um determinado momento na vida do ser humano que ele já não se reconhece mais, não sabe mais qual era sua identidade original, pois assumiu identidades que não eram suas. Coloriu sonhos com cores que não dariam uma tonalidade de esperança.
Muitas vezes, acostumamo-nos com os cacos de uma existência sem sentido, procuramos restauradores desqualificados e entregamos nosso coração a projetos de restauração enganosos.
Jesus é o grande restaurador de corações. Ele devolveu a dignidade humana aos excluídos de seu tempo. Prostitutas, ladrões e leprosos tiveram suas vidas restauradas pelo Senhor. Os cacos de uma vida sem dignidade foram juntados, e uma vida nova nasceu. O que antes era apenas uma vida de lágrimas e dores, passou a ser uma linda manhã de novas esperanças.
Os cacos de nossa vida podem se tornar a mais bela obra de arte da história. O mestre da restauração nos espera com um sorriso de alegria e paz. O olhar de Deus é sempre de esperança e de acolhida. O nosso projeto original é de vida em plenitude. As pinturas do engano e os cacos de um passado sem sentido esperam a restauração de um novo tempo.
Padre Flávio Sobreiro
Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Cambuí-MG) e padre da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Bacharel em Filosofia pela PUCCAMP. Teólogo pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (MG). Escritor.
É tudo muito lindo o que o senhor disse, Padre Flávio, mas restaurar um coração cheio de cicatrizes e que a vida vêm cada dia mais fazendo-o sofrer não é tão simples como pintar uma imagem…
Querida Wilza,
somente quando descobrirmos que Deus nos ama infinitamente começaremos olhar a vida como pessoas novas. A restauração é um processo contínuo e a cada dia o Senhor vai trabalhando seu amor em cada pedacinho desta obra de arte que somos nós! Não queira ser restaurada do dia para a noite! Acolha no cotidiano de sua vida o Grande Restaurador e deixe seu coração repousar em seu amor… Restauração é um processo de estações…
Deus a abençoe minha filha!
Fácil não é mesmo Wilza, mas devemos ter Fé e esperança, qe Jesus ajudará à cicatrizar as feridas e restaurar esse coração!!
Senhor, vinde restaurar os nossos corações!
sim e exatamente assim q me sinto sendo chama da p jesus mas sem saber por onde nem como fazer vendo meus sonhos de uma vida inteira sem realiza´-los e hoje nem ao menos sei se eles realmente são p minha vida
Nós precisamos ser restaurados diariamente pelo Senhor…, e só ele tem o poder de restaurarmos e mudarmos nossas atitudes, pensamentos e maneira de agir , e até de falar.
Que possamos pedir a ele, a cada dia, a restauração…
Para que cada vez mais podemos clamar a vitoria do Senhor sobre nossas vidas…
Restaura Pai o meu coração, a minha vida…. Que eu volte ser a mesma pessoa de antes, cheia de vida, amor e alegria. Cura esta ferida, em meu coração.
Perfeito..è o espirito Santo de Deus falando á nossa alma.Percebemos em um determinado momento da nossa vida q nos falta algo ou aquilo q acreditávamos esta sems entido algum..è hora de clamarmos á Deus: Vem Senhor Restaurar Nossa Alma, Nossa Existencia, Nossos Projetos. O verdadeiro sentido da vida só encontramos Naquele q é a rópria Vida: JESUS VEM M RESTAURAR!
É lindo o que o senho escreveu,pois quando deixamos o nosso interior se fechar no rancor,no passado ,nas derrotas,tristezas,nem percebemos,mas nossa alma fica doente,amargurada,desacreditada,e saímos por aí ferindo pessoas que não tem culpa e que poderiam nos ajudar.O processoa de auto-cura é difícil,é necessária uma entrega a Cristo,na oração diária,na Eucaristia,pois quem tem a a alma ferida v^etudo escuro,sombrio,nao acredita no Amor desinteressada das pessoas,se torna fria e aí as portas se fecham,o corpo adoece emorre junto com a alma.
