Os mártires dos nossos tempos

A Igreja Perseguida / Reportagens

O século 21 também iniciou-se sob o sinal de inumeráveis mártires. Cresce a cada dia o número de cristãos torturados, mortos ou expulsos de suas terras por causa de fé em Cristo

Em 2001, o investigador britânico Dr. David Barrett publicou uma vasta estatística sobre a situação do Cristianismo no mundo, a chamada “World Christian Trends AD 30 – AD 2200” (Tendências Mundiais Cristãs AD 30 – AD 2200) [veja o estudo em inglês]. Entre os dados, encontramos o alarmante número de cristãos assassinados pelo mundo. 45 milhões foram mortos só no século 20 sob as grandes revoluções e regimes totalitários. Atualmente, cerca de 160 mil cristãos foram martirizados só no início deste milênio, o que, segundo Barrett, corresponde a 1 cristão assassinado a cada 5 minutos.

Confira a reportagem especial sobre cristãos perseguidos

Os dados de David Barrett foram coletados ao longo de 20 anos. O cruzamento de seus números estão apoiados em 9 mil denominações cristãs, 13 mil povos etnolinguísticos, mais de 5 mil cidades, 3 mil províncias e 239 países.

Elizabeth Banov, em entrevista ao Destrave

Segundo Elizabeth Banov, uma missionária evangélica da missão Portas Abertas e que pessoalmente já visitou alguns países hostis ao Cristianismo como Paquistão, Iraque e Cuba, a maior afronta aos cristãos, hoje, vem de países cujo governo está nas mãos de radicais islâmicos. “Em muitos lugares como Iraque, Uzbequistão, por exemplo, você não vê uma igreja, se quer, onde a pessoa possa fazer suas orações. Muitos muçulmanos, que se converteram ao Cristianismo, escondem esta fé com o preço de suas vidas, porque, se são descobertos, eles morrem”, disse Elizabeth.

São milhares de cristão martirizados, em pleno século 21, em países como Coreia do Norte, Irã, Sudão, Paquistão, Afeganistão, entre outros. Um caso típico desta perseguição acontece no Iraque, onde, antes da invasão dos Estado Unidos da América e a queda do regime de Sadan Hussein, o número de cristãos era de 3 milhões; hoje, somam-se, no máximo 400 mil, ou seja, mais de 90% desses nossos irmãos estão deixando sua terra por causa da perseguição de grupos radicais islâmicos que destroem igrejas e matam cristãos.

Um outro caso bem conhecido é o da paquistanesa Asia Noreeen Bibi, cristã e mãe de 5 filhos, que foi condenada pela lei da blasfêmia. O caso ocorreu quando Asia foi buscar água em um poço comunitário. Mulheres muçulmanas protestaram, dizendo que ela, por ser uma cristã, “contaminaria a água” e exigiu que se convertesse ao islã. Asia Bibi se recusou, dizendo: “Cristo morreu por mim e pela humanidade. E Maomé, o que fez por vocês?”.

O Papa Bento XVI, por exemplo, pediu ao presidente do Paquistão o indulto a Asia Bibi e disse que “acompanhava o caso pessoalmente”. Asia Bibi foi condenada à morte, e quando ouviu a sentença, ainda na prisão, escreveu uma carta comovente (leia aqui).

O que esses cristãos tem a nos ensinar?

“Estes nossos irmãos pagam um preço por serem cristãos e nem por isso abandonam a sua fé. Aqui, no Brasil, nós temos uma gama de cristãos muito “dodóis” que, por qualquer coisa, desistem. Então, estes perseguidos nos ensinam como amar Deus e como ser perseverante”, concluiu Elizabeth.

Abaixo: vídeo gráfico mostra como vivem os cristãos em alguns países

Saiba mais sobre a Igreja Perseguida:

O martírio dos primeiros cristãos

Século XX: o śeculo dos mártires

Como ser um jovem cristão em meio à perseguição?

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

13 Comments to Os mártires dos nossos tempos

  1. RoseMary's Gravatar RoseMary
    5 de janeiro de 2013 13:25 Permalink

    As pessoas gostam de se referir a fatos passados da Igreja.Esquecem que aqueles tempos eram outros. O povo era subdesenvolvido, não tinham instrução, nem os meios de comunicação que temos hoje. O povo daquele tempo não sabia ler nem escrever. Serviam aos reis tiranos, em nome da Igreja de Cristo. E hoje, o que dizer da tirania que ainda impera apesar da instrução, do desenvolvimento, do alcance dos meios de comunicação ?!! O que dizer diante da barbarie que ainda impera ?!!!

  2. GRUPO SÃO JOSÉ - RIO CASCA - MG - BRASIL's Gravatar GRUPO SÃO JOSÉ - RIO CASCA - MG - BRASIL
    11 de janeiro de 2013 09:36 Permalink

    QUE O BOM DEUS ABENÇOE E PROTEJA A TODOS!!! E ELE PROTEGE DAS AÇÕES DO MALIGNO. TEMOS QUE NOS FORTALECER ATRAVÉS DE NOSSAS ORAÇÕES. E FICAR SEMPRE ATENTOS!

