Paixão x amor: qual a diferença?

Namoro / reportagens

Aquele frio na barriga, pensar na pessoa o dia inteiro, não ver a hora de encontrar o(a) amado(a). O beijo tem sabor especial, abraçar a pessoa é como se o tempo parasse… Nossa! Quem namorou sabe o que é isso: Amor!

Aquela vontade de sair com os amigos… Puxa, como ela(e) fica chata(o) de vez em quando. Nossa, parece que está com TPM! Algumas atitudes dela(e) me irritam. Meu Deus! Parece que ela(e) não vai mudar nunca… Quem já namorou sabe o que é isso: Amor?

É, a diferença entre amor e paixão vem com o tempo. No início tudo é uma beleza, todos os sentimentos de paixão florescem – o que é natural. Mas depois chega a oportunidade de saber se o que sinto pela pessoa é verdadeiramente o amor, sentimento que se põe em evidência quando diminui a paixão.

“As pessoas acham que amor é sentimento. A primeira coisa chocante no namoro é justamente quando elas descobrem que o sentimento evapora”, afirma padre Paulo Ricardo.

Namoro: o que é, como acontece, onde vai dar?

Muitos casais vivem momentos de crise no namoro porque aquele sentimento do início não existe mais, mas é justamente aí que entra o amor, porque o relacionamento vai amadurecendo.

A nossa sociedade, por intermédio da mídia, foi sendo formada para associar o amor a algum tipo de prazer, e é justamente neste ponto que muitos casais decidem terminar o namoro com a desculpa de que não existe mais amor. No fundo, as pessoas querem viver de sentimento.

É apego ou amor o que sinto por você?

“Você vê aquele jovem casal que acabou se se conhecer na balada. Eles estão com os sentimentos à flor da pele, com os hormônios a todo vapor. Mas daí você vê aquele casal de velhinhos de 50 anos de casados. Eu pergunto: ‘Quem tem mais sentimento?’ Certamente o casal que acabou de se conhecer. Mas lhe faço outra pergunta: ‘Quem tem mais amor?’ É o casal que está casado há 50 anos. Tanto é verdade que, muitos destes casais casados há muito tempo, quando um deles morre o outro morre logo em seguida. Por quê? Porque o amor era tão forte que um já não conseguia viver sem o outro. Certamente com 50 anos de casados, muitos deles já não sentiam a ‘paixão’ um pelo o outro, mas existia o mais importante: o amor”,  declara padre Paulo Ricardo.

Portanto, nós jovens precisamos aprender a ir além dos nossos sentimentos, amadurecer nos nossos relacionamentos como namorados, porque muitos casamentos estão se desfazendo não por falta de amor, mas por excesso de paixão, nos quais as pessoas querem só o prazer pelo prazer.

Você vive ou  já viveu isso? Partilhe conosco.

Confira mais temas sobre namoro: 

Esperar pela pessoa adequada

Quero namorar e não consigo

Os limites do namoro

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

135 Comments to Paixão x amor: qual a diferença?

  1. Amarilis's Gravatar Amarilis
    June 30, 2011 12:30 Permalink

    Nossa é exatamente o q eu sinto, sou casada a 11 anos, e meu marido e muito carinhoso comigo, porem vive me cobrando.Pq qd eramos namorados ou ate mesmo recem casados eu o tratava diferente + agora cada dia q passa meu amor por ele se esfria +. Tento falar isso p/ ele dizendo q o q passou ñ foi o Amor e sim a paixão. será q e isso mesmo?

    • Mayara da Silva's Gravatar Mayara da Silva
      February 3, 2012 14:33 Permalink

      Pelo que entendi desse texto, primeiro é preciso que você conheça a pessoa, se apaixone por ela, e causando como uma consequência de paixão e tempo…nasce o amor, que no caso seria a base de tudo.Não basta você simplesmente se apaixonar, porque no caso a paixão seria algo momentaneo que te deixa aceitar tudo. Quando o sentimento se torna amor, é por ele que você luta pelo que quer, aceita os erros do companheiro e luta pela falicidade dos dois.E com mais um passar de tempo, passam a viver pelo amor, não interessa mais o físico da pessoa ou \”a pessoa\”, mas sim o amor que vc sente por ela que nunca se esvai. rn Confie no Senhor

    • Dany's Gravatar Dany
      April 23, 2012 16:40 Permalink

      Olha, se esse for realmente o seu problema, eu acho q vc deveria sair com seu marido, esfriar a cabeça, dar um tempo pro seu coração decidir, se é amor ou paixão. Então, tente se aproximar dele, cuide para não ferir os sentimentos dele ok. Vlw, bjs.

  2. claiton's Gravatar claiton
    June 30, 2011 15:25 Permalink

    Ola boa tarde , gostei muito desse esclarecimento , e isso me serviu de incentivo para com o meu namoro , e vou partilhar com o meu grupo…Parabens

  3. TONY PAULO's Gravatar TONY PAULO
    July 1, 2011 12:00 Permalink

    Muito importante para quem está namorando e até para quem não está, eu namoro ha 9 meses e agora que li está matéria eu tenho um pensamento mais claro sobre o assunto, gostei muito e vou indicar para meus amigos lerem esta materia.

    • Ana's Gravatar Ana
      July 6, 2011 22:29 Permalink

      Namoro a 3 anos e posso afirmar que não sou apaixonada pelo meu futuro esposo, eu amo o muito a ele. Posso com toda a certeza dizer que hoje atravez dele Deus pode me mostrar o que é o amor…

  4. Elisangelazinha's Gravatar Elisangelazinha
    July 5, 2011 03:21 Permalink

    oolha só essa outra daki, muito mais forte e interessante.

  5. juliana's Gravatar juliana
    July 6, 2011 15:28 Permalink

    Muito obrigada,estas palavras vieram direta ao meu coração,pois estou namorando a 1 ano e 8 meses,e agora estamos noivos,nos damos super bem,mas sinto que este momento da paixão X amor esta chegando,e estas palavras me ajudaram muito.

    abraços fiquem na paz.

  6. Daniela's Gravatar Daniela
    July 6, 2011 21:13 Permalink

    Gostei muito do texto. Posso dizer que estou vivendo esse período de dúvida. Meu namorado de 4 anos terminou comigo pois não sabe se me ama como amiga ou namorada. Ou seja, a paixão acabou… Da minha parte sinto q é amor, mas e da parte dele? Complicado entender essas coisas quando ainda se é jovem e há tantas dúvidas em nossos corações.

  7. Ana Rita's Gravatar Ana Rita
    July 6, 2011 21:17 Permalink

    Bom, namoro a 8 anos e 4 meses, vamos nos casar o ano que vem… isso é realidade mesmo, sinto que o nosso momento paixão já passou, e o que sentimos um pelo outro é amor mesmo, estamos naquela situação “nossa como ele é chato de vez enquando…” rsrsrs, mas nao conseguimos ficar longe um do outro, ele me completa…. gostei muito desta mensagem, pois confirma nossa situação… um grande abraço a todos

    • simone's Gravatar simone
      April 12, 2012 19:04 Permalink

      nossa meu relacionamento e quase igual namoro 2anos e a paixao tb ja esta fria mais o acho que o amo nao consigo ficar sem ele sera normalmais tambem acho ele chato dimais e ele tb me acha muito chata

  8. Fernanda's Gravatar Fernanda
    July 6, 2011 21:31 Permalink

    Tudo o que está escrito aí é muito verdadeiro, eu acabei de passar por algo assim, sentimentalismo exagerado, e o fim chegou, obrigada pelas preciosas palavras ao meu coração…

  9. Jaqueline's Gravatar Jaqueline
    July 6, 2011 21:35 Permalink

    Como todos sabem a paixão é um sentimento que logo passa, mas o Amor dura para sempre! Devemos entregar os nossos relacionamentos nas mãos de Jesus porque primeiramente o Amor vem dele para conosco é o desejo de Deus para os seus filhos que haja o Amor

  10. Vânia's Gravatar Vânia
    July 6, 2011 21:38 Permalink

    FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER ESSA DIFERENÇA,É EXATAMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO EM RELAÇAO AO MEU NAMORO DE 6 ANOS.
    OBRIGADA,POIS ESCLARECEU EM MIM UMA DÚVIDA.
    E QUE BOM SABER QUE É PARA MELHOR!!!!

  11. Tamiris Santos Alves's Gravatar Tamiris Santos Alves
    July 6, 2011 22:06 Permalink

    Eu tinha um namorado, fiquei com ele a 4 anos, namoro com ele desde os meus 14 anos e sempre ele me traiu.
    No começo eu não ligava, no começo eu não me aborrecia, mas depois ficava com tanta raiva,que tinha vontade de matá-lo.
    Mas quando completei 17 anos as coisas mudaram, fiquei mais calma, que foi quando eu comecei a rezar o terço todos os dias. Rezava por ele e pedia a Deus para que o iluminasse, eu vivo sem ele, terminei com ele, mas o amor que eu sinto cresce cada vez mais, e rezo para que ele ame um dia alguem de verdade, já que essa pessoa não foi eu. Sinto muita falta dele, sinto uma dor pois sei que ele vai estar com outra pessoa, mais ele está feliz agora sem mim, dor pior pra mim seria se ele morresse, ou então se ele fosse do mundo e não de Deus. Eu sei que é amor pois ele não é egoista, e perdão sempre vai existir de mim para ele.

  12. Maria das Vitorias's Gravatar Maria das Vitorias
    July 6, 2011 22:07 Permalink

    Realmente é isso que aconteçe. Muitos casais guando acaba a paixão acaba o casamento, porque eles nao cultivam o amor verdadeiro, que é paciencia com o outro companheirismo e muito mais. Sou casada a 15 anos e sou muito feliz.

  13. Clara Tackla's Gravatar Clara Tackla
    July 6, 2011 22:22 Permalink

    Deus deve ter colocado essa matéria na CN! Estou triste com meu namorado por causa da mãe dele e a acomodação dele em não aprender a ser independente dela (temos 17 anos). Vamos fazer 1 ano de namoro e fico pensando em terminar de uns tempos pra cá, mas não consigo, porque por mais sério que o problema pareça eu não seria capaz de me separar dele. É quase um “vamos superar juntos, amor é sofrer junto também”.

