Os puros verão Deus

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Rodrigo Stankevicz

“Como um jovem manterá pura a sua vida?” (Salmo 118, 9). A pureza é uma virtude muito cara, sobretudo aos jovens, pois eles estão na flor da idade, potencialmente férteis e cheios de energia. Não obstante, o mundo se encontra brutalmente sexualizado, não há espaço para a pureza, o que há é um sistema de contravalores destacado nos meios de comunicação em geral.

O salmista faz uma pergunta inquietante para os jovens modernos. Como se livrar da impureza impregnada na TV, no rádio e na internet? Como escapar das situações de fornicação (sexo antes do casamento), dos sites pornográficos, dos olhares insaciáveis? O jovem cristão padece quando busca viver a castidade integralmente, quando se decide por uma vida de pureza constante. Muitos deles se perguntam como viver a pureza, outros até duvidam que isso seja possível num mundo mergulhado na prostituição socializada. A pureza é uma virtude que nos eleva à condição angelical, mas só pode ser conquistada com oração e disciplina.

Percebemos, pelas Palavras do Senhor, que a porta de entrada de toda impureza são os olhos, pois “o olho é a luz do corpo. Se teu olho é são todo o seu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará em trevas” (Mateus 6,22-23). Com as imagens que captamos pelo olhar, a imaginação se aguça e nos leva a ter pensamentos libidinosos, comburente para pecados mais graves. Deste modo, perguntamo-nos: “Como cultivar a castidade no olhar?”. A receita prática é a adoração; assim, os mesmos olhos que pecaram, agora acham a redenção diante do sacrário.

Nada melhor do que alimentar nosso olhar adorando Jesus Sacramentado, fonte de toda graça e pureza. “Aos puros de coração está prometido ver Deus face a face e ser semelhante a Ele. A pureza de coração é a condição prévia da visão” (cf. Catecismo da Igreja Católica).

Confira o especial sobre namoro

São Josemaria Escrivá nos conta que até os santos lutaram ferozmente para defender a sua pureza. São Francisco revolveu-se na neve, São Bento jogou-se num silvado, São Bernardo mergulhou num tanque gelado. E você, o que fez? Quando o corpo queima de paixão, é hora de correr. O próprio pai da Opus Dei nos dá a dica: “Não tenhas a covardia de ser “valente”; foge!”.

“A pureza é uma virtude que nos eleva à condição angelical, mas só pode ser conquistada com oração e disciplina”

Nem toda fuga de um combate é covardia. Você pode ter abandonado a batalha, mas a guerra continua. Enquanto você não for amigo fiel da constância, será difícil resistir. Se até os santos de porte elevado na conquista da santidade se esquivaram, quem somos nós para querer enfrentar a tentação? Não à toa, Nosso Senhor disse: “os filhos das trevas são mais astutos que os filhos da luz” (Lucas 16,8).

A pureza não é labuta de apenas alguns meses, ela pode durar anos ou até mesmo uma vida. O mais importante é saber levantar -se de cada queda. Um dia você aprenderá a subir, como disse a doutora da Igreja Santa Teresa de Jesus: “caindo e levantando, aprendi a subir.”

Não há motivação maior em lutar para ser puro do que saber que veremos Nosso Senhor face a face. Não há lágrimas nem noites mal dormidas que nos separem desta tão bela promessa. Ele é cumpridor de Suas promessas, pois “Deus é fiel” (Coríntios 10,13). Façamos nossa parte junto às Sagradas Escrituras, porque Deus sempre fará a d’Ele.

Amém.

Confira mais artigos do autor

Carta aberta aos jovens

Quaresma, um apelo à liberdade

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

15 Comments to Os puros verão Deus

  1. Iza's Gravatar Iza
    3 de abril de 2012 14:30 Permalink

    Mas e quem já caiu no pecado contra a castidade?

  2. Rodrigo's Gravatar Rodrigo
    3 de abril de 2012 17:21 Permalink

    Iza,rnrnPara quem caiu, a forma de se levantar para uma vida pura é a confissão, com o propósito de lutar arduamente para não mais cair.rnrnPaz e Fogo.