  3. josemar monteiro's Gravatar josemar monteiro
    8 de julho de 2013 22:38 Permalink

    Gostaria de receber informações atualizadas sobre este assunto

  4. ANGELO's Gravatar ANGELO
    7 de julho de 2014 15:06 Permalink

    Prezados: é um verdadeiro absurdo oque ocorre nos países muçulmanos, mas sabemos o dia do juízo de DEUS, VIRA, E AI, TODO MAL CESSARÁ!

  5. Larissa's Gravatar Larissa
    14 de outubro de 2014 01:39 Permalink

    Eu gostaria de saber se há algum site que possamos manter contato direto com os cristãos perseguidos (um chat, bate-papo)

  6. mary costta's Gravatar mary costta
    27 de abril de 2015 15:51 Permalink

    Querio dizer que sou cristã e a perseguiçao dos cristão não irà acabar
    Atè a vinda de Jesus Cristo isso è Biblico mas eu confio no meu Deus
    que venha a tribulação .Mais eu tenho certeza que meu Deus està comigo
    nos momentos de angustia me protejendo e me livrando do mal sempre

  7. Andrea de Souza Santos's Gravatar Andrea de Souza Santos
    18 de maio de 2015 20:06 Permalink

    O bem reluz sempre Amor e paz aos cristaos,perseverem sempre,Cristo é vitorioso e seu reinado nao terá fim.

  8. Francisco Franklin's Gravatar Francisco Franklin
    3 de junho de 2015 09:46 Permalink

    Sempre aparecem muitas reportagens sobre o assunto.No entanto,nao encontro entre elas,alguma que as cite por DENOMINAÇAO.Usam o termo CRISTAO,que como bem sabemos,e’ generico.Sei que alguns sao COPTAS,isto e’,do ramo CATOLICO.Todavia,devem existir outros credos perseguidos.Se alguem puder me indicar onde encontro um estudo ou abordagem crivel sobre quem sao estes irmaos perseguidos,com informaçoes precisas e numeros estatisticos atualizados eu agradeceria.Sou Cristao Catolico e rezo por estes irmaos,que com seus exemplos,nos dao oportunidade de reavaliarmos nossa propria Fe’.PAZ E BEM.

  9. siuna nhasse's Gravatar siuna nhasse
    29 de junho de 2015 10:13 Permalink

    os cristao evangélicos têm que lutar muito, sem disisperar da fé em jesus cristo e andar de acordo com os princípios Biblicos(Biblia Sagrada).E o evangelho de Deus deve ser enunciado por toda parte do mundo para eles possam aceitar esta palavra.

  10. Anete Silva's Gravatar Anete Silva
    29 de junho de 2015 13:12 Permalink

    Sou Católica digo com muita fé! E não há nada nesse mundo, nem as perseguições aos cristãos, que vai fazer eu desistir!
    Se Jesus Cristo filho de Deus, sofreu perseguições, humilhações,e muitas violências.
    Ser Católico não não é fácil,mas quem confia em Deus vence, porque só os fracos na fé são derrotados.
    A primeira igreja no mundo foi fundada por Jesus Cristo e eu pertenço a essa igreja, Católica, Apostólica, Romana e Jesus Cristo é o caminho,verdade e vida; quem anda no caminho de Jesus Cristo e segue seus mandamentos ( é Cristão de fé)

  11. jones's Gravatar jones
    18 de setembro de 2015 20:54 Permalink

    Ser cristão e carretar a cruz de cristo.ser o sal e luz do mundo como um monte ciao que nao se ababala…casos do jenero em angola mas de 5mil cristão turturados e mottos pelo governor.da nacao.

  12. HIDERALDO's Gravatar HIDERALDO
    23 de setembro de 2015 16:16 Permalink

    Nos últimos tempos a palavra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo está se confirmando como nunca! O homem recusa sua salvação ao não ouvir a Cristo. Curva-se diante de satanás e faz sua vontade perseguindo e “matando” cristãos ao redor do mundo…a fome, as pestes, as guerras, assassinatos e torturas absurdos aos que creem em Jesus. Gente vamos acordar! ainda há tempo! vamos aceitar jesus e partir com ele! Que futuro neste ou em outro mundo(ou no inferno) terão radicais assassinos seguidores de satanás???? Uma coisa eu tenho certeza ABSOLUTA! CRISTO VOLTARÁ!!! quer queiram ou não para fazer justiça entre todos!

  13. HIDERALDO's Gravatar HIDERALDO
    23 de setembro de 2015 16:23 Permalink

    Esses radicais intolerantes e ignorantes, assassinos de cristãos, presos a carne como qualquer ser humano, serão lançados ao inferno e terão a companhia do diabo para a eternidade. Deus é amor, mas com certeza, também é justiça.