  14. Marina's Gravatar Marina
    July 6, 2011 22:57 Permalink

    POR FAVOR NÃO DEIXE DE LÊ

  15. Jack Melo's Gravatar Jack Melo
    July 6, 2011 23:06 Permalink

    Só o amor verdadeiro não muda, mesmo com altos e baixos da relação, é importante sempre pensar que um minuto que seja por dia de dedicação não é tempo perdido. #valepensar

  16. Gleisiane de Souza Gomes's Gravatar Gleisiane de Souza Gomes
    July 7, 2011 00:19 Permalink

    Lindo,O amor é diferente da paixão e eu testemunho no meu namoro, quando o outro esta com dificuldades, e você ajuda ele a passar nessas fazes, com paciência e carinho,O amor faz com que doamos nossas atençoes e tempos sem esperar nada em troca. Mas devemos tomar cuidado para que esse amor não seja maior que o nosso amor com Deus.Falo isso por experiencia propria coloquei o meu namoro em primeiro lugar, fiz uma tatoagem com o nome dele. Mim arrependo de coração, estou namorando com ele a 1 ano e 5 meses, falamos em casamento, mas exagerei, e hoje quero tirar a tatoagem mesmo amando ele.

  17. Eva Cristina's Gravatar Eva Cristina
    July 7, 2011 00:20 Permalink

    eu vivi um relacionamento de 9 anos e tem tres dias q eu terminei pois a um ano ele me trai e agora nao aguentei mas e acabei me afastando dele porem o amo muito e ele tb demosntra gostar muito de me peço oraçoes por nos pois eu acredito q ele aprenda a viver um relacionamento honesto e possamos construir nossa familia, obrigado….

  18. Rafael Pinheiro's Gravatar Rafael Pinheiro
    July 7, 2011 00:57 Permalink

    Bom, eu estou rezando a 11 meses com uma menina… E já tive vários motivos para procurar quem me desse valor… Mas o AMOR(Deus e seu Espírito Santo) nos sustentou, e impediu que vivesseos um sentimento.. E nos deu graça de viver o AMOR!. Não estamos namorando ainda. Mas queremos namorar. Jesus está nos moldando ainda! =)… Quem ama espera…

  19. Dayse's Gravatar Dayse
    July 7, 2011 01:24 Permalink

    Segundo a fisiologia: amor=sentimento, paixão=emoção!
    Realmente, hoje em dia as pessoas querem viver de emoção!

  20. Douglas's Gravatar Douglas
    July 7, 2011 01:33 Permalink

    Posso dizer abertamente que sei o que é excesso de paixão. Depois de ler isso tudo, consegui entender um pouco do porquê meu namoro ter terminado. =/

  21. Regina's Gravatar Regina
    July 7, 2011 01:41 Permalink

    Concordo que amor não é sentimento. Amor é decisão como canta o Ricardo Sá. Sofri muito logo que casei, pois achava que não amava meu esposo, então descobri que o que havia acabado era a paixão e o que existia era realmente o amor. A partir disso tudo mudou no nosso relacionamento…Somos muito felizes.

  22. Andrea's Gravatar Andrea
    July 7, 2011 01:59 Permalink

    Namoro há 4 anos, graças à Deus, eu e meu noivo somos muito carinhosos um com o outro, somos amigos, companheiros, parece que começamos a namorar ontem, mas com uma diferença, hoje posso dizer que não estamos juntos só pela paixão, mas pelo amor que Deus fez nascer em nós. Uma aliança que tem se mostrado forte diante de algumas dificuldades.´
    Atualmente não temos mais só aquela faze “colorida”, temos aquela fase de cobrança um para com o outro, os dois têm defeitos.
    Isso é muito importante em um namoro, porque é através da cobrança, de mostrar onde o outro precisa melhorar é que se demostra querer estar junto.
    É muito fácil termos pessoas bonitinhas, perfeitinhas ao nosso lado, e caso o contrário lhe virar às costas, mas isso mostra a falta de respeito pelo outro, afinal todos têm direito de errar e ter alguém do seu lado que compreenda e que lhe ajude a mudar.
    Então, durante esses anos pude entender que o verdadeiro amor é aquele que “não aceita ” (porque aceitar é calar-se e sofrer), mas que caminha com o outro lhe ensinando ou aprendendo o caminho quantas vezes for preciso, sem desistir.

  23. MARCOS ANTÔNIO FRANÇA's Gravatar MARCOS ANTÔNIO FRANÇA
    July 7, 2011 02:04 Permalink

    A EXPRESSÃO AQUIELE “CASAL DE VELHINHOS” CASASADOS A MAIS DE 50 NOS. A EXPRESSÃO VELHINHOS DAR UMA IDEIA DE DE COMPAIXÃO DE FERENTRES DE UMA PESOAL NORMAL – NÃO É JOVEM, NEM ADULTAL, DE UMA PESOA DE DIDADE MADURA É UM CASAL DE VELHINHOS, QUE NÃO TEM MAIS SENTIMENOS, NA CERTA OS JOVENS E OS ADULTOS VÃO PENSAR É COISA DE VELHINHOS, DE VELHOS!? dIMINUI O MÉRITO QUE O AUTOR QUIS DAR.

  24. Ludiano's Gravatar Ludiano
    July 7, 2011 02:11 Permalink

    Que bom essa matéria que Deus abençoe quem for ler!

  25. Fernanda B.'s Gravatar Fernanda B.
    July 7, 2011 03:03 Permalink

    Descobri.. eesa paginma da canção nova falando sobre relacionamentos a pouco tempo e acho que é algo que deve ser levado adiante…Para a juventude isso nos ajuda bastante

  26. Ivan's Gravatar Ivan
    July 7, 2011 03:35 Permalink

    Mas o Amor não é um sentimento ou seja, o que eu sinto, como posso dizer que Amo sem sentir, a diferença entre paixão é clara porem diferença de Amor e sentimento não consigo enxergar, pois um está relacionado ao outro.

  27. Renato's Gravatar Renato
    July 7, 2011 05:40 Permalink

    Boa noite padre Paulo, td bem ?
    Lendo essa matéria percebo que já passei por isso.
    Terminei um namoro de 3 anos e meio, eu terminei com ela porque achava não sentir mais nada por ela, achava que não tinha carinho, respeito, companheirismo e amor, também via isso da parte dela, agora q terminamos sentimos muita falta um do outro(segundo ela); hoje estou com outra pessoa (a 1 ano e 8 meses) e ela também, posso dizer que não estou feliz como antes, as vezes acho que amadureci nos sentimentos, outras acho que fiz cagada, e que não estou feliz e completo no relacionamento atual;
    Padre Paulo o que deveria fazer numa situação dessa ?

    • Juliana Santiago's Gravatar Juliana Santiago
      September 3, 2013 15:36 Permalink

      Renato, desculpa me entrometer, mas me comovi com sua história.rnÉ muito triste quando um namoro acaba sem ter acabado o amor. Pois mesmo que a gente se apaixone por outra pessoa, o amor por aquela nunca acaba. Isso já aconteceu comigo, mas depois de quase um ano decidimos voltar. Não vou te aconselhar a voltar com sua ex namorada, pois só você e ela que tem que decidir isso. Mas te aconselho terminar com a atual, pois você mesmo falou que não está feliz com ela. E com sua ex, procure ter um amizade. Se for da vontade de Deus, um dia você voltará a namorar com ela. Mas se não for, você irá perceber isso com o passar do tempo. E um dia você vai está com quem realmente te faça feliz. Abraços.

  28. Alberto Elífio's Gravatar Alberto Elífio
    July 7, 2011 10:18 Permalink

    Vivo.estou a oito meses.e hj estou passando da fase do prazer por prazer.ja nao me satisfaz Deus colocou o desejo de agora amar.de perdoar.de viver o verdadeiro amor de Deus

  29. HELTON DE RESENDE DINIZ's Gravatar HELTON DE RESENDE DINIZ
    July 7, 2011 10:22 Permalink

    MUITO BOM,E INTERESSANTE,,ESTOU NA BUSCA POR UMA PESSOA,A CONHECI NO FINAL DO ULTIMO ANO,TIVEMOS MOMENTOS MARAVILHOSOS JUNTOS NO ENTANTO AS COISAS NAO SEGUEM COMO ESPERO,DESEJO E PLANEGEI,ESTA COMPLICADO,ELA ESTA CONFUSA MAIS E UMA PESSOA ESPECIAL DEMAIS PARA MIM,TUDO QUE ESPEREI AO LONGO DE MINHA VIDA,,ESTE TEXTO ACIMA TEM TUDO HAVER,DE MINHA PARTE TENHO CERTEZA DOS MEUS SENTIMENTOS,MAS CONTINUAREI A LUTAR E ESPERAR POR ELA..

  30. Luiz Augusto Ozana's Gravatar Luiz Augusto Ozana
    July 7, 2011 11:23 Permalink

    Bom ja vivi como esse casal de balada, realmente sentimentos sem nenhum fruto de amor, pois achamos que o amor é um sentimento banal. Hoje agradeço muito e muito mesmo ha DEUS por toda a mudança que ele fez em minha vida sobre os meus centimentos, pois quando conhesemos o AMOR maior que é DEUS ai sim conseguimos amar ha nos mesmos e aos outros pois é DEUS que nos confia a sua criação para cuidarmos. Obrigado meu DEUS por minha namorada Maiary…..Louvado seja nosso SENHO JESUS CRISTO.

  31. Mayrla's Gravatar Mayrla
    July 7, 2011 11:33 Permalink

    Noosa muito bom esse texto,gosteii,parabens.Eu tambem namoro e é exatamente isso que acontece,muito obrigado,aprende bastante.

