O que significa amar de verdade?

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Paulo Franklin

Amar faz bem, mas não é fácil amar de verdade. O verdadeiro amor exige o sacrifício de se perceber dependente dos outros para ser feliz. Quem vive sozinho sofre para descobrir os porquês dos seus medos e não percebe que a falta de amor os priva de enxergar esperança no caos, alegria na dor e crescimento no erro. O verdadeiro amor só se torna uma realidade na vida de quem soube compreender aqueles que precisam ser amados.

Os pais sabem que nenhum filho é mais importante do que o outro, no entanto, o filho mais complicado acaba recebendo mais carinho, mais atenção. Esse é o desafio de todos nós: amar de verdade, mesmo a quem não merece, mas ainda sim se engrandece. O amor que damos àqueles que não merecem serve de “combustível” para alimentar a relação. Uma vez abastecidos de amor, os seres errantes se perceberão aceitos do jeito que são e terão razões de sobra para acreditar na vida.

Amar, de verdade, é ter a capacidade de enxergar o outro acima da superficialidade. Nossos olhares apressados nos impendem de ver a beleza escondida atrás das imperfeições. Ninguém consegue amar se primeiro não se humanizar, colocar-se no lugar do outro e fazer para ele aquilo que gostaríamos que fizessem a nós. O verdadeiro amor só sobrevive onde há compreensão; a condenação é o meio mais fácil de impedir o seu crescimento.

“Amar, de verdade, é ter a capacidade de enxergar o outro acima da superficialidade”

Ama de verdade quem parou de pensar só em si para se ocupar em fazer alguém feliz. Já vi muitas receitas de felicidade, mas nenhuma é tão eficaz como a iniciativa em ser útil aos outros. Abraçar quem não merece ser abraçado e olhar nos olhos de quem insiste em nos condenar. Nossa felicidade só se torna real quando é partilhada com alguém, e é por isso que, mesmo no meio da adversidade, os que conseguem superar as diferenças alcançam a verdadeira paz.

Se amar fosse fácil não veríamos tanta gente correndo atrás de falsos amores. São essas as válvulas de escape que o mundo nos oferece para tentar disfarçar em nós a falta de amor. As grandes festas são uma prova disso. Enquanto o momento acontece, tudo parece estar resolvido dentro da gente, mas, depois que a festa acaba, a vida volta à normalidade e percebemos que o vazio em nós continua monstruoso.

Nada consegue suprir a falta do verdadeiro amor; só ele é capaz de dar vida à nossa vida que, muitas vezes, perde a cor por culpa de nossa teimosia em amar só um pouquinho com medo de se decepcionar.

Confira mais sobre o assunto

Refletindo sobre o amor

Amar é querer o bem

Viver o tempo do outro

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

19 Comments to O que significa amar de verdade?

  1. José's Gravatar José
    May 7, 2012 10:43 Permalink

    Me ajudou a refletir sobre ser útil e amar o próximo mesmo quando é difícil aceitar as fraquezas alheias.rnrnObrigado.

  2. Paulo Franklin's Gravatar Paulo Franklin
    May 7, 2012 20:43 Permalink

    Obrigado amigos do Destrave, pela publicação deste texto. Fiquei muito feliz em escrevê-lo e tento colocar em prática tudo o que refleti aqui.

  3. Camila Silva's Gravatar Camila Silva
    May 10, 2012 16:20 Permalink

    (Nada consegue suprir a falta do verdadeiro amor) Isto é mais que verdadeiro… (só ele é capaz de dar vida à nossa vida) com certeza a nossa vida só ganha vida quando amamos e nos sentimos amados e quando colocamos tudo isso em prática.rnrnPalavras muito sábias! Parabéns Paulo Franlin.

  4. Everton Uzeda Lima's Gravatar Everton Uzeda Lima
    May 12, 2012 11:08 Permalink

    Amar de verdade é seguir os ensinamentos de JCR ( JESUS CRISTO RESSUSCITADO )! Quem ama se doa, se entrega, partilha e se for necessário, entrega a própria vida pelo irmão. Como podemos amar a DEUS ( que não vêmos ), se somos incapazes de amar aos irmãos e irmãs que vêmos? Não podemos continuar com essa hipocrisia! Arrependam-se e convertam-se, em nome de JCR peço-lhes!

