Quem são estes jovens?

Jornada Mundial da Juventude / Reportagens

Por Daniel Machado
Enviado especial a Madri

Escrevo esta minha última matéria – se é que posso chamar de “matéria” – a poucas horas de embarcar de volta para meu querido Brasil. Agora, mais ainda, na expectativa de viver e trabalhar na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Que alegria!

Mas não quero falar do Rio agora, esta (JMJ 2013) está no coração de Deus. Quero partilhar com você o que vi e vivi durante duas semanas em Madri, Espanha. Quero partilhar algo inesquecível, que jamais se apagará da minha lembrança – desculpe-me pela emoção do texto.

Vi uma cidade acolhedora e bem organizada, uma gente de caráter e respeitosa. Vi aos poucos uma grande cidade ficar pequena para tantos jovens. Mas não jovens quaisquer, eles eram diferentes, nunca haviam se conhecido antes e parece que se conheciam havia muito tempo. Eles falavam inglês, italiano, espanhol, português, alemão, polonês… Babel? Não, Pentecostes.

Quem são estes jovens que enfrentaram tudo por causa da fé? Eles são o rosto da Igreja de Cristo

Eles enfrentavam tudo na mais tenra simpatia. Dormiam no chão, tomavam banhos frios, ficaram em colégios e escolas, carregavam mochilas pesadas, enfrentavam filas para ir ao banheiro, para comer, para entrar no metrô. Eles enfrentaram temperaturas de 40°C, e horas de caminhada pela cidade e até uma tempestade de chuva. E apesar de tudo eles sorriam, cantavam, brincavam, rezavam…

Meu Deus, quem é este povo?

Quem são esses peregrinos que até sofreram algumas agressões dos militantes laicistas e viveram o Evangelho oferecendo o outro lado da face? Quem são esses padres e religiosas que foram insultados e xingados, e, no entanto, responderam com um sorriso no rosto ou um “Deus vos abençoe!”?

De onde vieram esses 30 mil voluntários? Ganharam o que para trabalhar horas e horas por dia, debaixo de sol e chuva, para que os outros pudessem ter um bom encontro ou certo conforto?

Estes jovens atenderam a um chamado, ao chamado de Cristo e à convocação de Bento XVI

E estes jovens, vieram por quê? O que os atraiu? Por que enfrentavam tudo para rezar, se confraternizar e ver um homem de 84 anos passar no meio deles? Por que quando este “ancião” falava havia silêncio no meio de dois milhões de jovens? Que força tem esta Palavra?

Eu não vi uma Igreja medieval, com ideias retrógradas, com um discurso moralista. Onde está essa Igreja [medieval]? Quem é ela? Não a encontrei aqui.

Eu vi uma Igreja Católica jovem, alegre, atuante, fraterna. Eu vi dois milhões de jovens ao redor do Sucessor de Pedro. Eu vi um Papa, que, mesmo debaixo de uma tempestade de chuva, não deixou os jovens sozinhos, se fez um com eles.

Daniel Machado - produtor do Destrave

Eu vi Bento XVI falar: “Não deixeis que nada nem ninguém vos tire a paz”. Eu vi jovens tendo um encontro pessoal com Jesus Cristo. Eu contemplei durantes estes dias um mosaico do céu, uma pequena fresta da cortina do paraíso, que se abriu em Madri. A promessa de que seremos “um só povo, um só rebanho, um só Pastor”.

Se o céu é o que vi nestes dias, digo então como São Paulo: “Por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo – o que seria imensamente melhor” (Fl 1, 23).

Você já teve aquela sensação de que viveu algo tão bom, tão bom, que se tivesse uma máquina do tempo voltaria para viver tudo outra vez?

Pois é, esse é o sentimento da JMJ Madri 2011, que vem seguido de um grito: “Esta és la juventud del Papa!”

