A cruz nos aponta um novo caminho

artigos / JMJ Rio 2013

São João Del Rei em festa

São João Del Rei em festa

O dia da visita da cruz e do ícone de Nossa Senhora começou cedo em São João Del Rei (MG).

Uma Via-Sacra de aproximadamente cinco horas e meia percorreu as ruas da bela cidade histórica, que teve os primeiros sinais de ocupação no ano de 1704.

Os diversos grupos e movimentos que compõem a diocese foram se alternando para carregar a cruz de 3,80 metros de altura.

As vielas estreitas e íngremes nos recordavam o caminho do Calvário. Por meio de uma representação teatral, na décima estação, foi refletida a vida de tantos jovens, ceifada precocemente pelo álcool, pelas drogas, pela prostituição. Momento de forte comoção dos presentes tendo em vista que uma das regiões por onde a Via-Sacra passou tem um alto índice de comércio de drogas e violência.

O Brasil está na sexta posição no ranking mundial de jovens assassinados. Os homicídios são responsáveis por 39,7% das mortes do público juvenil no país.

Eis que a cruz se une ao sofrimento humano e nos alerta sobre os perigos que rondam nossa juventude.

A Igreja conhece o drama dos nossos jovens e das suas famílias e tenta ajudá-los por meio das pastorais e grupos, no entanto, também é preciso que a sociedade e autoridades ligadas à política assumam, com afinco e responsabilidade, a sua tarefa diante desses desafios. A cruz da JMJ, ao passar nas dioceses e atrair milhares de fiéis, aponta para uma nova direção. Não deixemos essa mensagem de VIDA passar despercebida.

Os vários momentos dos símbolos da JMJ na Diocese

Os vários momentos dos símbolos da JMJ na diocese

Voltando a São João Del Rei, ainda durante a Via-Sacra, observamos vasos de flores e imagens de santos nas janelas das casas. Perguntamos a um morador local que significado esse gesto trazia e ele nos disse que era uma tradição das famílias de exibir esses presentes como forma de aprovar a fé manifestada. São João Del Rei é uma cidade, na sua grande maioria, católica; e pela multidão que vimos presente nas celebrações destes dias, não nos restou dúvida disso.

A Via-Dolorosa teve seu cume no alto do Senhor do Monte, de onde é possível avistar a beleza da cidade.

A partir das 13h, foi decretado feriado já que tão nobre visita estava na cidade. Todas as portas do comércio estavam fechadas e a população se dirigiu para o Santuário do Senhor Bom Jesus, que comportou mais de quatro mil pessoas, num clima de fé e de muita alegria.

“A salvação nos foi adquirida pela cruz.”

Dom Célio de Oliveira Gourlart

Dom Célio de Oliveira Gourlart

O Bispo da Diocese, Dom Célio de Oliveira Goulart, além de muito acolhedor, é um pastor próximo de seu rebanho e de uma simpatia singular. Em sua homilia frisou a importância da cruz na vida dos cristãos: “É pela cruz que tomamos conhecimento do processo de redenção do homem. O Filho de Deus fez a opção de tornar-se pequeno por amor”.

Dessa forma, o “Destrave” encerra mais uma peregrinação , mas ainda há muito o que viajar por este nosso querido país mostrando as diversas realidades que acolhem os símbolos da JMJ. Afinal, a cruz peregrina, acompanhada da presença da Virgem Maria, rompe barreiras e diminui distâncias.

Por Cris Henrique – Produção Destrave

Maria Andréa – Fotos

 

Confira ainda:

O Cristo presente na Cruz

A Cruz herança para as gerações futuras

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

6 Comments to A cruz nos aponta um novo caminho

  1. maria jose pereira de andrade's Gravatar maria jose pereira de andrade
    29 de novembro de 2011 16:10 Permalink

    sim,a cruz nos levará a vida eterna,quem nela confiar.

  2. Maria das Graças Almeida Silva's Gravatar Maria das Graças Almeida Silva
    29 de novembro de 2011 18:07 Permalink

    É MUITO BONITO ESSE MOMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE FÉ, PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS, QUE ESTÃO MORRENDO DE TANTOS ACONTECIMENTOS TRISTES QUE SÓ DEUS PODE TRANSFORMAR ATRAVÉS DE PREGAÇÕES E ENTREGAS A DEUS.

  3. Silvana Aparecida Nogueira's Gravatar Silvana Aparecida Nogueira
    29 de novembro de 2011 18:41 Permalink

    Cristo assumiu sua morte de Cruz para nos salvar e agora é a nossa vez de assumir a nossa cruz de cada dia e também chegar a nossa salvação…

  4. ANA MARIA MELO NOGER's Gravatar ANA MARIA MELO NOGER
    29 de novembro de 2011 18:54 Permalink

    A cruz,sinal presente do redentor,salvador!
    Ele nos resgatou,remiu e nossa libertação do mal,pecados foram colocados aos pés da cruz!
    pagou por nós um cheque de sangue preço altíssimo por amor ,misericórdia e vontade do Pai para serem cumpridas as escrituras!
    Todos temos cruzes!
    Leves se aceitamos carregá-la com aceitação ,amor louvando e rendendo graças!
    mais pesadas quando acontece o contrário ,na murmuração,revolta sem entender os desígnios do Divino Pai eterno que tudo sabe,corrige no amor para nosso crescimento espiritual!
    Peçamos a jesus para sermos Simão,como o cireneu uns do outros e Ele nos ajudará nas nossas caminhadas!
    Aproveito o espaço para convidá-los â reza dos terços da misericórdia e mariano!
    Bênçãos a todos os irmãos do destrave e sigamos sempre aquele que disse:quem quiser me seguir ,renuncie-se á si mesmo ,tome sua cruz e siga-me mt 16 24 a 28 mc 8 34 9 1 jo 12 25!
    Grata cris!

  5. Maria de Fátima's Gravatar Maria de Fátima
    1 de dezembro de 2011 10:05 Permalink

    Me emociona ver essa juventude participativa, queria muito ver meus filhos participando. infelizmente comecei muito tarde a prática, hoje não sei como orientá-los, a enxergar que através de Jesus teremos uma vida mais suave e muito mais feliz. Deus abençoe a todos. Amém…

  6. 27 de janeiro de 2012 12:57 Permalink

    rnrn

    rnrnalert(“hello”);rnrn

    teste