  3. Silva's Gravatar Silva
    8 de abril de 2012 16:29 Permalink

    Na verdade gostaria de pedir que também tratassem sobre um outro tema,falaram de namoro agora poderiam falar algo para os solteiros,solteiros que esperam em Deus alguem especial para viver um amor puro.

    • Edras de Andrade's Gravatar Edras de Andrade
      10 de abril de 2012 12:56 Permalink

      Solteiro, uma realidade de espera!rnrnHá muito que dizem neste mundo secularizado que ser solteiro é ter “liberdade” de ir e vir, sair com quem e quantos ou quantas quiserem e fazer o que der vontade.rnNesta realidade acaba existindo a banalização do Amor e a diminuição da pessoa humana, já que ela é dotada de dons e graça que vai além de seus instintos e selvageria, que fazem do homem um ser incapaz de ver o que realmente o constitui e o que o tornará feliz.rnO plano de Amor que Deus prepara para um solteiro, vai além de sua compreensão, mais existem seus sinais que trazem o sentido deste momento.rnSão sinais capazes de nos dar tranqüilidade e paciência por aquilo que esta guardado por Deus e que ele espera nos dar, mais no tempo dele não no nosso.rnA impregnação da cultura do imediatismo é o grande obstáculo para um solteiro, é a “onda” do agora, não o que Deus deseja que ela vivesse depois, então ela se escraviza nas suas paixões ao invés de ser livre delas e viver a esperança fincada naquele que não engana, Cristo.(Rm 5,5)rnÉ essa esperança que nos dá a liberdade para viver na espera do que Deus deseja, sem murmurações sem decisões precipitadas, pois o “amor” sem um bom discernimento pode ser confundido com o Amor que realmente te leve ao altar, seja em qualquer estado de vida.rnPor isso um bom diretor espiritual o fará olhar de vários ângulos todas as situações que geram esses sinais , para que você tome as decisões certas.rnNão corra o risco de viver a na loucura do mundo sem fronteiras para dor e da decepção, ou na angustia de se resolver de uma vez por todas, ou numa decisão prematura e infeliz!rnAbraços fraternos!rnEdras de AndradernEmail: edras.pantokrator@hotmail.com

  4. HELCIRLÉIA GONÇALVES's Gravatar HELCIRLÉIA GONÇALVES
    9 de abril de 2012 18:50 Permalink

    Olá meu povo!! Busco isso todos os dias da minha vida viver a pureza e a castidade. Não e facil, todos que procuram viver essa marvilhosa benção de Deus sabe o quanto é dificil nesse mundo, caimos varias vezes parece que nunca vai conseguir esta graça.rnAs vezes eu fico a pensar se consiguirei viver essa graça na minha vida que é me chegar casta ao meu casamento, esses dias tive varia pessoas que jamais pensei que fariam isso deixassem de viver a castidade, e isso me da medo porque são pessoas relamente de igreja. Mas eu tenho certeza que chegarei la pq fui mas alem do que eu pensava. obrigado meu amores por essa materia marvilhosa que me deu mais força e guarra . PUREZA E SINAL DE GRAÇA!!

  5. HELCIRLÉIA GONÇALVES's Gravatar HELCIRLÉIA GONÇALVES
    9 de abril de 2012 18:54 Permalink

    Gosto muito do tema que e abordado!rnEles falam muito sobre a realidade e isso nós ajuda muito a ser fortes

  6. Kenia's Gravatar Kenia
    9 de abril de 2012 23:36 Permalink

    Lindo texto. A castidade é dificil , porem nao impossivel! Sejamos fortes!!!

  7. Adriane's Gravatar Adriane
    10 de abril de 2012 10:10 Permalink

    É uma luta árdua!!! Muito difícil. Somente os dois, namorado e namorada, adorando ao Senhor Jesus e segurando nas mãos de Maria é que conseguem vencer esta batalha!