Veja o vídeo com as melhores imagens da JMJ Madri 2011

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

33 Comments to Quem são estes jovens?

  1. Rosiane Frazão's Gravatar Rosiane Frazão
    22 de agosto de 2011 02:08 Permalink

    Li e me emocionei, não estava lá mas atraves de suas palavras me imaginei participando junto com todos esses jovens.
    Graças a Deus que ainda temos jovens se dedicando a palavra, se doando para fazer um evento como esse dar certo

  2. ANA's Gravatar ANA
    22 de agosto de 2011 11:46 Permalink

    DESCULPE-ME!!! MAS ME EMOCIONEI TAMBÉM…LINDOOOO!!!!!!TEXTO E VERDADEIRO…

  3. Cássia Quintana's Gravatar Cássia Quintana
    22 de agosto de 2011 11:54 Permalink

    Quem são esses jovens?
    São o futuro da Igreja, uma Igreja viva, como bem diz o texto..não estamos estagnados na idade média!
    Esta é a razão pela qual a Igreja existe a 2000 anos, somos a noiva de Cristo e nessa semana atendemos ao chamado de Deus, à voz do Pastor – Papa Bento.
    Que Deus abençõe todos esses jovens!!!
    A equipe do Destrave está de parabéns, eu não fui na JMJ mas com a ajuda dessa cobertura de vocês, me senti muito perto de Madri!

  4. Angela's Gravatar Angela
    22 de agosto de 2011 12:59 Permalink

    É tanta a emoção que é difícil colocar em palavras,mas uma coisa é certa: cantamos a alegria de saber que Jesus está no meio de nós e as forças do inferno jamais abalarão as estruturas da Igreja que o Senhor deixou sobre a Terra.

  5. Maria Auxiliadora Castro Silva Rojas's Gravatar Maria Auxiliadora Castro Silva Rojas
    22 de agosto de 2011 15:07 Permalink

    Estou realmente muito emocionada com este texto, meu filho é um destes jovens que estão em Madri, Graças a Deus. acompanhei como foi possível pela CN, quero muito que todo este Pentecostes seja levado a todos o mundo.(inclusive ao grupo de jovens em que atuamos).
    A CN está de parabéns,todos os que fizeram a cobertura que nos tornou possível participar de tão distante. Muito obrigada.

  6. WILLIAM REZENDE PRATA's Gravatar WILLIAM REZENDE PRATA
    22 de agosto de 2011 17:34 Permalink

    Emoção maior é saber que as minhas duas filhas GABRIELA e CAROLINA estavam lá, no meio daquela multidão de jovens que foram não a passeio, mas para ter um encontro verdadeiro com JESUS CRISTO. Isso sim é emoção, pois nesse mundo de hoje ter filhos já é um absurdo ( tenho 5 ), quanto mais que eles sejam tementes a DEUS e que desejam em seus corações o verdadeiro sentido para a vida !
    Que DEUS continue nos ajudando para que nossos jovens não se percam com as catequeses do MUNDO.

    • WILLIAM REZENDE PRATA's Gravatar WILLIAM REZENDE PRATA
      22 de agosto de 2011 18:08 Permalink

      Esqueci de dizer.. SOMOS DE BRASILIA-DF – BRASIL.

  7. Gabriela Morais's Gravatar Gabriela Morais
    22 de agosto de 2011 18:13 Permalink

    Fui lendo e me emocionando….
    como é lindo ve nossa igreja UNA Santa e Católica.. é uma só fé…
    um só coração, adorando um Só Deus…éh somos o futuro da nossa igreja..
    quero muito … e vamos rezar.. e pedir forças…
    p acolhermos os jovens que virão em 2013….
    #euquero ir em #JMJ Rio2013

  8. Paula's Gravatar Paula
    23 de agosto de 2011 13:59 Permalink

    Sou brasileira…vivo em madri…e realmente tivemos esssa mesma sensançao maravilhosa…Tivemos contra tempos devido a multidao,aos banhos,alojamentos.Espero que com a esperiencia que tivemos em Madri,possamos organizar melhor .mas Valeu a pena…trocamos amail de diferentes,pessoas …pais!!
    E ja de madriii,o nosso convite a todo o mundo a viver com nos essa grande alegriiia!
    Se Deus quizer estaremos firmes e fortes para participàr da Jmj em Rio de Janeiro

  9. Janete Silva's Gravatar Janete Silva
    23 de agosto de 2011 17:16 Permalink

    Os meus 06 meses de espanhol e 03 anos de inglês me ajudaram a me comunicar com jovens de diversas nacionalidades. Tive a oportunidade de saber se haviam participado em outras jornadas, o que faziam na igreja, o que estavam sentindo, enfim, consegui fazer várias perguntas. Sem falar as perguntas e conversas em portunhol, espanglês e línguas inventadas, mas que ao final todos se entendiam, “cambeavam regalos”(trocavam presentes)de seus respectivos países, tiravam fotos e trocavam e-mails.