  32. Ivan Felipe da Silva's Gravatar Ivan Felipe da Silva
    July 7, 2011 11:36 Permalink

    Gostei muito do tema, meu namoro entro em crise e ta difícil as coisas não anda muito fácil, mais com Deus nada é impossível. Queria muito que minha namorada mudasse e ficasse mais calma com as coisas que acontece. Dialogo é sempre bom….

  33. Mariana's Gravatar Mariana
    July 7, 2011 11:38 Permalink

    Olá gostei muito dessa explicação, sou casada a 6 anos e sim essa fase da paixao acaba e vem o amor, nas dificuldades a gente percebe que se existisse somente a paixao nao suportariamos, mas com o amor, superamos e ainda nos amamos cada dia mais.. o amor é decisão.fiquem com Deus!!!

  34. ANA CARLA's Gravatar ANA CARLA
    July 7, 2011 12:01 Permalink

    Eu vivo algo parecido, pois namoro a quase 5 anos e já passei por muitas dificuldades nesse namoro, mas em tudo permanecemos juntos pois acima da paixão, nos amamos sinceramente…

    Sinto que a cada dia mais algo vai se tornando “comum” o coração não acelera quando o vejo, mas quanto mais o tempo passa, não quero ficar longe dele, quero cuidar, quero estar junto a ele e sinto que isso é muito mais que paixão é amor. Peço a Deus que abençoe esse namoro e abra as portas para os nossos planos de matrimônio.

    Uma abraço

  35. Dany's Gravatar Dany
    July 7, 2011 12:16 Permalink

    PENSO MUITO SOBRE ISSO…
    DUVIDAS E DUVIDAS EM RELAÇÃO AO MEU NAMORO…
    ME IDENTIFIQUEI MUITO COM ESSA LINDA MATÉRIA!

    ESTOU TENTANDO AMADURECER E MEU NAMORADO TBM..JA TERMINAMOS POR ACHAR Q O AMOR TINHA ACABADO E EU, MUITAS VEZES, JA VI Q NAO O AMAVA MAIS..MAS QNDO ESTAVAMOS LONG UM DO OUTRO FICAVA TDO PIOR…PIORAVA TDO!!!! AS DUVIDAS CONTINUAVAM E NAO CESSAVAM…
    O QUE ERA PRA SER UMA DECISAO ACABOU SERVINDO DE MAIS “TORTURA” E MAIS DUVIDAS.

    HJ ESTAMOS DISCERNINDO E PROCURANDO EM DEUS NOSSA VOCAÇÃO…NAO SABEMOS SE É AMOR AINDA POIS ESTAMOS EM DISCERNIMENTO E PROCURANDO RESPOSTAS…

    PROCURAMOS NOS CONHECER NOS PEQUENOS E GRANDES DETALHES..NAS BRIGAS E DESENTENDIMENTOS!

    -COMO SBER Q REALEMENTE É AMOR(ME PERGUNTO ISSO A CADA ANIVERSARIO DE NAMORO E AS VEZES ME DOI, PQ AINDA NAO SEI RESPONDER) ???
    ACHO Q SO O TEMPO, ACOMPANHAMENTOS E ORAÇÃO PODE NOS RESPONDER…

    SE EU ESTIVER ERRADA EM ALGUM ASPECTO, PEÇO Q RESPONDAM OU COMENTEM ALGO..VAII SERVIR MUITO PARA AMADURECERMOS!!!!

    se puderem gostaria até q se fosse possivel me respondessm por e-mail!

    BJS E A PAZ!!!!

  36. Tais's Gravatar Tais
    July 7, 2011 12:17 Permalink

    Estou vivendo isso agora… meu namoro terminou após 4 anos, pq meu namorado disse q não me ama mais.. q é só amizade..
    Com certeza não tínhamos mais aquela paixão e sentimentos do inicio.. Mas é bom saber que o amor é mto mais do q isso.. Que Deus o ilumine e ele possa enxergar isso também.

  37. JUAREZ CRISTIANO DOS SANTOS's Gravatar JUAREZ CRISTIANO DOS SANTOS
    July 7, 2011 12:21 Permalink

    olá!bom dia!
    gostei de tudo que foi dito. realmente tudo no inicio é uma maravilha, mas depois vem essa fase em que se não tivermos um amadurecimento, acabamos nus confundindo e pondo tudo a perder.por isso devemos ter a direção do ESPIRITO SANTO para saber diferenciar uma coisa da outra. muito obrigado por tudo!
    QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE A TUA MISSÃO.AMÉM!

  38. Gabriel Freitas's Gravatar Gabriel Freitas
    July 7, 2011 12:36 Permalink

    É como tinha lido em alguma matéria tbm no site da Canção Nova, para que um relacionamento dê certo vc não pode cobrar do outro e sim cobrar o máximo de si mesmo, pois num relacionamento sempre tem um que gosta mais e para cativar o outro temos que dar o melhor de nós! Quando o sentimento da paixão se vai, acabamos confundindo as coisas e preferindo o término ou vivendo emporrando com a barriga um namoro que poderia ser bem melhor. Obrigado pela dica, vai contribuir muito para meu namoro!

  39. Gisele Gonçalves's Gravatar Gisele Gonçalves
    July 7, 2011 12:37 Permalink

    Olá, fiz essa experiencia em casamento a 1 ano atrás, pensava exatamente assim, que meu casamento não existia mais amor…pois não sentia mais tudo que sentimos quando se apaixonamos por alguem…mas o que nós faz viver ao lado de alguem anos de nossas vidas é exatamente o inverso da paixão…é o amor…eu pedi muito a Deus que me ajudasse pois não queria perder minha familia, abrir mão dela, tenho um filho de 8 anos e sei o quanto ele precisava de mim e do meu esposo juntos…sabia do sonho de Deus pra minha vida e sozinha não consegueria realizar…meu esposo já era parte disso…pedi muito a Deus para me reavivar esse amor que estava ali dentro de mim…só que não era alimentado…e o amor verdadeiro não é doação…não espere receber, para amar…o amor precisa começar por vc…que Deus abençoe muito as familias…e reconstru-a o amor entre os casais!

  40. JOSE FILHO's Gravatar JOSE FILHO
    July 7, 2011 12:43 Permalink

    Concordo plenamente, pois tem sido muito dificil separar a paixão momentanea para então viver um amor verdadeiro. Penso que é possível construir passo a passo este amor a pessoa do outro, pois já percebi muitos dos nossos sentimentos serão melhor trabalhados se trabalharmos melhor a nossa razão com a parte emocional. Este tema, é sempre bom ser trabalhado, já que se tem que “namorar” de uma maneira que os pés estejam sempre firmes no chão, e é claro com propósitos santos. Shalom para todos!

  41. Amanda Rafaela's Gravatar Amanda Rafaela
    July 7, 2011 12:45 Permalink

    O amor é mais que um sentimento, é decisão! Em um relacionamento, seja namoro, noivado ou casamento, o que deve prevalecer é a decisão de amar o(a) parceiro(a) e viver para fazer-lo(a) feliz, para faze-lo(a) se sentir bem, amado(a) e querido(a).

  42. juliana's Gravatar juliana
    July 7, 2011 12:48 Permalink

    Olá,
    Namoro a 9 anos, temos um relacionamento bem tranquilo. Tem horas que fico comparando o agora com o ínício, ele era super carinhoso no que falava e como agia, hoje me sinto confusa, tem momentos que ele é só carinhos, tem horas que ele age como se estivessemos casados a 50 anos e me trata de um jeito que me magoa. Não sei o que fazer, ao mesmo tempo que penso em terminar achando que isso só vai piorar ele me mostra que estou errada e que esses comportamentos são naturais nessa fase e que é coisa da minha cabeça.

  43. Fatima's Gravatar Fatima
    July 7, 2011 13:27 Permalink

    a alguma possibilidade da pessoa que ama trair?
    ou pelo menos mstrar intenções?

  44. Gorete Lira's Gravatar Gorete Lira
    July 7, 2011 13:27 Permalink

    NAMORO

    Olhares se atraem,
    Suspiro profundo,
    Coração esfria.
    Sorriso disfarçado,
    Andar apressado,
    Voz que silencia.

    Propositalmente
    Tudo se repete
    Com evoluções.
    Mãos, já se tocam
    Delírios evocam
    De dois corações.

    O primeiro beijo
    Depois outros mais
    A crença no amor.
    Momentos perfeitos
    Não fossem os defeitos
    Que a vida apontou.

    Tudo muito igual,
    Imaturidade,
    Preconceito abjeto.
    Final ressentido
    Pólos divididos
    Crescimento, certo.

    Gorete Lira / Picuí-PB

  45. Ronaldo's Gravatar Ronaldo
    July 7, 2011 13:28 Permalink

    TEXTO ÓTIMO PARA REFLEXÃO! A PAIXÃO É PASSAGEIRA, O AMOR CRESCE A CADA DIA, SUPORTA AS DIFERENÇAS.

  46. GRA's Gravatar GRA
    July 7, 2011 13:39 Permalink

    Paz e Bem!!!
    muito interessante essa materia!!!
    vivo um relacionamento de 2anos e 4 meses, e posso dizer ou testemunhar que qdo a paixão acaba, o que sustenta o relacionamento é o amor…. o amor verdadeiro, aquele que é paciente, que não se irrita, qeu não guarda rancor, qeu não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade….
    quando a paixão acaba, se esse amor não existir, não tem jeito….
    so ele suporta tudo, espera tudo…
    so ele pode suportar os momentos em que o outro não sabe compreender vc… os dias frios…. e amar é isso é quando o outro não tem mais nada pra te oferecer, quando ele é inutil e por isso voce o ama tanto!
    vivo isso no meu noivado, e sinto falta do tempo da paixão, da dependencia um do outro… mas sei que fomos encontrados pelo amor verdadeiro q énosso Senhor e por isso podemos amar um ao outro, de maneira simples e sincera… com força para superar as dificuldades…
    atençao, o amor so pode ser amor se estiver ancorado naquele que é O AMOR, Jesus Cristo….
    a palavra nos diz que quem ama conhece a Deus…
    é isso, somente Nele podemos viver o amor, pois Ele é o AMOR!
    a paz!

