Os limites do namoro

Namoro / Reportagens

Escute acima o podcast com professor Felipe Aquino


Numa sociedade em que os estímulos sexuais são cada vez mais fortes para os jovens fica a pergunta: onde é o limite do meu corpo, das carícias, do namoro em geral? Às vezes quem está no “fogo” do namoro não pensa muito no limite e, quem dirá, nas consequências no “avanço” do namoro.

“Eu penso que a parte mais difícil e também a mais importante dentro de um namoro seja a parte afetiva e sexual” diz professor Felipe Aquino, autor do livro Namoro. Para  o professor, é evidente que há atração física num namoro, sobretudo numa época (juventude) em que a libido (força vital e sexual) está a pleno “vapor” em nós.

“É importante que o casal cristão tenha este cuidado na afetividade para que não venha a ter relações sexuais, porque uma relação deixa marcas profundas – sobretudo na mulher”, completa professor.

Ouça mais sobre namoro:

Como fazer para o namoro dar certo?

Namoro: tempo de conhecimento

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

18 Comments to Os limites do namoro

  1. david's Gravatar david
    13 de dezembro de 2011 15:23 Permalink

    eu e miminha namorada nos amamos muito. temos umas duvidas.
    quero saber se e pecado? deitar juntos e ficar abraçados na cama, agente converça sobre a vida sexual, como que tem que ser no casamento, agente fala sobre tudo ate as coisas mais intimas, por estamos planejando casar entao falamos sobre sexo, que tem que ser feito com amor e com muito carinho, so que nos falamos isso para saber se os penssamento de nos dois sao iguais. e graças a deus tudo que falamos ate hoje nos dois temos o mesmo penssamento,isso nos ajuda a se conheser melhor, a gente sabe que sexo oral e anal e pecado, e quando falamos sobre sexo nao ficamos ecitados nem com vontade de fazer sexo. nos sabemos que sexo e so pra depois do casamento nao temos dificuldade pra enfrentar isso graças a deus; quero saber se e pecado fazer caricias na barriga, por que eu passo a mao na barriga dela e ela na minha, so que isso nao nos leva a vontade de fazer sexo.eu nao faço caricias nas partes intimas. sei que e errado. as caricias que nos fazemo e demonstrando amor e carinho, pois nos amamos muito temos muita fe em deus. agente quer saber se e pecado isso?

    • Lorena's Gravatar Lorena
      3 de fevereiro de 2012 17:15 Permalink

      Olha David, não sei se sou a melhor pessoa para te responder, mas como ninguem o fez, resolvi tentar te dar uma resposta, pois meu namorado e eu já tivemos esta duvida e chegamos a seguinte conclusão: Depende das circunstancias, pelo q vc disse, acredito q não, pois nem o corpo (templo do Espírito Santo), nem a dignidade da pessoa foram ofendidos moral ou fisicamente, portanto não há que se falar em pecado contra a castidade, já que nenhum dos dois teve a sua “pureza” ofendida.

    • Ricardo's Gravatar Ricardo
      19 de julho de 2012 13:58 Permalink

      David, namoro é tempo de conhecer, e não o corpo da pessoa, mais a pessoa. Essas caricias não fazem parte do namoro, muito menos, se ambos são cristãos e desejam um namoro santo. Não se engane. Essa história de só carinho, é armadilha que vc mesmo e o inimigo estão armando para vc cair. Seu namoro está faltando Deus! E principalmente o temor à Ele. Com todo amor te falo… procure conhecer sua namorada e evitar as ocasiões de pecado é isso que nos ensina a Palavra de Deus.rnPaz e bem…

    • kathleen's Gravatar kathleen
      9 de dezembro de 2013 18:07 Permalink

      tenho a mesma pergunta ‘-‘

  2. clanilda maria dutra's Gravatar clanilda maria dutra
    3 de fevereiro de 2012 17:06 Permalink

    excelente mas acredito que deus vai continuar trabalhando aquela benção tem muito lenha pra queimar.foi embora de casa,não levou nenhum documento e mais não aceita regras e limites por isso resolveu fazer este protesto.rno nome dele é Sidney Dutra Santiago

  3. alexandre's Gravatar alexandre
    12 de março de 2012 13:37 Permalink

    Eu gostaria muito de saber sobre como deveria ser um namoro, em relação do comportamento de um casal, os limites do que é permitido e do que não é permitido, gostaria que me desem exemplos, pois eu quero muito seguir os mandamentos de Deus nosso pai e tenho duvidas sobre se o que eu faço esta certo.