    Já tive muitos encontros com Cristo (retiros, acampamentos, grupos de orações) mas participar de uma jornada com jovens do mundo inteiro querendo encontrar Cristo foi essencial para eu poder discernir qual é o chamado que Deus tem feito a mim!

  10. Emilio Trentin's Gravatar Emilio Trentin
    23 de agosto de 2011 19:29 Permalink

    Somos modernos como tu o mais, mas em Cristo, que é a VERDADE, o CAMINHO e a VIDA!

  11. Diana Mariz's Gravatar Diana Mariz
    23 de agosto de 2011 20:40 Permalink

    Impossível não se emocionar ao ler esta “matéria”, assim como me emocionava todos os dias em que entrava neste blog para viver este momento junto com milhares de jovens que tiveram a oportunidade de está lá, junto ao Santo Papa.Um show de cobertura da Canção Nova , do Destrave. #Firmesnafé.

  12. ivaneide pereira's Gravatar ivaneide pereira
    24 de agosto de 2011 00:20 Permalink

    nossa realmente uma benção tanta alegria , quanta ação bonita desses jovens .e verdadeiramente o amor de deus tocando o coração de tantos jovens sejamos firmes na fe e vivendo a santidade a cada dia . que deus abençõe a nossa juventude e sejamos jovens convictos da nossa alegria em cristo . estarei em 2013 no rj com a graça de deus . paz e bem a todos . grata pela transmissão na tv canção nova .

  13. pedro's Gravatar pedro
    24 de agosto de 2011 02:37 Permalink

    Muito forte sua experiência. Fico feliz em saber quão moderna e viva é a nossa igreja católica e, também, cheia de sabedoria em não se deixar enganar pelas artimanhas de satanás, que está sempre disfarçado de anjo para destruir a igreja e a família, principalmente por meio da sexualidade, drogas e promiscuidade. força jovens, fé Brasil.

  14. Nariane Lúbia's Gravatar Nariane Lúbia
    24 de agosto de 2011 12:52 Permalink

    Me emocionei muito com esta materia, participo de grupos mas poder ler isso, foi como se Deus me dissesse não desista!!! Eu sou o unico caminho e sua Fé não é invão…

  15. marisinha's Gravatar marisinha
    24 de agosto de 2011 13:05 Permalink

    MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!11

    NOSSA DEU PRA VIVER E EXPERIMENTAR AS PALAVRAS DO DANIEL, A TAMANHA FÉ DESSES JOVENS POVO DE DEUS…

    PARABÉNS DANIEL, PARABÉNS POVO DE DEUS E AINDA MAIA APRABÉNS AO NOSSO SANTO PADRE O PAPA BENTO XVI

  16. Kalline Carvalho's Gravatar Kalline Carvalho
    24 de agosto de 2011 13:15 Permalink

    Nossa!! Emocionante!! Só tenho que agradecer a Deus pela nossa Igreja… por tudo que aconteceu nessa jornada! Eu não estava la, mas acompanhei um pouco daqui e desse pouco que acompanhei pude comtemplar a graça de Deus em cada coisa!!
    Parabéns pela matéria ou melhor pela partilha!!
    Deus abençoe seu trabalho
    Kalline Carvalho (CN)

  17. Fernando Fantini's Gravatar Fernando Fantini
    24 de agosto de 2011 13:52 Permalink

    esse texto me impactou tanto q resolvi ate postar algo no meu blog tb, depois d 8 meses parado! http://blog.cancaonova.com/atosefatos/

  18. Keila Vanessa's Gravatar Keila Vanessa
    24 de agosto de 2011 13:53 Permalink

    Realmente é lindo ver tudo isto, li e também fiquei emocionada, jovens que nunca se viram mas que de repente eram como se conhecessem a muito tempo, é isso jovens, precisamos cada vez mais contagiar o mundo desta verdade que é Cristo o Senhor da Igreja o Senhor da vida plena! Amo a Igreja católica! Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja! Que alegriaaaaaaaaaa! Glória a Deus!

