A primeira JMJ completamente conectada às redes sociais

artigos / Jornada Mundial da Juventude

Se há algo que seja original nesta Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri é o fato de ser a primeira edição completamente conectada às redes sociais. Plenamente consciente de que estes meios se converteram numa ferramenta de comunicação que chega a praticamente todos os cantos do planeta, uma grande equipe de profissionais administrou, durante meses, numerosas redes em mais de vinte idiomas para dar divulgar este grande encontro em todo o mundo.

Em contagem regressiva tudo está preparado para que nenhum detalhe se perca. Para consegui-lo, a equipe das redes sociais se moverá no Bus 2.0, um transporte que lhes permitirá estar permanentemente conectados de qualquer ponto da cidade e, ao mesmo tempo, deslocar-se ao lugar das celebrações dos eventos.

A Jornada Mundial da Juventude de Madri tem cerca de 350 mil seguidores em diversas redes sociais. As preferidas pelos internautas são o Facebook, administrado em mais de vinte idiomas, o Twitter, que, com mais de uma dezena de línguas, permite seguir o conteúdo em tempo real, e a espanhola Tuenti, que conta com quase 20 mil fãs. Também há sete canais disponíveis no YouTube para que os vídeos sejam compartilhados e um perfil no Flickr para que as fotografias sejam exibidas.

“Cerca de 80 voluntários dos Cinco Continentes se empenham nesse trabalho para levar ao público todas as informações sobre este encontro de fé.”

No próximo dia 19 de agosto, às 14h, no Palácio dos Esportes de Madri, todos que participaram, nos últimos meses, das diferentes redes sociais, poderão encontrar-se num evento chamado iCat. O objetivo é que este seja um ponto de encontro de experiências pessoais e proporcione o debate sobre a participação deles nas redes.

Durante a Jornada Mundial da Comunicação Social de 2010, Bento XVI afirmou:“As novas tecnologias digitais estão provocando grandes transformações nos modelos de comunicação e nas relações humanas. Possuem um extraordinário potencial quando são usados para favorecer a compreensão e a solidariedade humana. São um verdadeiro dom para a humanidade e, por isso, devemos fazer com que as suas vantagens se ponham ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades, sobretudo dos mais necessitados e vulneráveis. Abriram também caminhos para o diálogo entre pessoas de diversos países, culturas e religiões”.

Conheça a cultura de Madrid:

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

3 Comments to A primeira JMJ completamente conectada às redes sociais

  1. HILTON COUTO DE NAVARRO's Gravatar HILTON COUTO DE NAVARRO
    13 de agosto de 2011 06:11 Permalink

    Limdo. Parabéns pela iniciativa.

  2. LEILA ALVES's Gravatar LEILA ALVES
    13 de agosto de 2011 13:24 Permalink

    ESTOU MUITO FELIZ C ESTE ENCONTRO C JOVENS DE TODO O MUNDO. N PRECISAMOS MOSTRAR NADA P NINGUEM, POREM É IMPORTANTE Q O MUNDO SAIBA Q REDE SOCIAS TAMBEM SERVEM P EVANGELIZACAO! LOUVADO SEJA DEUS PELAS VIDAS D QUEM TEVE ESTA IDEIA.

  3. Anderson Fábio Paviani's Gravatar Anderson Fábio Paviani
    16 de agosto de 2011 10:55 Permalink

    …como gostaria de estar aí. Rezem por mim, por todos que estão nesse momento de depressão, preciso e quero estar mais próximo de DEUS!!!