  47. M.'s Gravatar M.
    July 7, 2011 14:03 Permalink

    bom dia, sou casada a 5(cinco) anos, tem 1(ano)que meu esposo falou uma frase para mim, que me amava mas não sabia se queria continuar casado comigo, mas ficou, com o tempo eu agora estou fria com ele, eu estava lutando sozinha, e cada vez mais ele estava bruto, arrogante e agora no casamento nem beijo tem, so tinha quando eu cobrava dele. Mas hoje eu não cobro nada, mas eu sinto que o meu sentimento mudou, hoje eu já tenho dúvida se quero continuar casada desse jeito, parece que o amor ou paixão acabou entre nós, ele esta agindo normal, para ele está mas para mim não. Não sei o que fazer.

    • Camila's Gravatar Camila
      December 20, 2011 17:16 Permalink

      Peço a Deus que você não tenho desistido do seu casamento. Nesse momento de dúvida e tristeza, não perca tempo pensando em desistir, não há mais amor e etx, mas sim, se alimente da palavra e Deus, de pregações. Padre Léo deixou um legado de ricas pregações para família. Compre a pregação “Sete passos para a santidade matrimonial”. Que Deus te abençoe e te ilumine.

  48. FATIMA's Gravatar FATIMA
    July 7, 2011 14:07 Permalink

    MUITO ESCLARECEDORA ESTA EXPLICAÇÃO DO PADRE PAULO RICARDO! VOU COMPARTILHAR!!

    ABRAÇÃO PADRE!

    LORENA-SP

  49. Patrícia's Gravatar Patrícia
    July 7, 2011 14:17 Permalink

    Ádorei ter lido, estava precisando, namorei quase 8 anos, achei que fosse para sempre,mas não era um namoro de Deus, Deus não estava presente e coloquei meu namoro em 1 lugar , descobri que amei uma pessoa que não existia, só existia para mim pois, para as outras pessoas ele era bem diferente, ele me traia mt, e pedi mt a Deus para me guiar, terminamos. Conheci uma pessoa maravilhosa uma pessoa de Deus e estamos caminhado juntos para cada vez ficar mais próximo de Deus.. Mas, ainda doi muito… só Deus conhece meu coração e sabe como doi mas, rezo todos os dias pedindo a Deus para tirar esse sentimento do meu coração e pesso por ele tb para que ele volte para o caminho de Deus… Paz e bem à todos..

  50. Daiana's Gravatar Daiana
    July 7, 2011 14:18 Permalink

    Nossa que texto maravilhoso, como esse padre foi usado por Deus para esclarecer a diferença entre amor e paixão.Simplismente maravilhoso..

  51. luciana's Gravatar luciana
    July 7, 2011 14:30 Permalink

    Namoro a seis anos, vejo atraves desse comentario do pe. paulo que a cada dia, com o amadurecimento vemos o que realmente é o amor, e esse processo nem sempre e igual para os dois. hoje sinto que realmente amo meu namorado e que viveria com ele por toda vida. e sonho em envelhecer do lado dele, pois hoje ja não vejo meus dias sem ele. Que Deus abençoe meu namoro e o santifique a cada dia.

  52. Michelle's Gravatar Michelle
    July 7, 2011 15:30 Permalink

    Ah! se eu tivesse lido esse artigo alguns meses atras… rs
    A paixão passa depressa demais e sempre causa feridas muito grandes…
    Eu sempre quis viver uma paixão Avassaladora, mas qd eu vivi, pude ver o quanto isso é horrivel =/

  53. Liéggi do Leandro's Gravatar Liéggi do Leandro
    July 7, 2011 15:59 Permalink

    bom…eu tenho 6 meses de namoro,mas a questao é.. passei ja por algumas situaçoes e por ser recente tambem nao é mais a mesma coisa do que na primeira vez em que vi o meu futuro marido,como dizemos o josé da maria,mais a vivencia santa nos mostra dia-a-dia que um relacionamento em DEUS nos fortifica e nos ensina a uma visao melhor..e sentimos que a fase de paixao ja passou e esta fortalecendo e criando o amor!! ótimo tema! fiquem na paz que DEUS os abençoe sempree!.

  54. Jéssica's Gravatar Jéssica
    July 7, 2011 16:37 Permalink

    Gosto muito de compartilhar minhas experiências com vocês, aqui no Destrave :)
    Bom, namoro à quase 1 ano e meio, com um menino que conheço à 5 anos e é meu melhor amigo desde então.
    No nosso relacionamento, ainda sinto um fundo de paixão, mas acredito que daqui a pouco tempo isso vai acabar. O amor que sinto por ele é muito grande. Já vivemos muitas coisas juntos até Deus nos colocar como parceiros, um no caminho do outro e isso nos deixou mais preparados e maduros pra construir uma vida juntos. Sinto, mais forte que tudo, o desejo de fazê-lo feliz, de ajudá-lo em tudo… essa sensação de companheirismo, apoio, de querer levar o outro cada vez mais pra Deus, rezar juntos: isso é amor. Deus abençoe a todos e ao relacionamento de vocês!

  55. jussara's Gravatar jussara
    July 7, 2011 16:40 Permalink

    Muito interessante o tema e concordo. Acho que é essencial o afeto carinho e atenção principalmente por que nem tudo é mar de rosas e quando a dificuldade aparece só a paixão não é capaz de superar.
    Agradeço a toda canção nova pois por meio desses textos estou aprendendo a ser uma pessoa melhor.

  56. Keila Rodrigues's Gravatar Keila Rodrigues
    July 7, 2011 16:41 Permalink

    Paz e Bem!!! Namoro a sete meses muito feliz… fui descobrir que amava meu namorado nos dois anos em que ficamos terminados.Com isso o meu amadurecimento na fé cresceu mto…pois eu deixei que Deus trabalhasse em mim e quando eu deixei Deus ser Deus em minha vida ou seja fazer tudo da sua vontade foi ai que amando Deus eu conseguiria amar o outro como ele é pois é caminhada de dia-dia. Hoje com sete meses percebo que aquela paixão toda de quando voltamos não tem, mas a decisao e a vontade de fazer um ao outro feliz,e descobrimos o amor. Que Deus abençõe pra que as portas dos planos de constituir uma família possa ser abertas a nos, que Deus abençõe todos que tem dúvidas que guiados pelo Espirito Santo possam amar sem medidas.Paz e Bem!!!

  57. Jefté Lima's Gravatar Jefté Lima
    July 7, 2011 16:51 Permalink

    Paz e Bem…. é verdade estou com 1 ano de 6 meses de namoro, graças a Deus respeitando cada dia mais um ao outro, e como dentro do relacionamento as coisas mudam, ou melhor amadurecem, no começo não enxergamos aquilo que a outra pessoa realmente é, apenas com o tempo passamos a ver os “defeitos” físicos e emocionais, só vendo esses é que decidiremos se é com aquela pessoa que realmente queremos dividir todos os dias de nossa vida.

  58. Josiane's Gravatar Josiane
    July 7, 2011 16:57 Permalink

    Namoro a 6 anos e vou casar agora Nossa Senhora agora que a paixão esfriou dá vontade mesmo de terminar por que vc realmente se questiona se ainda o ama ou o que aconteceu? Será que não sinto mais nada ? Realmente de fato é assim o namoro é uma fase muito boa mais depois que passa nossa dá vontade de fazer tudo de novo mais não dá então vc percebe que o que realmente existe é o amor que prevalece. Acho que por isso que acontece de ter muitos casos de traição por que o relacionamento vira rotina e vc quer novamente viver esse periodo mais com o seu namorado não dá por que o que é novo entre vcs? vcs já se conhece não totalmente mais conhece e as pessoas desejam viver essa aventura, mais quem vai querer colocar em risco um relacionamento de anor por causa de uma aventura ? Só louco mesmo por que depois dessa aventura vc vai estar só novamente .
    E ai vc vai viver de aventura até quando ?

  59. Raphael's Gravatar Raphael
    July 7, 2011 17:43 Permalink

    Vale a pena refletir!!! É AMOR OU PAIXÃO!

  60. M's Gravatar M
    July 7, 2011 17:50 Permalink

    Como explicar o que estou vivendo agora no presente … sem falar do passado amargo de relacionamentos imaturos sem Deus por perto e sem citar como irá ficar o futuro com Deus por perto (agora ao meu lado sempre) Creio que essa é a diferença!!!
    Hoje …PRESENTE de Deus, meu anjinho de 9 meses, fruto de um relacionamento como esse descrito no texto… (AMOR X PAIXÃO).
    Depois dessa experiência, estou buscando por Deus a frente de tudo sempre, não mais fazer a vontade da carne e sim a de Deus em mim … obrigada por esse texto!

  61. E.Silva's Gravatar E.Silva
    July 7, 2011 18:10 Permalink

    Os jovens hoje vivem disse, lembram a todo instante da pessoa, mas sofrem pouco juntos. Namoro é conhecimento é saber lidar com a pessoa a qual traz no coração um desejo que é de ficar juto para sempre dividir todas as felicidades e tristezas, amor não se esfria, apenas se modela, amar de verdade é enxergar nos olhos de quem está do lado e reconhecer que a cada dia a cada pulsar do coração é lembrar que nessa caminhada, um amor verdadeiro não se desfaz, não fica diferente, apenas se completa.

  62. Jefferson's Gravatar Jefferson
    July 7, 2011 18:25 Permalink

    Realmente é isso, como que com uma explicação dessa fica claro o turbilhão de emoções que vivemos e sentimos, isso vale uma eterna reflexão ao lado da pessoa amada.

  63. Maria Jorcelina da luz costa's Gravatar Maria Jorcelina da luz costa
    July 7, 2011 18:53 Permalink

    Gostei muito da Matéria,hoje eu tenho 60 anos de idade ja sou viuva mais sei que tudo isso é verdadeiro,por isso me preocupo tanto com meus jovens,mostro muito que o Amor é algo sem esplicação mais se bem vivido é a coisa mais linda que existe na terra,nós somos o que plantamos por isso plantemos o Amor em especial se este Amor pode florir em nossas vidas,no sorriso no olhar no aperto de mão até mesmo em está só junto com o outro.Vivamos o Amor.