  19. Gilsânia Maria Rosa de Campos's Gravatar Gilsânia Maria Rosa de Campos
    24 de agosto de 2011 13:57 Permalink

    Maravilhoso, enquando lia estas palavras imaginava, viajei por madri. Obrigada por essa partilha tão real e emocionante.
    Parabens nossos Jovens da canção nova que não pouparam esforços para estar em madri. Por tudo isso : “Deus seja Louvado”

  20. Guilherme Zapparoli's Gravatar Guilherme Zapparoli
    24 de agosto de 2011 14:27 Permalink

    Muito Obrigado Daniel! Você soube nos levar até Madri.

    Como diz São Paulo em Cl 2,5 – “Embora corporalmente eu esteja longe, em espírito estou entre vós”. Com essa certeza, muitos milhões de jovens (que é quase impossível de se mensurar) estiveram presentes na JMJ em espírito.
    Estávamos acompanhando cada passo do nosso Sumo Pontífice. Acompanhando cada lágrima que escorria do rosto Jovem da Igreja. Estávamos felizes(e ainda estamos) por fazermos parte do corpo místico de Cristo.

    Muito obrigado por partilhar a sua emoção em estar lá…espero que através desses comentários você possa sentir a emoção de quem estava do lado de cá da telinha!

    Deus o abençoe.

  21. Bruna - São Carlos - SP's Gravatar Bruna - São Carlos - SP
    24 de agosto de 2011 17:21 Permalink

    Realmente não tem como não se emocionar…vc passou muita emoção aos leitores e te digo uma coisa: a missão desses jovens e a minha que somos do Caminho Neocatecumenal, é evangelizar, anunciar a Boa Nova e não sermos melhores, mas diferentes…e com esse encontro de jovens conseguimos passar o que nos pedem.
    Que Deus continue abençoando todos os jovens, padres, catequistas e o Papa!!!

    Que a Paz esteja sempre conosco!!!

  22. Douglas Felix's Gravatar Douglas Felix
    24 de agosto de 2011 17:30 Permalink

    Irmão, nossa to aqui no serviço e estou aos prantos de tanta emoção! fui lendo e chorando, acredito q foi sem duvida uma experinência unica, nos aqui estavamos acompanhando! Meu oq foi aquilo? dimais!!!Bento 16 que nos aguarde! 2013 Rio! RCC Cáceres MT.

  23. Danielle Batista's Gravatar Danielle Batista
    25 de agosto de 2011 00:11 Permalink

    Que Lindo! Realmente não há barreiras as quais o amor de Deus não possa se revelar e tocar os corações!Tenho certeza que é essa a vontade do Pai, uma igreja una, Santa, fervorosa na fé e Católica!!
    Deus nos abençoe! e até 2013 no Rio !!!

  24. Marísia Edméia de Carvalho Barros's Gravatar Marísia Edméia de Carvalho Barros
    25 de agosto de 2011 01:04 Permalink

    BELO TEMPO ! SANTOS DIAS!
    QUE A LEGRIA E A PAZ DE JESUS CRISTO,A PRESENÇA DO SANTO PAPA BENTO XVI E SUA PALAVRA VINDA DO ESPÍRITO SANTO CONTINUE ENVOLVENDO O CORAÇÃO DE CADA JOVEM.