  8. Carla's Gravatar Carla
    10 de abril de 2012 10:34 Permalink

    Essa matéria é maravilhosa!!! E são palavras assim que nos ajudam a manter a busca por essa pureza!! Deus abençoe a todos que estão neste caminho. bj

  9. ilson junior aleixo's Gravatar ilson junior aleixo
    10 de abril de 2012 11:14 Permalink

    Adorei O ARTIGO.DEUS abençoe.

  10. Divino Cesar Silva's Gravatar Divino Cesar Silva
    10 de abril de 2012 11:51 Permalink

    Puxa é disso que precisamos falar, de como é bom ser puro e castro…a recompensa que esperam por aqueles que amam a Deus e não se entregam as paixões desse mundo…A castidade é um sacrificio de amor a Jesus que já teve seu corpo flagelado pelas nossa impurezas…Tbm conheço pessoas muito liga a igreja que vivem e divulgam a impureza como se fosse a coisa mais normal do mundo,sair e transar com a garota faz parte do namoro segundo o pesamento do individou…ingnora ele que esse é um dos pecados que mais faz sofrer Jesus e quanto estrago isso traz para nossa vida espiritual e afetiva…com já dizia São Paulo se não consegue se conter então arrumei um meio de casar-se logo, mas não viva na impureza e se torne escravo dela!

  11. Raquel Silva's Gravatar Raquel Silva
    10 de abril de 2012 12:51 Permalink

    Realmente. A castidade hoje em dia é algo muito dificil de ser vivida. Me preocupo com meus filhos que viram se atualmente a sexualidade esta se tornando um objeto imagine daqui a alguns anos?rnPrecisamos desde cedo ensinar as crianças a buscarem a coisas coisas de Deus para serem jovens castos.

  12. Edras de Andrade's Gravatar Edras de Andrade
    10 de abril de 2012 14:18 Permalink

    Solteiro, uma realidade de espera!rnHá muito que dizem neste mundo secularizado que ser solteiro é ter “liberdade” de ir e vir, sair com quem e quantos ou quantas quiserem e fazer o que der vontade.rnNesta realidade acaba existindo a banalização do Amor e a diminuição da pessoa humana, já que ela é dotada de dons e graça que vai além de seus instintos e selvageria, que fazem do homem um ser incapaz de ver o que realmente o constitui e o que o tornará feliz.rnO plano de Amor que Deus prepara para um solteiro, vai além de sua compreensão, mais existem seus sinais que trazem o sentido deste momento.rnSão sinais capazes de nos dar tranqüilidade e paciência por aquilo que esta guardado por Deus e que ele espera nos dar, mais no tempo dele não no nosso.rnA impregnação da cultura do imediatismo é o grande obstáculo para um solteiro, é a “onda” do agora, não o que Deus deseja que ela vivesse depois, então ela se escraviza nas suas paixões ao invés de ser livre delas e viver a esperança fincada naquele que não engana, Cristo.(Rm 5,5)rnÉ essa esperança que nos dá a liberdade para viver na espera do que Deus deseja, sem murmurações sem decisões precipitadas, pois o “amor” sem um bom discernimento pode ser confundido com o Amor que realmente te leve ao altar, seja em qualquer estado de vida.rnPor isso um bom diretor espiritual o fará olhar de vários ângulos todas as situações que geram esses sinais , para que você tome as decisões certas.rnNão corra o risco de viver a na loucura do mundo sem fronteiras para dor e da decepção, ou na angustia de se resolver de uma vez por todas, ou numa decisão prematura e infeliz!rnAbraços fraternos!rnEdras de AndradernEmail: edras.pantokrator@hotmail.com

  13. Andreza Cordeiro's Gravatar Andreza Cordeiro
    28 de junho de 2012 13:09 Permalink

    Bem interessante!rnGostaria de saber sobre vocação!rnSe não for incomodo?

  14. Ana's Gravatar Ana
    10 de julho de 2012 17:35 Permalink

    Olá!Caso uma pessoa que namora há 3 anos, já tenha realizado ato sexual com seu namorado.Sendo que ela sabe que o ama muito e quer ter uma família com ele. Como proceder á respeito de já ter perdido a virgindade? Façam um tópico explicando sobre isso!Obrigada