Unidade marca o show do ‘Bote fé Natal’

JMJ Rio 2013 / Reportagens

Chegou o grande dia, e ele foi um espetáculo de fé e unidade, como o esperado. Estamos falando do show de acolhimento da cruz da Jornada Mundial da Juventude  no evento “Bote Fé”, que aconteceu nessa sexta, 10, em Natal (RN).

Cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes na apresentação musical, que contou com a participação de mais de 30 cantores católicos de todo o Brasil. O público, que desde às 13 horas esperava os portões se abrirem, não arredou o pé da Arena na Praia do Forte.

Padre Zezinho e os Cantores de Deus abriram a noite com a música “Jovem Galileu”, logo a seguir a imagem do Cristo Redentor apareceu no telão do palco principal, quando Olivia Ferreira e outros cantores do Rio de Janeiro prestaram uma homenagem à cidade-sede da JMJ 2013. Dom Orani João, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião (RJ), também apareceu no telão do evento convocando os jovens de todo o Brasil para o encontro com Bento XVI e jovens do mundo inteiro.

Eliana Ribeiro também fez um grande coral com o público com a música “Força e Vitória”.

O ponto alto da noite se deu com a entrada dos símbolos da JMJ na Arena Bote Fé. Ao som de Emanuel – hino da JMJ de Roma em 2002 – os cantores Eugênio Jorge, Adriana Arydes, Luis Carvalho, Celina Borges e Suely Façanha reviveram mais uma vez o clima das jornadas.

Jovens-bote-fe-destrave
Da esquerda para a direita: Clara Xavier e as amigas Gabriela Xavier e Thays Moraes

Dom Eduardo Pinheiro, bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, conduziu um momento de oração com a cruz peregrina em meio aos jovens. “Jesus, no grande momento de Sua vida, quando ainda era jovem, revelou que somente o amor pode mudar a nossa vida”, ressaltou o prelado.

Passaram também pelo palco os padres Marcelo Rossi, Antônio Maria, Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti. Este último animou a plateia dizendo: “Não importa o seu passado, o que você fez de errado, Deus acredita em você. Todos nós devemos ter fé na juventude”.

Outro momento marcante do encontro foi quando todos os músicos subiram ao palco para cantar a música-tema da peregrinação dos símbolos da JMJ, que se chama: “Nova Geração”.

Muitos outros cantores católicos se apresentaram no local, como expressão da unidade da Igreja do Brasil. Um momento de comunhão em torno dos objetos-símbolos da JMJ.

“O show foi perfeito! Para nós o momento mais emocionante foi quando a cruz e o ícone de Nossa Senhora entraram na arena”, declarou Clara Xavier, de 20 anos, que veio com as amigas Gabriela Xavier, 21, e Thays Moraes, 21. Para as jovens este momento de evangelização deve gerar frutos de comprometimento do jovem na Igreja. “Espero que os jovens se interessem mais pela Igreja e vejam o quanto ela é jovem”, afirmou a jovem.

Patrick Emanuel (3º esq. para dir.) e os amigos do grupo de jovens de Parnamirin (RN)

Para Patrick Emanuel, que veio com o grupo de jovens de Parnamirin (RN), o show foi algo inesquecível. “Para mim o momento mais especial foi quando todos cantaram juntos e a entrada da cruz e do ícone de Nossa Senhora”, destacou o jovem.

Perguntado sobre o que deve mudar na vida de um jovem ao participar de um momento como este, o rapaz foi direto e claro: “Está faltando amor e responsabilidade nos jovens, espero que esta juventude aqui se comprometa a levar mais amor para outros jovens”.

O “Bote Fé Natal” entra para a história da Igreja do Brasil numa demonstração de que é possível reunir carismas, estilos, musicalidade e espiritualidades diferentes em torno da cruz de Cristo, que foi, é, e sempre será sinal de unidade, sinal do amor de Deus pela humanidade.

Veja as fotos deste show

Veja também:

Expectativa da abertura do Bote fé Natal

Ultimos detalhes na arena Bote Fé

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

7 Comments to Unidade marca o show do ‘Bote fé Natal’

  1. EIMAR BERMUDES MIRANDA's Gravatar EIMAR BERMUDES MIRANDA
    February 11, 2012 14:38 Permalink

    Eu sou apaixonada pela juventude! Sempre trabalhei com jovens.rnDevota do Beato João Paulo II-O PAPA DA JUVENTUDE. Acompanho todas as notícias e eventos da JMJ desde a primeira com João Paulo II. Penso que em todas as Paróquias deveria haver um estímulo por parte dos Párocos e das Equipes de Pastorais. Façorno que posso, divulgo mesmo e incentivo os Padres a oraganizaremrnos grupos para participarem da JMJ,preparando já a Pré Jornada.rnMeu e-mail: eimarbm38@hotmail.com /Jardim América-Cariacica/ES/ Diocese:Vitória-ES/ EIMAR BERMUDES MIRANDA/Jovem de73anos!

    • HELENA LUCIA DE MELO ALVES's Gravatar HELENA LUCIA DE MELO ALVES
      February 11, 2012 20:25 Permalink

      Eimar, parabéns pelo seu trabalho, eu tenho 47 anos e sinto um forte desejo de ajudar os jovens na evangelização.

  2. edison dias batista junior's Gravatar edison dias batista junior
    February 11, 2012 18:39 Permalink

    GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL, CONSEGUIR UMA CÓPIA DA HOMILIA DO PADRE REGINALDO,FEITA HJ NA SANTA MISSA EM NATAL-RN. ? muito grato. DEUS OS ABENÇOE.

  3. Rafaela Kelly's Gravatar Rafaela Kelly
    February 12, 2012 16:25 Permalink

    Não fui, mas disseram ter sido maravilhoso e significativo. Valeu muito a pena esperar por esse grande momento.rnrn Graça e paz de Cristo!!!rnrnNatal/RNrn25 anos

  4. tereza carneiro de m. rossi's Gravatar tereza carneiro de m. rossi
    February 13, 2012 10:46 Permalink

    eu boto fé… nesta juventude inundada no amor deDEUS…boto fé neste movimento revolucionario que converge para DEUS…boto fé na canção nova esta grande obra de DEUS…através deste homem santo e amado de DEUS, amado tambem por todos nos que conhecemos esta obra santa.

  5. maria elza's Gravatar maria elza
    February 13, 2012 15:49 Permalink

    eu não estive la mas imagino como foi lindo pois eu estive presente quando acruz passou pela diocese de osasco realmente é muito emocionante é um momento unico.

  6. lucas's Gravatar lucas
    August 25, 2012 19:05 Permalink

    queriam ir, que deus abeçoa todo jovem do mundo todo que JMJ faasa todo jovem se convetam