  64. Cássia Duarte Leal's Gravatar Cássia Duarte Leal
    July 7, 2011 19:05 Permalink

    TEnho 20 anos de casada e já passei por esta etapa da paixão à flor da pele não somente no namoro como também no início do casamento. Hoje há uma maturidade que nos permite escolher estarmos um com o outro todos os dias. Nos amamos profundamente, dizemos que queremos morrer velhinhos, criar nossos filhos (o caçula tem 4 anos e meio) e depois ficarmos “só nós dois em casa, sairmos juntos de mãos dadas (nem sempre isto é possível, são ao todo 4 filhos!!!),viajarmos, enfim, voltar a namorar, só que de uma forma mais tranquila, fruto de quem sabe o que quer, não somente fruto de uma paixão.
    Obrigado pelo tema maravilhoso! Os jovens casais precisam ouvir e refletir sobre isso muitas vazes, para que não caiam em tentação.
    A paz
    Cássia _RJ

  65. aercia's Gravatar aercia
    July 7, 2011 21:57 Permalink

    eu ja vivie isso e verdade,pareçe guando não existe mais o prazer o amor acaba kkkkk,as pessoas não querem conhecer e nem saber do verdadeiro amor.e sim querem viver de paixâo, esse sentimento e pasageiro e amor e eterno.muito bom esse tema.

  66. Jéssica's Gravatar Jéssica
    July 8, 2011 13:32 Permalink

    Namoro há 2 anos, e atualmente estou muito confusa em relação aos meus sentimentos… amor e paixão?
    O namoro já deixou de ser como era antes há algum tempo… ou seja a paixão se foi.
    e o amor?
    Será q tem amor ou é costume por ter convivido todo este tempo?
    Qual a definição de amor?

  67. Laísa's Gravatar Laísa
    July 8, 2011 14:04 Permalink

    Estou vivendo um relacionamento de apenas dois meses. Meu namorado é ateísta e eu amo Jesus; procuro cultivar em meu coração as coisas eternas e reais da vida, sem superficialidades. Acredito no amor e no casamento, pois mesmo que as vezes não pareça, Deus está no comando de tudo. Minha percepção do amor, penso é a entrega, doação, renuncia, atos concretos. É um dom que Deus nós deu para crescermos como pessoa, amadurecer, ajudar o outro a viver melhor e juntos caminhar. Meu Deus eu penso tanta coisa sobre um relacionamento!!! Estou tento dificuldade para dialogar com meu namorado, pois temos ideais totalmente diferentes. Entrego nos pés da cruz de Jesus, pois não está sendo fácil, e é aí que vem a provação. É preciso perseverar nos relacionamentos, esperar o tempo do outro e ter muita compreenção, com a ajuda de Deus agente consegue!!!

  68. Alberto's Gravatar Alberto
    July 12, 2011 01:39 Permalink

    Estou vivendo algo parecido e estou procurando ajuda em Deus. Namorei por 3 anos, nos separamos.. acho que chegamos nessa fase. Creio que o que sinto seja amor pois sempre quero o bem dela tanto que eu ajudo ela ainda em diversas coisas sem pensar nada em troca, ela tem maior consideração por mim, no meu coração eu vejo que ela sente amor por mim também mas ainda não descobriu isso ela hoje me diz que me considera como irmão mas na verdade acho que esse sentimento possa ser amor.
    Se alguém puder me dar uma luz agradeço, sabemos que Deus nos utiliza para transmitir sua mensagem a quem precisa, no momento preciso dessa palavra.

    Agradeço a todos, e que Deus abençõe a todos

  69. nete's Gravatar nete
    July 12, 2011 22:22 Permalink

    muito bom

  70. Renata's Gravatar Renata
    July 14, 2011 19:54 Permalink

    Boa tarde! Eu gostaria de conversar com a Ana do comentário nº 4 e a Regina comentário nº 22, me identifiquei muito com a história de voces, tenho algumas dúvidas e acho que podem me ajudar… se puderem entrem em contato comigo gotaria muito de conversar com vcs pelo e-mail (renatas6@hotmail.com)… A paz de Deus a todos.

  71. maria aparecida's Gravatar maria aparecida
    July 19, 2011 00:01 Permalink

    A paz de jesus ;tenho 15 anos de casada e foi muito importante pra mim compreender que o amor tomou conta da paixão que existiu no início do nosso namoro . E esse tema contribuiu muito com o que eu já tinha tinha concluído`a algum tempo, enfim este tema é muito importante todos casais deveriam ler p/ entender o que realmente é um casamento até porque é por amor que suportamos os problemas do dia a dia.

  72. cleydson Rancharia-Sp's Gravatar cleydson Rancharia-Sp
    July 28, 2011 14:51 Permalink

    nossa quase terminei meu namoro a dois dias atras se eu tivesse lido isso antes acho q nem teria brigado com minha namorada pois eu via meus amigos que começaram a namorar agora com a paixão a 1000 e eu achando q ela tava m tratando diferente

  73. ELZA DE OLIVEIRA SILVA's Gravatar ELZA DE OLIVEIRA SILVA
    September 5, 2011 01:03 Permalink

    Quatro anos que meu marido morreu eu amo ele ,mais estou apaixonada por uma outra pesssoa ,mais não tiro ele da cabeça..
    TEM UMA DIFERENSSA INORME DE PAIXÃO COM AMOR ..AMOR É ETERNO, PAIXÃO, UM ANO , DOIS ANOS , SE NAO TIVER AMOR.. ACABA TUDO.
    Adorei o tema..

  74. ROSANA's Gravatar ROSANA
    September 13, 2011 19:33 Permalink

    É isso mesmo ,,..,amor não acaba e a paixão chega ao fim com muitas dores..é bom saber dicernir o que ta acontecendo na vida dois.. namoro a um mês e a dois venho orando pra saber se isso mesmo e se é da vontade de deus …pois já vivi uma paixão de três anos, sofri pois não era amor e acabamos aprisionando outro..só sofrendo..pensar e valorizar a si mesmo e os sentimentos…

  75. Aline's Gravatar Aline
    September 29, 2011 01:05 Permalink

    amei essa postagem pois agr sei a diferença do amor para paixão
    e eu realmente estava precisando sbr sobre isso pq fico ate + despreucupada pq minha amiga gosta muito d um menino e eu adc ele no msn para tentar juntar os dois + só q agr meu sentimento mudou para algo q nao sei o q é e eu estava com medo pois nao qro q minha amiga sofre + ainda entaum isso pode ate ser uma paixao ou ate msm coisa da minha cabeça q ja já vai passar
    eu ficava até meia triste por isso e rezo e peço a Deus sabedoria para lhe dar cm essa cituação e amei essa materia =)

  76. Elcivane's Gravatar Elcivane
    October 13, 2011 15:24 Permalink

    adorei esse tema..muito bom…eu tenho um e nove meses e doze dias de namoro(com o Roberto)…e pra mim foi mais que um aprendizado. Foi bom ter lido esse texto só assim vim que meu namoro está indo na direção certa. obrigada!!!

  77. Juliana's Gravatar Juliana
    October 13, 2011 22:19 Permalink

    Gente, alguém me ajude…e stou perdida, estou com uma pessoa há 4 meses, ele super carinhoso, atencioso, fazendo tudo por mim, dizia que me amava, era claro que estavamos nos amando muito, mas no sabado brigamos, eu tive uma crise de ciúmes sem motivos, depois da briga ele mudou e disse que não sente mais o que sentia antes, não diz mais que me ama, não sente vontade de me ver, de me ligar… alguém pode me explicar que sentimento é esse? existe isso? estou perdida, pq ele diz que não sabe o que aconteceu com ele, e não sabe se vai voltar ao normal… o que eu faço, estou sofrendo muito pq de uma hora pra outra a pessoa que me fazia feliz agora me faz triste, termino? ou espero ele voltar ao normal? sendo que não vejo estimulo para isso da parte dele…

  78. Wender's Gravatar Wender
    October 23, 2011 02:39 Permalink

    Então posso estar apaixonado por uma pessoa e não ser amor.Pois amor não é sentimento é uma vivencia com a outra pessoa que se aprende a amar a cada dia com suas qualidades e defeitos. Então posso namorar uma pessoa sem sentir nada por ela e com o tempo aprenderei a amar ela por estarmos juntos aprendendo quem é a pessoa e ela aprendendo quem sou eu?

  79. WESLLEM PERDIGÃO's Gravatar WESLLEM PERDIGÃO
    October 24, 2011 12:48 Permalink

    Concordo plenamente com esse artigo.. algumas coisas ja me acontecerão.. bem parecido com esse artigo.
    entendo que o foco mais importante nisso é o amo..
    Paixão é so ilusão da cabeça humana.. paixão vem so pra confundir uma relação de namoro ou casamento….

  80. Thaisa's Gravatar Thaisa
    October 29, 2011 22:50 Permalink

    Amei esse texto!
    Apesar de não ter namorado, eu gosto desses artigos pois me fazem amadurecer muito e me prepara para ter um futuro relacionamento maravilhoso! Vcs não sabem como vcs são especiais e importantes para a aminha vida e construção da minha sabedoria!

    bjsssssss

  81. Cristina's Gravatar Cristina
    November 13, 2011 17:38 Permalink

    Sim Padre. Eu vivi isto no meu namoro. Houve um momento que pensamos não mais sentir aquele interesse um pelo outro. Foi só meu namorado terminar comigo, e eu me despertei, descobri que gostava dele muito mais do que eu pensava. Tive tanto medo de não poder falar mais com ele, abraçá-lo, beijá-lo. Percebi a pessoa maravilhosa que ele é, seus valores, descobri que tenho um grande tesouro, que ele é uma pessoa muito especial que Deus presenteou em minha vida e que não consigo viver sem ele. Graças a Deus voltamos, eu corri atrás para não perdê-lo. Deus seja louvado!