“Corações restaurados” – comentário
Seria fácil se antes de tentarmos restaurar nossos corações pensássemos em trabalhar nossos vícios morais.Um coração ferido por perdas, mágoa, revoltado muitas vezes por não aceitar os desígnios de Deus…
Não digo com isto que devamos ser “acomodados”, mas rogarmos ao Pai celestial força, coragem para seguirmos e não que ele nos livre dos obstáculos, dos problemas. Isso faz parte da evolução humana e não tem como passar por aqui em “brancas nuvens”. Importa que quando cairmos tenhamos coragem de nos levantar.
Tudo fica mais fácil se estivermos vigilantes aos nossos pensamentos e atentos em nossas preces diárias, não descuidemos, nem nos esqueçamos também de agradecer, pois aprendemos a pedir e quase nunca agradecemos. Agradeçamos mesmo quando o coração sangra, porque sempre sairemos mais fortes. Não nos esqueçamos que quem produzem as pérolas são as ostras doentes…Se trabalharmos constantemente nossos vícios morais conseguiremos tirar nossos corações da dor e levá-los a saudade…Saudade sem sofrimento, saudade com aceitação. Isso só será possível se nos despojarmos do egoísmo, do orgulho, da vaidade, da arrogância, da maledicência. E, se além da Fé não desgrudarmos da túnica de Jesus tudo ficará mais leve. O processo é lento, mas não é impossível!!!
“…procuramos restauradores desqualificados…” Parabéns padre Flávio Sobreiro!!! Hoje é o que mais temos… consultórios cheios de pacientes em análise que não conseguem ter seus “corações restaurados”, porque embora a tecnologia esteja avançada ainda não consegue radiografar além do físico…
Gosto muito de seus textos que acaba nos levando a reflexão profundas!!!
Gostaria muito de ler seus livros. Parabéns!!! Que Jesus ilumine sua caminhada, hoje e sempre!!!
Mara Nobre – São Paulo
Padre Flavio a anos estou separada do amor de Deus, da intimidade com Deus, por minha culpa, minha tao grande culpa, escolhi o caminho mais largo, do pecado, dos vícios, hoje estou deformada, não consigo mais ver solução em minha vida, e me afundo por caminhos que nunca pensei me encontrar, hoje como que por pequenos momentos sinto vontade de voltar ao antigo amor, minha alma tem sede disso, mas parece que já nao e mais possível, como se não podesse mais alcançar a Graça, deixei que Ela se fosse da minha vida não apenas uma vez.Sinto que esta muito mais dificil para mim, ai retorno ao caminho mais facil, e sofro porque so sinto tristeza em minha alma. Hoje mais uma vez senti esta vontade, durmi agora pela manha e tive um sonho de restauração, eu ouvia uma palestra neste sentido, acordei com vontade de ler algo a respeito, por isso cheguei aqui. Será que ainda existe saida pra mim? fale alguma coisa de Deus para mim padre, nunca mais ouvi a voz dele em minha alma, sinto saudades………Aguardo.
Olá Solange!
Todo ser humano tem um espaço em seu coração que só pode ser preenchido pelo amor de Deus. A saudade que você sente de Deus só poderá ser saciada se você se voltar para Ele de todo coração. Redescubra Deus como um grande amigo que sempre esteve do seu lado e nunca a abandonou! Deus nunca lhe deixou sozinha. Mesmo quando você buscou viver sem Ele, o amor dele esteve sempre contigo. É o próprio Deus que lhe espera de braços abertos minha filha. Não tenha medo de se entregar a nos braços do Pai. O amor que Deus tem por você irá lhe devolver a sua pintura original. Hoje escrevi um artigo sobre como devemos redescobrir Deus como nosso maior amigo. Que você redescubra no inverno da vida a primavera de novos tempo que lhe espera!
Artigo: Um Deus amigo: http://www.flaviosobreiro.com/news/um-deus-amigo/
Receba meu abraço e minhas orações!
Pe. Flávio Sobreiro
oiiiii
Senhor, restaurai nossas casas, famílias, nossos corações, meu namoro para que possamos sentir Teu amor por nós e vivermos Tua vontade.Eu te amo muito, assim seja.Amém!!!
Esse texto foi escrito para mim. Obrigada!