  25. AXCN's Gravatar AXCN
    25 de agosto de 2011 16:02 Permalink

    Esse e um verdadeiro relato de quem experienciou a novidade do Espirito acontecendo em meio aos joevens em Madri. Enquanto estava lendo fui recordando e revivendo com emocao esse mesmo sentimento de ceu que o Daniel trouxe quando estive em Colonia na JMJ2005 na Alemanha. Todo desafio de repassar pela TV Cancao Nova tudo o que acontecia por la…dias de pouco descanso fisico mas de muita renovacao de alma. Obrigado Papa Bento XVI por nos presentear com mais esse encontro Mundial do Jovens!
    Obrigado Daniel por esse relato de um momento unico. Assim defino a experiencia na JMJ a cada ano que acontece e em 2013 o grande momento dos jovens no Brasil. Desde ja oremos para que Deus manifeste o seu querer.
    Grande abraco!

  26. LENIA MARIA TEIXEIRA DETRI's Gravatar LENIA MARIA TEIXEIRA DETRI
    25 de agosto de 2011 20:25 Permalink

    ACOMPANHEI DE CASA, PELA CANÇÃO NOVA, EMOCIONADA E EXTASIADA, COMO SE LÁ ESTIVESSE…. CHOREI MUITAS VEZES! O QUE DIZER DA MANSIDÃO DO PAPA DIANTE DAQUELA TEMPESTADE, QUE NEM SAIU DO LUGAR, SÓ SORRIA ??!!! A TEMPESTADE VAI PASSAR, PARECIA DIZER! … QUÃO INFELIZES FORAM OS QUE NÃO DESFRUTARAM DESSE PARAISO APENAS VISLUMBRADO, COMO DISSE O DANIEL NA MATERIA !!!…VOU LOGO ME POR A POSTOS PARA RECEBER PEREGRINOS EM MINHA CASA, JÁ QUE MORO NO RIO !!! EU NÃO PODEREI IR, MAS GARANTO QUE SENTIREI CADA EMOÇÃO COMO SE FORA MINHA !! DEUS ABENÇOE-NOS !!

  27. MARCONDES's Gravatar MARCONDES
    26 de agosto de 2011 14:59 Permalink

    REALMENTE A NOSSA IGREJA NÃO É MEDIEVAL, ELA É VERDADEIRAMENTE ATUAL, COM A CARA DESSES JOVENS E DO PAPA.

  28. Talita Christine's Gravatar Talita Christine
    26 de agosto de 2011 16:16 Permalink

    Que linda essa experiência… Fiquei emocionada de ler. A nossa Igreja é muito rica!! Que a cada dia, mais jovens se unam e busquem uma vida edificada em Cristo!

  29. Mateus's Gravatar Mateus
    27 de agosto de 2011 14:53 Permalink

    Nossa estas palavras escrita por voce, me tocaram aqui. Muitos frutos serão gerados após esta JMJ. Que venha o RIO 2O13!!!!
    Daniel, papai do céu te abençoe…..
    Nossa esta juventude é linda de mais!!!!!

    Um abração

  30. Fabiana Pontes's Gravatar Fabiana Pontes
    8 de setembro de 2011 12:01 Permalink

    Muitoooo, Tenho sim muito a dizer, Cara eu tb me emocioneei e senti-me na presença desses jovens!
    Já participei de uma Jornada da Juventude em Terezina, tb muito bom ,mas nao era mundial Claro, e muito menos com a presença do Santo Papa.Acho esses encontros MARAVILHOSOS, pena que não dar para ir todooos os Jovens do Brasil =/
    Se fossem, tenho certeza que o Brasil passaria a ter Jovens evangelizados com outra personalidade, com outra visão crítica do mundo!
    Ainda tenho Fé que um Diiia isso aconteça!
    Amém

  31. Ana Maria Q. Bittencourt's Gravatar Ana Maria Q. Bittencourt
    20 de setembro de 2011 23:51 Permalink

    Fiquei muito emocionada ao ler o texto.
    Sinto que uma nova esperança brota em nossos corações!
    O mundo tem jeito!
    Louvado seja Deus!
    Deus abençoe voces que foram e agora nos transmitem tanta beleza!
    Ana Maria

  32. Lucia Carreiro's Gravatar Lucia Carreiro
    29 de novembro de 2011 17:33 Permalink

    gostaria de ser voluntaria para 2013, como me inscrevo??
    o site está com erro e não dá para fazer a inscrição.
    aguardo resposta, Lucia.