  82. Dara's Gravatar Dara
    November 22, 2011 13:23 Permalink

    Muito bom!

  83. amanda garcia's Gravatar amanda garcia
    December 2, 2011 17:43 Permalink

    Verdade eu vivo uma situação delicada porque meu namoro não caminha na igreja comigo, não busca a deus … bom pelo menos que eu saiba ele não aceita o fato de existir dificuldade acha que tudo é lindo e perfeito porque se não , não é amor…. nosso namoro está passando por um momento dificil peço a todos do destrave oraçoes já namoro a cinco anos e pra ser bem sincera tem coisas que eu naõa enchergava até começar a escrever aqui agora vejo que eu também sou muito errada mas suplico a deus que me ajude porque talvez não a haja mais condiçoes para meu namoro . ah jesus te entrego tudo amem

  84. Luana Renielle's Gravatar Luana Renielle
    December 6, 2011 12:56 Permalink

    O amor é uma coisa…………
    que ninguém consegue fugir,principalmente quando se apaixona pela primeira vez,as vezes é bom por que a gente aprende,o que é o amor !!!!mais muitas vezes garotas se iludem!
    mas depois a gente se acostuma,e comessa a ficar apaixonada!
    essa é a minha opinião!
    “”"”"”"‘bjos!!”"”"

  85. Carolina's Gravatar Carolina
    January 9, 2012 13:40 Permalink

    Eu nunca namorei, mas esses dias eu conheci um rapaz que queria justamente isto: namorar cmg! Nossa, eu conheço ele faz 4 meses e jah gostava bastante de estar com ele sabe.. Só que, não sei se pelo pouco tempo de conhecimento, de convívio, sei lá, não tinha certeza se queria me envolver assim, mas, ao mesmo tempo, eu sentia qe ao lado dele eu estava bem.. Eu realmente gostava mesmo dele e a minha “dúvida” era se eu, mais qe gostar, o AMAVA. Eu vejo que muitas vezes a gente mistura os sentimentos e acaba se perdendo em ilusões.. Este fds minha prima veio em casa e me contou qe estava namorando. tbm me contou qe ela e o namorado jah haviam feito relações. No fundo do meu coração eu me compadeci dela e não soube nem oqe dizer.. Afinal ela jah tinha “feito besteira”. Enfim, acho qe esse foi um sinal pra mim, o melhor é esperar mesmo o tempo de Deus. Quando entramos nos planos de Deus para a nossa vida, acabamos atrapalhando tudo aquilo qe nos levaria para o caminho certo..

  86. cintia's Gravatar cintia
    January 13, 2012 20:33 Permalink

    Poxa adorei o tema, por que muita das vezes,os jovens sofrem com essa mudança de sentimentos,ficamos muito confusos e isso nos torna um bicho de 7 cabeças, mais com os esclarecimentos aprendemos a diferencia o que é AMOR e PAIXÃO.Eu prefiro viver os dois,assim fica mais gostoso o relacionamento, um pouco de cada.

  87. Rafae Henrique Barbosa's Gravatar Rafae Henrique Barbosa
    January 30, 2012 10:22 Permalink

    Bom, tenho 16 anos e faz um ano que namoro, mas nao sei de tres meses para ca comecei a perder o interesse com o namoro, nao sei o que fazer, quando começo a conversar com ela sobre um possivel termino ela se derrama em lagrimas então nao tenho forças para seguir com minha decisao… Mas peço a Deus que me mostre o caminho que irei ter de trilhar… Abraços… Fiquem na Paz.

  88. Allyny's Gravatar Allyny
    February 15, 2012 15:03 Permalink

    Estou namorando já vai fazer dois anos e esse periodo foi muito turbulento, mas mesmo assim estamos juntos, e agora q ja esta tudo calmo a quase um ano decidimos nos casar em breve, tenho medo de que ele mude muito por ser tao carinhoso comigo ou de eu me tornar muito fria pela monotonia do casamento. A unica parte que me preocupa é que algumas coisas ainda nao consigo conversar com ele e tenho medo disso nos afetar no casamento.

  89. Camila Gomes's Gravatar Camila Gomes
    February 22, 2012 18:28 Permalink

    Ola! Me chamao Camila. Achei interessante a materia, acabei de terminar um relacionamento e tem pouco tempo conheci um rapaz e senti essa paixão(quimica) que nunca antes tinha sentido por ninguem, mais ele tambem e uma pessoa super legal. Gostaria de conhece-lo melhor. Mas tenho medo da carne(tentação). Como devo proceder?

  90. poliana ribeiro lopes's Gravatar poliana ribeiro lopes
    February 27, 2012 23:45 Permalink

    oi meu nome e poliana e vou me casar dia 14 de abril desse ano e faz mas de um ano que eu e meu noivo antonio vive a castidade e graças a Deus eu descobrir que vc nao sabe se ama a pessoa so por causa do sexo por eu entendi que o sexo antes do namoro e um sentimento egoista que prende o casal, e que namoro de verdade e aquele que que o casal se conhence e se respeita sabendo que esta agradando a Deus em primeiro lugar e nao a si mesmo .

  91. Tereza's Gravatar Tereza
    February 29, 2012 15:18 Permalink

    Realmente nos poucos namoro que tive experimentei a paixão mais o amor não por que, não consegui ficar com a pessoa, então não tive ainda essa experiência e hoje na caminhada com Cristo vejo como é diferente a experiência e como é importante esperar a pessoa adequada, por que se passamos pela paixão depois fica mais facil vivenciar o amor.

  92. Jéssica's Gravatar Jéssica
    March 4, 2012 01:31 Permalink

    Nossa! como essa mensagem me ajudou, pois até então eu estava na dúvida se realmente amava o meu noivo ou não. namoro com ele a 9 meses e vamos nos casar em abril deste ano. Mudou o sentimento, não é tão intenso como no início do namoro, mas não consigo viver sem ele, dou risada de tudo que ele faz e fala.. ele é muito lindo.. é o amor da minha vida!!

  93. Lucas's Gravatar Lucas
    March 6, 2012 10:12 Permalink

    No momento estou passando por algo parecido eu acho, sempre quando falo com a pessoa que gosto eu não sinto aquela sensação boa de quando nos conhecemos, as vezes penso que posso ter deixado de gostar dele e estou enganando-o, será que eu sentia paixão e agora estou amando? Espero que sim, tenho um carinho muito grande por ele, já planejamos uma vida juntos e gostaria muito que desse certo, sofro quando estou longe dele, sinto falta de quando ele não me liga ou não me manda mensagem, ou não diz o que está fazendo, gosto quando ele me liga e fala: \”Só mesmo pra te dar um \’oi\’, tchau\”. É… acho que estou amando sim.

  94. Leticia's Gravatar Leticia
    March 14, 2012 17:20 Permalink

    Aconteceu exatamente isso comigo, namorava a 4 meses e até o segundo mês era uma maravilha, depois disso ele foi ficando totalmente distante, sempre brigávamos, e a 2 dias atrás ele terminou falando que o sentimento dele por mim era só amizade, que no começo ele gostava sim, mas agora ele viu que não era bem isso… Eu rezava e o Senhor me pedia para esperar Nele, e hoje mais do que nunca eu espero no meu Senhor.

  95. Lena's Gravatar Lena
    March 14, 2012 19:49 Permalink

    Há 3 meses eu e meu esposo nos separamo mais estamos juntos novamente o problema e que ele naõ confia mais em mim o que eu faço?

  96. Fabiano's Gravatar Fabiano
    April 2, 2012 01:26 Permalink

    Muito bom o texto…rnrnAs pessoas acham que tem que ter a paixão…. acho que o AMOR vem de uma verdadeira amizade e confiança.rnrnSabe muitas pessoas tem essa dificuldade acham que para estarem gostando da pessoa tem que estar xonado, mandando mil SMS por dia e isso e aquilo… E o AMOR é diferente, vc sente falta da pessoa mas não SUFOCA, é aquela amizade algo sincero e as pessoas tem a dificuldade de olhar para a pessoa e ver que aquela amizade, que o compartilhar a vida e confiar na pessoa isso se transforma no AMOR… As pessoas acham que o AMOR cai do céu como um presente e já vem pronto, com um Manual de Instruções… rnrnAs pessoas tem a ansiedade de saber se vai dar certo antes das coisas acontecerem…..elas não dão tempo ao tempo…rnrnTem uma ilustração que diz assim… Que tem gente que começa o namoro com aquela chama da paixão e com o tempo se esfria e a paixão é passageira e a pessoa que ama, o relacionamento começa frio e depois ele esquenta…. È essa a diferença da paixão e do amor….

  97. Marco Sete's Gravatar Marco Sete
    April 2, 2012 10:16 Permalink

    Olá! Matéria interessante, porém não foi dito o que é REALMENTE o Amor. Há também, no final do terceiro parágrafo, uma contradição: \”Mas depois chega a oportunidade de saber se o que sinto pela pessoa é verdadeiramente o amor, sentimento que se põe em evidência quando diminui a paixão\”. Ora, no restante do texto, afirma-se a todo instante que o AMOR não é um SENTIMENTO (!). Um grande abraço a todos! Gostei muito desse site.

  98. Ernandes's Gravatar Ernandes
    April 13, 2012 01:57 Permalink

    Gostei muito de ler isso, eu apos escutar minha namorada me dizer a mesma coisa que você citou no texto, quer um tempo, eu desesperado, achei muito ruim, pra mim ou gosta ou não, namoramos a 4 anos, como num beco sem saída sem a quem recorrer achei esta sua matéria que me ajudou a pensar melhor e entender o que de fato estava ocorrendo. Muito Obrigado padre Paulo Ricardo.

