Proposta para uma vida de oração

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Thiago Thomaz Puccini (Jovens Sarados )

A mensagem dada pela Virgem Santíssima, certo dia em Medjiugorie, aplica-se a este ano que nos espera: “filhos queridos, vos convido a conversão individual. Este tempo é para vocês, porque o meu Filho dileto, sem a vossa cooperação, não pode realizar o que deseja. Filhos queridos, orem a fim de que possam crescer espiritualmente e ficarem mais próximos de Deus”.

Um rumo para a caminhada espiritual que vai ao encontro do Pai. Este é o pedido dela. No entanto, já sabendo das tribulações que cada filho seu iria passar, a Mãe completa: “entrego para vocês as 5 pedrinhas que representam as armas contra o vosso gigante Golias com as quais poderão vencer qualquer batalha”. Mas o que significa cada pedrinha?

A primeira pedra é a Eucaristia. A presença real de Jesus, o sacramento da salvação, a experiência de comunhão que, se possível, deve ser diária. Gradativamente, estando com o coração aberto, Deus vai agindo com maior facilidade onde deve agir.

A segunda pedra é a confissão, que deve ser feita com real arrependimento. É o sacramento da reconciliação, quando a paz é restituída e a cura interior é promovida. É capaz de enfraquecer vícios e trazer maior vigor para os próximos passos.

A terceira pedra é a Bíblia. Palavra de vida (compreenda a força da palavra “vida”!), o alimento espiritual. Ali se encontram as “placas” para o caminho da santidade. Quantos problemas desnecessários seriam evitados e soluções seriam encontradas se fossem compreendidas as palavras do Senhor?

“Entrego para vocês as 5 pedrinhas que representam as armas contra o vosso gigante Golias com as quais poderão vencer qualquer batalha”

A quarta pedra é o Santo Rosário. Percorrer a vida de Jesus por meio dos mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos. Aqui, a persistência e a disciplina são os segredos. Nos primeiros dias, reze uma Ave-Maria. Depois, uma dezena. Tão logo, o feito de rezar o terço será alcançado. Esperançosamente, o Rosário será uma oração habitual. Particularmente, chamo-a de pedra da alegria. Nem preciso responder o porquê.

A quinta pedra, por fim, é o jejum. É uma penitência que nos fortifica e purifica, podendo ser feita de diversas formas. O importante é verificar qual a melhor forma de fazê-lo dada as circunstâncias de vida de cada um. Há de se lembrar que podem ser usadas e acrescentadas outras pedrinhas como a adoração ao Santíssimo Sacramento, o terço da misericórdia, entre outras.

Diante do exposto, ficam as perguntas: você realiza alguma dessas práticas? Seu empenho era satisfatório e condizente com a sua disponibilidade? Em qual(is) delas você precisa se empenhar mais?

O importante é seguir em frente na caminhada espiritual, dar uma nova direção a ela junto com o novo ano que se apresenta!

Nossa Senhora, rogai por nós!

Veja mais artigos do autor

IDENTIFICAR O ORGULHO

A CASTIDADE NOS ENSINA AMAR

LIDAR COM O SOFRIMENTO

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

8 Comments to Proposta para uma vida de oração

  1. Cássia's Gravatar Cássia
    February 11, 2013 18:49 Permalink

    Porque não existe na CN evento para jovens solteiros…. retiros, pregações…. se tem para casais de namorados, porque não para nós solteiros… de repente até uma oportunidade para nós solteiros conhecermos pessoas da mesma fé que a gente e que está também à procura de alguém que seja de Deus!

    • Livia Helmer's Gravatar Livia Helmer
      February 15, 2013 13:02 Permalink

      Concordo plenamente, Cássia :)

    • alex's Gravatar alex
      May 17, 2013 17:50 Permalink

      Um dos maiores eventos da Cancao Nova é o PHN – Por Hoje Não Pecar. é voltado para o publico jovem.rnrnatt,rnalex

  2. Daniele's Gravatar Daniele
    February 21, 2013 12:47 Permalink

    Concerteza um tema muito interessante,pois nos leva a pensar como estamos em nossa fé,gostei muitoo!

  3. Yara's Gravatar Yara
    February 24, 2013 21:59 Permalink

    Eu tenho me voltado mais para o rosário.As outras práticas também preciso fazer,mas só consigo fazer aos poucos.rnCom relação aos colegas que já mencionaram,concordo:as igrejas muitas vezes fazem eventos para famílias,casais e nós,os solteiros,somos super esquecidos,parece até que nem existimos.Penso que deveria haver uma preocupação maior com esse grupo

  4. Fabiane's Gravatar Fabiane
    March 21, 2013 15:17 Permalink

    Boa tarde queridos irmãos, encontrei essa pagina hj, em um dia muito especial, cheguei da missa de cura renovada hj, me confessei e durante a confissão fiz alguns questionamentos a mim mesma sobre a minha, fé. E são exatamente sobre os temas que vcs discutem aqui, Namoro santo, muito difícil Saber esperar lendo os textos me sinto mais segura pra ir adiante. Também sobre o medo de assumir a fé ser ridicularizada pelos amigos e sociedade, viver a fé nos tempos de hj é muito difícil mais eu digo SIM ao chamado de Deus!

  5. Francisca's Gravatar Francisca
    March 30, 2013 08:25 Permalink

    Tenho praticado,tem me feito um bem enorme,pois me sinto cada vez mais forte na caminhada.

  6. Camila Rodrigues's Gravatar Camila Rodrigues
    May 15, 2013 12:49 Permalink

    Sem dúvida essas pedrinhas irá nos conduzir a uma vida de Santidade e Amizade com Deus. Através da Eucaristia diária, tenho uma experiência concreta com o amor de Deus, um paz profunda, meu coração se enche de gratidão. rn\”Obrigada Senhor por conquistar o meu coração.\”