    • Rayane's Gravatar Rayane
      15 de maio de 2012 10:27 Permalink

      Olá Alexandre. Eu não sou muito boa para lhe explicar sobre essas questões, mas encontrei um blog católico muito bom que nos explica de forma simples e segundo os mandamentos de Deus como vivermos esse momento tão belo que é o namoro. É um blog para “princesas e príncipes”. Espero que te ajude, pois está me ajudando muito. Fique com Deus.rnrnSegue o link: http://blogparaprincesas.blogspot.com.br/

  4. TE AMO DEUS's Gravatar TE AMO DEUS
    10 de setembro de 2012 15:30 Permalink

    Eu sou Cristã e já estou namorando já faz 4 mesese meu namorado também é Cristão e estou muito feliz com meu namorado que breve será meu noivo, não transamos, mas já nos tocamos, acariciamos e no calor do momento fizemos sexo oral um no outro gostaria de saber se Deus me perdoou, pois estou muito arrependida! Obrigada desde já. Mais uma pergunta… será que eu cometi um pecado grande de mais ?

    • ADRIANO's Gravatar ADRIANO
      9 de dezembro de 2012 10:54 Permalink

      É com caridade esta orientação: os toques e carícias (no namoro) e sexo oral (seja no namoro, seja no matrimônio) são pecados mortais e, sem arrependimento, levam ao inferno. Procurem os dois um bom sacerdote e se confessem para receber o perdão de Deus. Não devemos nos colocar em ocasião de pecado pois “quem brinca com fogo sai queimado”. Paz e bem!

  5. Cledilson's Gravatar Cledilson
    5 de dezembro de 2012 15:19 Permalink

    Eu queria muito ouvir esse podcast, mas não ta funcionando mais.

  6. Sarah's Gravatar Sarah
    10 de dezembro de 2012 20:00 Permalink

    Tá, legal, mas namoro não é só sexo. Penso que vocês deveriam se preocupar também em formar as pessoas para as outras dificuldades que surgem, como a crença de que o outro deve nos completar em tudo, que deve ser perfeito, que nós temos o direito de fazer e falar o qeu quisermos( principALMENTE as mulheres), e ainda, a crença de o outro é nosso, além da dificuldadeq ue as pessoas têm para expressar aquilo que sentem. Sem falar da insegurança… Tem muitas coisas capazes de atrapalhar o namoro…

  7. Josiane's Gravatar Josiane
    25 de junho de 2013 13:42 Permalink

    Poxa, não consigo ouvir 🙁 aparece “arquivo de áudio não encontrado”… queria ouvir!

  8. INDYALINE SUELLEN DE ASSIS CAMPOS's Gravatar INDYALINE SUELLEN DE ASSIS CAMPOS
    13 de fevereiro de 2014 12:22 Permalink

    Gostaria de saber onde está o áudio deste post…rnEstou muito interessada em escutá-lo.rnrnEm Cristo,rnrnIndyaline.

  9. verinha's Gravatar verinha
    5 de abril de 2014 10:46 Permalink

    namoro a 1 ano e 4 meses e tenho relação sexual com meu namorado,,,,não consigo resistir a esse desejo,,tudo nos faz lembrar e nos leva a fazer sexo. será que isso pode prejudicar futuramente na vida do matrimônio?? como faço para ser mais forte do que esse desejo?! vou a igreja,,sou praticante,,me confesso e muita das vezes me sinto mal estando a frente na igreja e vivendo nessa vida de pecado,,,o que será que está faltando?? pois rezo todos os dias,,,leio a palavra de Deus!!!! desde já obrigada!!

    • RICARDO's Gravatar RICARDO
      19 de junho de 2014 09:36 Permalink

      O QUE TE FALTA É VERGONHA NA CARA E TEMOR À DEUS!

    • LUIZ FRANCIEL FERREIRA DE OLIVEIRA's Gravatar LUIZ FRANCIEL FERREIRA DE OLIVEIRA
      19 de junho de 2015 00:29 Permalink

      BOA NOITE MINHA IRMÃ NA MINHA OPINIÃO , COMO VC ESTA COM O PAIEM TODA A SUA VIDA . NA SANTA MISSA NAS CONFISSÕES ETC E TAL ENFIM !! TENHA MAIS CONTATO COM A PALAVRA DE DEUS E BUSCA ORAR JUNTO COM SEU NAMORADO NO SANTISSIMO BUSQUE ORAR PESSOALMENTE E CONFIANTE NA MISERICORDIA DO PAI PEÇA A ELE A GRAÇA PARA LIBERTA VOCE DESSE PECADO !!!! E ONFIA NO SENHOR PORQUE ELE PODE TODAS AS COISAS ELE PODE FAZER PRODIGIOS E MILAGRES ACONTECER NA SUA VIDA NA SUA HISTORIA !!! DEUS ABEÇOE VC MINHA IRMÃ PAZ E BEM DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI !!!