  99. Ricardo's Gravatar Ricardo
    April 13, 2012 15:14 Permalink

    bom, namorei durante 5 anos, ja estavamos noivos, e um dia ela terminou comigo, no iniciu pencei que a culpa era minha pelo que havia acontecido, sofri 10 meses fui atras, tenei resgatar o amor dela, pq sei que o meu amor por ela é verdadeiro, so que um dia ela resolveu me contar a verdade, ela havia me traido, e usou o que tinha acontcido para jogar a culpa em mim ou talvez me privar da decepsao, depois que ela me contou percebi que meu amor por ela era verdadeiro, msm depois de td que me falou eu perdoei e queria esta com ela, so que pelo que senti o sentimento dela por mim não era o msm, ainda sofro muito pq quero muito esta com ela, mas Deus sabe o que faz em nossa vida, hj oro muito pela felicidade dela, sei que é dificil conseguir segurar o sentimento por ela……rnps: se quiser responder ou falar algo pra mim pode entrar em contato.

  100. Amanda Paz's Gravatar Amanda Paz
    May 9, 2012 20:03 Permalink

    Que texto mais gostoso de ler. Essa questão costuma dividir opiniões. Eu acredido que um pouquinho de paixão é importante para manter a chama acesa em um relacionamento a dois, senão vira amor quase fraterno. Paixão faz falta. rnrnParbéns pela postagem.rnAmanda Paz

  101. Renê Farias Barbosa's Gravatar Renê Farias Barbosa
    May 12, 2012 23:26 Permalink

    Eu Um rapaz de 23 anos namorava com uma menina de 17 anos a 10 meses. Devido um probleminha ela terminou comigo…..rnNos depoimentos que ela postava no meu orkut percebia que era um amor muito forte e lindo… Mas na hora da dificuldade o amor dela não superou as dificuldades…rnEla dizia que não conseguia viver sem mim,o amor dela por mim era para sempre..

  102. bianca bruna de oliveira's Gravatar bianca bruna de oliveira
    May 18, 2012 03:26 Permalink

    Poxa amei essa dica..rnMais eu queria saber oq eu sinto de verdade pois eu tava namorando um menino da escola e faz uma semana que ele pediu um tempo pra mim :/ mais só agora que nao o tenho mais sinto uma falta tremenda dele.. queria saber se isso é paixao passageira ou oque? pois eu ainda o vejo todo dia na escola e meu coraçao dispara muito.. tenho medo de ele ve ele beijando outra na escola isso acabaria comigo.. me ajude q intender oque eu sinto to tao confusa :s

  103. ANGELICA's Gravatar ANGELICA
    May 24, 2012 06:55 Permalink

    È VERDADE MEU CASAMENTO ESTÁ ASSIM FALTA AMOR E EXCESSO DE PAIXÃO,ASSIM NÃO POR MIM PELO MEU ESPOSO PEÇO A DEUS TODOS OS DIA QUE VENHA ME DA A DIREÇAO.ELE É MUITO FRIO ASSIM DEMOSTRO ISSO DEPOIS QUE ESTAVAMOS CASADO COM FILHO.ESPERIENCIA PROPRIA CONHEÇA PRIMEIRO A PESSOAS ANTES DE OBTER UM RELACIONAMENTO PORQUE É DIFICIL.

  104. Ester's Gravatar Ester
    May 26, 2012 18:23 Permalink

    estou gostando de um garoto da minha classe e a cada dia esse sentimento cresce e fica mais forte.Eu não paro de olhar pra ele e meu coração bate mais forte.Não sei o que fazer e não sei o que é…me ajudem

    • breno katriel's Gravatar breno katriel
      June 14, 2012 17:45 Permalink

      o que voce realmente está sentindo é uma ardente paixão , isso não vai te deixar pensar direito , fazer as coisas que costumava fazer, pois voce só vai ficar pensando naquilo, é exatamente o que eu estou sentindo.

  105. breno katriel's Gravatar breno katriel
    June 14, 2012 17:42 Permalink

    Eu estou sentindo algo muito ardente por um mulher mais velha do que eu , algumas vezes eu falo que só quero faze-la feliz, mas muitas vezes eu sofro por não estar feliz…

  106. emilio's Gravatar emilio
    July 23, 2012 10:00 Permalink

    eu vivi, esse sentimento, tudo parecesse estar a dar certo, o desejo de estar com ela sempre e a todo momento, faziamos planos p o futuro…mais hoje e muito diferente, quero dar um tempo na relacao p ver se ainda se o que restou e amor ou amizade …como queria que fosse minha p sempre

  107. Gisele Waleska Silva's Gravatar Gisele Waleska Silva
    August 21, 2012 09:53 Permalink

    Bom dia!Me chamo Gisele,meu namoro Alexandre Fernandes Pinheiro,terminou comigo a 22 dias,gritei com ele a toa na frente da mãe e do irmão dele,estamos namorando a 2 e 8 meses,terminamos apenas 1 vez nesse periodo.To sentindo mta saudade,mas eu estava cobrando casamento demais dele,e todos a nossa volta tbem,como ele ainda esta pagando um caminhão,fala que tem que terminar de pagar o financiamento,pois nao quer que passemos dificuldades.Somos fieis, um ao outro , nao duvido do amor dele por mim,mas sou possessiva,e ele sempre me avisava amor muda,e eu nada,mas percebi que igual Santo Mé,tenho que bater a cara para aprender,mas nesse periodo, estou louvando mto a Deus,pois eu estava longe dele,missa soh aos domingos, e SE DESSE TEMPO,O MUNDO era nossa prioridade,afastei me da minha familia para viver a vida de Alexandre e sua familia,e deixei de fazer minhas coisas para dar prioridade a tudo que se referia a Alexandre.Como sou sensitiva,não posso ficar longe de Deus,da comunhao,das oraçoes diarias.Eh onde louvo a Deus,retornei a Deus,retornei a minha familia,to procurando preencher meu tempo,pois aposentei cedo por Dort(digitaçao)para qdo reatarmos nosso namoro e caminhada para matrimonio,ser essa pessoa restaurada que vos escreve.Hj mexendo no face ve um link de vcs,compartilhado pela Canção Nova,do amor e da espera,e como ontem estava em duvida se procurava ale mais uma vez e meu coração dizia nao,mas pedi um sinal concreto de Deus,e qdo ve esse link,com um comentario de um homem,falando que tava esperando o tempo de deus para ajuntar ele e a pessoa que ele ama, senti Deus me falando novamente,calma estou remodelando vcs…rsrsLoucura minha?Para mtos pode ser,mas para mim eh Jesus falando comigo,pela minha fé,como me colocou o salmo 126,qdo me encrotava chateada,triste,aflita no inicio desse termino.Agradeço a vcs por esse espaço e por essas palestras que estao me fortalecendo a esperar em Deus que Alexandre me procure,pois no inicio o procurei,e sei que ele Ta precisando desse tempo,pois em julho perdeu o pai que tanto amava.Peço que nos coloque em suas oraçoes, e mais uma vez obrigada por esse espaço para desabafar com pessoas de Deus.Deus os continue ungindo e abençoando sempre.

  108. Jaksuel's Gravatar Jaksuel
    October 10, 2012 21:58 Permalink

    Boa noite!rnrnO assunto me ajundou a enxegar e a conhecer mais sobre o amor, peço oração, pois no namoro estou passando por esse momento de crise.

  109. Romênya's Gravatar Romênya
    November 29, 2012 10:18 Permalink

    Muito interessante esse tema namoro!!! Saber esperar no tempo de Deus ele sabe o que é melhor pra cada um :)

  110. alexandre's Gravatar alexandre
    December 6, 2012 16:31 Permalink

    estou namorando há dois meses. é super intenso e ela diz que me ama. realmente ela é muito carinhosa comigo. mas estou focado em manter a minnha individualidade e a dela também . penso nela direto e sinto saudades o que é bom.

  111. graziele's Gravatar graziele
    January 29, 2013 00:31 Permalink

    Boa noite,achei muito interessante estes temas acima.Vou contar um pouco sobre a minha historia,afim que você possa me orientar.Entre namoro e noivado fiquei em um relacionamento por 12 anos,\”não moravamos juntos\”tivemos varias crises,mas sempre reconciliamos porque não conseguia imaginar minha vida sem ele.Até que veio as dúvidas com o tempo se eu amava ou estava acostumada.Ele tinha sido o meu primeiro namorado.Somos católicos,mas na epoca não muito praticante,comecei a buscar a Deus quando me vi apaixonada por outra pessoa,não conseguia terminar com meu Noivo na época por medo da familia.Até que um dia eu trair,ele ficou sabendo,eu me arrependi procurei ele me perdoou e voltamos.Mas continuei traindo depois sem ele saber com a mesma pessoa que eu estava apaixonada por um bom tempo,cansada dessa situação fui convidada aparticipar do Grupo de Oração onde tive oportunidade de ter intimidade com Deus,minha vida teve uma revira volta,lutei para sair do pecado.Terminei o meu noivado.O meu ex noivo cobrava muito sexo,dizia se fosse para ficar namorando sem ter ele preferia ficar só e pagar.Ai que percebi que ele me tratava como objeto,mas sei que faltou sabedoria da minha parte para levar ele para igreija e resgatar o nosso noivado.Só que hoje,sinto falta do meu ex,ainda fico confusa,porque mesmo estando feliz,não consigo imaginar ele com outra pessoa.Faz 6 mês que terminamos hoje já estou namorando novamente,quero um namoro diferente com a base fundamentada em Deus.

