Conteúdo enviado pelo internauta Gabriela Antunes
Enquanto eu estava adorando Jesus, na Capela do Santíssimo, em silêncio e aguardando a confissão, veio-me à mente a seguinte reflexão: “Qual é o seu objetivo? Por que você vai se confessar?”. Então, começou um diálogo dentro de mim.
Se o seu objetivo é o céu, você precisa entender como fazer para chegar até lá. Se uma pessoa deseja ir a um lugar, onde nunca esteve antes, precisa de um mapa, senão, vai se perder. É preciso ter as direções, seguir conselhos e ter sempre a vontade de seguir adiante.
Pelo caminho existirão pedras. Você poderá tropeçar e cair em algumas delas. Pode ser que chova e a terra vire lama; nesse caso, é preciso dar os passos com mais cautela, porque ficará fácil escorregar. E quando a chuva passar, você vai precisar ainda desviar de algumas poças. Por isso, é preciso ter um olhar bem atento. No entanto, nem sempre você vai conseguir desviar de todas as pedras e poças, nem sempre vai acertar os passos na lama. Quando isso acontecer, seu joelho vai ficar sujo de areia e meio dolorido, você vai ficar com a roupa encardida e úmida. Então, antes de retomar a caminhada, você vai precisar dar uma paradinha, tomar um banho e limpar essa roupa, vai precisar de um curativo no joelho, de descanso e novo fôlego. Se você não fizer isso, vai caminhar mais devagar, sentindo dor e correndo o risco de desanimar.
Ainda sobre a caminhada, é importante saber que há, ainda, o risco de andar em círculos. Pode parecer estranho e meio doido acreditar que alguém faça isso, mas, infelizmente, é mais comum do que você imagina. Algumas pessoas se esquecem de olhar para frente, porque estão preocupadas demais com si mesmas e só olham para os seus problemas e necessidades, estão tão centradas nelas mesmas que não conseguem prestar atenção aonde andam e acabam andando em círculos ao invés de seguir em frente. E o triste é que elas seguem iludidas, acreditando estar no caminho certo. Elas tropeçam nas mesmas pedras, escorregam nas mesmas lamas e se molham nas mesmas poças d’água. Depois, limpam-se, porque sabem que isso lhes foi recomendado; em seguida, retornam ao mesmo ciclo de sempre.
Onde está seu coração aí está o seu tesouro
Proposta para uma vida de oração
Sendo assim, é importante entender a necessidade de se confessar para seguir adiante na caminhada da fé, pois todo mundo tem uma fraqueza. Sempre surge uma queda, e por mais que tenhamos um olhar atento, alguns tropeços são inevitáveis. Quem vai acumulando pecado por preguiça ou por não entender a importância do sacramento da confissão, vai ficando pesado e, aos poucos, desanimando na fé. Por outro lado, quem sempre se confessa, mas não procura evitar as ocasiões de pecado, acaba caindo sempre nos mesmos erros e entrando num ciclo interminável sem se dar conta e não consegue mais seguir em frente na fé. Entra aí um esfriamento espiritual. Tudo vai ficando repetitivo, porque a pessoa está andando em círculo. As orações ficam mecânicas, não se presta mais atenção na Missa, porque a incoerência faz a fé perder seu sentido. É preciso, portanto:
1- Saber aonde queremos chegar, pois quem não sabe aonde vai, vive em vão;
2- Ter as instruções para trilhar esse caminho (ler a Bíblia, o Catecismo, livros sobre a fé, pregações…). É preciso um “mapa” que nos ensine o trajeto;
3- Procurar seguir as instruções e colocar em prática o que lemos no mapa, senão, é impossível seguir em frente;
4- Caminhar prestando atenção, pois não é difícil se perder ou tropeçar;
5- Ser perseverante mesmo após os tropeços. Precisamos nos renovar para recomeçar, por isso é tão importante procurarmos o sacramento da confissão;
6- Por fim, esforçar-nos para não voltar a pecar, pois quem se levanta deve tomar cuidado para não cair novamente.
Sabemos que há pedras, então, estejamos atentos para não tropeçar nelas, pois já sabemos que confessar-se por confessar, sem arrependimento verdadeiro e sem desejo de mudança, é como levantar-se para cair, é como limpar o joelho para sujá-lo de novo, é como andar em círculos e transformar a fé em algo mecânico e destituído de sentido.
E aí? #partiuconfissão?
Esse “andar em círculos” é bem mais difícil do que se imagina, realmente esfria a fé, mas a misericórdia de Deus é muito maior, eu estava precisando ler exatamente isso no dia de hoje, louvado seja Deus e muito obrigado, Deus abençoe vcs e toda a Canção Nova.
Gostei muito do artigo, parabéns. Somente gostaria de completar com algo que aprendi errando assim.rn Quando o Papa Francisco pediu silêncio para conversar com Jesus (Na JMJ), eu me dei conta que estava me tornando um “cristão mecânico”, com minhas orações prontas. rnÉ preciso, ter a consciência de que Jesus esta sempre conosco, (como diz a palavra) e é fundamental estar conectado a Ele, pois somente Jesus nos ama ao ponto de nos reerguer após cada queda.rnProsseguir olhando para Nosso Guia, Nosso Mestre Jesus e segui-lo, mesmo na Cruz. E assim ama-lo, adora-lo, louva-lo, porque seu amor é sem fim. Bendito seja Nosso Deus.
“Lampada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” Salmos 119rnrnO mapa q Deus nos deu é a bíblia sagrada. O problema é que não buscamos a palavra de Deus(Jesus) e sim um Padre(outro ser humano) para nos aliviar(Confessar) de nossos erros (geralmente com penitências(as quais Jesus já pagou), mas o problema persiste, pois, com o mapa, mas sem a lampada para iluminar seu caminho fatalmente se perderá. rnJesus disse se: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão” O Salmo 32 diz “Confessei-te meu pecado e minha iniquidade não mais ocultei” Confessou a quem? A Deus ora, ou a pessoa diretamente envolvida conforme diz no Livro de Mateus.
Olá meu nome é Donaldo sou de cuiabá. MT, Gostei muito da associação e comparação em relação á confissão e caminhada rumo ao céu gostei tanto que vou usar este texto no Grupo de Oração do Jovens Sarados que participo.rnParabens rnOBrigado rnA paz de Jesus
Ho aleluias e hoje mesmo que vou por a cara no po e redimir-se ao Senhor pois creio que Ele me ouvira,a porta que o Senhor abre enriquece e nao empobrece,junta e nao espalha. Obrigado Senhor por poder contar Contigo tendo a certeza e confianca daquilo que busco e acreditando que Tu me ouviras aleluias o glorias estou mais feliz nesse momento sinto o E Santo mudando meu viver,Deus abencooe vossas vidas em Cristo Jesus…. amem
Solteiro, sinto-me muito feliz, pois tenho Deus no meu coração e gosto muito da minha família e de mim e não gosto de mais ninguém. 😛
Quero ser padre
Sou aqui do Grupo de Oração aqui da RCC do Amapá e estou gostando muito desses belos textos que aqui encontro. Sempre ler algo que nos edifica é válido. Parabéns. Paz e bem
Perfeito!!!
É um tema muito importante para nós Católicos, e devemos estar sempre atentos para não andarmos em círculos e cairmos no pecado, e para isso devemos fazer um exame de consciência, para que possamos realizar uma confissão arrependidos e dispostos a não cometer os mesmos erros nem outros, e buscar viver uma vida mais religiosa e fervorosa na Fé.