  5. Elvira Rocha Faria's Gravatar Elvira Rocha Faria
    May 12, 2012 11:18 Permalink

    Eu concordo plenamente com você,quando temos um verdadeiro encontro com o Cristo que nos amou por primeiro,passamos ha nós amar,e ai amar o nosso prossimo,que é esposa,esposo ai fazemos aquilo que gostariamos que eles fizesem ha nós..eu tive essa experiencia em 97 em um encontro para pais e mães;meu casamento mudou da aguá pro vinho,dia 4 de abril fez 25 anos que estou casada e feliz com as benção de Deus.obrigada pela oportunidade.Abraço

  6. JOSELMA's Gravatar JOSELMA
    May 12, 2012 11:41 Permalink

    … AMAR, O GESTO MAIS PURO, QUE O SER HUMANO PODE FAZER PARA O OUTRO!… O TEMA É ESPETACULAR! NOS LEVA A REFLETIR DE QUE FORMA ESTAMOS AMANDO!…

  7. Douglas's Gravatar Douglas
    May 13, 2012 00:45 Permalink

    \”Se amar fosse fácil não veríamos tanta gente correndo atrás de falsos amores.\” – Se tivesse um link \”curtir\” eu curtiria essa frase.

    • Paulo Franklin's Gravatar Paulo Franklin
      May 15, 2012 22:49 Permalink

      Obrigado Douglas! Vamos viver o amor de verdade.

  8. Carlos's Gravatar Carlos
    May 13, 2012 23:47 Permalink

    É uma opção, o amor de Deus é não esperar algo em troca.

  9. LENICE BRAGA ARAGAO's Gravatar LENICE BRAGA ARAGAO
    May 30, 2012 14:15 Permalink

    É MUITO IMPORTANTE, POIS SE NÃO APRENDERMOS A AMAR AQUI NA TERRA, COMO ALCANÇAREMOS O CÉU; POIS OS DOIS PRIMEIROS MANDAMENTOS DA LEI DO SENHOR É AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, E AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO. SE NÃO AMAMOS A NOSSO SEMELHANTE QUE ESTAMOS VENDO, IMAGINA DEUS QUE NÃO VEMOS. MUITAS VEZES TAMBÉM SOMOS ORGULHOSOS E INDIVIDUALISTAS QUEREMOS RECEBER AMOR PRONTO SE NÃO PLANTAMOS NADA PARA COLHER. E A CAPACIDADE DE APONTAR FULANO ME FEZ MAL, E EU NÃO PERDOO, QUER DIZER EU NÃO SEI, NÃO QUERO AMAR, COISA FEIA, NÃO ESTAMOS SENDO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS PAI, AMÉM.

  10. Pablo Santos's Gravatar Pablo Santos
    May 30, 2012 18:09 Permalink

    Amigos do destrave Obrigado pelas lindas palavras que vocês escrevem que Deus Lhe Traga Bençãos

  11. Mateus's Gravatar Mateus
    June 5, 2012 20:03 Permalink

    Então Amar não é só pensar em si só mas se ocupar fazendo a outra feliz!!! vou começar por isso em pratica.rnObrigado Amigos do Destrave

  12. Luciana Damasceno da Fonseca's Gravatar Luciana Damasceno da Fonseca
    June 6, 2012 16:58 Permalink

    Amar de verdade é se doar,sem esperar nada em troca…É ajudar aquele q precisa,assim nos sentimos muito mais realizados,É muito mais gratificante.Amoooooooooooo…CN

  13. Talita's Gravatar Talita
    September 23, 2012 01:59 Permalink

    Concoooordo plenamente…..

  14. fabiola oliveira quimaraes's Gravatar fabiola oliveira quimaraes
    October 19, 2012 16:32 Permalink

    o texto fala que amar uma pessoa nao e so falar mas sin de mostra e espresa oque sente, o amor e igual o vento nao se pode ver, mas se pode serti.dizer a palavra amar nao e sinplismentes a brir a boca e falar eu teamo.existe varios tipos de amor por cada pessoa, de atencao aquem te ama epor que ela so que seu melho. escrevo esse texto com muito carinho.e valorize quem te ama nao desprese quen te que.

  15. Danielle's Gravatar Danielle
    June 5, 2013 18:38 Permalink

    Como posso tirar a certeza se meu sentimento é o AMOR VERDADEIRO??

  16. nanda's Gravatar nanda
    August 29, 2013 22:34 Permalink

    muito legal

  17. George Felix da Silva's Gravatar George Felix da Silva
    October 6, 2013 10:24 Permalink

    Para amar ums aos outros é a mesma coisa de dizer eu amo Deus, se você diz eu amo Deus, e não ama o seus irmãos, está tentando enganar a Deus e a todos seus irmãos e até você mesmo,

  18. Salete Trevizan Testolin's Gravatar Salete Trevizan Testolin
    January 3, 2014 14:29 Permalink

    Lindo!rnVerdadeiro!rnTocante!rnrnAMEI!!!