  112. Midian Costa Mendonça's Gravatar Midian Costa Mendonça
    February 24, 2013 01:54 Permalink

    Bom vou contar sobre minha historia achei esse tema mt interessante pois eu estou passando por isso,eu namorei por 1 ano e 3 meses so que engravidei,no começo o namorado queria casar cmg,antes disso ele sempre me dizia que queria casar ter filhos,so que relacionamento da gnt esfriou depois que engravidei, ele conheçeu outras pessoas me traiu,se afastou dimais de mim, mim,eu sofri mt com isso,ele se envolveu por outra pessoa se apaixonou ele diz que nao me ama mais , que ama outra, e que o nosso fruto de amor é a nossa filha, ai eu nao intendo isso direito?a gnt ja brigou,se xingou,mais quando agente se ve tem uns olhares,eu acho que ainda nao acabo,mais agente nao ta junto mais ele mora com outra,terminei com ele por saber das traiçoes,me arrependi disso,talves se tivesse aguentado mais ele estivesse cmg,fix burrisse,so sei ja passaram 8 meses eu ainda to aqui com essa coisa no coraçao tento fingi que acabo e ir pra frente com a vida,mais é incrivel,tenho vontade de estar com ele de sermos unidos uma familia completa e nao se completa com ngm se nao for com ele,nao intendo o que eu sinto se é amr ou raiva, é os dois juntos,eu vejo ele com outra e nao dou crise de choro,fico indiferente pois se isso é a felicidade dele ta bom pra mim eu rezo pra gnt voltar um dia e restaurar nossa familia,só que nao sei da parte dele se ainda tem sentimento ou nao msm do jeito que le ja me disse , pois passou por uma crise , ele disse uma vez que se nao fosse a criança tava td no lugar,e que nada deu certo pra gnt, nao sei o que pensar sobre isso , sera que tem volta, eu peço sempre os caminhos de Deus se tiver que esperar eu espero, Me ajudem !!

  113. Enggel Carmo's Gravatar Enggel Carmo
    March 22, 2013 20:03 Permalink

    ótimas as matérias sobre relacionamento, são muito veridicas e de total entendimento. Eu atualmente, estou na fase de adaptação e decidi optar em não envolver outra pessoa em meus problemas e decisões, pode até ser errado mas além de pensarmos no outro, temos que pensar em nós. Ter um parceiro é muito bom, mas devemos saber se podemos fazé-lo feliz.

  114. adriely's Gravatar adriely
    June 13, 2013 23:18 Permalink

    que eu amor meu naomradooooooo <3

  115. Pedro Cainã's Gravatar Pedro Cainã
    June 14, 2013 17:01 Permalink

    a minha paixão acabo, mas gosto da minha namorada e sinto uma angustia qndo penso em terminar oq é isso ??

  116. Ricardo Sousa Brito's Gravatar Ricardo Sousa Brito
    July 19, 2013 16:04 Permalink

    Gostei muito!rnO tema foi muito esclarecedor, há quase dois anos estou solteiro, passei por isso, namorava uma mulher chamada Ana. No início, mil maravilhas, mas depois de nove meses terminamos, sofre muito. Agora sei que isso aconteceu por confusão, nunca tinha pensado no amor dessa forma. Lendo este artigo esclareci muitas dúvidas de como me portar no relacionamento sadio.rnMuito Obrigado, que Deus abençoe a todos que fazem parte deste projeto.. Deus abençoe também o seu sacerdócio, Padre Paulo..

  117. Junior's Gravatar Junior
    July 29, 2013 11:33 Permalink

    Bom Dia Padre!!!rnrnBom,eu namoro uma garota há 11 meses. Ela era tudo que eu sempre pedi a deus,sincera,carinhosa não me traia,não me cobrava e era tão perfeita que eu nem acreditava que aquilo estava acontecendo. Eu fui o primeiro homem dela e até antes de termos nossa primeira vez eu como já vinha de relacionamentos frustados me apaixonei por essa menina porque ela era tudo o que eu sempre pedia nas minhas orações.rnE eu sempre fui um cara que me cobrava muito até porque essa garota era tão maravilhosa comigo que eu queria ser o melhor homem da vida dela.rnAté que quando tivemos nossa primeira vez não aconteceu nada pq fiquei muito nervoso e depois fiquei até com medo de perde-la. E depois de um tempo nossa relação ficou tão tranquila pq antes eu era um cara muito ciumento,desconfiado e inseguro pelos outros relacionamentos frustados. Mais com ela foi diferente,ela me ensinou a ser seguro,confiante e nossa relação virou uma calmaria. Ae com o tempo eu deixei cai um pouco na rotina pq eu sabia que ela não me traia,não me cobrava e deixei indo. Até que um certo tempo tudo aquilo que eu sentia por ela que era paixão acabou e meu coração só vivia apertado e eu comecei a ficar confuso pq eu não conseguia chegar perto dela,não tinha mais vontade de beija-la e nem faze mais amor com ela.Até que eu decidi termina e ela gosta muito de mim. E depois comecei a buscar respostas sobre tdo e ae voltamos novamente mais meu coração dói pq eu não consigo gosta dela e estou pensando em termina para sempre. Se puder me dar um conselho eu agradeço de coração,pq eu tenho medo de perde-la de vez mais não sei se é egoismo ou se eu gosto mesmo dela.rnrnAbraço!!!

  118. Rafaela's Gravatar Rafaela
    August 6, 2013 10:26 Permalink

    essas palavras ajudaram bastanternnão sei oq aconteceu, sempre tivi certeza que o amo e sempre fiz de tudo pra dar certornderrepente numa semana o meu sentimento esfriou e nao consigo mais sentir nada, mais tenho certesa que o amornta sendo dificil, falei pra ele e ele ta sendo maravilhoso, isso ta tornando mais dificil, mais espero que supere essa situaçao, namoro a 9 meses.

  119. Liliane do Nasciento's Gravatar Liliane do Nasciento
    October 25, 2013 16:43 Permalink

    Boa tarde. Quero dizer que esse texto me ajudou muito pois sempre me questionava o que seria amor.? Depois de ler e refletir sobre esse texto foi um alivio e uma paz tremenda que se instalou no meu coração. Namoro já tem 2 anos e cinco meses e estávamos passando por uma crise principalmente da minha parte pois pensei que não o amava maia, pois já não via e nem sentia que tinha sentimento no nosso relacionamento. Sei que ele me ama de verdade e eu tinha essa dificuldade de acreditar que eu o amava e o amo. Obrigado por este texto, obrigado por estas palavras e pelo alento trazido ao meu coração.

  120. Jaqueline's Gravatar Jaqueline
    November 4, 2013 11:32 Permalink

    Exatamente isso. Hoje depois de des anos de namoro e quatro anos e meio de casados, eu e meu marido estamos nos separando. e porque se eu não paro de pensar nele nem um minuto do meu dia, e se ele a pouco tempo se declarou sentir muitooo a minha falta? a resposta esta ai.. \”muitos casamentos estão se desfazendo não por falta de amor, mas por excesso de paixão\” rnComo eu queria que meu esposo visse essa mensagem e enxergasse dessa forma, mais eu não posso mudar tudo sozinha, não posso querer sozinha.

  121. Katiane's Gravatar Katiane
    November 4, 2013 12:05 Permalink

    Também, espero pela vontade de Deus, e não há nada mais sábio do que esperar, não é fácil, mas é necessário, Shalom para todos.

  122. Maria's Gravatar Maria
    November 4, 2013 17:41 Permalink

    Boa tarde!Eu já vivi um relacionamento baseado na paixão,no sentimentalismo,onde para agradar a pessoa eu desagradei e muito a Deus.Mas depois de muitas idas e vindas eu despertei e resolvi por um fim no relacionamento que me levava para o fundo do poço.Resolvi não mais mendigar amor,nem mais viver de sentimentos,pois o amor é decisão,é querer vê o outro feliz,é renuncia…Depois disso pedi a graça a Deus de ter um homem dele na minha vida,de viver um namoro santo e Ele me atendeu.Hoje vivo um novo namoro a três(Deus,eu e ele),onde cultivamos o amor,o cuidado,o respeito,a fidelidade,o carinho,a transparência,o perdão e a busca por agradar a Deus que é o nosso AMOR MAIOR.Acho que fugi do tema,mas senti vontade de partilhar essa vitória em minha vida com vcs.Que Deus abençoe a todos!

  123. leonardo reis's Gravatar leonardo reis
    November 24, 2013 01:36 Permalink

    o amor e o sentimento mas profundo que um ser humano pode sentir

  124. william's Gravatar william
    November 30, 2013 22:01 Permalink

    Ola, sou casado a 8 anos, namoramos 1 ano e meio.rn A poucos meses, recebi uma bomba. Ouvi a pior frase que alguem casado pode ouvir; minha esposa depois de algum tempo fria comigo e eu à precionando muito me disse em lagrimas que não sabia mais se me amava. Meu Deus como doeu; quis ir embóra no primeiro momento mas temos uma filha de 5 anos e por ela, por nossa história decidimos tentar sempre conversando muito.rn Em um momento de crise eu quis ir embóra mais uma vez, foi então que ela me disse: não sei o que sinto mas não quero que vá, não sei mais viver sem vc. Então mesmo ferido e contráriado fiquei e fui percebendo que, realmente aquele sentimento todo tinha diminuido muito ,por outro lado, o respeito, a paciência e o cuidado um com o outro aumentou. Assim comecei acreditar que nosso relacionamento estava passando por uma transformação, agora estou bem mais calmo.rn Estou orando, talvez não como deveria, acreditando que minha família ira sobreviver à esse momento.

  125. maria santos's Gravatar maria santos
    December 3, 2013 22:31 Permalink

    não sou casada ,mais moro com uma pessoa há 15 anos,temos um negócios juntos de uns tempos pra cá ele não é o mesmo homem com que estou agora ele só pensa no negocio quando tento sair só nos dois ele só fala em negócios e cinto que meu casamento acabou parece que somos apenas sócios eu estou sentido desejo por outra pessoa o que faço?

  126. Irisneide's Gravatar Irisneide
    December 16, 2013 11:57 Permalink

    Muito bom..me ajudou muito.

  127. Hélen de Cássia N. dos Santos's Gravatar Hélen de Cássia N. dos Santos
    March 6, 2014 12:14 Permalink

    concordo plenamente com a ideia do Padre Paulo, pq estou namorando a um ano e dois meses. e vejo que agora, o Leandro e eu, somos mais compreensivo e sem aquele fogo da paixão exagerado. agora entendemos os problemas um do outro e mesmo assim nos amamos nas dificuldade, coisa que não acontecia no começo.

  128. luciano's Gravatar luciano
    March 23, 2014 00:05 Permalink

    pode umn casamento de 17 anos nao ter mais amor?